Browsing articles from "January, 2014"
Jan 31, 2014

Porque estamos nessa.

@bloguedotimao Esse Diego Macedo foi escorraçado daqui do Ceará, não acreditei quando o Corinthians o contratou… Põe na conta do Edu.—
Morgana Costa (@MorganaMC) January 30, 2014

Bastava o Edu visitar a Wikipédia:

Carreira[editar | editar código-fonte]

Diego Macedo atuou em times do Distrito Federal e do interior de São Paulo, aonde se destacou jogando pelo Bragantino, despertando o interesse de Atlético Mineiro e Cruzeiro.1

No dia 14 de maio de 2010, o Atlético Mineiro anunciou oficialmente a contratação do jogador, por indicação do técnico Vanderlei Luxemburgo.2 No Galo, o jogador não conseguiu demonstrar boas atuações, e no começo de 2011 foi anunciado que Diego Macedo não estava nos planos do time para a temporada, e que seria emprestado.3

No dia 25 de março de 2011, o jogador rescindiu oficialmente seu contrato com o Atlético Mineiro, e acertou com o Ceará.

No dia 12 de julho de 2011 foi dispensado do Ceará por indisciplina e e acertou com o Bragantino.

No dia 30 de novembro de 2011, foi anunciado pelo Linense, para disputar o Paulistão de 2012.

Em março, foi dispensado denovo, por indisciplinas. Em junho de 2012, acertou com o Guaratinguetá.

Sem jogar nenhum jogo pelo Guará, ele voltou novamente ao Bragantino.

Já em 24 de setembro de 2013, foi divulgado que o jogador acertara com o Corinthians.4

——————————————————————————————

Como um time grande contrata um jogador com essa página do WIKIPÉDIA??!

www.bloguedotimao.wordpress.com

Jan 30, 2014

Péssima quarta.

Santos faz 5, o que rival não sofria há 6 anos

PAULISTA Corinthians não tomava cinco gols desde agosto de 2007; vencedor completou quarto jogo sem derrota

Com direito a gritos de olé, timinho e outras provocações, o Santos impôs a maior goleada ao Corinthians de Mano Menezes, considerando a primeira passagem do técnico entre 2008 e 2010.

O time santista venceu por 5 a 1, ontem, na Vila Belmiro, no primeiro clássico do ano.

E o placar poderia ter sido mais amplo para o time do litoral, dado o domínio sobre o rival da capital paulista, especialmente na etapa final.

O Santos fez 2 a 0 no primeiro tempo, com Arouca e Gabriel. Ampliou na etapa final com dois de Thiago Ribeiro e outro Bruno Peres.

Todos os gols da equipe tiveram como semelhança jogadas rápidas de contra-ataque pelas pontas do campo.

O volante Guilherme fez o gol de honra do Corinthians, em chute de fora da área, ainda no primeiro tempo, quando o duelo foi um pouco mais equilibrado entre os times.

O time paulistano até teve mais posse de bola, mas finalizou muito pouco e ofereceu espaços nos contra-ataques.

A última vez que o Corinthians sofreu uma goleada assim foi em de agosto de 2007 –5 a 2 para o Atlético-MG–, quando era treinado por José Augusto. Em setembro do ano passado, o time perdeu por 4 a 0 para a Portuguesa, ainda sob o comando de Tite.

Ontem, o Santos completou o quarto jogo sem derrota em 2014. Com isso, lidera o Grupo C com dez pontos e viu, mesmo que momentaneamente, a crise referente a venda de Neymar ser esquecida –o assunto foi ignorado no estádio durante o jogo.

“Esse placar deixa a gente prazeroso. Espero que seja o primeiro degrau que vamos subir na temporada”, avaliou o atacante Thiago Ribeiro.

“O lado bom do Santos é apostar na molecada da base e isso vem dando resultado. Jogando assim, vamos fazer muitos gols e envolver os rivais”, completou o jogador.

Já o Corinthians perdeu a segunda partida consecutiva, ouviu seus torcedores vaiarem Pato –que entrou no final do jogo– e é o segundo do Grupo B, com seis pontos.

“Vamos avaliar o que aconteceu, treinar e cada responsável pelo Corinthians vai assumir. Não é normal. Mas sentimos os gols”, tentou justificar Emerson no gramado.

O time terá até domingo para colocar ordem na casa. Neste dia irá enfrentar a Ponte Preta, em Campinas.

Jan 29, 2014

Um artigo nota 10 sobre Parreira. Por Antero Greco.

Antero Greco

O berro do Parreira

Antero Greco – O Estado de S.Paulo

Pessoal, 2014 promete fortes emoções ligadas ao esporte. Nem arrancamos o mês de janeiro da folhinha e se acumulam burburinhos: o caso Lusa, atrasos em estádios, a transferência de Neymar, os protestos contra a Copa. O barulho de começo de semana fica para Carlos Alberto Parreira. O treinador campeão do mundo em 1994 e hoje assessor de Felipão meteu a boca no megafone ao descer a lenha na preparação para a Copa de logo mais. Em entrevista à rádio CBN, foi taxativo ao afirmar que perdemos excelente oportunidade de mostrarmos um Brasil com cara diferente e em condições de dar conforto ao povo.

Parreira lamentou o descaso com que o governo tratou das obras de infraestrutura para o evento, embora o país tenha sido confirmado como sede em 2007; portanto, com tempo suficiente para executar as obras. Também gastou ironia ao lembrar que, de fato, teremos alguns serviços melhorados, mas em 2018, 2020… “Queríamos isso para agora, para mudarmos a visão que os estrangeiros têm do Brasil.”

Nada do que Parreira disse é novidade. Setores da imprensa com senso crítico apurado e sem pendores oficialistas (chapa-branca, no popular) há muito alertam para o perigo de trabalhos executados sem transparência e sem competência. O panorama atual não surpreende os que não embarcaram no mundo cor de rosa prometido por governantes e pelos organizadores da Copa. O sinal de que havia muita conversa fiada explodiu tão logo o ex da CBF garantiu que a competição seria feita totalmente com dinheiro privado. Desnecessárias explicações adicionais.

O que chamou a atenção foi o berro ter partido de alguém ligado à CBF, com trânsito livre na Fifa e experiente o suficiente para saber no vespeiro em que mexeu. Parreira não é um rapazinho empolgado com notoriedade súbita e que sai por aí a despejar o que lhe vem na veneta. Portanto, não fala à toa.

A bronca pública de personagem experiente no mundo da bola levantou várias interpretações, reação comum em casos semelhantes. Teria Parreira externado o que a Fifa desejava ouvir? (Blatter e Valcke cutucam o Brasil a todo momento.) Ajudou a oposição à presidente Dilma, ainda mais em ano eleitoral? Reforçou os argumentos de quem sai às ruas para protestar contra o Mundial? Ou apenas exerceu o direito ao uso do livre-arbítrio diante de situação que considera constrangedora?

Fico com a última alternativa, à falta de provas em contrário e com o risco de ter atitude ingênua. Dois aspectos, porém, me parecem irrefutáveis: 1 – a CBF provavelmente não gostou do desabafo do ilustre colaborador. José Maria Marin foge a todo custo de confrontos com o Planalto. Mas não deve fazer nada, diante do peso do nome do técnico; 2 – Parreira não mentiu.

Em tempo: difícil imaginar que não haverá novas passeatas de quem esteja descontente com os custos do Mundial. Temos liberdade para tanto. Perigoso e inútil o lema “Não vai ter Copa”. Trata-se de hipótese inviável e que feriria nossa autoestima. E é prato cheio para grupos radicais, que se aproveitam das multidões apenas para espalhar medo.

www.estadão.

 

Jan 28, 2014

Vamos reagir

Corinthians vai com força máxima à Vila Belmiro para clássico com Santos

Mano Menezes contará com o time completo e pode ter novidades nas duas laterais

Vítor Marques – O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO – Mano Menezes contará com o time completo para o clássico com o Santosnesta quarta-feira na Vila. O treinador do Corinthians pode ter novidades nas duas laterais. Além disso, pretende reconduzir à equipe jogadores que foram reservas na derrota para o São Bernardo.

 

Expectativa é que Fagner faça sua estreia no Corinthians - Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians
Expectativa é que Fagner faça sua estreia no Corinthians

 

O lateral-esquerdo Uendel se recuperou de uma pancada na coxa direita e treinou com bola. Na direita, a expectativa é que Fagner faça sua estreia. Danilo, Guerrero e Romarinho, que foram reservas na derrota para o São Bernardo (1 a 0), devem voltar ao time. No primeiro clássico do ano, Mano quer escalar a equipe que ele considera até agora a melhor.

Contra o São Bernardo, Mano quis dar uma chance a jogadores como Emerson, Alexandre Pato e Ibson. Nenhum deles foi bem. O único jogador que ainda não tem condição de atuar é o meia Renato Augusto, que faz trabalho especial de pré-temporada. Não há previsão para que ele estreie.

Quatro garotos que se destacaram na Copinha subiram para o profissional: o zagueiro Pedro Henrique, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o volante Fabiano e o meia Zé Paulo.

www.estadao.com.br

Jan 27, 2014

A batalha na FIFA

Diante dos protestos, Fifa não pode ser imperialista e autoritária

Candidato à presidência da entidade, ex-diplomata no Brasil diz que críticas no país não são só contra a Copa, mas por menos corrupção

LEANDRO COLONDE LONDRES

Primeiro candidato à eleição de 2015 para presidente da Fifa, o francês Jérôme Champagne, 55, diz que a entidade precisa evitar a imagem de “imperialista e autoritária” em países como o Brasil.

Ele afirma que o atual modelo do Comitê Executivo da Fifa criou um “toma lá, dá cá” com os continentes. “Às vezes não é ético, não é moral”, disse em entrevista à Folha, após lançar a candidatura em Londres na semana passada para uma das eleições mais importantes da entidade após escândalos de corrupção.

Sobre os protestos no Brasil contra a Copa e a Fifa, Champagne respondeu: “A Fifa tem que analisar o que se passa para não ser vista como imperialista e autoritária.”

Secretário-adjunto e diretor internacional da Fifa entre 1999 e 2010, Champagne era braço-direito do presidente Joseph Blatter, a quem elogia. Ele defende mudanças do Comitê Executivo e mais transparência nas transações milionárias de jogadores.

Diplomata no Brasil entre 1995 e 1997, Champagne tem Pelé como seu principal cabo eleitoral: “É o rei do futebol, isso é incrível para mim”. Ele afirmou que saiu da Fifa por, entre outras coisas, ter sido “excluído” da Copa no Brasil.

Folha – O senhor fez parte da gestão Blatter por 11 anos. Como convencer de que é novidade? Sua candidatura não é mais do mesmo?
Jérôme Champagne – Pode investigar meu passado: fui diplomata de carreira, dois anos no Brasil, trabalhei na Fifa, no comitê da Copa de 98 e quatro anos como consultor. Paguei meus impostos na Suíça e nunca recebi mais do que meu salário.
Durante 11 anos, vi como funciona. Não sou arrogante de achar que sei tudo, mas acho que estou em posição para defender o que defendia lá dentro.

Por que decidiu ser candidato?
A eleição de 2015 definirá que tipo de futebol queremos no século 21. Vemos hoje uma elitização, um número cada vez menor de ligas, clubes, jogadores. Hoje, há mais dinheiro na América Sul e na África do que 20 anos atrás, mas continua uma diferença enorme em relação à Europa.
Há também desigualdade no futebol europeu. Na Liga dos Campeões, há um número cada vez menor de quem pode ganhar. Se quero aprofundar esse debate, tenho que ser candidato.

O senhor foi braço-direito de Blatter, atual presidente. Isso não prejudica a imagem e o discurso de mudança?
Não sei, não sou quem decide se machuca ou não minha imagem. Não tenho vergonha do que fiz ao lado dele. Conheço o senhor Blatter. Não é corrupto, é um homem honesto.

Por que o senhor saiu da Fifa?
Tive um conflito com o presidente da Confederação Asiática, que queria modificar o estatuto em duas federações para permitir que amigos ganhassem. Ele pediu minha cabeça. E também apoiei Blatter na tese de que a Fifa tem um papel regulador sobre o futebol europeu.

Dizem que o senhor saiu também por causa do atual secretário-geral, Jérôme Valcke.
Não vou comentar muito sobre ele. Mas posso dizer, sem sentimento de revanche, que, quando a Fifa decidiu dar a Copa ao Brasil, em 2007, fiquei contente porque tive o privilégio de morar dois anos no país. Sou apaixonado pelo Brasil, meu filho nasceu em Brasília. Poderia ter esse conhecimento aproveitado, mas ninguém quis. Entendi que não era interesse de algumas pessoas. Fui excluído.

Como vê a imagem negativa da Fifa, ainda mais no Brasil?
Isso dói muito. É uma organização honesta, que cometeu erros, mas tem trabalhadores dedicados e honestos. A Fifa é criticada por comportamentos de quem não está lá dentro. Pessoas se demitiram da Fifa por acusações, mas essas pessoas não eram da Fifa, como o Ricardo Teixeira, que estava lá por ser presidente da CBF.
No caso do escândalo da ISL (empresa de marketing), temos de conhecer a história. Até cinco, seis anos, em países como Suíça e Alemanha, uma empresa dar uma comissão era legal, mas há coisas que são legais e não éticas.

No caso da ISL, ficou provado que, além de Teixeira, o ex-presidente da Fifa João Havelange recebeu comissão. O senhor o considera corrupto?
Não sei todos os detalhes. Eu cheguei à Fifa em 1999. Eu não sabia do caso ISL, que faliu em 2001. Tenho respeito pelo que fez o presidente Havelange, ao derrotar o dirigente inglês (Stanley Rous) na disputa em 74, adotar uma visão não racista do futebol, universalizá-lo. Ele lançou os programas de desenvolvimento, expulsou a federação da África do Sul por causa do apartheid em 76. Apesar das críticas, temos que render homenagem ao que ele fez.

Qual o principal problema para quem dirige a Fifa?
O de governança. É preciso mudar a composição do Comitê Executivo (indicado pelas confederações). O presidente não pode montar um governo para implementar seu programa e ainda tem trabalhar com o adversário lá dentro. A consequência é o “toma lá, dá cá”, o presidente tem que fazer compromissos.

Poderia dar um exemplo de ‘toma lá, dá cá’?
Os programas de desenvolvimento da Fifa (que concedem desde consultoria técnica até equipamentos esportivos e assistência financeira): quando alguém pede, temos que dar. Todos fazem isso. Não é ilegal; às vezes não é ético, não é moral. A África conta com 54 federações, mesmo número da Europa, e tem quatro cadeiras no comitê, contra oito da Europa. Há um direito divino da Europa?

O senhor vê erros na organização da Copa no Brasil?
Fui do comitê da Copa de 98, na França. Tivemos erros. Um ano antes estávamos atrasados, e no fim foi fantástica. No Brasil, a coordenação talvez pudesse ter começado um pouco antes. Agora tem de fazer com que essa Copa seja um sucesso. O Brasil merece.

Qual sua opinião sobre os protestos contra a Copa no Brasil e o “padrão Fifa”? Escolher 12 sedes não foi um exagero?
A Copa deve ser realizada com no mínimo oito estádios ou, com segurança, nove. A decisão pertence a quem a tomou. Entendo as pessoas que criticam. Os protestos não são só contra a Copa, mas contra a impunidade, um sentimento por menos corrupção, como a história do mensalão.
Sobre o “padrão Fifa”, isso mostra que a entidade tem um padrão de qualidade, é bom. Mas a Fifa tem que analisar o que se passa no Brasil para não ser vista como imperialista e autoritária.

Temos na Espanha o caso Neymar. Como o senhor vê essas transações milionárias?
Esses grandes clubes são locomotivas, atraindo torcida, imagem. Não tenho problema com transferência milionária, mas que seja transparente.
O Paris Saint-Germain tinha um dos melhores centros de formação. E o Marquinhos (zagueiro brasileiro) foi comprado por € 35 milhões, mas o clube tinha outros franceses na mesma posição. Nada contra o Marquinhos. O problema é que esses clubes têm tanto dinheiro que não têm preocupação em formar.

O senhor mexeria em regras do futebol como presidente?
Temos que proteger os árbitros, que fazem um trabalho duríssimo. Incomoda -me ver jogadores gritando na cara deles. Proponho que importemos boas experiências, como no rúgbi, onde só o capitão pode falar com o árbitro.
Há também o cartão laranja, aplicado antes da expulsão, em que o jogador passaria dois, três minutos fora. E tem a tecnologia. Agora, vamos ao estádio com smartphones. Vemos tudo o que acontece, menos o árbitro. Se não queremos que a tecnologia domine o futebol, temos que dominar a tecnologia.

www.folha.com

Jan 26, 2014

Um sábado ruim

 

Timão leva gol-relâmpago e perde a segunda no mesmo dia no Pacaembu

 

William Correia
São Paulo (SP)

O dia em que a cidade de São Paulo festejou seu 460º aniversário foi para ser esquecido pelos corintianos. Muitos dos quase 13 mil pagantes no Pacaembu neste sábado acordaram cedo para ver o time ser derrotado, de manhã, para o Santos, a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesta noite, os comandados de Mano Menezes completaram o frustrante feriado perdendo por 1 a 0 para o São Bernardo.

O clube do ABC manteve seus 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista marcando gol logo aos dois minutos de jogo, com Erick Flores. Até o apito final, o que se viu foi o Timão, que iniciou a partida cheio de volantes, sofrendo com a falta de inspiração dos escalados por seu técnico e torcedores vaiando, cansados pelas, mais uma vez, inúteis apostas em Ibson e Alexandro Pato.

No jogo de sua volta ao Pacaembu sob o comando corintiano – não ficava à frente do time no estádio desde 2010 –, Mano foi tentando corrigir seu rigor defensivo e as escalações de Ibson e Pato ao longo do segundo tempo, mas o momento de maior perigo, curiosamente, foi com o próprio Pato, que acertou a trave em seu único chute, aos 14 minutos da etapa final.

Com seis pontos em três rodadas, o Timão divide a liderança do grupo B do Paulistão com o Botafogo, mas atrás nos critérios de desempate. A equipe volta a campo no clássico contra o Santos, às 22 horas (de Brasília) de quarta-feira, na Vila Belmiro. O São Caetano, líder do grupo C e dono de uma das melhores campanhas do torneio até agora, recebe o Audax às 19h30 de terça-feira.

Arte GE.Net

O jogo – Mano Menezes não se envergonhou de encher o time de volantes, improvisando Jocinei na lateral esquerda, já que Uendel e Fábio Santos estão machucados, e testando o trio Ralf, Guilherme e Ibson. Não demorou para ficar comprovado que Rodriguinho pouco tinha chance de ajudar Emerson Sheik e Alexandre Pato no ataque.

Com pouco mais de um minuto, Erick Flores driblou a maioria dos volantes escalados e expôs as falhas de posicionamento do Corinthians. Aos dois minutos, o erro alvinegro foi fatal. O mesmo Erick Flores apareceu nas costas de Diego Macedo e não foi atrapalhado por Paulo André para receber de Bady e abrir o placar batendo na saída do goleiro Walter.

Dois minutos depois, Jocinei cobrou falta com força e parou em excelente defesa de Wilson, cantado como “melhor goleiro do Brasil” pela torcida do São Bernardo, que fazia barulho no Pacaembu. Mas que pouco pôde mostrar sua qualidade no primeiro tempo. A bola parada foi uma rara chance corintiana.

Rodriguinho, Pato e Sheik estavam completamente isolados. Diego Macedo não se arriscou mais na frente, Jocinei não ia além da intermediária e os três volantes raramente conseguiam acertar passes. O esforço de Ibson, que se mexia por todo o campo, era em vão porque o camisa 18 justificava todas as vaias que recebia errando quase tudo que tentava.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Erick Flores precisou de dois minutos para fazer o que Emerson Sheik e Alexandre Pato não conseguiram em 90: gol

Diferentemente de Pato, completamente à vontade se escondendo atrás de seus marcadores, Emerson Sheik ficou por dez minutos percorrendo todo o campo na tentativa de ter a bola nos pés. Quando conseguia, mostrava não estar na mesma fase de dois anos atrás, errando dribles e finalizações, apesar dos aplausos por seu esforço.

Os setores do time de Mano Menezes só se reaproximaram depois dos 20 minutos, quando o São Bernardo deixou sua equipe inteira atrás do meio-campo. Mais por precaução. O Corinthians tinha uma posse de bola inútil, assustando apenas em bate-rebate após cobrança de escanteio e em um chute prensado de Rodriguinho.

O São Bernardo, por sua vez, levou mais perigo quando achou espaço para contra-atacar. Erick Flores fazia o que queria quando tinha Diego Macedo pela frente e Edson colocou a bola entre as pernas de Guilherme e driblou quem o enfrentasse na grande área até cair pedindo pênalti, sem a concordância da arbitragem. Os visitantes, contudo, mostravam mais poder.

Do péssimo primeiro tempo corintiano, quem mais sofreu foi Ibson. Embora Guilherme tenha errado em uma saída de bola tentando passar a bola entre as pernas de um rival, o esforçado Ibson cansou de entregar a posse ao adversário e foi intensamente xingado. A torcida fez festa quando foi anunciada a saída do camisa 18 para colocar Danilo.

Além de poupar Ibson e o torcedor corintiano de continuar vendo o meio-campista, taticamente, Mano tentava dar mais qualidade à posse de bola e aproximar seus setores. A entrada de Danilo, somada à vontade maior dos atletas, aumentou a movimentação ofensiva da equipe alvinegra.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

A torcida fez festa com a entrada de Guerrero, mas o peruano falhou na tentativa de colocar a bola nas redes

A primeira consequência foram faltas e cartões amarelos para o São Bernardo, mas nenhum susto para o goleiro Wilson. A realidade poderia mudar caso Pato se mexesse, o que não acontecia. A torcida vibrou quando Mano chamou Paolo Guerrero, talvez na esperança, também, de não ver mais o caro reforço vindo do Milan em campo. O técnico, porém, preferiu tirar Rodriguinho.

Aos 14, um minuto após a entrada de Guerrero, Alexandre Pato aproveitou furada da zaga para dar seu primeiro chute depois de mais de uma de jogo, acertando a trave. Um raro lance de eficiência do camisa 7, ainda demonstrando suas características corridas curtas que o tornam diferente de qualquer espectador, mas não um atleta que custou mais de R$ 40 milhões.

Do outro lado, o Bernô não ampliou aos 21 minutos porque Walter fez boa defesa em arremate de Marino. Na tentativa de somar algum ponto, Mano desistiu de Pato, mais um vaiado e trocado por Romarinho aos 31. Mais uma troca ineficiente diante de um adversário que passou até a trocar passes na frente. Bastou um gol aos dois minutos de jogo para o São Bernardo se aproveitar da falta de inspiração corintiana.

www.gazetaesportiva.net

Jan 25, 2014

Esta Sampa que amamos

 

Hoje São Paulo completa 460 anos de vida bem vivida. É uma cidade peculiar. Desde que o Padre Anchieta, por aqui chegou,  está sempre crescendo. Mais gente, mais casa, mais restaurantes, mais carros, mais teatros e cinemas, mais brigas e mais festas.

É uma cidade cosmopolita, feia e bela, agressiva e calma e com um ar de que “tenho de ir pra frente” que incomoda qualquer um. Disparadamente, é a melhor coisa que o Brasil conseguiu produzir nestes 500 anos de vida.

É um grande caldeirão que recebe todos e consome todos. Quando aqui cheguei- no começo dos anos 70- para estudar Direito demorei um pouco para entrar no ritmo.

Conheço muitas grandes cidades  no mundo. Na América Nova York ( uma beleza), Los Angeles, São Francisco dentre outras. Na Europa já visitei quase todas : de Roma a Berlin, de Paris a Milano.

Tenho- no entanto- a sensação que somos iguais e diferentes.

Esta capacidade de receber todo mundo e formar uma Salada Geral – que São Paulo valentemente mostra- não é fácil de se encontrar.

Ja recebeu tudo : italianos, portugueses, africanos, índios, alemães, àrabes e judeus, espanhóis, japoneses, coreanos, chineses( que hoje brotam por todo lado) e os mais novos queridos da metrópole: os bolivianos. Segundo o consulado  são entre 200 e 250 mil. Nem eles sabem direito.

E os nordestinos- fantásticos- que tocaram e tocam a vida com um charme  que nenhuma outra cidade mostra.

Dia após outro  as pessoas vão lutando, vencendo, perdendo, guerreando e convivendo em uma cidade que tem a cara de todos.

Foi neste mundo de todos que nasceram tantos e tantos gênios que aqui chegaram e venceram.

E nasceu também o Corinthians a cara mais charmosa desta metrópole.

Que sorte temos de estar por aqui neste ano.

Esta cidade merece o maior abraço do mundo.

Jan 24, 2014

Bola fora. Ou por fora ?

Suspeita na compra de Neymar derruba presidente do Barcelona

 

ESPANHA Sandro Rosell nega irregularidade em transferência; jogador e pai não comentam

LUISA BELCHIORCOLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM MADRILUCAS VETTORAZZODO RIO

A suposta irregularidade na transferência de Neymar do Santos para o Barcelona alcançou ontem proporções inéditas no futebol espanhol.

O presidente da equipe catalã, Sandro Rosell, anunciou demissão por “ameaças e ataques à sua família”, três anos e meio após ter sido eleito com o maior número de votos da história do clube.

Rosell é o principal alvo de uma ação na Justiça espanhola que investiga um suposto crime de apropriação indevida de verbas, que ele classificou ontem de “injusta”.

Segundo o jornal espanhol “El Mundo”, o Barcelona pagou 1 95 milhões (R$ 300 milhões) por Neymar e não os 1 57 milhões (R$ 180 milhões) declarados inicialmente.

Anteontem, a Justiça acatou denúncia apresentada por um sócio do time, Jordi Cases, de oposição ao grupo de Rosell, após a imprensa local divulgar supostas taxas extras pagas ao pai de Neymar.

O vice Josep María Bartomeu assumirá interinamente o cargo até 2016, quando terminaria o mandato de Rosell.

Em catalão, Rosell, abalado, disse na noite de ontem que sua renúncia é irrevogável. Na coletiva de imprensa em que foi feito o anúncio, o clube não permitiu que os jornalistas fizessem perguntas.

“Minha época aqui terminou”, disse ele, que também foi responsável pela contratação de Ronaldinho Gaúcho, em 2003, quando ainda não era presidente do clube.

Rosell voltou a defender a contratação de Neymar. Foi correta, disse, mas “despertou a inveja dos demais”.

Na época (meados de 2013), o brasileiro chegou a ser sondado pelo Real Madrid, principal adversário do Barça, mas a imprensa espanhola afirma ter havido discordâncias dentro do próprio clube diante da contratação.

Neymar e seu pai informaram que não comentarão o assunto Rosell neste momento.

No Santos, conselheiros cogitam pedir impeachment do presidente, Odílio Rodrígues Filho, caso investigações comprovem má administração e exigem ver a documentação completa do negócio.

ZONA CINZENTA

Ao ser questionado ontem sobre o caso, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse não saber detalhes sobre a venda de Neymar do Santos ao Barcelona, mas afirmou que existe uma “zona cinzenta” no mercado das transferências que “permite que as coisas não aconteçam da maneira mais correta”.

Ele se referia às fraudes financeiras em transações envolvendo jogadores.

“O melhor para nós seria que todo o dinheiro envolvido nas transferências passasse pela Fifa. Mas isso não conseguiríamos fazer porque não somos um banco e não temos como ser um”, disse Valcke.

“Podemos achar um parceiro para fazer isso por nós? Eu não sei. Essa é uma discussão que teremos que fazer internamente”, concluiu o dirigente, durante uma coletiva de imprensa no estádio do Maracanã, na zona norte do Rio.

Valcke se reuniu ontem com integrantes do COL, o comitê organizador local da Copa do Mundo, para fazer um balanço das visitas recentes aos estádios do Mundial.

Segundo ele, a entidade trabalha em uma forma de dar mais transparência às negociações dos jogadores.

Jan 23, 2014

Boa vitória

Com gol de Guerrero, Corinthians vence o segundo jogo do ano

 

PAULISTA Atacante peruano marca de cabeça aos 34 min do segundo tempo, após cruzamento de Emerson

ALEX SABINOENVIADO ESPECIAL A AMERICANAComo queria o técnico do Corinthians, Mano Menezes, a bola chegou bastante ao atacante Guerrero na partida de ontem contra o Paulista, em Americana. O peruano teve quatro chances de marcar e aproveitou a última delas.

Seu gol de cabeça, aos 34 min do segundo tempo, após cruzamento de Emerson, foi suficiente para manter os 100% de aproveitamento da equipe alvinegra no Paulista.

O Corinthians teve domínio total do primeiro tempo.

O Paulista, com Dinélson no papel de criador das jogadas ofensivas, tinha pouco a oferecer. A movimentação dos corintianos Rodriguinho, Danilo e Romarinho confundia a marcação adversária.

Mas os problemas de finalização atrapalhavam o time de Mano. Logo aos 4 min, Guerrero teve duas grandes oportunidades na mesma jogada, mas as desperdiçou.

Principal referência ofensiva do time, o atacante também não conseguiu alcançar o cruzamento de Diego Macedo logo na sequência.

O time tentava pôr em prática dois mantras do técnico para marcar gols: fazer a bola chegar ao peruano e arriscar chutes de fora da área.

Com Rodriguinho, Ralf e Romarinho, o Corinthians tentou furar a barreira do Paulista, mas sem sucesso.

Para tentar dar mais velocidade à equipe, Mano colocou Emerson no início do segundo tempo. Quando isso aconteceu, uma mudança tática de Giba, treinador do Paulista, quase deu resultado. Dinélson ficou mais aberto pela esquerda e o time de Jundiaí encontrou espaço.

Aos 9 min do segundo tempo, o volante Ewerton Pereira chegou na cara do gol corintiano, mas o zagueiro Gil salvou. Mano apelou a todas as armas que tinha, e Pato entrou nos 15 minutos finais.

Quando o Corinthians parecia estar cansado, Guerrero consegui o gol decisivo.

E Mano Menezes pôde, enfim, comemorar aliviado.

Jan 22, 2014

Palavra de Vampeta.

VAMPETA CRITICA BOM SENSO: ‘PEGO 500 MIL E QUERO 60 DIAS DE FÉRIAS?’

Sempre polêmico, Vampeta faz duras críticas ao Bom Senso FCSempre polêmico, Vampeta faz duras críticas ao Bom Senso FC

Presidente do Audax, que administra times no Rio de Janeiro e São Paulo, Vampeta criticou o movimento Bom Senso FC em participação no “Arena SporTV”. O ex-jogador da seleção brasileira e de clubes como Corinthians, Flamengo e Fluminense disse que os participantes do grupo ganham salários acima da média nacional e que, por isso, não devem exigir um menor número de jogos. O ex-volante criticou os protestos em campo e disse acreditar que nada mudará no futebol brasileiro por causa do movimento.

– Pergunto porque o Rogério, o Dida, o Alex não foram reclamar lá atrás? Foram reclamar agora, com 39 anos, parando. Daqui a dois anos vocês não veem nenhum deles em atividade (…) São todos amigos meus. Mas discordo totalmente. Para o jogo, um minuto, senta, bate uma bola. Isso é tudo bobagem. Não vai dar em nada. Torço para que melhore, mas é minha opinião (…) Não sou contra um organização melhor, um calendário melhor. Mas acho que começou mal com essas “paradinhas”. Conheço todos eles muito bem. Quero ver quantas vezes o Dida vai participar de reunião (…) Para por um minuto por todas as rodadas. E agora vai falar lá com o Marin para ver o que ele vai fazer – afirmou.

O campeão mundial com a Seleção em 2002 questionou o perfil dos líderes do movimento, dizendo que a realidade deles é diferente da dos atletas de clubes de menor investimento.
– No Audax, ninguém tem contrato de três anos, é de quatro meses. Isso acontece com todos os clubes menores. A não ser os meninos da base, com quem fazemos um contrato mais longo. Ninguém ganha mais de R$ 1 mil. Por isso que eu discordo muito do Bom Senso. Tem Dida, Alex, Seedorf voltou para a Itália, Ceni, Paulo André. Todos são ricos, ganham muito bem. E os demais, que jogam nas divisões menores e em clubes pequenos? Pego meus R$ 500 mil e quero 60 dias de férias? Isso eu discordo. Tem que ter jogo, a carreira é curta. Acho que quando eu jogava eram até mais jogos que agora – disse.

Dirigente de um grupo que têm clubes na Série A do Paulista e do Carioca, Vampeta afirma que s equipes precisam de mais competições para poder manter as suas atividades.
– Os clubes querem mais competições para poder ganhar dinheiro. Como os clubes vão se manifestar para ter menos jogos? Como eu vou manifestar para jogar menos? (…) Manda (jogador) se manifestar lá no meu clube que eu mando todo mundo embora. É assim que funciona. Não é ditadura não. Como é que eu estou pagando, tirando o meu ganha pão e vou me manifestar contra? Como o clube vai tomar iniciativa de menos jogos se ele vive disso? Um mês de férias é justo para todo mundo. Só que o calendário não permite você ter 60 dias de pré-temporada.

Vampeta disse que os jogadores de times que disputam as séries A, B e C do Campeonato Brasileirosão privilegiados, já teriam salários pelo ano inteiro. O ex-jogador citou o exemplo do seu clube, que ainda busca uma vaga na Série D e, por isso, fica parte do ano sem disputar torneios.

– Quando começa o Campeonato Brasileiro, é legal para quem está na Série A, B ou C, mas fica muito jogador desempregado. Depois da Copinha, a maioria dos clubes fecha e só volta em novembro para jogar o estadual. Não acho que pode deixar de ter competições e jogos para os atletas estarem em exibição. Sou a favor de 24 clubes na primeira divisão. Brasil é muito grande e pode ter com uma tabela organizada – disse.

O ex-jogador disse que o atleta mais bem pago do time ganha R$ 10 mil, mas que atua apenas até abril. Ou seja, somente durante o campeonato estadual.
Para se classificar à Série D, o time precisa ficar entre os dois melhores colocados da disputa local, excluindo os que jogam as Séries A, B ou C do Brasileiro.

www.meutimao.com.br

Pages:123»