Nov 4, 2014

Uma tempestade perfeita

O ano de 2015 (que ainda está há dois longos meses para chegar) pode trazer uma das maiores crises financeiras que o clube viveu. Equipara-se ao ocorrido nos anos 30, do século passado, quando chegou o profissionalismo ao futebol.

Um conjunto de ações desastrosas adotadas nos últimos anos colocaram as finanças do Corinthians no chão. Estas nuvens de erros preparam o quadro para uma tempestade perfeita com todos os tipos de danos ao clube.

A principal carga contra as finanças foi do Departamento de Futebol, que gastou o que podia e não podia. Contratações caríssimas (não falando apenas de Alexandre Pato e Elias. Tudo foi um negócio da China para todos, menos para o Timão); gastos lunáticos com salários (o do técnico, por exemplo,  é de envergonhar qualquer um); comissões nas compras, vendas, empréstimos e renovações de contratos (coisa que o clube nunca tinha visto). Enfim, o Departamento de futebol funcionou como se fosse o Federal Reserve dos EUA, que imprime dólar a torto e a direito.

As receitas, que no período pré-Copa tiveram um aumento gigantesco,  estimularam essa política de gastança. Passada a Copa, o dinheiro no futebol diminuiu e a tendência é que no próximo ano seja menor ainda, pois a economia não esta expandido.

A política de antecipar receitas está quase esgotada. Tudo foi usado: TV, Nike e até empréstimos de empresários de jogadores em uma situação deprimente nunca vista no Parque São Jorge.

A “liquidação” dos jogadores da Base retirou do clube a possibilidade de revelar jogadores e “fazer dinheiro”. Cada jovem atleta que é lançado “pertence” a fulano ou a sicrano. Nada, ou quase nada, o clube pode esperar das categorias de base.

A política de “parcerias” nas contratações de jogadores chegou ao colapso e, em cada negociação de alteta, para o clube sobra pouco ou nada. A não ser um ou outro do elenco atual, nada poderá gerar caixa para o clube.

A tempestade que chega no ano que vem terá também uma agremiação com dívidas fiscais nunca vistas e (muitas) parcelas de Refis para pagar. Isso tudo sem contar um passivo trabalhista -bem escondido- que cada vez mais dá mostra de ser enorme.

Por outro lado, o clube sabia que perderia as receitas de bilheterias dos jogos na Arena e que não se preparou em nada para isso.

O ano que vem será de um clube em aguda crise financeira e que, ainda assim, precisa manter um time competitivo. Este é o desafio. E não há outro caminho que não o de reduzir despesas e lutar por mais receitas.

2015 terá uma tempestade para ninguém esquecer.

Não vai esquecer nem quem fez estas nuvens (e que tentou escondê-la até agora) nem quem não participou, mas que terá que ajudar na solução.

 

14 Comments

  • Minha nossa, e ainda “plantam” notícias na imprensa, falando que irão trazer o Tevez… tirando o evidente objetivo político da notícia, como pagar o salário do jogador com uma situação financeira caótica dessas…

  • Citadini: Isso tudo é muito triste, e o blog do Paulinho vem avisando isso há muito tempo. O duro é que a imprensa fecha os olhos para os problemas do Corinthians. A jovem pan entrevista o Andrés Sanches, e dá a ele status de superstar.. É lamentável. Citadini, a única esperança do Corinthians é você como presidente. E como isso não vai acontecer, vamos afundar de vez na crise. Ou o sr. acha que tudo isso que foi escrito neste post vai acabar? (antecipações, entrega de direitos de jogadores, sucateamento da base, etc.) Estou muito decepcionado e desesperançoso com o futuro do meu timão. Finalmente a conta dos últimos anos de irresponsabilidade vai chegar.

  • Citadini,

    Bom dia.

    Qual sua opinião sobre a importância do MKT para gerar e impulsionar receitas ? Pergunto isto, pois sou corintiano e acredito muito na força do MKT (não com única força, mas uma das mais importantes).

    E já vi comentários seus, em 2008, de que o MKT do Corinthians não iria dar resultado. E ambos sabemos que deu, durante um tempo determinado, mas deu.

    Sei que há a possibilidade de se candidatar presidente e me despertou a curiosidade de se ainda possui esta mesma visão ou se acredita e investirá em um nome de peso do mercado de MKT para gerir o departamento no Corinthians.

    Tenho acompanhado seus posts e concordo em muitas coisas, só fico com o receio de focarmos somente no corte de despesas e esquecermos de criar condições para ampliar as receitas, o que, convenhamos, é fundamental para não virarmos um Palmeiras 2.

    Grato.

    Abraços,

  • Lamentável ! Lamentável ! Lamentável ! que tudo isso esteja ocorrendo com nosso querido Corinthians. Vamos varrer p/ bem longe essa turma de chupim que sugam o clube.
    Se não for tomada nenhuma providência, vamos falir.

  • Por maior razão tomo a liberdade de repetir o comentário:

    toninho 02/11/2014 at 11:37 am

    Citadini, mesmo que você não publique este comentário, espero que o leia.

    Não acredito no Paulo Garcia. Obviamente, nem preciso falar sobre esse tal de Roberto e sua gang de marginais.

    O Corinthians está correndo sérios riscos. Talvez muito pior do que o da época da MSI quando acabamos na segunda-divisão.

    Encarecidamente peço que você ajude a salvar nosso Timão antes que seja tarde demais.

    Muito obrigado.

  • Mas de nada adianta propôr alternativas ou racionalizar os gastos se o Conselho Deliberativo SABOTA o próprio clubes em detrimento de interesses próprios.

    Ter interesse próprio não é nenhum bicho de sete cabeças ou algo desonesto, ao contrário do que muitos pensam, EXCETO quanto este se sobrepõe a instituição.

    Quem quisér ver isso em ação é só olhar o marketing do Corinthians, que antes era ativo e mantinha o clube ganhando dinheiro e atualmente é praticamente inexiste.
    Tudo em razão de brigas políticas e não pela falta de dinheiro.

    Quem disse que a vida política de um clube é tão diferente assim de um país, como por exemplo o nosso Brasil.
    Talvez o problema esteja aí, não?

    Abraços

  • Na realidade o conselho do Timão precisa atualizar-se. De sábado quando passo pelo chamado senadinho, aquele local mais parece uma clínica de repouso de anciões. Falam amém pra tudo nas reuniões do conselho e só querem ingressos para os jogos. Muda Timão, senão vão te jogar num rabecão. Junto com os conselheiros. Não vai sobrar nada. Acorda conselho.

  • Olha, o torcedor só não chuta o balde porque não sabe afundo das coisas que acontecem no corinthians… do contrário já teriam perdido as esperanças… as minhas esperanças, confesso, são poucas quando vejo que esse tal de Roberto é nome forte, só porque é apoiado pelo Andres… Mas é aquele negócio, cada um têm aquilo que merece. Quem votar no Roberto, que assuma depois.

  • Sr. Citadini: eu, corinthiano roxo, pessoa de bem, trabalhador, honesto, assim como o Sr. e mais de 90% dos torcedores do timão, venho humildemente lhe pedir que seja candidato à presidência do Corinthians, e se eleito for, nos represente. Sei que será sacrificante, desgastante para ti e sua família, mas não vejo ninguém mais habilitado para uma faxina geral nessa podridão que se estabeleceu.

  • Citadini, sempre em cima do muro, de nome aos bois!

  • Como dizia o lesado JJ: O TEMPO É O SENHOR DA RAZÃO!!!

    O Citadini mesmo….vociferava contra o SPFC, esnobava com o novo estádio…..
    acreditou nas auditorias da BDO/RCS….
    acreditou nas notas plantadas na imprensa…
    acreditou no oba oba midiático de um time sem estrutura….

    Aí está o resultado!

  • Pois é. Agora mais uma notícia ruim (link abaixo). E têm candidato falando em trazer Tevez e Paulinho. É o fim da picada…

    http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/11/05/financas-em-crise-geram-ate-tres-meses-de-atraso-no-elenco-do-corinthians.htm

  • Citadini, o Corinthians precisa de você. Esta é a hora, para não passarmos novamente o que aconteceu em 2007.

  • Engraçado como uma meia dúzia que comentavam no blog e que sempre ironizavam quem falava que o negócio não estava caminhando pelo rumo certo, que o estádio estava sendo superfaturado, que a conta seria quase impagável, que a adm do clube era amadora e que um futuro tenebroso estava por vir depois da copa do mundo, sumiu, não aparece mais nos comentário do blog nem para dar bom dia… não por acaso esses são os mesmos que defendem um governo populistas, que acham que o dinheiro brota na mesa dos dirigentes do nosso clube e dos governantes do nosso país…infelizmente a gestão do nosso clube foi igual a gestão do Brasil, um espetáculo de especulação, e corrupção onde o clube foi sangrado sem o menor pudor… mas tudo bem, sempre tem meia duzia de idiotas para idolatrar e até eleger os safados que roubaram o Corinthians… são como fantoches que acreditam em papai noel e não enxergam um palmo diante do nariz…

Leave a comment