Aug 21, 2012

Pequena (grande) Taça do Mundo


(Reprodução)

Neste mês de agosto, lembramos que há 59 anos, em 1/8/1953, em um sábado, o Corinthians conquistou uma de suas mais importantes vitórias no âmbito internacional.
No período em que não existiam as atuais competições continentais, o Timão participou da chamada “Pequena Copa do Mundo de Clubes”, reunindo as maiores equipes da Europa  (Barcelona e Roma) e dois representantes das Américas.

No jogo inicial, a primeira grande surpresa: o Corinthians venceu o Barcelona – então considerado o grande favorito da competição – pelo placar de 3×2.
Luisinho (2) e Carbone fizeram os gols do nosso time,  e Kubala  e Moreno para o Barça.

No jogo seguinte, o Timão ultrapassou a Seleção de Caracas (que reunia o melhor do futebol local), por 2×1.  Claudio e Carbone fizeram os gols corinthianos. Em novo jogo o alvinegro brasileiro  venceu o poderoso Barçelona por 1×0 em partida tumultuada com uma briga generalizada  que interrompera o jogo por quase 20 minutos.  Goiano, marcou o gol da vitória.
Já com o título na mão, o Timão  venceu, novamente a seleção de Caracas (2×0,) com dois gols de Cláudio. Na partida final – no jogo da festa- o Corinthians bateu a poderosa Roma por 3×1 com gols de Luisinho(2) e Cláudio.

Foi uma conquista que marcou a história do Clube e as matérias da época retratam bem o entusiamos dos torcedore por tão belo feito.

Essa geração de jogadores merece sempre ser lembrada.
No ano seguinte, conquistariam o tão famoso IV Centenário de São Paulo, em título inesquecível da nossa história. Gilmar, Cabeção,  Homero, Olavo, Goiano, Julião, Roberto Belangero, Claudio, Luisinho Carbone, Baltazar, Nardo e Mário  tornaram-se ídolos eternizados por tão emblemático título paulista.

Creio que destes campeões dos anos 1950 só continuam entre nós Cabeção, Julião e Gilmar (este muito doente).
Os demais deixaram uma imensa saudade nos corações dos corinthianos.
Que vivam para sempre!

9 Comments

  • Roque, há notícias dos filhos, netos, cônjuges dessas pessoas? Eles deveriam ser procurados, para uma homenagem a memória dos que já partiram. E quanto aos que estão aí, deveriam homenageados no clube…

    • Eles merecem todas as homenagens.

  • Acho que na época era como Casado x Solteiro!!!!rsrsrsrrs E o IV Centenário!!! Nossa parabéns. !!!!!

    • rsrsrs, para quem levou os Robertões na caneta, voce deve saber do que fala!!!
      A propósito, o tal Robertão era o dono do boteco???

      • Sergio, não fale assim, a “lusinha da turiassú” conseguiu a proeza de ser campeão brasileiro tabajara 2 vezes no mesmo ano e isso não é para qualquer um hein… tambem foram vice campeões da toyota tabajara cup, outro feito sensacional!!!

  • esse post me fez lembrar de uma imagem das mais ridículas que vi recentemente, quando dois times se auto-proclamaram campeões mundiais, com troca de faixas e tudo. um deles diz que vai receber um fax a respeito (a fifa ainda usa fax?) e o outro antes de mais nada devia pagar a conquista da série B que ficou devendo.

    segue o jogo….

  • Belíssimo post, Citadini.
    Muito bem lembrado essa conquista e sua reverência a ela é oportuna. Explico: Em momento algum reivindicamos como sendo um título mundial essa conquista histórica. Se qualquer titulozinho – na canetada – é reconhecida (pela medíocre CBF), nossa conquista também deveria o ser, e pela FIFA !
    A propósito, não entendo o símbolo da CBF na camisa do Palmeiras. Não que goste dele , mas seu uso é indevido, pois o legítimo atual campeão é o Corinthians, ou eles esqueceram ? Apesar que com a TAÇA LIBERTADORES a camisa fica mais bonita.
    Abraços

    • É verdade, tb me perguntei o porque não estamos com o simbolo da cbf na camisa, afinal somos o atual campeão Brasileiro… Ao meu ver deveriamos ter os dois, o da liberta (mesmo aquele sendo apenas um selo criado pelo clube) e o do Brasileiro… mas enfim… essa é a diretoria que temos né… devem ter aberto mão para que a “lusinha da turiassú” tivesse o que colocar na camisa…

      • OH Luis. Eles estão numa draga danada. Deixa sentir um pouco melhor.

Leave a comment