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Terça
L’AMORE DEI TRE RE (Montemezzi) Horário: 08:00
Londres, 13-23/7/1976. Maestro: Nello Santi.
Elenco: Anna Moffo, Plácido Domingo, Pablo Elvira, Cesare Siepi, Ryland Davies.
RADAMISTO (Handel) Horário: 12:40
Londres, 1993. Maestro: Nicholas McGegan.
Elenco: Ralf Popken, Juliana Gondek, Lisa Saffer, Dana Hanchard, Monika Frimmer, Michael Dean, Nicolas Cavallier.
L’HEURE ESPAGNOLE (Ravel) Horário: 13:50
Londres, junho/1997. Maestro: André Previn.
Elenco: Kimberly Barber, Georges Gautier, Kurt Ollmann, David Wilson Johnson, John Mark Ainsley.
DON GIOVANNI (Mozart) Horário: 16:50
Nova Iorque, 03/04/1943. Maestro: Paul Breisach.
Elenco: Ezio Pinza, Zinka Milanov,Bidú Sayão, Jarmila Novotna, Salvadore Baccaloni, James Melton, Mack Harrel, Norman Cordon.
TOSCA (Puccini) Horário: 18:40
Roma, julho/1957. Maestro: Erich Leinsdorf.
Elenco: Zinka Milanov, Jussi Bjorling, Leonard Warren, Leonardo Monreale, Fernando Corena, Mario Carlin, Nestore Catalani, Vincenzo Preziosa, Giovanni Bianchini.
Compositor Paulo Vanzolini morre aos 89 anos em São Paulo
O compositor e zoólogo Paulo Vanzolini morreu neste domingo aos 89 anos, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia. Ele estava internado desde a noite da última quinta (25) –seu aniversário– na UTI do hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Deixa mulher, a cantora Ana Bernardo, e cinco filhos do primeiro casamento.
O velório, reservado a familiares e amigos, será nesta manhã, no Albert Einstein. O enterro deve ocorrer durante a tarde, no Cemitério da Consolação.
Um dos ícones do samba paulistano, criou clássicos como “Ronda”, “Volta por Cima” e “Praça Clóvis”, interpretados por grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Maria Bethânia e Paulinho da Viola.
No mês passado, Vanzolini foi um dos 87 artistas a se apresentar em evento no Teatro Oficina para arrecadar fundos para reformar e ampliar a Casa de Francisca, pequena casa de shows paulistana. Também em março, recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pelo conjunto da obra.
Compositor bissexto, de músicas que chegavam a demorar um ano a ficar prontas, Vanzolini não tocava nenhum instrumento (para escrever as canções, entoava-as a amigos músicos) e tinha, assumidamente, um “grande problema com a afinação” (como disse em entrevista ao “Jornal do Brasil”, em 1970), mas se firmou como um grande compositor de samba.
Compunha nas horas vagas do trabalho como zoólogo de renome internacional especializado em répteis. Com doutorado em Harvard, Vanzolini foi por três décadas diretor do Museu de Zoologia da USP, onde trabalhou por mais de 50 anos.
“Não tenho carreira de compositor. Música, para mim, é um hobby. Trabalho 15 horas por dia como zoólogo, adoro minha profissão. Não sei cantar, nem sei a diferença entre o tom maior e o menor”, disse, em 1997, em entrevista à Folha.
Paulo Vanzolini se apresenta no ‘El Grande Conserto’ no Teatro Oficina
Filho do engenheiro Carlos Alberto Vanzolini, Paulo Emílio Vanzolini nasceu em São Paulo em 1924 e morou, dos quatro aos seis anos de idade, no Rio. Desde cedo, habituou-se a ouvir sambas nas rádios. Aos 18 anos, ao entrar na Faculdade de Medicina da USP, em 1942, passou a frequentar rodas paulistanas de samba.
Naquela época, aceitou um convite do primo Henrique Lobo para trabalhar no programa “Consultório Sentimental”, de Cacilda Becker, de quem se tornaria amigo. No programa, falando como “doutor Edson Gama”, Vanzolini dava receitas de emagrecimento.
Antes mesmo de concluir o curso universitário, ingressaria como pesquisador no Museu de Zoologia. A medicina na USP, ele sempre disse, foi só um caminho para facilitar a admissão no doutorado em zoologia em Harvard.
Em 1948, casou-se com Ilze, secretária da reitoria da USP, com quem teria cinco filhos, incluindo o diretor de cinema e sócio da Conspiração Filmes, Tony Vanzolini. Embarcou com Ilze para os EUA, onde faria o doutorado e conviveria com músicos de jazz.
A primeira composição, “Ronda”, é de 1951, ano em que também publicou o volume de poemas “Lira”, pelos Cadernos do Clube de Poesia de São Paulo. A canção seria gravada só dois anos depois, em 1953, no lado B de um LP de Inezita Barroso, de quem era amigo.
A música ficaria famosa na voz de Marcia, nos anos 1960, e ganharia o país graças também a intérpretes como Bethânia (que a incluiu, em 1978, no LP “Álibi”), Carmen Costa, Angela Maria e Nora Ney.
Caetano Veloso fez uma referência melódica a “Ronda” em “Sampa”, outro grande clássico paulistano. Vanzolini não via a referência como homenagem. “Uma música é considerada plágio quando tem oito compassos de outra. ‘Sampa’ tem 14 compassos de ‘Ronda’. É uma citação”, disse, ao “Jornal do Brasil”, em 2000. Mas o compositor dizia não se importar, já que não gostava de “Ronda”. “É muito piegas. Tem que gente que diz que ‘Ronda’ é o hino de São Paulo. Que belo hino! É a história de uma prostituta que vai matar o amante.”
Nos anos 50, trabalhando na produção de programas musicais na Record, ficou amigo de outro grande representante do samba paulistano, Adoniram Barbosa Ðcom quem acabou nunca compondo, apesar de muitos planos nesse sentido.
Em 1963, foi a vez do cantor Noite Ilustrada lançar a segunda composição de Vanzolini a ser gravada, “Volta por Cima” –antes recusada por Inezita, que a considerou pouco comercial. A gravação, além de se tornar conhecida no país inteiro, foi incluída no filme “O Dragão da Maldade” contra o “Santo Guerreiro” (1969), que renderia a Glauber Rocha o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes. A música faria sucesso também na voz de Jair Rodrigues.
Só em 1967, mais de 20 anos depois de começar a compor, Vanzolini teria um disco inteiro gravado com suas canções. Produzido por seus amigos Luís Carlos Paraná (dono do lendário bar Jogral) e Marcus Pereira, “11 Sambas e uma Capoeira” teve músicas interpretadas por nomes como Chico Buarque (“Praça Clóvis” e “Samba Erudito”), Cristina Buarque (“Chorava no Meio da Rua”) e o próprio Paraná (“Capoeira do Arnaldo”). Anos depois, esse seria considerado pelo compositor como seu único disco “que presta”.
Vários outros anos se passariam até, em 1979, ele mesmo gravar suas músicas, em “Paulo Vanzolini por Ele Mesmo”.
Embora tenha composto quase sempre sozinho, Vanzolini chegou a fazer parcerias, especialmente com Toquinho, que divide com ele a assinatura de músicas como “Na Boca da Noite” e “Boba”.
Em 1993, depois de três décadas como diretor do Museu de Zoologia, teve aposentadoria compulsória, mas continuou trabalhando de segunda a sábado na instituição. “É a única coisa de que gosto, a única coisa que sei fazer […]. Um dia eu nasci e já era zoólogo”, comentou, em 2002, à revista “Scientific American Brasil”.
Em 2009, foi retratado no documentário “Um Homem de Moral”, de Ricardo Dias, que pôs imagens da metrópole para dialogar com canções como “Samba Erudito” e “Cuitelinho”.
Nos últimos anos, Vanzolini já não costumava compor, apesar de ainda participar de shows, nem trabalhava no museu, embora colhesse os frutos de seu esforço –em 2012, ganhou R$ 300 mil da Fundação Conrado Wessel por sua produção científica.
Em 2004, foi internado no Hospital Sírio Libanês, com problemas cardíacos. Mas o maior representante da boemia paulistana nunca dispensou sua cervejinha. “Isso os médicos ainda não me tiraram”, disse à Folha em 2009.
E até os últimos dias, todo sábado, segundo seu amigo também compositor Eduardo Gudin, ele ia ao Bar do Alemão, na zona oeste da capital, ouvir sua atual mulher, a cantora Ana Bernardo, e lá ficava até a madrugada chegar.
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Tite pede pés no chão ao Timão após goleada sobre a Ponte Preta
Técnico elogia postura dos jogadores ao longo da partida, mas aponta erros e dá recado para o mata-mata: ‘É preciso ser mentalmente forte’
Por Rodrigo FaberCampinas, SP
O Corinthians teve sua segunda maior goleada da temporada neste domingo, ao vencer a Ponte Preta por 4 a 0 no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (a maior foi um 5 a 0 diante do Oeste, na quinta rodada), e avançar à semifinal do Campeonato Paulista. Cauteloso em relação ao resultado atípico, o técnico Tite pediu pés no chão aos seus jogadores, para evitar que falte humildade na fase decisiva do estadual e também da Taça Libertadores da América.
Na próxima quarta-feira, o Timão enfrenta o Boca Juniors, em Buenos Aires, pelas oitavas de final da competição continental. O treinador destacou a superioridade da Ponte Preta nos primeiros minutos do jogo deste domingo para esclarecer ao seu elenco que a atuação não foi perfeita, apesar da vantagem elástica no placar, e que ainda existem erros a serem corrigidos.
– É fácil dizer agora que o Corinthians ganhou de quatro, que é favorito… Na quarta, dizer que o Boca não está fazendo grande campeonato, e que por isso vamos ganhar. Temos de entender porque passamos. Soubemos tirar vantagem do jogo e construímos esse placar, mas passamos 15 minutos para superar – analisou, em entrevista coletiva após a partida.
Pressionado na reta inicial do jogo, o Corinthians ficou acuado em seu campo de defesa. Viu a Ponte Preta ter três chances de gol para, somente depois, corrigir os vacilos e abrir o placar com Romarinho, em rebote de chute de Paolo Guerrero. O clima quente entre os jogadores deu o tom da partida nos 45 minutos iniciais, especialmente com Emerson Sheik, que alegou falta de respeito do meia adversário, e ex-companheiro de Timão, Chiquinho.
Assim como já havia dito em sua última entrevista antes da partida em Campinas, Tite destacou a capacidade do Corinthians de se moldar às diversas situações impostas pelo jogo. Mesmo eleito pelo terceiro ano consecutivo como time mais disciplinado do Campeonato Paulistão, o Timão não fugiu à postura mais “pegada” na Ponte Preta e respondeu à altura. Na opinião do treinador, uma questão de equilíbrio.
– É preciso ser mentalmente forte. Jogos decisivos são assim. Se você errou, preste atenção na próxima. Não há tempo para lastimar. Se tomar um gol, tem de correr atrás. Se fizer um gol, precisa manter a naturalidade – completou.
O próximo compromisso corintiano será na Argentina. Nesta segunda-feira, a delegação embarca para Buenos Aires, onde o Timão enfrenta o Boca Juniors, no estádio de La Bombonera, na próxima quarta-feira. Será o jogo de ida pelas oitavas de final do torneio: a volta, no Pacaembu, está agendada para o dia 15.
Tite, no jogo do Corinthians diante da Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
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Segunda
ACIS E GALATEA (Handel) Horário: 08:20
Londres, fevereiro/1978. Maestro: John Eliot Gardiner.
Elenco: Norma Burrowes, Anthony Rolfe Johnson, Martyn Hill, Willard White.
BORIS GODUNOV (Mussorgsky) Horário: 09:30
Salisburgo, 1966. Maestro: Herbert Von Karajan.
Elenco: Nicolai Ghiaurov, Gertrude Jahn, Nadejda Dobrianova, Gerhard Stolze, Sabin Markov, Kim Borg, Alexei Maslennikov, Sena Jurinac, Zoltan Kelemen, Anton Diakov, Milen Paunov.
NORMA (Bellini) Horário: 12:00
Londres, 1965. Maestro: Richard Bonynge.
Elenco: Joan Sutherland, Marilyn Horne, John Alexander, Richard Cross, Yvonne Minton, Joseph Ward.
A NOITE DO CASTELO (Carlos Gomes) Horário: 14:40
Campinas, 14/9/1978. Maestro: Benito Juarez.
Elenco: Niza de Castro Tank, José Dainese, Luiz Tenaglia, Alcides Acosta, Vera Lucia Pessagno, José A. Marson, Fernando J. C. Duarte.
LA FORZA DEL DESTINO (Verdi) Horário: 16:50
London, 1977. Maestro : James Levine
Elenco: Leontyne Price, Plácido Domingo, Sherrill Milnes, Fioreza Cossotto.
IL BARBIERI DI SIVIGLIA (Rossini) Horário: 19:35
Londres, 7-14/2/1957. Maestro: Alceo Galliera.
Elenco: Maria Callas, Luigi Alva, Tito Gobbi, Fritz Ollendorff, Nicola Zaccaria, Gabriella Carturan, Mario Carlin