Browsing articles from "December, 2013"
Dec 24, 2013
admin

Feliz Natal!

O Blog descansa por alguns dias, neste fim de temporada. Voltamos em breve.

Enquanto isso, vamos deixando algumas belas árias para o fim de ano. Um Feliz Natal!

Dec 21, 2013

O grande Gilmar

 

De rejeitado a ídolo, goleiro Gylmar foi atacante na várzea

 

Papo de Várzea

 

Ainda hoje, muitos jogadores profissionais admitem que sua formação aconteceu nos campinhos de terra. Não é preciso pensar muito para lembrar de Leandro Damião, Elias ou David Luiz, que nasceram no futebol de várzea e hoje brilham no futebol do Brasil e no mundo.

Antigamente, quando as escolinhas de futebol não existiam, a várzea era o celeiro de craques mais conhecido pelos grandes clubes. Na década de 1950, o Jabaquara contratou, quase que sem querer, um dos maiores goleiros da história do futebol brasileiro: Gylmar dos Santos Neves.

No início, Gylmar atuava pelo Vila Hayden, time amador da cidade de Santos, onde o futuro ídolo nasceu. Mas se pensa que o eterno camisa 1 começou embaixo das traves, engana-se. Usando o chute forte como uma de suas habilidades, Gylmar era atacante, atuando pela ponta esquerda. Teimoso, insistia atuar no campo ofensivo, mesmo com tantos amigos dizendo que ele era muito melhor como goleiro.

A estreia de Gylmar no Jabaquara, porém, foi desastrosa. O arqueiro titular do time santista, o grande Mauro (que tinha o apelido de “Fortaleza Voadora”),  se machucou e era a chance de vida de Gylmar contra o poderoso São Paulo, em pleno estádio do Pacaembu. Placar final, 5 a 1 para o Tricolor. Sim, um dos maiores goleiros que o Brasil já teve estreou no profissional deixando cinco bolas passar.

Foram seis meses para ser contratado pelo Corinthians. Mas não pelo talento. O time da capital queria mesmo era contratar o meia Ciciá. O time santista, no entanto, só aceitou negociar com uma condição: que levassem embora o “frangueiro” Gylmar. Deu no que deu.

Nascido na várzea e rejeitado na sua primeira chance nos gramados. Nada mal para quem se tornou bicampeão mundial pela Seleção Brasileira (1958 e 1962), conquistou diversos campeonatos paulistas por Corinthians (atuou de 1951 a 1961) e Santos (atuou de 1962 a 1969) e ainda levantou uma série de troféus nacionais. Além, claro, das inesquecíveis conquistas da Libertadores e do Mundial (1962 e 1963) ao lado de Pelé & Cia. no eterno elenco da Vila Belmiro.

Gylmar dos Santos Neves deixou os campos da vida em 25 de agosto de 2013, aos 83 anos, em consequência de complicações causadas por um AVC.

Por Diego Viñas

www.uol.com.br

 

 

 

Dec 18, 2013

É lenda

Jurista defende que clube vá à Justiça comum

 

EDUARDO OHATA
DE SÃO PAULO

Tanto os torcedores da Portuguesa quanto o próprio clube têm garantido pela legislação brasileira o direito de entrar na Justiça comum para reverter uma eventual decisão negativa do STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva).

Apesar de o Código Brasileiro de Justiça desportiva proibir que os clubes apelem à Justiça comum para reverter decisões da legislação desportiva, o jurista Ives Gandra Martins afirma que nada pode se sobrepor à Constituição.

  • “A Constituição é soberana, tem mais poder do que a CBF e do que a Fifa”, argumenta Gandra.

De acordo com o artigo 217 da Constituição, quando esgotadas as possibilidades oferecidas pela Justiça Desportiva, é válido recorrer à Justiça comum.

Também advogados especialistas em direito desportivo, como Eduardo Carlezzo, veem como legítima a opção pela Justiça comum, desde que esgotados todos os recursos no terreno desportivo. “Vale a hierarquia”, diz ele.

REPROVAÇÃO DA FIFA

A Fifa, porém, não enxerga com bons olhos a resolução de questões esportivas na Justiça comum e pode punir uma confederação nacional –no caso, a CBF– caso um clube de futebol faça isso.

Ao apostar nessa via, a Lusa poderia entrar em confronto com a CBF.

“Na teoria, a Fifa poderia suspender o Brasil de competições internacionais. Mas acho muito difícil que isso aconteça”, pondera Pedro Trengrouse, coordenador do curso de gestão esportiva na FGV. “Você imagina a Copa-14 sem a seleção?”

Mas Trengrouse vê uma resolução na Justiça comum como um desprestígio para a desportiva.

“Se o poder judiciário preencher os requisitos do conhecimento específico para as questões esportivas, não haveria o porquê da Justiça desportiva.”

www.folha.com

Blog do Citadini : Esta história de que a Fifa pune quem leva para a Justiça Comum, questões do futebol, é mais lenda que verdade. Já tivemos inúmeros casos em que a Justiça Comum ” corrigiu” equívocos da tal Justiça Desportiva. Um grande número de clube ja seguiu este caminho. E no final venceu e não foi punido, como é o caso do Gama.

A Fifa ameaça. Sempre. Mas já foi humilhada pelos governos e judiciários pelo mundo inteiro. Na Europa teve que recuar na questão do passe . Ficou braba . Só.

Destaque merece o tal “professor ” da FGV que diz que o Brasil poderá ser suspenso e ficar fora da Copa de 2014. Santos Deus ! Em que mundo vive este cara?   

Dec 17, 2013

Atenção torcidas !

Nissan cancela patrocínio com o Vasco após briga da torcida

A confusão entre torcedores do Vasco e do Atlético-PR, na última rodada do Campeonato Brasileiro, vai custar R$ 21 milhões ao clube carioca.

A Nissan decidiu encerrar o contrato de patrocínio para o uniforme do Vasco, assinado no último mês de julho. O acordo teria validade até 2017. A montadora de veículos pagaria R$ 7 milhões por ano.

O rompimento foi noticiado pela revista “Veja” e confirmado pela montadora nesta segunda-feira (16). Procurada pela Folha, a assessoria do Vasco não ligou de volta.

Em nota, a Nissan informou que o patrocínio foi cortado por causa dos “atos de inaceitável violência” envolvendo torcedores vascaínos.

A empresa acrescentou que o comportamento dos torcedores foi “incompatível” com os valores e princípios que ela sustenta em todo o mundo.

Na última sexta-feira, a 4ª Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) obrigou Atlético-PR e Vasco a jogarem com portões fechados no próximo ano. O clube de Curitiba cumprirá seis partidas de pena, já o time carioca terá que atuar sem presença de torcedores em quatro jogos.

Além de jogar com portões fechados, a equipe paranaense perdeu o mando de campo de outras seis partidas, e o Vasco de mais quatro. Esses duelos terão que ocorrer a, pelo menos, 100 km da sede dos clubes.

Leia abaixo, o comunicado da Nissan:

“Depois dos recentes atos de inaceitável violência, a Nissan informa que não manterá o contrato de patrocínio junto ao Club de Regatas Vasco da Gama.

A direção da Nissan considera que os referidos atos de violência são incompatíveis com os valores e princípios sustentados e defendidos pela empresa em todo o mundo.

O patrocínio havia sido assinado em Julho de 2013, e tinha previsão de duração de quatro anos.

A Nissan reforça seu compromisso com o esporte brasileiro como Patrocinadora Oficial dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 e apoio a 30 atletas olímpicos e paraolímpicos do Brasil.”

www.folha.com

Dec 16, 2013

Bi campeão

 

Corinthians celebra um ano de triunfo histórico no qual a amizade foi “tudo”

 

Marcos GuedesSão Paulo (SP)

O Corinthians conseguiu há um ano o que o Atlético-MG espera fazer no próximo final de semana. E pintar o mundo de preto e branco, com um triunfo por 1 a 0 sobre o Chelsea, em Yokohama, foi algo obtido com as defesas de Cássio, a chegada de Paulinho, a cabeça de Guerrero e a amizade.

Em 16 de dezembro de 2012, a histórica vitória foi celebrada com os jogadores em roda no centro do campo. Observados por quase 30 mil corintianos nas arquibancadas, eles cantaram a música “A Amizade É Tudo”, de Thiaguinho e Rodriguinho, momento lembrado na entrega do Troféu Mesa Redonda.

Agora ex-técnico do Corinthians, Tite foi chamado ao palco da premiação e viu um vídeo com momentos da campanha. Na sequência, ouviu o artista Péricles entoar a música adotada como hino pelos alvinegros no Japão, permitindo-se cantarolar timidamente trechos como “somos um só coração”.

Divulgação/Agência Corinthians

Alessandro realiza o sonho do grupo de amigos ao erguer a taça em Yokohama (foto: Daniel Augusto Jr.)

“É uma grata lembrança. Uma extraordinária lembrança!”, levantou o tom da voz. “Foi um grupo de pessoas especial em um momento especial de suas vidas. Fora a questão clubística, eram pessoas que gostavam do convívio entre elas”, comentou o emocionado gaúcho. 

Coube a ele liderar os amigos que fechariam um ano perfeito derrubando Al Ahly e Chelsea no caminho para o troféu. “Quis o Papai do Céu: ‘Você vai estar com esse grupo nesse momento especial’. Vocês estão me quebrando as pernas me fazendo recordar isso tudo”, concluiu Tite.

www.gazetaesportiva.net

Dec 15, 2013

Rádio Ópera- Parsifal ( Wagner); A Noite do castelo ( Gomes).

(Parsifal, de Wagner)

www.radioopera.com.br

Domingo

PARSIFAL (Wagner) Horário: 06:10
Roma, 1950. Maestro: Vittorio Gui.
Elenco: Rolando Panerai, Dmitri Lopatto, Boris Christoff, Africo Baldelli, Giuseppe Modesti, Maria Callas, Miti Truccato Pace, Silvana Tenti, Aldo Bertocci, Mario Frosini, Lina Pagliughi, Renata Broilo, Anna Maria Canali, Liliana Rossi, Miti Truccato Pace, Aldo Bertocci.
PRÍNCIPE IGOR (Borodin) Horário: 08:40
Paris, maio/1966. Maestro:Jerzy Semkow.
Elenco: Constantin Chekerliiski, Boris Christoff, Todor Torodov, Cyril Dulguerov, Alexei Milkovsky, Julia Wiener, Julia Winer-Chenisheva, Liliana Bareva, Luben Mihailov, Radka Gaeva, Reni Penkova.
FENNIMORE AND GERDA (Delius) Horário: 11:10
Danish, 14/5/1997. Maestro: Richard Hickox.
Elenco: Bo Anker Hansen, Annette L.Simonsen, Randi Stene, Judith Howarth, Peter Coleman-Wright, Mark Tucker, Michael Hansen, Aage Haugland, Peter Fog.
LES PÊCHEURS DE PERLES (Bizet) Horário: 12:30
Toulouse, Fevereiro/1989. Maestro: Michel Plasson.
Elenco: Barbara Hendricks, John Adler, Gino Quilico, Jean-Philippe Courtis.
JUPYRA (Braga) Horário: 14:30
São Paulo, outubro/2001.  Maestro: John Neschling.
Elenco: Eliane Coelho, Rosana Lamosa, Mario Carrara, Phillip Joll.
A NOITE DO CASTELO (Carlos Gomes) Horário: 17:40
Campinas, 14/9/1978. Maestro: Benito Juarez.
Elenco: Niza de Castro Tank, José Dainese, Luiz Tenaglia, Alcides Acosta, Vera Lucia Pessagno, José A.  Marson, Fernando J. C. Duarte
Dec 14, 2013

Rádio Ópera. Il trovatore, de Verdi: Tancredi, de Rossini.

Sábado

ATTILA (Verdi) Horário: 05:35
Londres, 1972. Maestro: Lamberto Gardelli.
Elenco: József Gregor,  Lajos Konya, Éva Marton, Ferenc Szilágyi, Janos Nagy, József Bódy.
RADAMISTO (Handel) Horário: 10:25
Londres, 1993. Maestro: Nicholas McGegan.
Elenco: Ralf Popken, Juliana Gondek, Lisa Saffer, Dana Hanchard, Monika Frimmer, Michael Dean, Nicolas Cavallier.
IL TROVATORE (Verdi) Horário: 13:20
Londres, 16-20/12/1999. Maestro: David Parry.
Elenco: Alan Opie, Clive Bayley, Sharon Sweet, Helen Williams, Anne Mason, Dennis O’Neil, Marc Le Brocq.
IL GIUSTINO (Vivaldi) Horário: 15:40
Roterdã, 8/10/2001. Maestro: Alan Curtis.
Elenco: Dominique Labelle, Marina Comparato, Francesca Provvisionato, Geraldine McGreevy, Leonardo De Lisi, Laura Cherici.
TANCREDI (Rossini) Horário: 18:00
Munique, 17-30/julho/1995. Maestro: Roberto Abbado.
Elenco: Veselina Kasarova, Eva Mei, Ramón Vargas, Harrie Peeters, Melinda Paulsen, Veronica Cangemi.
Dec 13, 2013

Uma “trapolla”

A Portuguesa de Desportos ser jogada para a série B e o Fluminense do Rio ser brindado com a série A é daqueles acontecimentos que envergonham todos do mundo do futebol. Só um futebol despido de qualquer valor  ( exceto o da grana) pode aceitar uma solução mandrake desta.

Não cabe discutir as vírgulas e pontos do regulamento. Isso tudo é lorota. O que está ocorrendo é uma trappola, onde um clube fraco e pequeno é a vítima.

Tivesse nosso futebol algum compromisso mais sério, isto tudo nem seria discutido. Mas, lamentavelmente, como o mundo do futebol é um espaço para todo tipo de embustes, ficamos todos assitindo este espetáculo de horror e vergonha.

A execução sumária e vil da Portuguesa deveria indignar todos os grandes clubes brasileiro. Não acredito. Nem os de São Paulo – até por mero regionalismo- reagirão. O  Corinthians- com seu tamanho e força – poderia ser uma voz contundente contra este engodo. No passado, tivemos intervenções nobres contra todos e tudo, do qual é exemplo a solidariedade ao Palestra quando queriam tomar seu estádio.Era a hora do clube falar claro contra esta tramóia. Não acredito. Este tipo de briga era para Alfredo Ignácio Trindade, Matheus, Coracher etc. Ficaremos calados ou então teremos declarações formais e legalistas.

Estamos bem. No ano da Copa do Mundo um campeonato brasileiro mutretado.

Dec 12, 2013

Manos do Mano

A mídia anuncia que o novo técnico do Corinthians será Mano Menezes  que (recentemente) treinou o clube, a seleção brasileira e o Flamengo. Nenhuma surpresa. Era aposta ganha.

A direção atual do Corinthians nunca escondeu sua admiração pelo trabalho de Mano Menezes. Quando de sua anterior passagem pelo clube, o Departamento de marketing do Corinthians, chegou ao máximo do puxa-saquismo ao fazer a tal campanha “Manos do Mano”. Demostração clara de total apoio e subserviência.

O desafio de Mano Menezes é grande e não será igual a 2008 quando chegou para dirigir o time na série B. Como sabemos ser campeão desta série é missão fácil . Veja-se o Palestra que – com um time prá lá de precário- ganhou o bicampeonato da série B.

Mano Menenzes chega para substituir um técnico vitorioso (Tite)  num clube que teve conquistas inesquecíveis.

Nas matérias da mídia amiga – onde os diretores do Timão falam em off- dizia-se que Tite deveria sair pois o clube necessitava de uma “reformulação profunda”. Tite seria- segundo a direção- muito grato aos atletas que tanto venceram no Timão e não queria afasta-los. Com a chegada de Mano essas “dispensas” seriam possível.

É uma missão dificil  esta de reformador de um time vitorioso. Mano Menezes terá que contar com muita sorte e muito dinheiro.

E com a memória da torcida que é muito grata  a Tite.

Dec 9, 2013
admin

37 anos da grande invasão corinthiana ao Rio de Janeiro.

Completou 37 anos, dia 5 último, da histórica “invasão” corinthiana ao Rio de Janeiro, no jogo da semifinal do Brasileirão/76, entre o Timão e Flu. Segundo Celso Unzelte é, ainda, o jogo com maior público da história do Corinthians: 146.043 pagantes. É, também, uma das mais belas páginas de nosso esporte e da vida do Corinthians. O texto que segue é comentário de Nelson Rodrigues, no jornal O GLOBO, sobre o ocorrido. E uma peça histórica, magnífica, orgulho pra todos: corinthianos, tricolores e outros mais.

NELSON E A INVASÃO CORINTIANA

Nelson Rodrigues

1-Uma coisa é certa: – não se improvisa uma vitória. Vocês entendem? Uma vitória tem que ser o lento trabalho das gerações. Até que, lá um dia, acontece a grande vitória. Ainda digo mais: – já estava escrito há seis mil anos, que em um certo domingo, de 1976, teríamos um empate. Sim, quarenta dias antes do Paraíso estava decidida a batalha entre o Fluminense e o Corinthians.

2-Ninguém sabia, ninguém desconfiava. O jogo começou na véspera, quando a Fiel explodiu na cidade. Durante toda a madrugada, os fanáticos do timão faziam uma festa no Leme, em Copacabana, Leblon, Ipanema. E as bandeiras do Corinthians ventavam em procela. Ali, chegavam os corinthianos, aos borbotões. Ônibus, aviação, carros particulares, táxis, a pé, a bicicleta.

3-A coisa era terrível. Nunca uma torcida invadiu outro estado, com tamanha euforia. Um turista que, por aqui passasse, havia de anotar no seu caderninho: –“O Rio é uma cidade ocupada”. Os corinthianos passavam a toda hora e em toda parte.

4-Dizem os idiotas da objetividade que torcida não ganha jogo. Pois ganha. Na véspera da partida, a Fiel estava fazendo força em favor do seu time. Durmo tarde e tive ocasião de testemunhar a vigília da Fiel. Um amigo me perguntou: – “E se o Corinthians perder?” O Fluminense era mais time. Portanto, estavam certos, e maravilhosamente certos os corinthianos, quando faziam um prévio carnaval. Esse carnaval não parou. De manhã, acordei num clima paulista. Nas ruas, as pessoas não entendiam e até se assustavam. Expliquei tudo a uma senhora, gorda e patusca. Expliquei-lhe que o Tricolor era no final do Brasileiro, o único carioca.

5-Não cabe aqui falar em técnico. O que influi e decidiu o jogo foi a torcida. A torcida empurrou o time para o empate.

6-A torcida não parou de incitar. Vocês percebem? Houve um momento em que me senti estrangeiro na doce terra carioca. Os corinthianos estavam tão certos de que ganhariam que apelaram para o já ganhou. Veio de São Paulo, a pé, um corinthiano. Eu imaginava que a antecipação do carnaval ia potencializar o Corinthians. O Fluminense jogou mal? Não, não jogou mal. Teve sorte? Para o gol, nem o Fluminense, nem o Corinthians. Onde o Corinthians teve sorte foi na cobrança dos pênaltis. A partir dos pênaltis, a competição passa a ser um cara e coroa. O Fluminense perdeu três, não, dois pênaltis, e o Corinthians não perdeu nenhum. Eis regulamento de rara estupidez. Tem que se descobrir uma outra solução. A mais simples, e mais certa, é fazer um novo jogo. Imaginem que beleza se os dois partissem para outro jogo.

7-Futebol é futebol e não tem nada de futebol quando a vitória se vai decidir no puro azar. Ouvi ontem uma pergunta: “O que vai fazer agora o Fluminense?” Realmente, meu time não pode parar. O nosso próximo objetivo é o tricampeonato carioca. Vejam vocês:

– empatamos uma partida e realmente um empate não derruba o Fluminense. Francisco Horta já está tratando do tricampeonato. Estivemos juntos um momento. Perguntei: – “E agora?” Disse – amanhã vou tomar as primeiras providências para o tricampeonato. Como eu, ele não estava deprimido. O bom guerreiro conhece tudo, menos a capitulação. Aprende-se com uma vitória, um empate, uma derrota. Só a ociosidade não ensina coisa nenhuma.

No seguinte jogo, vocês verão o Fluminense em seu máximo esplendor.

NELSON RODRIGUES era tricolor e publicou este texto no GLOBO em 6/12/76, no dia seguinte ao jogo Fluminense x Corinthians.

Pages:12»