Browsing articles in "Libertadores"
Aug 3, 2012

Briga para vencer

Grant Wood, “Favela”, 1937. (reprodução)

O técnico Tite, no Estadão de hoje, 3/8, deu a nota da música: é preciso tentar fazer o “impossível” para vencer o Campeonato Brasileiro de 2012.
Nada de desistir e ficar dizendo que já tem vaga na próxima Libertadores. Isso é coisa de time médio.

Como diz o técnico, embora a diferença de 16 pontos seja grande, nada impede que o Timão lute por uma sequência de vitórias que, rapidamente, venha alterar o quadro atual.

Muitos dirão que é bobagem.
Nada disso!  No ano passado, como informa a matéria, o Corinthians ganhou 16 de 18 pontos disputados numa sequência que foi decisiva para conquista daquele campeonato.

Destaque-se, por outro lado, que não há nenhuma equipe se sobressaindo na disputa.

Lutar pelo campeonato só ajudará à disputa pelo Bi-Mundial, no final deste ano,  e diferentemente do que querem crer alguns, não desgastará a equipe.


O COB e suas explicações

As lorotas dos dirigentes olímpicos brasileiros, para explicar os resultados “magros” da atual representação nacional, são de dar dó.

Dizer que estamos apenas nos preparando para  as Olimpíadas do Rio-2016 é papo de enrolador.
O COB recebeu o dobro da grana do Comitê Italiano,  mais de 2 bilhões nos últimos 4 anos, como demonstrou o UOL, sem que os resultados se seguissem à chegada destes recursos.

Todo o dinheiro fica com a cúpula (COB e Confederações) e a base só recebe uns pingados.
Clubes, escolas, centros de formação, Universidades, que no primeiro mundo são a base que sutenta vários esportes, aqui são tratados como núcleos secundários. O caminho está errado e os resultados, que refletem esta discrepância, só podem dar nisso.

Jul 19, 2012

Preparem a Maracugina…

 

 

Com a vitória do Corinthians, ontem à noite, 18/7, no Engenhão, contra o Flamengo por 3×0, o Campeonato Brasileiro dá sinais que vai mudar.
Uma sequência (de 3, 4  ou 5) vitórias do Timão mudará a cara do campeonato.

Esta diferença de 14 pontos vai encurtando e o Corinthians pode crescer no torneio em função da regularidade com que atua.  
Sei que muitos acham loucura. Mas, não é não.

Ontem, à noite, além de belos gols, tivemos outras notícias agradáveis.
O bom futebol de Douglas e Danilo e, principalmente, o desempenho de Romarinho, mostrando que pode se tornar um jogador importante na competição.

O Campeonato está mudando, após engatarmos uma boa sequência, preparem a Maracugina!
Ela está na segunda gaveta, do lado esquerdo.

Os “sem-propaganda”

Lamentável na partida, foi o fato de os dois mais importantes Clubes brasileiros atuarem sem publicidade nas camisas.
Como já estamos no meio do ano, é bem possível que este quadro continue, para tristeza dos Departamentos de Futebol.

Isto tudo ocorre no período em que a mídia cobre de elogios os Departamentos de Marketing dos Clubes.
No Corinthians ele é o mais perfeito exemplo de publicidade sem resultados.

Embora “auto-definido-se” como gênios, pouco agregam ao Clube e falham no mais importante dos contratos que é o de publicidade na camisa.
O outro negócio importante para o Clube é o contrato com a Nike, mas este não foi obra da tão exaltada genialidade marketeira.

No final do ano passado, o Clube inundou a mídia com notícias de que faria contrato com uma grande montadora coreana.
Valores foram citados, cláusulas divulgadas etc. Apareceu até um coreano (ou japonês) num jogo no estádio do Pacaembu, com uma camisa que seria a de publicidade da montadora. Fotos foram feitas e divulgadas a torto e a direito em blogs, sites, twitter, facebook etc. Tudo para dar um ar de que a tacada seria genial. Passada as eleições, viu-se que era tudo fogo de palha.
A “República” (rede construída para “propagandear” a propaganda) sumiu com a foto do coreano e tudo ficou por isso mesmo.

Ainda agora, no final da Libertadores, para justificar uma publicidade pontual, contratada com uma empresa para aquele período, o nosso “genial” marketing encarregou-se de informar por todo lado que, se o Timão vencesse, estaria (99%) garantido um novo e importante contrato com o anunciante. Mais uma vez valores foram divulgados e os leitores do Radar, da Veja; de Sonia Racy, do Estadão; e de Monica Bergamo, da Folha; ficaram todos aliviados com a boa notícia.

A decisão terminou, o Timão ganhou a Taça, mas a tal publicidade não veio.

Não tem problema!
Nosso Departamento de Marketing continuará a fazer o que faz bem: propaganda dele mesmo.
E a mídia continuará elogiando-o, como sempre faz.

Que falta fazem o Ronaldo e o Presidente Lula!

Jul 11, 2012

No mercado!

 

 (Tarsila do Amaral, “Antropofagia”, 1929) (Reprodução)

 

Neste período de férias na Europa, a mídia delira com compras e vendas de jogadores.
Isso ocorre também por aqui.

A regra básica é publicar tudo: notícias confirmadas, fofocas, boatos, conversas de empresários, palpites de namoradas, mães ou avós de atletas.
Tudo recebe espaço para publicação sem qualquer filtro. E o pior: a maioria da mídia gosta de fomentar este tipo de notícia.

Por esta razão, estamos vendo notas sobre um vai e vem de jogadores, sem que a maioria deles sequer saia do lugar.

E isso é só culpa dos jornalistas? Não!
Empresários e Diretores de Clubes gostam (e muito) de vazar notícias com “99% de certeza” a respeito de negociações que – quase sempre – não dão em nada.

Com o mercado europeu frio – ou melhor, gelado – as grandes manchetes sobre contratações de atletas estão ficando limitadas aos nossos veículos de mídia.
Quem acompanhou o noticiário destes dias na Espanha, deve ter sentido que a “água está fervendo” por lá.  Os bancos, que tradicionalmente “apoiam” os grandes Clubes, estão amargando uma pindaíba e tanto.

O melhor que faz o torcedor é ver tudo com calma, desconfiando de qualquer manchete bombástica sobre contratações.
Ao aguardar um tempo, verá se o anúncio se trata de fato ou de mais um boato. Bobagem é ficar discutindo a oportunidade desta ou daquela compra ou venda antes de o negócio aparecer.
Sem bases, o “negócio” será só mais um boato que preencheu a pauta de notícias.

Dois nomes na história

Os técnicos Tite (Corinthians) e Oswaldo de Oliveira  (Botafogo-RJ) que se enfrentam esta noite no Pacaembu estão para sempre no coração dos corinthianos.
De um lado, vemos Tite, campeão Brasileiro (2011) e da Libertadores (2012), e, do outro,  Oswaldo, campeão Brasileiro (1999) e do Mundial (2000).  

Viva para estes dois grandes técnicos!

Publicidade

Vários grandes Clubes brasileiros estão “batendo a cabeça” para conseguir publicidade em seus uniformes.
Já está se tornando usual a tal “publicidade por um ou dois jogos”, que se espalha em um mundo de camisas e empresas por aí, pouco rendendo aos Clubes. Embora os times não gostem de assumir os fatos, a verdade é que a crise econômica bateu feio no futebol.
E muitas equipes ainda vão lutar bastante por conquistar um bom contrato por aí.

Quarta não é tudo igual

A TV Globo que vá tirando o cavalinho da chuva.
O que ocorreu na quarta-feira passada, 4/7/12, ficou para a história. Audiência superior a jogos da Seleção Brasileira na Copa só em outra final com o Timão. Mesmo com todos os esforços, esta quarta será fria.
Em números de audiência no Ibope.

Jul 6, 2012

O jogo nunca termina!

(Pennachi, “Vila Toscana”, 1988) Fúlvio Pennachi(1905-1992), italiano, natural de Villa Collemandina, em Garfagnana Toscana, radicou-se  em São Paulo em 1929. Na Itália, cursou o Regio Istituto di Belle Arti (atual Istituto Superiore Artistico A. Passaglia), em Lucca, onde teve aulas com o pintor Pio Semeghini (1878-1964). No Brasil, tornou-se amigo de Francisco Rebolo (1902-1980), passando a frequentar o Grupo Santa Helena. Expressou-se em diferentes formas artísticas, desde cerâmicas, passando por desenhos, gravuras, até arte funerária e pinturas.

 

O técnico Tite merece todos os elogios que vêm recebendo por aí.
É um profissional sério, trabalhador, competente e dedicado. Faz o que é mais importante para um técnico: é louco por treinar a equipe.

Como tem um discurso pouco “boleiro”, não agrada uma área da mídia, que fica endeusando treinadores do seu círculo de linguagem.

O Brasil vive um problema nos bancos de seus Clubes. Muitos treinadores criaram fama de “virar o jogo” com uma substituição no segundo tempo, o que – quase nunca – representa uma verdade.

Os treinadores devem entender de futebol e ser divididos em dois grupos: os que gostam de treinar sua equipe, e aqueles que vão no macio, achando que darão uma tacada de mestre no domingo,  ganhando o jogo.

Tite, assim como Parreira, são exemplos de técnicos que treinam à exaustão, procurando organizar o time,  dando um padrão a sua equipe. Por esta razão, quando eles acumulam longo tempo nos Clubes, dão certo.

Tite entra para a história do Timão e junta-se a outro gaúcho – Oswaldo Brandão – que está na primeira linha de nossas memórias.

Não critico os que andaram atacando o Tite. Provavelmente, se não conhecêssemos seu trabalho de perto, também o criticaríamos.

Parabéns a este comandante, que entra na galeria onde só tem feras!

 

Parcial ou Imparcial 

Não entendo este pessoal, que vem neste blog cobrar ” imparcialidade” no que escrevo. Nada disso!

Não sou jornalista, e este Blog é de lutas e as causas que aqui defendo são conhecidas. Quem quiser ver “imparcialidade”, vá por aí e veja se encontra.

Não acho que devamos agredir ou ofender os adversários – como muita gente na mídia faz –  mas não me cobrem imparcialidade.

Nem acho que a mídia seja “imparcial” como diz. Vejam o caso deste bordão, derivado da ignorância, que ecoou nas últimas semanas: “Há 102 anos o Corinthians não ganho uma…”.

Isso foi feito para atacar o Timão. Em quase todos os jornais, rádios e TVs aparecia algum parvo repetindo a frase com ares de sabedoria.

Acho que meu Blog é tão “imparcial” como qualquer órgão da mídia. Quer dizer, não existe este papo de “imparcial”.

Futebol é torcida.
E só.

Jul 5, 2012

A Libertadores nunca mais será a mesma !



O Corinthians venceu, há poucas horas,  o Boca Juniors e conquistou a Taça Libertadores da América, no estádio do Pacaembu.
É o primeiro clube brasileiro que vence de forma invicta esta competição.

A disputa de Corinthians e Boca ficará na história como a maior final da Libertadores até os dias atuais. O clássico, que parou a América, dá outra patamar para este evento esportivo.

Até os que venceram antes – em finais pouco atrativas – terão seus títulos valorizados.

A vitória do Corinthians foi completa. Invicto, tomou apenas 3 gols e enfrentou todos os grandes adversários que andam por aí.

A torcida corinthiana está de parabéns.
Mas cumprimento, também, nossos adversários, que já há anos e anos têm como única alegria dizer que o Corinthians não tinha ganho a Libertadores. Foram eles que deram importância maior para esta conquista que, a rigor, nunca demos o valor que apregoam.

Como disse ontem, agora é lutar pelo bicampeonato Brasileiro e pela conquista do segundo título Mundial da Fifa. O bom do futebol é que o jogo nunca termina.

Parabéns, Tite !

Não preciso dizer, agora, que acho nosso técnico a maior estrela da companhia. Como sabem os leitores deste blog, sempre defendi o trabalho que executava. Mesmo com um elenco sem estrelas ou jogadores “fora de série”, montou um time competitivo, equilibrado e que ficará na história do Corinthians.

Parabéns à Globo !

Não sou de ficar elogiando a mídia esportiva, mas a TV Globo, nos últimos dias, fez um trabalho profissional e de qualidade.
O envolvimento da população nas partidas finais foi eliminando as bobagem (“há cem anos o Timão não ganha…”) e o que tivemos foi uma cobertura séria do evento. Como não vejo a transmissão do jogo, não sei se deram alguma “pisada na bola”. Pelo que me falaram, não.

A cidade parou! 

A partida terminou, há quase duas horas, e os rojões e buzinas continuam pela cidade.
Moro no Centro (Bela Vista), próximo do Pacaembu, e o trânsito está como nas  vésperas de feriados, mesmo às 2 horas da manhã. É esta força do Timão que abala a Globo e provoca tanta inveja em nossos adversários.

Hora de mudar!

Agora que o Timão venceu a Libertadores é hora de mudar esta Copita.
Primeiro, precisam pagar  mais para os grandes clubes, que têm prejuízo elevado na competição.   Segundo, necessitam repensar o número de clubes e diminuir a parcela de times da Bolívia, Peru, Equador  e Venezuela,  para citar alguns países. Assim a disputa será mais valorizada e de melhor qualidade.

Jul 4, 2012

Vamos lá!

Sandro Botticelli, “O Nascimento de Vênus”, têmpera sobre tela (1483)
Obra feita sob encomenta de Lorenzo de Médici, destinada a enfeitar a Villa Medicea di Castello.

 

Daqui a pouco – às 10 da noite – o Corinthians joga, no Pacaembu, contra o Boca Juniors a partida final da Libertadores de 2012.
O Corinthians poderá se tornar o primeiro time brasileiro a ser campeão invicto da Copa Libertadores, segundo alguns estatísticos que estão por aí.

O Juca, na Rádio CBN, diz que este é o quarto título mais importante de nossa geração. Antes, teríamos o título Paulista de 1977;  o primeiro Campeonato Nacional, em 1990, e o primeiro Campeão do Mundo de 2000. Apenas os mais jovens achariam que a conquista de hoje é a mais importante da história.

Não creio, nem em uma coisa, nem noutra.
Para o Corinthians e os corinthianos todos os campeonatos – a seu tempo – são igualmente valorados como importantes.  Queremos ganhar este mas, amanhã, já estaremos em guerra para vencer o Campeonato Brasileiro e  – no final do ano – conquistar o Bi Mundial.

Esperemos que os deuses do futebol nos ajudem nesta noite e que o Corinthians vença o jogo, conquistando mais um título. Calma, tranquilidade e equilíbrio do time e da torcida são fatores importantes neste momento.

Perderam a calma

Nossos adversários – de todos as tribos – estão próximo da loucura.
Acho que o Juqueri terá que ser reaberto, pois só tenho visto crises de raiva por todos os lados. Um dado bom desta disputa é que ficou claro – claríssimo – que o Corinthians é só o Corinthians na disputa. Todos os outros estão do outro lado. Um bom número dos opositores está com espuma na boca de tanta raiva,  torcendo para que o mundo acabe antes da partida.

A Globo é a Voz do Corinthians !

Nossos adversários estão revoltados com a cobertura da Globo da partida final da Libertadores.
Queriam o quê? Que a emissora ignorasse? Ora, é o maior jogo do Brasil e da América (do Sul e do Norte). Envolve os dois maiores clubes do futebol do continente e o interesse dos torcedores é enorme. A Globo só está repercutindo o que existe na sociedade. Um amigo meu – palestrino – disse-me ontem que,  a partir deste jogo, defende uma lei que dê tempos iguais para cada time na TV, no rádio e no jornais. Fazer o quê? A doidura subiu na cabeça de uma vez só.

Desculpe nossa falha

Parabéns à Globo (e também a alguns jornalistas) pela  descoberta que era uma bobagem sem limite dizer que o “Corinthians luta há 102 anos  por esta Taça”.  Já vi umas 5 vezes jornalistas explicando que isso não é correto. Está bom! Falaram bobagem e agora estão tirando o braço da injeção. Vá lá. Aceitamos as desculpas e vamos para frente.

Nosso maior craque

Imagino como deva estar a cabeça de nosso técnico Tite, nesta noite especial.
Nas primeiras semanas de sua chegada ao Corinthians, em 2004,  durante uma conversa no avião, disse-lhe que  via nele um profissional que poderia fazer uma carreira tão exitosa, no Timão, como havia feito outro técnico gaúcho, Oswaldo Brandão. Ele não conhecia muito sobre o técnico campeão de 1954 e 77 . Contei toda a história do nosso vitorioso técnico. Por várias vezes já relembramos esta história, e, acho que está ocorrendo novamente.
Um gaúcho ganhará novo status no Corinthians e no futebol brasileiro!

Jul 3, 2012

Vamos ouvir o primeiro hino do Corinthians.

(Goya. “Saturno devorando um filho”, 1815)

Não vou ficar aqui discutindo venda e contratação de jogadores.
Isso é assunto que deveria ser proibido na nossa casa, nesses momentos de decisão.

A mídia saboreia declarações de pessoas envolvidas em  negociações de jogadores, sejam  empresários, atletas, dirigentes, pais ou até mesmo namoradas dos negociados.

Este é o pior momento para se falar desses assuntos. E é do que a imprensa gosta, pois cria-se um ambiente ruim no time e entre os torcedores. E é o que este pessoal mais deseja.

Vamos é ouvir o primeiro – e belo hino – do Corinthians, torcendo para que nesta quarta-feira os deuses do futebol estejam conosco. Viva!

 




 

Lutar… Lutar…
É nosso lema sempre, para a glória.
Jogar… Jogar…
E conquistar os louros da vitória.
E proclamar nosso pendão.
É alvinegro e sempre há de brilhar,

Lutar, viril
Para a grandeza e glória do Brasil.

CORINTHIANS… CORINTHIANS…

A glória será teu repouso
E nós unidos sempre…
elevaremos teu nome glorioso

Jul 2, 2012

E essa quarta-feira que não chega !

(Carybé, “Feira de Água de Meninos”) (Reprodução)

A espera do jogo final da Libertadores, na próxima quarta-feira, parece que está levando uma eternidade.
Nunca vi o tempo se arrastar tanto como neste período. Fico com a impressão de que os dias não têm apenas 24 horas. Acho que dobrou ou triplicou.

Este período, antecedendo um jogo importante, é de um sofrimento só.
Cada torcedor  age de uma maneira. Eu fico tenso nos dias próximos da partida, mas quando a bola começa a rolar, a tensão desaparece. O futebol é tão envolvente que o alívio ao se ver a partida começando já nos dá uma tranquilidade maior.

Neste final de semana, quase não consegui acompanhar o futebol.
Sei que  houve a final da Eurocopa e que a Itália levou um “chocolate” da  Espanha. Pelo que dizem, Balotelli voltou ao seu futebol normal, não fazendo grandes coisas. Vi também, por alto, que tivemos uma rodada do Campeonato Brasileiro, mas, confesso, soube apenas  de um ou outro resultado.

Nesses dias, nem as óperas estão me acalmando. O futebol é mágico porque, como diz um argentino, “o jogo nunca termina”.

Que venha logo a quarta-feira!

 

Jun 29, 2012

O gol que muda o mundo

(Clóvis Graciano, “Figura Feminina” (1944)) (Reprodução)

 

O futebol é um esporte em que a emoção chega aos limites da racionalidade.
Veja o que ocorreu ontem, 28/6, com a Seleção da Itália mostrando um futebol feio e pouco criativo na Eurocopa. Apareceu um Balotelli, com seu físico de herói do novo mundo, e dele vieram dois belos gols. O primeiro (de cabeça) foi mais bonito que o segundo (um chutão “de fazenda”).
E ele – como sempre – foi  comemorar com a costumeira cara amarrada.

Mas nenhum dos dois tentos chegou perto do que fez Romarinho, na quarta-feira, à noite, em Buenos Aires.
Aquele lance sutil e envenenado, com um toque na bola, fazendo o goleiro pular com feições de desespero, vale toda uma carreira. São lances como este que mudam o futebol e o mundo.

Todos nós sabemos que nosso maior problema nesta temporada é o ataque.
Perdemos Adriano, e Liedson está em precária situação física. O aparecimento de um atacante criativo e eficiente na conclusão das jogadas é o que mais queríamos. Vamos torcer para que ele, cada vez mais, progrida na carreira.
O futebol brasileiro necessita – e muito – de jogadores como este Romarinho.

Outros assuntos

Nesta últimas semanas, por razões conhecidas, não tenho tido tempo para escrever sobre vários assuntos que permeiam o mundo do futebol.
A emoção dos jogos do Corinthians tomou todo o espaço, embora estejamos atentos a outros fatos que ocorram e mereçam alguma nota.

1- Agora está claro.
Ninguém – além dos corinthianos – torcem pelo Corinthians! Na reta final não dá mais para disfarçar e cada um está indo para seu “quadrado”.
Nós em um e todos os demais, juntinhos e de cara amarrada, no outro.

2-A mídia não consegue esconder o estupor com o que vem ocorrendo.
A Globo explode em audiência (o futebol surrou até suas novelinhas), mas, mesmo assim, somos obrigado a ouvir papos como “há 102 anos o Corinthians luta para ganhar esta Copa”.
Não seria melhor dizer que “desde 1.554 o Corinthians luta pela Libertadores”
Padre Manoel da Nóbrega e José de Anchieta poderiam ser chamados (numa sessão espírita, é claro) para testemunhar o fato.

3-A campanha do Timão escondeu a crise no vizinho da Vila Sônia.
Será?  Talvez, nem isso.

4- Os jornalistas pró-Santos ficaram em estado de internação à força.
Diante da postura tímida de tricolores e palestrinos, resolveram assumir uma guerra para a qual não têm tamanho. As maiores bobagens da mídia, na fase atual, estão nascendo por lá. Peço ao pessoal do Jabuca e da Briosa que façam marcação cerrada sobre eles.
É o que basta.

5-O Corinthians – com sua campanha – melhora até o humor dos humoristas.
Veja-se o José Simão, tricolor e que estava em um momento de pura chatice. Sua coluna de hoje – na Folha – está imperdível. Criativa, provocativa e – acima de tudo – bem feita. A última frase da coluna do sãopaulino é interessante: “E vou mudar meu nome para José  Timão. Questão de sobrevivência. Legítima defesa.”
Viva!

6-Até a coluna do  corinthiano Tutty Vasques, no Estadão, de hoje ganhou mais sabor.
Ultimamente  vinha quase sem graça, pelo excesso de governismo em seu texto, mas hoje acertou a mão. Essa foi boa: “Romarinho já supera Adriano em gols marcados pelo Corinthians. Fez três em menos de uma semana contra dois do Imperador em seus 11 meses de Clube”.
Não apoio a comparação, mas foi bem sacada.

Jun 28, 2012

O futebol agradece

 

(Leonardo Da Vinci, “Gioconda”, óleo sobre madeira de álamo, 1503-7)

Quando Romarinho, aos 40 minutos do segundo tempo, recebeu um passe preciso de Emerson e deu um toque genial sobre o goleiro, ele empatou o jogo mas, principalmente, glorificou o futebol.
Uma jogada como essa torna-se lendária e inspira milhares e milhares de jovens, em todo o mundo, a repeti-la.

Poderia  ter feito a jogada de outra maneira.
Como aquela em que Cristiano Ronaldo, no jogo contra a Espanha, poucas horas antes, recebeu na esquerda, ficando livre, ele, a bola e o goleiro, e se saiu com um chutão, findando o lance  com a pelota caindo quase fora do estádio.
Mas poderia, também, ter feito como Neymar, na partida com o Barcelona, quando, ainda no 0x0, frente a frente com o gol, sozinho, deu um petardo, que explodiu no peito do arqueiro.

Preferiu dar um toque genial, malandro, delicado, brasileiro e deixou o goleiro batido.

Todos nós, corinthianos, somos gratos pelo gol de Romarinho, e por sua forma.
Mas quem deve agradecer mesmo é futebol no mundo todo. São esses momentos que tornam este esporte um espetáculo sem igual.

Não sei se Romarinho será, ou não, um craque “fora-de série”.
Torço para que seja, pois, o futebol brasileiro precisa – e muito – destes deuses. Muitos atletas marcam gols geniais mas, com o tempo e os problemas em suas  carreiras, recaem para o status de jogadores comuns. É impossível prever se um jogador, jovem, com dois jogos e três gols possa ser classificado como “craque”. O tempo dirá.
E espero que se torne um jogador genial, que  marcou um gol histórico do Timão em Buenos Aires.

Pages:1234»