Browsing articles from "June, 2015"
Jun 30, 2015

Uma Base 100% do Corinthians

Um dos maiores equívocos no futebol do Corinthians foi a instalação da política de parceria com os ditos empresários nos direitos contratuais dos jogadores.

Lamentavelmente, isso virou regra. Quase todos os jogadores revelados no Corinthians tem a participação (como donos) de “investidores” do futebol.

Os tais empresários querem -o quanto antes- vender os jogadores para times europeus, mesmo que seja para clubes de segunda ou terceira linha.

Foi totalmente alterado aquele caminho que era natural para os jogadores do Corinthians -e também de outros clubes: eles começavam disputando nos times subs e chegavam até o elenco principal naturalmente.

Agora, os jovens ainda sem formação completa são estimulados a buscar clubes no exterior. O negócio -qualquer negócio- é o objetivo dos investidores para “realizar” o final de sua operação.

O Corinthians adotou este sistema de “parcerias” com vários empresários. E o clube parou de revelar jogadores e, se porventura revela, nada (ou quase nada) sobra para os cofres Timão.

É um sistema ruim para o clube e, tão ruim era, que a Fifa proibiu este tipo de contrato.

Se é tão lesivo para o clube por que esses sistema continua no Corinthians e em vários clubes brasileiros?

Só a relação de extrema proximidade entre dirigentes e empresários explica esta situação.Os investidores alegam que socorrem os clubes em situações difíceis e que são compensados com os negócios da base.

Para o Corinthians o melhor é colocar no Estatuto que os jogadores formados na categoria de Base do clube devem ser propriedade 100% do clube. Uma regra como esse mudaria tudo e o time poderia se ver livre destes danosos negócios.

A hora de reformar o Estatuto é agora e uma regra como essa é muito necessária.

Jun 28, 2015

Vitória na Arena Corinthians

COM TRÊS ATACANTES, CORINTHIANS VENCE

FIGUEIRENSE EM CASA

Vagner Love fez o primeiro gol da partidaVagner Love fez o primeiro gol da partida | Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Contra o Figueirense, o Corinthians foi à Arena na noite deste sábado, tentando apagar a derrota na estreia do estádio contra o time catarinense. Agora familiarizado com Itaquera, em campo, porém, o time ainda mostrou dificuldade de entrosamento em uma partida mais agitada fora do que dentro dos gramados.

Antes da partida começar, a primeira novidade foi a transmissão da partida da seleção brasileira, pelos telões. A disputa de pênaltis da equipe comandada por Dunga passou no telão, e somente Angel Romero vibrou com o resultado que classificou o Paraguai na próxima fase da Copa América.

Além do evento, a despedida de Fábio Santos – que foi homenageado com uma placa e rápida cerimônia – marcou a noite. Durante o jogo, outra polêmica: a manifestação da torcida contra o caso Amarilla virou alvo da arbitragem que “censurou” os torcedores.

Já em campo, com as recentes mudanças no elenco, Tite precisou escalar a equipe com : Cássio, Edílson, Felipe, Gil e Uendel; Bruno Henrique, Jadson e Renato Augusto; Luciano, Malcom e Vagner Love. A expectativa por Marciel já no primeiro tempo não foi atendida pelo treinador, que preferiu organizar o time no 4-3-3.

Primeiro tempo

A primeira etapa da partida foi muito ruim para ambas as equipes. O jogo era chato e com pouquíssima criação, e ficou visível a dificuldade de criação do time corinthiano. O ritmo da partida desanimava a torcida, que enfrentou a noite fria de São Paulo para apoiar a equipe.

E a preocupação da Fiel começou logo no início. Aos dois minutos de jogo, Felipe e Gil trombaram com Marcão, do Figueirense, e Felipe foi quem levou a pior. Após alguns minutos em atendimento, o zagueiro voltou ao campo com curativos no supercílio.

Porém, a etapa inteira foi marcada por um futebol pouco convincente. O único lance significativo foi um bonito chute de Renato Augusto de fora da área, aos 21 minutos.

Segundo tempo

O Timão voltou melhor para a segunda parte do jogo, e com muito mais movimentação. Tite fez algumas mudanças táticas, e posicionou Malcom mais centralizado. A modificação rendeu frutos e a equipe aumentou muito o poder criativo.

O primeiro gol saiu aos 9 minutos, com bonita jogada entre Malcom e Love – que finalizou para abrir o placar. A novo postura em campo, fez o Timão aumentar o volume de jogo no ataque e pressionar o Figueirense – até que aos 18 minutos, Love conquistou um pênalti a favor do Corinthians.

Jadson bateu e converteu, ampliando a diferença. Com o resultado ‘garantido’, Tite promoveu mudanças na equipe, colocando Marciel – que finalmente fez sua estreia – no lugar de Bruno Henrique. Além disso, o treinador chamou o meia Danilo para o lugar de Luciano. Tudo parecia tranquilo, mas quase no mesmo instante – aos 28 minutos do segundo tempo – o Figueirense achou o gol que diminuiu a diferença e o fez voltar à disputa.

E foi então que o jogo parou: a torcida corinthiana levou uma faixa de protesto contra o caso Amarilla, e a arbitragem obrigou o recolhimento para continuar a partida. Após a interrupção, a partida recomeçou – quando o técnico Tite optou por tirar Love para a entrada de Yago. E, assim, apesar da pressão sofrida nos minutos finais, o Timão ficou com a vitória.

O próximo jogo do Corinthians será no dia 02/07, na quinta-feira, contra a Ponte Preta.

 

meutimao.com.br

Jun 26, 2015

Arena Corinthians e Arena Palestra

ROSENBERG EXPLICA DIFERENÇAS ENTRE

ALLIANZ PARQUE E ARENA E DETONA GESTÃO

CORINTHIANA

 

Rosenberg criticou Allianz Parque e gestão corinthiana sobre a Arena CorinthiansRosenberg criticou Allianz Parque e gestão corinthiana sobre a Arena Corinthians | Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Um dos idealizadores da Arena Corinthians, não anda muito satisfeito com os rumos que a casa corinthiana está tomando. Com mais de um ano desde a sua inauguração, o estádio segue sem estar 100% concluído e sem uma negociação em relação aos naming rights. Por isso, Luis Paulo Rosenberg, ex-vice presidente do clube, lamenta a atual gestão alvinegra sobre o estádio e diz que tudo está sendo feito com um “amadorismo de dar pena”.

“Era para ser um shopping center sofisticado. O que houve? Primeiro, o estádio não está pronto até hoje, tem uns trapos cobrindo o pavimento que deveria ser de mármore, buracos aparecendo no ar condicionado, acabamento bem padrão empreiteira. Isso tudo desvaloriza o produto e o fato dele não ser vendido abaixo o preço. Não é tanto a distância, em um jogo noturno é dfícil, mas sábado e domingo você vai e volta em meia hora. É muito acesso, muito confortável. Você entra dentro do estádio, estaciona e sobe. Mas tudo isso está desarticulado e está sendo tratado com um amadorismo que, infelizmente, dá pena”, declarou o ex-dirigente em entrevista ao canal “BandSports”.

“Principalmente no prédio Oeste, que é aquele destinado a população de mais alta renda. Ele exigiu um trabalho muito profissional de marketing. A venda de cativas e de camarotes tinha que começar enquanto existia aquele deslumbramento, o estádio tinha que estar completo na época da Copa do Mundo. Os camarotes supostamente teriam acabamento que fariam com que empresas levassem seus fornecedores, seus clientes para eventos lá fora de dia de jogo. Em dia de jogo, então, seria uma festa”, completou.

Em março deste ano, Rosenberg foi convidado por Andrés Sanchez para ser o responsável pela gestão da Arena Corinthians. No entanto, após algumas exigências, o superintendente de futebol do Timão voltou atrás. Fora dos negócios do clube, Rosenberg vê muitas críticas ao estádio alvinegro e inúmeras comparações em relação ao Allianz Parque, estádio do rival Palmeiras. O ex-vice presidente fez questão de explicar porque a escolha alvinegra foi melhor e não deixou de cornetar a casa do rival.

“Foram duas opções do momento: o Palmeiras optou por não construir seu estádio, por não ter o seu estádio, dar o uso do seu terreno por 30 anos e ficar com a arrecadação do dia do jogo. Ele paga para treinar, não é dono no estádio. Mas é uma operação bem negociada em que essa renda, esse ‘jurinho’ que ele recebe, vem e vem seguro, independente da competência deles. Já no caso do Corinthians a opção foi por gerir. Porque quando você pega o projeto de viabilidade do estádio, usando todas as receitas que ele é capaz, sobraria e ainda pagava a dívida do seu próprio estádio. O projeto foi como o Corinthians quis, não é um pneu deitado em cima de um terreno. É uma coisa monumental”, cutucou.

“Agora, isso pressupõe competência, habilidade para fazer a venda dos naming rights, trazer um grupo internacional para fazer a gestão de alimentação e bebidas, um talento especializado na gestão de estacionamento. Enfim, o potencial de gerar de renda do estádio é que não foi observado. O que nós observamos é que nesses últimos dois anos o resultado é pífio…aí não tem quem aguenta. Você optou por comprar uma empresa e não está gerindo essa empresa. O Palmeiras garantiu uma defesa contra incompetência, o Corinthians não”, completou.

Torcedor do Corinthians e muito apaixonado pelo clube, Luis Paulo Rosenberg ainda lamentou a situação atual do clube: “Só olhar o balanço, não é um conceito subjetivo. Objetivamente o Corinthians não está conseguindo nem manter aquela trajetória ascendente, nem ao menos honrar com suas próprias despesas. É lamentável”, finalizou.

www.meutimao.com.br

 

Jun 26, 2015

“Fiel torcedor com direito a voto”

por Jorge Luis de Souza.

Movimento Fiel Torcedor com Direito a Voto para Presidente do Corinthians.

Citadini, ajude-nos a divulgar e vamos marcar uma reunião para juntarmos idéias e chegar a um denominador comum.

Escorado na célebre frase do nosso primeiro presidente e um dos fundadores do Sport Club Corinthians Paulista, Miguel Battaglia, que dizia que “O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time”, foi criado o movimento “Fiel Torcedor com direito a voto”.

Também foi levado em consideração o sucesso e a eficácia do programa de sócio-torcedor do clube que, independentemente dos ajustes que aos poucos estão sendo feitos, demonstrou ser capaz de organizar com efetividade a comercialização de ingressos para os jogos do SCCP. Porém, acreditamos que o Fiel Torcedor possa trazer muito mais benefícios para o clube.

Queremos discutir ideias – sempre em prol do Todo Poderoso Timão – que culminem em uma mudança no estatuto do clube, para que haja uma abertura política. Desta forma, acreditamos que haveriam discussões realmente plausíveis com a rotina do nosso Alvinegro, bem como o surgimento de novas lideranças políticas.

É claro que esta não é uma particularidade do Corinthians, mas os nomes que influenciam politicamente o dia a dia do clube hoje em dia – e há muito tempo – são sempre os mesmos, que trazem consigo os mesmos vícios do passado.

Muitas coisas seriam benéficas com essa aprovação: Acabariam os favores em trocas de votos dentro do clube, aqueles puxa-sacos não teriam o poder de ser uma minoria votante e acham que são donos do Corinthians e o FT traria muitos novos sócios para o Corinthians o que turbinaria as receitas do Clube, temos capacidade de arrecadar muito com esse Programa.

A questão é que não é qualquer FT que votaria, mas sim aquele adimplente, com 5 anos ininterruptos, com comprovada pontuação de ingressos dentro do Programa, pois isso faria com que além de aumentar o número de FTs conseguiríamos fidelizar esse sócio.

Existem várias idéias para que isso aconteça, traga sua neste espaço para que, em breve, conseguirmos criar esta abertura por um meio de um processo democrático, visando o profissionalismo e melhores dias para o clube de 30 milhões de loucos!

Uma semente alvinegra já foi colocada embaixo da terra! Vamos regá-las com ideias e união, com a força que só um corintiano sabe que tem!

Curta nossa página no Facebook e participe da maior manifestação democrática da torcida do Corinthians!

https://www.facebook.com/fieltorcedortemdireitoavoto?ref=tn_tnmn

 

Jun 25, 2015
admin

Entrevista para ESPN FC

Do ESPN FC

Citadini opina sobre temas polêmicos no Corinthians

Plácido Berci/ Arquivo Pessoal

Plácido Berci/ Arquivo Pessoal

Antonio Roque Citadini é jurista renomado e autor de diversas obras sobre o mundo do direito. Mesmo assim, ganhou fama popular através de sua ligação como o Sport Club Corinthians Paulista, onde é conselheiro vitalício.

Dirigente importante no começo do século, era figurinha fácil em programas esportivos de TV e não maneirava em suas contundentes opiniões.

Ficou sumido dos holofotes por alguns anos, até surpreendentemente se candidatar à presidência do clube em 2015. Integrava a chapa de oposição “Pró-Corinthians”, que concorreu contra o grupo da situação, “Renovação e Transparência”, encabeçado por Roberto de Andrade.

Nas urnas perdeu, mas não de lavada. Novamente deixou de ser protagonista de noticiários e passou a assistir calado à crise financeira instaurada no Corinthians.

Para a estreia do Divã, julguei importante ouvi-lo. Citadini me recebeu em seu apartamento, em São Paulo, e não fugiu de nenhuma questão.

O melhor dos quase 40 minutos de conversa você confere no vídeo abaixo:

Jun 23, 2015

Uma Nação de 40 milhões de torcedores e 4 mil eleitores.

Na reforma dos Estatutos do Corinthians, prometida para os próximos meses, um problema agudo do clube deve ser enfrentado. Embora possua milhões de fanáticos torcedores, espalhados por todo Brasil e que garantem uma grande audiência na TV, os destinos do clube no período das eleições fica nas mãos de poucos milhares de sócios eleitores. Nas últimas eleições -mesmo com todo esforço de mobilização- menos de 4 mil pessoas escolheram os dirigentes desta nação.

Trata-se de situação deplorável que precisa ser mudada. Exemplos não faltam em vários países, e até no Brasil.

O colégio eleitoral do Corinthians deve ser radicalmente alterado de forma a termos uma eleição que -verdadeiramente- represente os corinthianos.

No último pleito propusemos, em várias oportunidades, que fosse criado um sistema de integração entre os associados do clube e os membros do programa de Fiel Torcedor.

Inegavelmente o sistema do FT é um passo positivo para o Timão. E seus resultados mostram que foi um bom caminho.

Neste momento, parece adequado que os membros deste programa tenham direito de votar nas eleições para Diretoria e Conselho do Corinthians. Com isso, um importante contingente de corinthianos passariam a viver os problemas e soluções para as questões alvinegras.

Sei que há resistência por parte de sócios do clube. Dizem que com uma mudança desta o futebol tomaria toda a importância no Corinthians.

Mas afinal, o que é o Corinthians? É primeiro futebol, segundo futebol, terceiro futebol, quarto…

Ainda que seja relevante o clube social com seus departamentos (peteca, bocha, tamboréu, tênis, canindé etc) não podemos priorizá-lo em detrimento do futebol. No presente quadro, os interesses desses Departamentos é -na maioria das vezes- superior ao do torcedor do clube. Tanto é verdade que as diretorias investem até em exageros para manter os redutos eleitorais. É exemplo disso a distribuição de carterinhas de “assessores” dos muitos departamentos (segundo a própria diretoria por volta de 400) que cria uma casta com privilégios que vão de estacionamentos até cota de ingressos dos jogos.

Por outro lado, muitos dos sócios reclamam que os membros do Fiel Torcedor entrariam sem “comprar” o título. Não é bem assim. Primeiro porque os membros do FT pagam anuidades e segundo porque parte dos sócios do clube receberam o título por herança ou compraram em campanhas por preços reduzidíssimos.

Os membros do Fiel Torcedor seriam admitidos para votar e não para fazer parte do clube social. Seriam verdadeiros sócios do Futebol. E para votar teriam que ter o mesmo tempo de contribuição que têm os sócios patrimoniais. E estes poderiam migrar, também, para o sistema FT.

A hora dessa mudança é agora. O clube precisa de um colégio eleitoral que mobilize os corinthianos e não fique restrito aos Departamentos do clube social.

Uma mudança como essa seria uma revolução no futebol e -também- nos esportes olímpicos (natação, basquete, vôlei etc) que vivem esquecidos.

Uma alteração estatutária assim daria uma nova posição de destaque ao nosso Corinthians no mundo do futebol e dos esportes olímpicos.

Jun 21, 2015

Derrota na Baixada.

EM PARTIDA LAMENTÁVEL, CORINTHIANS PERDE

O SEGUNDO CLÁSSICO NO BRASILEIRÃO

Corinthians não consegue vencer o Santos na Vila BelmiroCorinthians não consegue vencer o Santos na Vila Belmiro | Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Na tarde deste sábado, o Corinthians desceu a serra e foi até a Vila Belmiro encarar o Santos, pela oitava rodada do Brasileirão. Embalado pelas duas últimas vitórias contra Internacional e Joinville, a equipe do técnico Tite buscava os três pontos fora de casa para se firmar de vez no G4, grupo que dá acesso à próxima edição da Taça Libertadores.

Para o clássico, o técnico Tite promoveu três importantes mudanças na equipe titular – saíram Fábio Santos, Cristian e Romero para as entradas de Uendel, Ralf e Vagner Love. No tradicional 4-1-4-1, o Timão entrou em campo com: Cássio; Fagner, Gil, Edu Dracena e Uendel; Ralf; Petros, Renato Augusto, Jadson e Mendoza; Vagner Love.

Por outro lado, o Santos precisava de um bom resultado diante de sua torcida para espantar a crise e deixar a zona de rebaixamento. Para isso, o assistente Serginho Chulapa definiu a seguinte escalação: Vladimir; Daniel Guedes, Werley, David Braz e Victor Ferraz; Lucas Otávio, Rafael Longuine e Marquinhos Gabriel; Geuvânio, Gabriel e Ricardo Oliveira.

Santos na frente

O clássico começou bem disputado entre as duas equipes. Jadson e Renato Augusto eram os responsáveis por armar as jogadas do Timão, que marcava forte a saída de bola rival. O time mandante, por sua vez, articulava suas principais descidas ao ataque com o lateral-esquerdo Victor Ferraz – e foi pelo setor dele que o Santos abriu o placar.

Aos nove minutos, o meio-campista Rafael Longuine lançou Ricardo Oliveira na área. Livre, o atacante avançou pela ponta esquerda e bateu cruzado à meta de Cássio, que não conseguiu evitar o tento. Na frente, o rival praiano passou a dominar a partida e anular as principais saídas de bola do time do Parque São Jorge.

Substituto de Romero, Vagner Love buscava receber a bola centralizado no campo de ataque. Já Renato Augusto tinha a função de sair com a bola na intermediária auxiliado por Petros, que avançava pela direita. Mas o posicionamento definido pelo técnico Tite não criava oportunidades claras de gol para o Corinthians.

Aos 32 min, uma boa jogada do Timão. Petros recebeu na ponta direita e cruzou para o meio da área. Na velocidade, Vagner Love antecipou a zaga adversária e deu um carrinho para finalizar. Por pouco, o novo camisa 9 não empatou o duelo na Vila Belmiro. Com pouca criação das duas equipes, a primeira etapa terminou com a vitória temporária do time mandante por 1 a 0.

Ataque pouco efetivo

Sem alterações, o Corinthians voltou para o segundo tempo e passou a trocar mais passes no campo de ataque. Atrás do placar, Tite posicionou sua defesa mais à frente e cedeu o contra-ataque ao Santos. Em velocidade pela ponta direita, Gabriel marcou para o rival praiano. O atacante, no entanto, estava impedido e teve seu gol anulado.

Aos 13 min, o Timão realizou sua primeira mudança. O meio-campista Petros foi sacado para a entrada do atacante Luciano, que teria a função de dar mais poder ofensivo ao time do Parque São Jorge. Algumas falhas individuais, porém, faziam com que o futebol apresentado pelo Corinthians não resultasse em boas oportunidades de gol.

Responsável por armar as jogadas, Jadson buscava a bola no campo de defesa e era pouco efetivo. Aos 24 min, Rafael Longuine derrubou Luciano na direita e, como estava pendurado, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com um a mais, Tite optou pela entrada do meia Danilo no lugar do zagueiro Edu Dracena.

Mas, no lance seguinte, Fagner derrubou o atacante Berola, que partia para o contra-ataque. O lateral recebeu mais um amarelo e também deixou o campo mais cedo. O Corinthians tentava trabalhar a posse de bola, mas pecava no último passe. A última alternativa de Tite foi cobrir o lado direito da equipe.

Ruim no embate, Stiven Mendoza deu lugar ao lateral Edílson, que teria pouco mais de 15 min para mostrar serviço. O Timão pressionava e ficava mais tempo no campo de ataque, mas com sérias dificuldades para criar lances de perigo. Pouco efetivo, o Alvinegro não conseguiu igualar o marcador e perdeu seu segundo clássico em 2015.

Agora, o Corinthians terá uma semana inteira de treinamentos antes do próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro. No próximo sábado (27), o Timão recebe o Figueirense, às 21h, na Arena Corinthians.

www.meutimao.com.br

Jun 16, 2015

O fim do Chapão

Um grave problema no Estatuto do Corinthians é a eleição dos membros do Conselho Deliberativo pelo sistema de “chapão”.

Todos os grupos políticos do clube dizem -pelo menos da boca para fora- que querem mudar este tipo de eleição.

A distorção neste sistema é clara.

Basta ver o que ocorreu na última eleição: a chapa que obteve a maioria dos votos ficou com todos os cargos no Conselho. A situação teve 57% dos votos e a oposição 43% . Foram eleitos somente conselheiros da situação.

Seria o mesmo que numa eleição para deputado, o partido que juntasse o maior número de votos ficasse com todas as vagas da câmara.

Todos dizem que a hora é esta para mudar.

Existem várias propostas para alteração. A mais comum estabelece o voto proporcional. Isto é, a chapa que obtivesse 40% dos votos teria 40% do Conselho, e assim por diante.

Nesta votação proporcional, cada chapa apresentaria -no mínimo- candidatos em número de um quarto (50 nomes) e metade dos suplentes.

Cada chapa teria que obter um mínimo (de 3 ou 5 %) dos votos e seriam eleitos os candidatos mais votados em cada grupo. Se fosse necessário, para complementar, seria adotado a ordem de inscrição na chapa.

Com um sistema como esse, vários grupos poderiam organizar suas chapas e o resultado seria um Conselho plural com todas as forças devidamente representadas.

Mas há outras sugestões. Alguns defendem o voto individual -sem chapa- com a simples eleição dos mais votados, enquanto outros  querem a votação sem mínimo de exigência para a Chapa entrar na distribuição.

O importante, neste momento, é que todos manifestem sua opinião sobre o novo modelo.

De minha parte, defendo o primeiro modelo mencionado: Votação em chapa, com no mínimo um quarto do número em disputa, barreira de 5% para entrar na distribuição e os eleitos seriam os mais votados de cada chapa e -ocorrendo necessidade para completar- a ordem de inscrição na chapa.

É hora de discutir as propostas.

Jun 14, 2015

Importante vitória

DE VIRADA, CORINTHIANS VENCE O

INTERNACIONAL NA ARENA E AVANÇA NA TABELA

De virada, Corinthians venceu o InternacionalDe virada, Corinthians venceu o Internacional | Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians

Contra o Internacional, o Timão disputou na tarde deste sábado a partida válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo, realizado na Arena Corinthians, marcou a despedida de Emerson Sheik, que deve ser mais um a deixar o clube rumo ao Flamengo.

Com o contrato já rescindido, o ataque não entrou em campo e fez com que Tite precisasse lançar mão de sua nova dupla de ataque – os estrangeiros Stiven Mendoza e Angel Romero. Além dos dois, o Corinthians também teve mudanças no meio campo, já que Elias segue na seleção e Bruno Henrique se machucou pouco após ganhar a titularidade.

Assim, o Timão entrou em campo com Cássio, Fábio Santos, Gil, Dracena, Fagner, Petros, Cristian, Jadson, Renato Augusto, Mendoza e Romero.

Primeiro tempo

Apesar da dúvida em relação ao novo ataque corinthiano, a equipe fez um bom começo de primeiro tempo. O Corinthians finalizou muito e segurou a bola no ataque, mantendo um ritmo interessante para a partida.

Mesmo chegando ao ataque, porém, ainda faltou à equipe maior potencial de finalização. Contra um Inter muito faltoso, o Timão tentou criar seu espaço, mas acabou perdendo Cristian logo aos 11 minutos. O volante deixou o campo com dores após dividida, dando lugar a Ralf, que foi ovacionado pela Fiel.

Já o Internacional, tinha muita dificuldade de fazer a ligação entre defesa e ataque, e até os 35 minutos, não havia criado nada além de uma jogada de perigo. Porém, o time de Aguirre avançou a marcação e o jogo ficou pouco criativo para ambas as equipes.

No ataque, porém, a qualidade individual se mostrou importante, e aos 40 minutos o Internacional se sobressaiu. Em jogada do trio de ex-corinthianos, Alex, Rafael Moura e Nilmar, um chute com categoria abriu o placar contra o Timão. Mesmo com a maior posse de bola (54%), a equipe de Tite terminou a etapa em desvantagem.

Segundo tempo

Atrás no placar, o Corinthians começou o segundo tempo com uma mudança tática. Tite promoveu a saída de Petros, que atuava como volante, para a entrada de Vagner Love. Com três homens no ataque, Romero assumiu a ponta direita e Love ficou com o papel de pivô.

A mudança deu movimentação para o jogo, e a presença de Love desequilibrou a defesa do Internacional. Próximo da área, o jogador corinthiano sofreu a falta e conseguiu uma oportunidade para que Jadson fizesse a cobrança.

Com categoria, o meia não decepcionou e conseguiu o empate logo aos cinco minutos da segunda etapa, equilibrando o placar. A subida pro ataque, no entanto, acabou expondo um pouco mais o time, o que fez a partida ficar mais emocionante – com chegadas das duas equipes.

Aos 20 minutos, Tite fez mais uma mudança. Tirou Romero para colocar em campo o experiente Danilo, que novamente ganhou papel de atacante. Assim, o Timão aumentou sua presença de área e apenas dois minutos depois conseguiu a virada.

Dos pés de Vagner Love após jogada excelente de Renato Augusto, o Corinthians marcou e desempatou o placar. Daí para a frente, o jogo entrou em um ritmo alucinante, com pressão e contra ataque de ambos os lados – embora nenhum outro gol tenha saído.

Com o resultado, o Corinthians sobe algumas posições na tabela e dorme no G4, enquanto espera o resultado dos jogos que acontecem entre o sábado e o domingo. O próximo jogo, contra o Santos, será na Vila Belmiro no sábado, às 16h30.

www.meutimao.com.br

Jun 12, 2015
admin

Entrevista para a Jovem Pan

Veja abaixo o vídeo da entrevista que o jornalista Wanderley Nogueira comandou na Jovem Pan. A descrição também está abaixo.


Uma sucessão de erros. É assim que Antônio Roque Citadini, ex-vice-presidente do Corinthians, resume o que levou o clube a uma crise financeira mesmo após anos de pujança. Para ele, a diretoria atual acreditou que o momento de pujança do futebol brasileiro duraria por muito tempo – o que não aconteceu – e se curvou aos empresários.

Em entrevista à Jovem Pan Online, o candidato à presidência do Corinthians derrotado por Roberto de Andrade, da situação, na eleição de fevereiro deste ano explicou em detalhes os problemas que o clube enfrenta fora de campo. E sugeriu as mudanças estruturais necessárias para colocar ordem numa situação complicada.

JP Online: Como o Corinthians chegou a esta situação, com tantos problemas financeiros, depois do tempo de bonança?

Citadini: Isso aconteceu por se acreditar em milagre. No fundo, o clube estava esperando que uma hora aparecesse alguma coisa milagrosa, porque nos últimos três ou quatro anos a gestão financeira foi muito ruim. Gastou o que pode, comprou cento e tantos jogadores – a maior parte nem aparece, é jogador de categoria de base. No fundo isso vai sangrando. No período pré-Copa, tudo aumentou para os clubes: a publicidade, a cota de TV, a bilheteria. De certa forma, eles se projetaram para uma situação de aumento contínuo, achando que ficaria assim. O Corinthians era o primeiro da lista, pois foi quem deu o maior salto – na televisão, na publicidade da camisa, na renda.

Ninguém pensou que depois da Copa haveria um desvalorização nisso aí, que o país entraria numa crise econômica. Estamos num momento em que as receitas do futebol estão caindo. O Corinthians foi o que menos se preparou para isso. Você tem duas maneiras de resolver esse problema. Uma delas é pensando antes: quando a coisa começou a apertar, poderia ter pisado no freio. Entretanto, contrataram o Vagner Love faz alguns meses, e todos sabem que ele não é um jogador barato. Quando o negócio apertou, começaram a fazer um negócio na categoria de base. Pegavam dinheiro do empresário, e davam jogador da categoria de base. Resultado: hoje não temos hoje categoria de base.

JP Online: O Corinthians mudou a estratégia de contratações de uns anos para cá. Times vencedores como o de 2012 tiveram como destaques jogadores que não foram caros e não eram renomados, mas fizeram seu nome no clube, como o Paulinho. Depois, começaram a chegar Elias, Sheik, Cristian. A diretoria deveria ter mantido a mesma filosofia de contratações?

Citadini: Se o clube está equilibrado, pode contratar jogador barato ou caro. Agora, se ele está sem condições de pagar, não deve contratar. E deve aguentar. A nossa sorte nessa situação toda é que não é só o Corinthians que está em crise: todo mundo está em crise. O São Paulo está na mesma situação ou talvez até pior. A do Palmeiras não preciso dizer nada, a do Santos é conhecida, dos clubes do Rio também. A exceção é o Flamengo que, nos últimos meses, percebeu que precisava ajustar suas contas. Nós não percebemos, e agora temos de fazer o pior ajuste, que é aquele que se faz quando não se tem dinheiro mesmo.

JP Online: Entrou tanto dinheiro no Corinthians e também saiu muito. Existe corrupção no Corinthians?

Citadini: Não. A questão é a seguinte: o Corinthians errou e foi perdulário em uma porção de coisas. Por exemplo, o Corinthians inventou um negócio de pagar comissão para empresário, para compra, para venda, para empréstimo e até para renovar contrato. Com jogador que estava na metade do contrato pagava comissão para o empresário para renovar por mais dois anos.

JP Online: Isso não é um tipo de corrupção?

Citadini: Sei lá. Aí o Roberto de Andrade (atual presidente), que na época era diretor, disse o seguinte: o mercado tinha mudado e tinha que dar dinheiro aos empresários porque senão pegavam o jogador e levavam para outro lugar. Eu acho que foi um erro, porque o Corinthians devia falar “não vou pagar, quem vai pagar é esse jogador que está ganhando um contrato bom, ele que se vire com você”. Isso aí foi algo que sangrou o clube, que entrou numa vertente de gastar, gastar e gastar. Outro fator: com esse negócio de comprar e fazer contrato cada vez maior começa a afetar os jogadores. Isso fez todo mundo querer aumento, pois pensaram que o salário do Pato, por exemplo, era referência. E não é só salário de jogador, não. Esse Mano Menezes ficou um ano no Corinthians e ganhou um salário que pode ficar dez anos sem trabalhar e não vai ficar sem dinheiro. Você acha que um técnico pode ganhar 650, 700 mil?

JP Online: O que deveria ter sido feito num momento em que o Corinthians era campeão mundial, sensação do Brasil, e a diretoria queria se manter no topo num cenário de salários inflacionados…

Citadini: (Interrompendo) E empresário ganhando muito no Corinthians. O Corinthians é a mãe dos empresários.

JP OnlineSe fosse o presidente na época, então, o que teria feito para evitar a queda na parte financeira?

Citadini: O que deveria ter sido feito era trabalhar com o tamanho das receitas. Acabou. Você acha razoável contratar um técnico pagando 700 mil? Eu não contrataria, não mesmo, porque a diferença entre técnicos no Brasil é mínima. Tem técnico ganhando 50 mil e tem outros ganhando 750 mil. Por que vou pagar isso? Não preciso pagar. Mas o Corinthians entrou num estado de euforia e acreditou que aquilo ali ficaria para sempre.

JP OnlineQuem é o culpado dessa euforia toda? O Andrés Sanchez?

Citadini: Não… Seria fácil encontrar um culpado. Não é (ele), a diretoria toda está envolvida. Você tem de olhar lá atrás, quando se contrata um Rodriguinho pagando não sei quanto, daí paga comissão para empresário. O Corinthians tem de ter mais amor ao dinheiro.

JP Online: Você foi vice-presidente numa época em que o Corinthians fez grandes contratações também.

Citadini: Sim, mas naquela época era diferente. Nós tínhamos uma parceira que pagava para nós, e na verdade era uma situação estruturalmente diferente. A parceira ficava com a receita de televisão, a receita de camisa. O futebol tem racionalidade quando se está ganhando. Quando não se está ganhando, que o clube está precisando trazer jogador, aí a matemática financeira vai para o “beleléu”. Você tem de ter muita coragem para chegar e falar “não”, porque a matemática é superada pela necessidade de ter um time competitivo. Falam da pressão das torcidas organizadas… Sinceramente, as organizadas têm pouquíssima influência nisso tudo. Tem mais influência no Corinthians o “departamento do Canindé”, que é um grupo de associados que joga bola lá de fim de semana, do que as torcidas organizadas.

Todo mundo sabe que eu sou oposição, mas não gosto de ficar de fora, e por isso digo “nós”. Nós, o Corinthians, erramos. O Corinthians tem eleição com voto dos associados, e muitos desses associados, diria que quase a metade deles, não estão nem aí para o futebol. Eles estão preocupados com seu departamento, se a sauna está boa, se o tênis está bem… Então a diretoria fez obra pra tudo quanto é lado no Parque São Jorge, no fundo para atender aquele associado que também vota. A mãe de todas as receitas no Corinthians é o futebol. Na minha campanha, eu dizia que o futebol não poderá indefinidamente bancar as despesas do clube. Teremos de viver um clube social mais modesto.

JP OnlineEntão quer dizer que o grande adversário do departamento de futebol do Corinthians são os seus associados?

Citadini: Não são os associados, mas aqueles departamentos que só pensam no seu pé, não pensam no conjunto do clube. Esse é um perigo porque o clube acaba tendo que gastar. Veja, existem dois Corinthians: um fora do Parque São Jorge, que é uma nação de 40 milhões de pessoas apaixonadas, que compram camisa, que torcem, que sofrem; e existe um Corinthians lá de dentro, dos quais uma parcela grande não está nem aí para o futebol. Eles falam na minha cara: “não estamos nem aí para o futebol”. É um problema estrutural que nós temos.

JP Online: Então como lidar com esses interesses? Seria necessária uma reforma no clube ou uma gestão mais dura e austera?

Citadini: Precisa de duas coisas: uma gestão austera e aumentar o número de associados envolvidos nisso. Por exemplo, nós agora temos o Fiel Torcedor, que reúne um monte de gente que não frequenta o Corinthians, mas que é de uma grande importância para o clube. Vai chegar uma hora em que vão perguntar por que esse pessoal não pode votar. Por que tem de votar só os quatro mil que estão lá frequentando a piscina, a sauna, e esses cento e tantos mil não podem votar? É uma coisa que tem de ser discutida.

JP Online: A Arena teve influência nesses problemas do Corinthians?

Citadini: Não. Aí que vem aquela simplificação: “o Corinthians perdeu as rendas e agora está sem dinheiro por isso”. O Corinthians sabia que a hora que tivesse a arena, a renda iria para pagar o estádio. Não tem esse papo de ter sido surpreendido. A arena tem uma vantagem que é fantástico assistir aos jogos lá, e eu diria que o Corinthians mudou muito com ela. A sua torcida mudou. As pessoas ficam meio bravas quando digo isso, mas a torcida, aquela coisa de ficar a quatro metros do jogador, dá um prazer de ver o futebol que não há em outros estádios. Você precisa ter uma arena como essa. Acho que o Corinthians, recuperando desta temporária situação financeira, explorando bem a arena, se tornará um clube difícil de ser batido. Acho que também será assim no caso do Palmeiras.

JP Online: Como o Marco Polo Del Nero, presidente da CBF, ajuda os clubes hoje?

Citadini: Ele não ajuda em nada. A realidade é a seguinte: mudança no futebol brasileiro pode vir de vários lugares, mas tem dois lugares que não mudam nada: a CBF e as federações. Você não tem nenhuma mudança relevante ocorrida nos últimos 50 anos, exceto quando o Ricardo Teixeira fez o campeonato por pontos corridos e em 1958 quando o João Havelange resolveu terceirizar a organização da Seleção que foi para a Copa do Mundo com Paulo Machado de Carvalho. Fora isso, a CBF não tem nada.

JP Online: E por que é assim?

Citadini: Porque as mudanças só podem vir dos clubes ou do governo. Se não for por essas duas vias, não muda nada na essência. Por causa dessa estrutura maluca, em que as federações estaduais, que não são reconhecidas pela Fifa, elegem o presidente. O Corinthians vale menos que a federação do Acre nesse sentido. Em outros países são os clubes que votam. Isso só vai mudar quando o Governo mandar um projeto de lei em que diga que o presidente da entidade do futebol brasileiro será escolhido pelos clubes.

JP Online: E o caminho da criação de uma liga de clubes, que muitos sugerem para resolver essa situação?

Citadini: A liga é um caminho. O problema é que nós já tivemos uma experiência com a liga Rio-São Paulo, que fez o Rio-São Paulo de 2002, que foi um excelente campeonato, e depois acabaram com ela. Nós não temos muita tradição nisso, mas o governo pode ajudar.

JP Online: Então os clubes não tem união suficiente para fazer isso sozinhos?

Citadini: Os clubes não têm união nenhuma. Eu sempre digo que o Corinthians poderia ajudar com seu exemplo, quando acabou com a reeleição. Foi uma grande vantagem para o Corinthians. Por que não se estabelece que todos os clubes, federações e confederações não tenham reeleição? Porque aí você oxigena essas entidades, significa mudar, mexer nisso que está aí.

Você vê a reação contra a lei de parcelamento da dívida porque o governo está fazendo uma ou outra exigência mínima. Se fosse eu o governo faria um monte. Eu sou a favor de proibir a reeleição. Dizem que a Fifa vai protestar, mas a Fifa não protesta coisa nenhuma. Ela não admite que o Governo interfira no futebol, tipo colocando mais um goleiro no jogo, mas se o Governo brasileiro disser que não haverá mais reeleição nos clubes, ela não falará nada. Há coisas que precisam se modernizar, e a lei deveria ser mais rigorosa.

JP Online: O jornalista Juca Kfouri deu uma sugestão que muitos não gostaram: que os presidentes dos clubes sejam responsabilizados com apreensão de bens pessoais e até prisão caso sejam descobertas irregularidades em suas administrações. Você é a favor ou contra?

Citadini: Eu sou a favor. Eu sou favorável a que a direção do clube não seja remunerada e seja perfeitamente esclarecido isso e o cara viva de sua profissão. Agora, sou favorável à punição e também a uma série de medidas, como os dirigentes publicarem seu imposto de renda.

JP Online: Qual foi o maior vexame do futebol brasileiro recentemente: a goleada da Seleção sofrida para a Alemanha, a eliminação do Corinthians na Libertadores para Tolima e Guaraní-PAR ou a goleada que o Santos sofreu para o Barcelona?

Citadini: São coisas diferentes. A nossa derrota para o Guaraní foi muito ruim porque o time deles é muito ruim. Está certo que ninguém é grande coisa nesta Libertadores, mas qual é o jogador deles que poderíamos contratar para o Corinthians? Não veja. Agora, a questão do 7 a 1 para a Alemanha tem outro sentido. Ele foi terrível porque mostrou o buraco em que o futebol brasileiro está.

JP Online: Então você relaciona o 7 a 1 a todos os problemas do futebol brasileiro que discutimos até aqui?

Citadini: Sim, sim. Você não consegue pegar dos dirigentes da CBF e das federações nenhuma declaração de que nós estamos nessa situação vexatória. Se falar com eles, vão dizer que já fomos tantas vezes campeões…

JP OnlineEles não escutaram o recado?

Citadini: Não.

Pages:12»