Aug 24, 2012

Crise e contratações


(William H. Johnson (1901-1970), “Músicos de Rua” (1939-40)) (Reprodução)

O início da temporada de futebol na Europa mostra os perversos resultados da crise economica para o esporte.
Se na Inglaterra, ainda surfando em dinheiro russo e árabe, é possível ver algumas “grandes contratações”, nos demais países do bloco quase nada disso acontece. O caso do Paris Saint Germain é um ponto isolado no continente, já que a grana de Dubai jorra mais do que petróleo.

Espanha e Itália são as maiores vítimas do brutal “furacão financeiro”, cujos efeitos estão por toda a parte.
Não falo de Portugal, Grécia ou Turquia, porque sempre foram secundários para o futebol. Na Espanha, o tão sonhado “campeonato das estrelas” começará – pela primeira vez em muitos anos – sem qualquer contratação bombástica. Isto sem falar no incrível esforço de espanhois e italianos para “venderem” nomes consagrados que recebem grandes salários.

É por esta razão que qualquer contratação arrasta-se como uma novela “O direito de nascer”.
Veja-se o caso Ganso,  com todos os conflitos entre seus “proprietários”. Se estivesse a Europa em outro momento,  poderia o atleta já ter sido negociado  para algum Clube de lá.

Mesmo em situação inversa (onde o Clube quer vender), o quadro também é muito complicado, devido a falta de dinheiro no mercado.
O caso do meia Kaká é um exemplo marcante. Sei que muitos acham que tenho má vontade com o meia e portanto só deveria elogiá-lo, ou então nem falar dele. Não vejo assim. Kaká foi um bom jogador (bom, só bom), mas nada que justificasse a posição que a mídia queria lhe atribuir. Seu melhor período foi no SPFC, no início da década passada, quando disputou grandes partidas. Lamentavelmente, para muitos, teve o azar de enfrentar um Corinthians que tinha gosto em vencer o Tricolor.  Vampeta, Gil, Ricardinho, Dida e outros tantos tinham enorme alegria em partidas contra o SPFC. Mas após este bom período no Tricolor – que injustamente criticava o craque – Kaká foi para a Europa e fez algumas boas temporadas. Agora, no Real Madrid,  seu desempenho vem sendo muito criticado e o Clube quer, por qualquer caminho, negociá-lo.
Vários times já manifestaram interesse em alguma negociação, mas, com a falta de dinheiro no mercado, tudo fica difícil. E também o Clube espanhol não é muito feliz neste momento. Ontem, no jogo contra o Barça, poderia tê-lo colocado para jogar, pelo menos parte da partida. Mas creio que, com bronca por ter feito uma grande contratação, que afinal se mostrou frustrada, os espanhois façam bom negócio.
Estão reagindo de cabeça quente, o que pouco ajuda no negócio de um atleta.

Tudo isso ocorre pela falta de grana no mercado.
Em outro tempos, tanto Ganso quanto Kaká já estariam em novos Clubes.

5 Comments

  • Nesse contexto todo, acho que o corinthians está fazendo bem em apostar em jogadores menos badalados que podem dar certo, como foi por exemplo o Jucilei, e agora com o Romarinho e o Edenilson.

  • Oi Citadini,

    Não acredito muito em crise financeira no futebol. É claro que a situação econômica atual inibiu algumas contratações.
    Acredite … não aconteceu contratações bombásticas porque estamos em crise de novos talentos pelo mundo.

    Você de fato só observará a crise econômica no futebol quando os salários dos jogadores caírem pelo menos em 30%. Enquanto isto não acontecer …. esquece … é lenda. Não se iluda.

    Abs

    Rubens RNT

  • kaka foi apenas bom jogador…hahahahahhaha vc é mt engraçado..na europa fez apenas bons jogos..hahahahah puxe pela memoria q vc verá q kaka foi o melhor do mundo em 2007…no minimo vc esta decepcionado com seu afilhado gil, q pra vc , era mto melhor doq o kaka..kaka foi so melhor do mundo…o SCCP nao tem capacidade de revelar alguem da sua extirpe…
    ahhh outra decepção foi o queridinho lulinha..q ja rodou o mundo com mt sucesso..hj joga no grande bahia,onde nem titular é

    • O que eu mais gosto da torcida tricolina é isso: fica babando por um jogador que quando jogava no time dela era chamado de pipioqueiro por ela própria! O Gil foi campeão duas vezes na mesma semana jogando contra o grande Kaká, o grande Rogério Semi,,,

  • Citadini, merece post essa compra dos 50% do Paulinho. Para mim, está inflacionado, e só quem ganhou com isso foi o Banco BMG. 15 milhões ???? Que isso, se tivesse vendido por 28 para Inter (como divulgado dias atrás), o BMG receberia 14 milhões (sua quota participativa). Quer dizer, se agora o Corinthians vender o jogador por 30 milhões, recupera os 15 milhões de volta. Se vender por menos, terá prejuízo. Terá que vender, para ter lucro, por uns 40 milhões. Engraçado né, como o Banco BMG ganha grana com o Corinthians…

Leave a comment