Browsing articles from "November, 2015"
Nov 30, 2015

Domingo tem mais

COM TIME MISTO, CORINTHIANS PERDE E ADIA

BUSCA POR RECORDE HISTÓRICO DO BRASILEIRÃO

Corinthians enfrentou o Sport em RecifeCorinthians enfrentou o Sport em Recife | Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

 

 

O Corinthians foi a Recife enfrentar o Sport neste domingo. Já campeão, a equipe corinthiana buscava agora quebrar os recordes do Brasileirão. O principal deles, ter a maior pontuação da história dos pontos corridos.

Para conseguir o feito, o Timão precisava de pelo menos um empate ou vitória sobre o Sport hoje (ou sobre o Avaí no próximo domingo). Assim, a equipe poderia superar os 80 pontos do Cruzeiro na temporada 2014.

Mesmo buscando o recorde, porém, Tite preferiu respeitar a condição física dos jogadores. Por esse motivo, o treinador abriu mão de alguns titulares que estavam mais desgastados, promovendo rodízio entre os atletas.

Além disso, o técnico teve as ausências Cássio e Arana vetados, além de Lucca que, apesar de ter viajado com a delegação, voltou para São Paulo às pressas para o nascimento de seu filho. Com isso, o Timão foi à campo com: Walter, Fagner, Edu Dracena, Gil e Uendel; Cristian, Bruno Henrique, Rodriguinho e Jadson; Romero e Vagner Love.

A mudança na escalação também exigiu uma alteração tática: Tite precisou abandonar o já tradicional 4-1-4-1 e atuar com dois atacantes no sistema mais clássico de 4-4-2.

Primeiro tempo

Com o Corinthians campeão e o Sport sem chances de classificação para o G4, a partida prometia ser tranquila na Itaipava Arena. Apesar disso, o clima foi quente em Recife – na temperatura e em campo.

Por isso, quem assistiu a partida viu um jogo pegado, com reclamações vindas de ambos os lados e muita correria. A tensão se refletiu nos cartões: antes do fim da primeira etapa, Ricardo Marques Ribeiro deu um amarelo para o Corinthians e dois para o Sport. Com o cartão recebido, Jadson fica suspenso e é desfalque confirmado para a partida contra o Avaí.

Já o Sport, que joga contra a Ponte Preta em Campinas, queria se despedir da sua torcida com a vitória, e quebrar o tabu de seis anos sem vencer o Corinthians. O time de Tite, por sua vez, sofria com o novo sistema tático e viu o poder criativo ser bem abaixo do esperado.

A mudança também afetou o forte sistema defensivo do Timão, que caiu de produção. E assim, aos 22 minutos, a equipe acabou sofrendo o gol do Sport, após bola cruzada na área e cabeceio do zagueiro Matheus Ferraz. O Corinthians saiu para o intervalo com a desvantagem no placar.

Segundo tempo

A segunda etapa começou com muitas reclamações e mais cartões amarelos (foram três para os jogadores Sport e um para Rodriguinho, do Corinthians). Ao contrário do esperado, a partida dos líderes do fairplay foi rica em faltas, mas de baixo nível técnico.

Sem melhora na qualidade em campo, Tite antecipou as mudanças. A primeira foi a entrada de Danilo no lugar de Love, aos 20 minutos. Pouco depois, Malcom entrou aos 28 minutos no lugar de Rodriguinho. Aos 38 minutos, a última alteração foi a saída de Cristian para a entrada de Lincom.

As mudanças, porém, não tiveram o efeito esperado e o Timão amargou a derrota. Na parte final da partida, a equipe perdeu ainda mais espaço para o ataque do Sport, que ameaçou mais vezes o gol de Walter.

Nos final do jogo, aconteceu melhor chance do Corinthians. Cara a cara, o meia Danilo enfrentou o goleiro Danilo Fernandes, formado na base do Timão. O arqueiro defendeu bem um peixinho do camisa 20 corinthiano. No lance seguinte, o Corinthians acabou sofrendo o segundo gol e viu a desvantagem para o Sport aumentar.

Agora, para conquistar a melhor campanha, a equipe de Tite precisa garantir o empate ou a vitória Itaquera se quiser entrar para a história da competição.

A próxima partida do Corinthians, contra o Avaí, será a última da temporada. O jogo está marcado para domingo que vem, dia 6, na Arena, e será marcado por um dia de festa. A diretoria do Timão já solicitou liberação para uma grande comemoração no estacionamento do estádio corinthiano.

www.meutimao.com.br

Nov 26, 2015
admin

Final da Copa de 1958. Brasil x Suécia. Um vídeo emocionante.

O Campeonato Mundial conquistado pelo Brasil, em 1958, é um marco na história do futebol e do Brasil. Ninguém esquece aquela seleção, seus craques, suas vitórias e esta final na Suécia.

Agradeço ao conselheiro Edgard Ortiz que achou e me enviou este belo vídeo daquela final histórica.

Nov 22, 2015

Taça com goleada

 

COM RESERVAS, CORINTHIANS HUMILHA,

MALTRATA E ATROPELA O SÃO PAULO NA ARENA

Goleada histórica na Arena sacramentou a festa do títuloGoleada histórica na Arena sacramentou a festa do título | Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

 

Com o título garantido, o Corinthians recebeu o São Paulo neste domingo, na Arena. O clássico, válido pela 36ª rodada do Brasileirão, tinha clima de festa para os corinthianos que fizeram chuva de papel picado, mosaico 3D e claro, muitas provocações aos rivais.

Antes do jogo, o treinador Tite prometeu seriedade na partida – importantíssima para o adversário – e garantiu que a equipe não ia tirar o pé. Hexacampeão, o Corinthians ainda brigava por uma única coisa: a melhor campanha dos pontos corridos.

A equipe alvinegra quer superar o Cruzeiro de 2014, que fez 80 pontos na competição. Com 77 alcançados e três partidas a disputar, a liderança do ranking virou a meta corinthiana. Mesmo assim, Tite não quis expor os jogadores à riscos desnecessários.

Por isso, o Corinthians entrou em campo com uma formação diferente: dos últimos titulares, somente Felipe, Cássio e Ralf estavam na equipe. No tradicional 4-1-4-1, o Timão entrou em campo com Cássio, Fagner, Felipe, Edu Dracena e Uendel; Ralf; Danilo, Bruno Henrique, Rodriguinho, Lucca e Ángel Romero.

Porém, nem mesmo o mais otimista dos torcedores podia imaginar o que vinha por aí.

Primeiro tempo

Com um começo de primeiro tempo um pouco tímido, ainda pouco entrosado, os jogadores do Corinthians não davam sinal do show que se veria em campo, a partir dos 26 minutos da primeira etapa.

O gol veio dos pés de Bruno Henrique, após aproveitar rebote de cabeceio de Felipe. Menos de dois minutos depois, o menino Romero fez o segundo e levou a Fiel à loucura. Daí para frente, o São Paulo sentiu e a facilidade do Corinthians em campo dava mostras de que o jogo prometia ser uma festa completa.

O terceiro, do zagueiro Edu Dracena, veio aos 45 minutos e fez os são paulinos abandonarem a Arena antes mesmo do intervalo. A torcida corinthiana – que bateu recorde na Arena – fez sua parte e ajudou o juiz a apitar o fim da primeira etapa sobre os gritos de olé.

Até mesmo Dentinho, ex-jogador e torcedor assumido do Corinthians, não resistiu ao ímpeto da piada – e, pelo Twitter, fez graça com os rivais.

Segundo tempo

O Timão voltou ainda mais leve para o segundo tempo – já o São Paulo, tentou duas alterações. Apesar disso, o Corinthians continuou sobrando em campo e o quarto gol saiu aos 16 minutos, com Lucca.

De novo, poucos minutos depois, Romero aproveitou a oportunidade como titular e fez seu segundo gol. O placar chegou aos cinco gols de vantagem, mas ainda vinha mais por aí – para sacramentar o hexa, o Timão tinha que buscar o sexto gol.

O São Paulo, naquele momento, esboçou sua única reação na partida. A equipe rival marcou um gol, mas não estava pronta para o show de Romerito: o atacante sofreu o pênalti e deu a chance que o Timão precisava para fazer história.

Depois do gol sofrido, aos 25, Tite fez suas três alterações na equipe: Danilo saiu, completamente ovacionado pela Fiel, para a entrada de Lincom. Aos 28 minutos Rodriguinho deixou o campo e deu vaga para Cristian.

E claro, por esse motivo, o pênalti sofrido pelo Romero foi batido por ele. Carrasco do rival, Cristian chamou a responsabilidade e marcou o sexto. Um gol para cada título corinthiano, dos pés de reservas, titulares, nada mais justo para o Corinthians avassalador: e o melhor da história dos pontos corridos.

Depois do atropelo, faltava pouco para o juiz apitar a partida. Porém, o “campeonato manchado” ainda preparava uma surpresa pro Timão: um pênalti mal marcado podia fazer o São Paulo diminuir a diferença. A Fiel não se preocupou: embaixo das traves, para fechar com chave de ouro, o gigante Cássio defendeu o pênalti e aumentou ainda mais o tamanho dessa conquista.

Pouco depois, o juiz acabou o jogo e fechou o caixão. O Timão pode, finalmente, comemorar com a Fiel seu primeiro título na Arena! Parabéns, Corinthians!

www.meutimao.com.br

 

Nov 20, 2015

É o campeão

TIMÃO CONSAGRA O TÍTULO E CONQUISTA O HEXACAMPEONATO BRASILEIRO

 

Corinthians é hexacampeão brasileiroCorinthians é hexacampeão brasileiro | Foto: Reprodução / TV

 

 

Em São Januário, o Corinthians chegou para o jogo que poderia ser o último passo para a conquista de um título. Mas não seria fácil: muito perto do rebaixamento o Vasco quis usar todas as suas armas.

Um estádio apertado, a torcida, o clima de guerra marcado por ameaças de torcedores rivais. Em campo, também a dúvida. Até a última hora, Tite não sabia se poderia contar com três de seus titulares.

Gil, Elias e Renato Augusto, mesmo tendo servido à Seleção Brasileira menos de dois dias antes da partida, se colocaram à disposição. E assim, o treinador teve seu time quase titular em campo para o jogo decisivo.

Cássio, Arana, Gil, Felipe, Edilson e Ralf; Elias, Renato Augusto, Jadson, Malcom e Love. Foram esses os 11 nomes escolhidos. Os nomes que representariam todo o elenco no jogo onde o Corinthians poderia se consagrar hexacampeão brasileiro.

Primeiro tempo

Como era esperado, São Januário não se mostrou território fácil. O Vasco, desesperado pela vitória e pressionado pelos times da parte debaixo da tabela, veio com tudo contra o Timão. Os primeiros minutos foram tensos.

O Corinthians mais uma vez resistiu. Manteve a frieza e a consistência, acreditou na defesa. Embora não criasse mostrava a dificuldade ao adversário, seguia impassível e sem sofrer fortes ameaças.

Mas sentia o cansaço. Elias não estava em seus melhores dias. Edilson mostrava nervosismo. Felipe e Gil funcionavam mas sobrava a ansiedade em campo, que dificultava o passe de bola. Assim, os primeiros 45 minutos passaram e postergaram a decisão – que também dependia do jogo entre São Paulo e Atlético-MG.

Para se sagrar campeão com os 100% garantidos pela matemática, o Timão precisaria da vitória simples em São Januário. Ou torcer contra a vitória do Atlético no Morumbi.

Segundo tempo

Com o 0 a 0 no primeiro tempo, o Timão voltou com nervosismo controlado. Mas com o placar sem alterações nos 15 minutos iniciais, a ansiedade aumentava aos poucos. E também o cansaço.

Embora tenha voltado igual para a segunda metade, Tite preferiu tirar Renato Augusto e promover a entrada de Rodriguinho. Minutos depois, outro momento marcante: Malcom sofreu uma falta feia na entrada da área, e o zagueiro e capitão vascaíno, Rodrigo, acabou expulso com o segundo cartão amarelo.

Aos 25 minutos, com a vantagem de um homem em campo, Tite fez a segunda alteração, com Lucca no lugar de Elias. E o mais improvável aconteceu: dois minutos depois, o Vasco achou o gol com Júlio César.

Tite fez a última substituição com a entrada de Bruno Henrique no lugar do Ralf. E chegou ao empate com Love, de que contestado à artilheiro soltou o grito e o choro. E antes que o árbitro pudesse apitar o fim da partida, os corinthianos puderam gritar: É campeão.

Em São Paulo, acabava o jogo com derrota do único que podia nos tirar a vitória. Com o resultado, pudemos finalmente soltar nosso grito. É campeão, Corinthians. Corinthias, Campeão Brasileiro de 2015. Hexacampeão, contra tudo, contra todos. Solta o choro, Fiel.

 

www.meutimao.com.br

 

Nov 19, 2015

É hoje

EM BUSCA DO HEXA, CORINTHIANS ENFRENTA O

VASCO NO RIO DE JANEIRO

 

Corinthians enfrenta o Vasco e só precisa de uma vitória para ser campeãoCorinthians enfrenta o Vasco e só precisa de uma vitória para ser campeão | Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

 

O Corinthians pode terminar a noite desta quinta-feira como campeão brasileiro. Para isso só precisa de uma vitória simples em cima do Vasco, adversário da partida de logo mais, às 22h, em São Januário.

Como poucas vezes aconteceu na temporada, o técnico Tite ainda não tem a equipe titular definida. Uma reunião entre a diretoria, a comissão técnica e os três jogadores que foram titulares com a Seleção Brasileira vai definir o time.

Uma coisa é certa: a dupla de laterais será Edílson e Arana, mesmo que Fagner e Uendel já estejam recuperados. Outra certeza é a presença do goleiro Cássio. Ele também esteve na Seleção Brasileira, mas não atuou contra o Peru.

Com isso, o Corinthians, cheio de dúvidas, que pode iniciar a partida desta quinta-feira, é: Cássio, Edílson, Edu Dracena (Gil), Felipe e Guilherme Arana; Ralf; Jadson, Bruno Henrique (Elias), Rodriguinho (Renato Augusto) e Malcom; Vagner Love.

Do outro lado, o Vasco que também teve indecisões durante a semana, está definido. O técnico Jorginho vai poder contar com Nenê, que se recuperou de dores na coxa esquerda, e com o atacante Rafael Silva, que teve o julgamento adiado e está confirmado para o jogo.

Com isso, o Vasco que entra em campo em São Januário é: Martin Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Diguinho, Serginho, Andrezinho e Nenê; Rafael Silva e Riascos.

Se o Corinthians pode ser campeão com apenas três pontos conquistados, sem depender de ninguém, o Vasco precisa da vitória para se manter vivo na briga pelo rebaixamento. O time carioca está na 19ª colocação, com 33 pontos.

Corinthians e Vasco se enfrentam nesta quinta-feira, às 22h, em São Januário. A partida será válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro e será transmitida para quase todo o Brasil.

www.meutimao.com.br

Nov 12, 2015

Querem meter a mão na grana do Corinthians

Voltou -e voltou com muita força- a campanha para rediscutir a distribuição do dinheiro da TV entre os clubes da primeira divisão do campeonato brasileiro.

A campanha atual tem o velho mote: “precisamos fazer uma distribuição mais ‘justa’ e equitativa do dinheiro dos jogos”.

Alegam os nossos adversários que, pelos atuais critérios, Corinthians e Flamengo recebem muito da TV. Muito mais que os outros. Para eles, essa forma terminará por aumentar a diferença entre os dois maiores clubes dos demais.

A atual fórmula respeita o mercado publicitário. Isto é, quem vem com grande público de audiência  ganha mais. Quem dá audiência média ou pequena ganham menos.

Essa fórmula é claramente a mais justa. Dá a cada agremiação de acordo com seu tamanho. Quem define são os anunciantes e toda turma do mercado publicitário.

O que querem os nossos adversários é um sistema em que os dois grandes ganhem igual a clubes médios (SPFC, Palestra, Vasco, Flu etc), embora a TV tenha que transmitir mais de Corinthians e Flamengo para atrair audiência.

Esse sistema igualitário é injusto e nada ajuda ao futebol. E o caso visto adotado com o Campeonato Paulista, onde Corinthians, SPFC, Palestra e Santos “fingem” que são iguais e recebem o mesmo dinheiro. No Brasileirão não é assim. O mercado publicitário ditou as propostas da Globo e Corinthians e Flamengo estão bem distantes do “médios”.

Para justificar, eles dizem que o Campeonato Brasileiro pode tornar-se uma espécie de campeonato espanhol, no qual só duas equipes disputam.

Curioso isso. Todos elogiam o Campeonato espanhol pelos grandes atletas e grandes jogos, mas querem mudar a fórmula de pagamento dos clubes.

Não devemos cair nessa lorotas de coirmãos. Cada um com seu tamanho.

O Corinthians não nasceu grande. Lutou, enfrentou todas as dificuldades e tornou-se grande por seus méritos. Nesses mais de cem anos de história, o clube foi acumulando seu maior patrimônio: sua torcida.

Os médios e pequenos que façam o mesmo.

Nós não podemos renunciar o tamanho que temos.

Agora, com o aumento da TV paga, a diferença aumentará. E precisamos cobrar a venda de pacotes por times. Isso dará a clara diferença dos clubes.

Cada um de acordo sua força. É o mercado, no fim das contas, que acaba escolhendo quem é grande, médio ou pequeno.

Nov 7, 2015

O título está chegando. E com vitórias

CORINTHIANS  VENCE O CORITIBA

 

Lucca desempatou o placar do Timão contra o CoritibaLucca desempatou o placar do Timão contra o Coritiba | Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

 

Vivendo a possibilidade de garantir o título brasileiro de maneira antecipada, o Corinthians recebeu o Coritiba na Arena, na noite deste sábado, em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A novidade na escalação do Corinthians foi a volta do volante Elias, que cumpriu uma partida de suspensão após receber seu terceiro cartão amarelo no jogo contra o Flamengo.

Com o estádio alvinegro lotado – quebrando seu recorde, com 43.688 torcedores presentes -, o Timão, líder do torneio, agora com 76 pontos, venceu um time que luta contra o rebaixamento, na 18ª posição, com 34 pontos.

Esta foi a 51ª partida da Arena Corinthians, e Jadson foi responsável pelo 100º gol alvinegro dentro da casa corinthiana.

Primeiro tempo

A primeira boa chegada da partida foi do Coritiba, aos seis minutos, com jogada de Henrique, que desviou a bola para Negueba cabecear, por cima do gol de Cássio. Na sequência, o Corinthians tentava sair para o ataque com mais velocidade.

Pouco depois, porém, o Timão criou sua primeira chance. Renato Augusto cruzou na grande área, a bola foi desviada e Jadson dominou e chutou, mas parou na defesa de Wilson. No rebote, a bola ainda acertou a trave adversária.

Ainda assim, o Corinthians continuou na vantagem. Aos 14 minutos, Edílson foi derrubado na grande área e o árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva marcou pênalti. Escolhido para a cobrança, Jadson bateu rasteiro, abrindo o placar da partida e entrando para a história da Arena Corinthians, como o autor do 100º gol da casa alvinegra.

Aos 35 minutos, Guilherme Arana roubou a bola no meio de campo e lançou para Elias, que perdeu a chance de aumentar a vantagem corinthiana na Arena, batendo na saída de Wilson, que fez boa defesa.

Disputado de maneira intensa, o Corinthians manteve seu padrão durante todo o primeiro tempo, mas, principalmente no início do embate, o Coritiba se mantinha ligado ao jogo, aproveitando-se de alguns erros corinthianos para criar oportunidades.

Segundo tempo

Com a vantagem de um gol no placar, o Corinthians voltou ao campo para o segundo tempo sem alterações. Já o Coritiba apresentou uma mudança: Juan saiu para a entrada de Thiago Lopes.

Logo no segundo minuto, Negueba recebeu de Carlinhos, de pé direito. A bola passou por toda a área alvinegra, e o atacante do Coritiba chegou nas costas de Guilherme Arana para empatar o jogo. Nesse início de segundo tempo, o Corinthians não conseguia atacar e a primeira chance desta etapa surgiu somente aos nove minutos, quando Elias deixou Malcom na cara do gol, mas Wilson não permitiu que a bola entrasse. Apesar de o Timão continuar atacando, as jogadas continuavam parando na marcação.

A primeira mudança corinthiana aconteceu aos 19 minutos, com a saída de Malcom para a entrada de Lucca. Pouco depois, aos 28, Vagner Love deu seu lugar ao experiente Danilo, que ficava mais centralizado no ataque alvinegro. A última mudança foi entre Renato Augusto e Rodriguinho.

Aos 42 minutos, Danilo desviou a bola e Lucca completou a jogada, virando o placar para 2 a 1 para o Timão, concretizando a possibilidade de tornar-se campeão de forma antecipada – caso o Atlético-MG perca ou empate com o Figueirense neste domingo.

Enquanto o Coritiba terminou a partida com quatro jogadores amarelados – Kleber, Leandro Silva, Rafael Marques e Carlinhos -, o Corinthians permaneceu sem advertências. O próximo compromisso do Timão acontece somente no dia 19, contra o Vasco – a grande pausa é em decorrência da disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 pela Seleção Brasileira.

 

www.meutimao.com.br

Nov 4, 2015

Tite é o craque do ano. Ou da década.

Estou certo de que os jogadores do Corinthians não ficarão chateados se eu afirmar que o técnico Tite é a nossa maior figura e o grande responsável pelo êxito do time neste campeonato brasileiro.

Que Tite é um técnico sério, todos já sabem. Não vive enrolado em “esquemas”, tão comuns no futebol.

Que Tite é trabalhador e dedicado também não é surpresa para ninguém. Quando em 2004, na sua primeira passagem pelo Corinthians, ele acertou (melhor diria que apalavrou o contrato) num almoço. Meia hora depois estava treinando a equipe que vivia um momento ruim.

Que Tite é estudioso e preocupado com a modernização de nosso futebol, qualquer comentarista (mesmo dos mais críticos) notam.

Que Tite não fica intimidado com a mídia (requisito essencial para ser técnico do Timão) torcedores e jornalistas também podem observar.

Mas nas atual campanha tivemos ainda fatos mais interessantes.

Além unir o grupo, o técnico Tite é um “recuperador” de jogadores que poucas vezes vimos por aí. Basta ver os principais nomes de nosso elenco que encontramos jogadores que -em outros clubes e temporadas- pouco ou nada produziram.

Só para citar três (poderia citar outros mais); Wagner Love, Renato Augusto e Jadson estão jogando o que nunca jogaram. Alguns tiveram períodos de duras críticas (por vezes até merecida), mas conseguiram virar o jogo e ser peças importantes nesta jornada.

Tite é o craque que recolocou outros craques no jogo.

Tite é o mais vitorioso técnico da história do Corinthians. Creio -não me critiquem por isso- que supera até a lenda Oswaldo Brandão, de tantas glórias no Timão.

Mas além de grande técnico, Tite tem especial paixão pelo Corinthians. Suas conversas -públicas ou privadas- constituem-se em declarações de amor pelo Corinthians.

Isso, talvez, mostre a força motivadora do Corinthians e sua torcida. Carlos Alberto Parreira também deixou o Corinthians, mas nunca afastou o Timão do coração. Isso não é comum no futebol e em outros clubes. Veja o Muricy Ramalho, que também tanto venceu no tricolor. Sem querer provocar nesta hora de festa, cada declaração de Muricy -pública ou privada- tem outro rumo.

Para nós, corinthianos de alma e carne, ter o técnico Tite como o grande nome dos treinadores que venceram no Timão é motivo de orgulho eterno.

É nosso grande craque. Do ano e da década.

Nov 1, 2015

Goleada em BH. Título está ai

CORINTHIANS CALA INDEPENDÊNCIA COM

GOLEADA E FICA MUITO PERTO DO TÍTULO

Em grande jogo, Malcom abriu o placar para o TimãoEm grande jogo, Malcom abriu o placar para o Timão

Líder com oito pontos de vantagem na tabela, o Corinthians foi à Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG, segundo colocado na competição. Apesar da tranquilidade corinthiana, que ainda tenta manter os pés no chão na busca pelo título, a imprensa, jogadores e torcedores do rival maximizaram “clima de guerra” na partida.

De cusparadas no técnico Tite à foguetório durante toda a madrugada ao lado do hotel corinthiano, o Atlético-MG fez tudo para ganhar fora do campo a partida. Já no Independência,problemas com ingressos, PM do lado de fora e o gramado molhado – alvo das reclamações de Levir Culpi na Arena – foram as armas do time mineiro.

Além disso, o Timão ainda teve que lidar com a suspensão de Elias – após um injusto cartão amarelo por reclamar da não marcação de pênalti claro na partida anterior – e com a escolha de Heber Roberto Lopes. Com histórico de erros a favor do Atlético e sem apitar uma vitória do Corinthianshá cinco anos, a escolha do juiz foi no mínimo polêmica – especialmente após um suposto almoço do juiz, no meio da semana, em restaurante do treinador atleticano em Curitiba.

Sem Elias, Tite optou por colocar Rodriguinho em campo, mantendo o já tradicional 4-1-4-1 do Timão. Além do volante, os laterais titulares não se recuperaram ainda, e assim, o Corinthians foi a campo com Cássio, Edilson, Felipe, Gil, Arana, Ralf, Rodriguinho, Jadson, Renato Augusto, Malcom e Love.

Primeiro tempo

A partida começou num ritmo insano no Independência. O jogo que poderia definir o título corinthiano e foi tratado como a “última chance” pelo Atlético-MG. E em campo, as duas equipes deram o tom da importância do confronto.

Na primeira metade da etapa, o Corinthians foi melhor. Malcom fez grande jogo, e mostrou habilidade sobre a pressão da torcida atleticana. Na metade final, porém, o Atlético cresceu e criou perigo para o Timão, que contou com a solidez da defesa e o trabalho impecável de Cássio.

Durante os 45 minutos, ambas as equipes buscaram o gol, mantendo o primeiro tempo equilibrado. Ao Corinthians, faltou especialmente a finalização – embora tenha chegado com frequência ao ataque, o Timão só chutou quatro vezes para o gol de Victor (contra oito chutes pelo lado do Atlético).

Apesar disso, o Atlético jogou e terminou melhor a primeira etapa, mesmo que o placar tenha ficado em 0 a 0 até o horário em que as equipes se dirigiram aos vestiários. O Timão, que se comprometeu em manter a organização precisaria voltar com mais ímpeto para o segundo tempo.

Segundo tempo

Com o empate sem gols, as duas equipes voltaram para o segundo tempo com o mesmo futebol. O jogo continuou aberto, porém, pouco a pouco o Timão foi conseguindo achar mais espaço, jogando no contra ataque.

Apostando na força da defesa, o Corinthians deixou o Atlético avançar para abrir espaço nas jogadas de velocidade. E a estratégia funcionou – com pouco mais de 20 minutos da segunda etapa, Felipe apareceu como elemento surpresa para iniciar jogada pela lateral esquerda.

A jogada terminou com lançamento de Jadson, que encontrou Malcom livre na área para cabecear e marcar o gol do Corinthians. A vantagem no placar deixou o Timão ainda mais solto e demorou cerca de 10 minutos para ampliar o placar, desta vez com Vagner Love em jogada individual.

Após os 34 minutos, Tite fez a primeira substituição. Com a vantagem no placar, Rodriguinho deixou o campo para a entrada de Cristian. Mesmo assim, o Timão não recuou e quase marcou o terceiro em ótimo lance de Guilherme Arana.

A segunda mexida veio aos 37 minutos, na entrada de Lucca no lugar de Malcom, sob gritos de “olé” da torcida corinthiana, no Horto completamente calado. Mas ainda não tinha acabado: o recém contratado Lucca, de voleio, marcou o terceiro e selou a derrota atleticana. A última mudança (para alegria da Cyntia), foi a entrada de Romero no lugar de Love, aos 41 minutos.

Com o resultado, o Corinthians segue líder do Brasileirão, e incontestável abre 11 pontos de diferença para o Atlético, com apenas mais 15 pontos em disputa. Isso significa que, caso o Timão vença o próximo jogo, poderá ser campeão se o Atlético-MG não vencer na rodada.

A próxima partida, contra o Coritiba, acontece na Arena Corinthians no próximo sábado e já tem todos os ingressos esgotados.

 

www.meutimao.com.br