Aug 27, 2012

Futebol e fome.

(Norman Rockwell (1894-1978), “Hobo e o cão”, 1924) (Reprodução)

Qualquer pessoa que estivesse ontem, 26/8, no Pacaembu dirá que o Corinthians poderia ter goleado o Tricolor só com o que jogou nos primeiros 20 minutos de partida.
O Clube adversário estava totalmente abatido e espremido na defesa. Mas, então, por que o Corinthians não marcou três ou quatro gols naquele início fulminante?  Porque faltava uma coisa básica no futebol: fome.
Fome para ganhar, para vencer para buscar o resultado.

Embora a exibição fosse lindíssima, acabou relaxada. Pelo menos dois gols  foram perdidos por pura falta de visão coletiva do futebol.
Quem chutou poderia ter passado para um companheiro em situação muito melhor para marcar.

A equipe não jogou uma partida ruim, mesmo quando o placar virou. Mas faltou aquela determinação que faz o belo futebol virar um grande resultado.

Este estado de espírito, que faz uma equipe disputar um Campeonato como quem joga um amistoso, é o maior alimento para partidas como a de ontem.

Sem fome de vitórias, elas não vêm. Mesmo quando a equipe atua bem.

Nada que mude o mundo.
Mas poderia ser diferente.


Eu presido 

É comovente o esforço do Presidente José Maria Marin em anunciar jogos, eventos, encontros etc e tal, procurando mostrar uma atuação dedicadíssima à frente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Ontem, no Pacaembu, falou mais do que o locutor do estádio. A mídia, como sempre, entra na onda e começa a “mostrar” o serviço realizado.  O problema do Presidente Marin é a falta de terra onde está seu pé. Está se compondo com gregos, troianos e baianos, em busca de uma legitimidade como chefe do futebol pátrio. Falta fazer a cabeça da Presidente Dilma. Ela já derrubou o mais poderoso presidente que a CBF já teve. E se ela continuar de cara fechada, daqui a pouco teremos problemas. Mesmo com todo apoio de dirigentes, de políticos e da (como sempre) mídia. Teixeira teve tudo isso. Faltou o que – até agora – falta a Marin.
E a situação pode ficar complicada.

 

16 Comments

  • Só sei q tudo voltou a normalidade: Tricolor acima do SCCP!! o Fabuloso adora matar galinha! e matou com duas pauladas! o M1to Ceni ta de volta! nao vi pelé mas vi ROGERIO CENI! Todos tem goleiro, só o SPFC tem M1TO Ceni

    • a normalidade continua realmente: Sou Principal Freguês do Corinthians. o resto é conversa mole.

    • Puxa, parabéns… Não sabia que ganhar uma partidinha contra o Timão poderia fazer tanto bem assim para vocês. Outrora diziam que só tinham importância para vocês os heroicos embates contra Milan, Barcelona, Liverpool. Que aqui em São Paulo tudo deveria ser tratado com diminutivos! Que bom ver que voltaram à realidade. Ganhar uma partida do Corinthians, por mais que possamos dizer que nosso time estava desinteressado e tal, é mesmo uma façanha para vocês! Parabéns! De volta à realidade! Ah… Esquece essa bobagem de mito, de Rogério Ceni e tal, de Soberano, de Fabuloso… Esse foi só um marketing que fez um certo sucesso no passado em cabeças pouco afeitas ao entendimento da realidade, mas já passou! Outra coisa: não me diga que vai votar naquele ex-diretor do Santos para vereador em São Paulo! Aliás, nem sei se ele é de novo candidato. Aí seria assinar todos os atestados de, digamos, nenhuma habilidade no trato com o que possa ter importância no mundo… Não é o seu caso, espero!

      • Vc sabe quantos gols o Corinthians ja marcou no Rogério ? Se souber informe-me.

    • “Mito ceni” quando???? aliás, é mito sim, o goleiro que mais perdeu pro timão, que mais sofreu gols do timão na história, o que nunca foi titular em uma copa do mundo, o que inventou fax com proposta para renovar contrato, o que mais perdeu para times da capital, o que mais sai do gol de joelhos, e por ai vai… chega a ser tão ridículo chamar ele de mito como essa sua alegria momentanea provocada por uma vitória inprovavel sobre um time infinitamente superior, em todos os aspectos…

  • Faço minhas as suas palavras, pois também escrevi na mesma linha. Sugiro ao Tite que pelo menos volte a jogar ‘no erro do adversário’. Melhor ganhar de 1 a 0 do que colecionar derrotas…

  • Esqueça o jogo de ontem. Erguer a cabeça e bola para frente. Eles ganharam, mas o jogo foi igual, qualquer um poderia ter ganho. A vitória não significou superioridade do adversário. Ao contrário, o que se viu foi o de sempre. Um jogador sem a cabeça no lugar, que se tivesse levado o cartão amarelo que merecia no início do jogo por indisciplina contra o Chicão, hoje não estaria sendo só bajulado e só lembrado pelos gols, mas seria também pelo seu histórico reiterado de cartões e indisciplina em campo, desde os tempos do jogo contra o River Plate…

  • Concordo !!! Isso mesmo!!!! O jogo foi igual ao nosso!!! Jogamos bem o primeiro tempo todo e poderiamos ter liquidado já na primeira etapa!!! Mas faltou fome!!!!!!! Aquela que a gente mata quando vai ao “Bar da Dona Onça”!!!!! Huuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  • Perfeito, aliás venho afirmando isso já a algum tempo, inclusive aqui no blog por algumas vezes…

    Hoje entramos em campo sem a gana de conquistar um importante título como o do Brasileiro, justamente porque somos os atuais campeões Brasileiro e da Libertadores…

    Acontece um relaxamento natural de quem já não tem que provar nada para ninguem… entramos em campo para manter a média, para não perder, e se tudo correr bem para ganharmos, e não para buscar a vitória a qualquer custo como na liberta por exemplo…

    Alem disso, nosso forte era a defesa sólida. Essa defesa porem começava na marcação incansável do Liedshon na saida de bola, tinha o auxilio do cachorro loco do Alex no meio e a pegada de um zagueiro que chegava sempre MUITO firme e no tempo da bola que era o L. Castan.

    Características que em nada se assemelham a do Romarinho, Douglas e Paulo André.
    Vejam que não é uma crítica a estes atletas que tem sim potencial para jogarem no Timão, apenas a constatação que aquela forma eficaz de outrora, já não se encaixa perteitamente no elenco de agora. Não sei se temos que treinar mais, mudar a forma de jogar ou qualquer outra coisa, mas que é preciso se adequar a nossa nova realidade, isso é nítido!

    • A verdade é que desde essa época atacamos mal, falta um articulador, falta alguém diferente. Acertamos em cheio no Ronaldo, erramos feio no Adriano,mas isso não pode amedrontar a diretoria em tentar novamente em uma estrela, vide Ronaldinho no Atlético, fala-se em festas com mulheres Catarinenses, etc, mas no campo, que é o que vale, esta jogando. Temos um elenco de jogadores nota 7, com Emerson e Paulinho um pouco à frente dos demais, mas é muito pouco para nosso tamanho. Tenho a impressão, e isso talvez o Citadini possa esclarecer se for real, que a diretoria esta meio perdida em busca de patrocínio e outras coisas e o futebol ficou meio relegado, há uma clara dissonância entre a postura e a filosofia do Rosemberg e do Gobbi, e isso me parece acaba refletindo no campo.

  • pra mim ta tudo normal!a normalidade é o soberano ganhar de vcs!o M1to tomou mtos gols do SCCP pq fez vaaarias partidas..muitas! ai é normal tomar gols!!e sobre votar,ja tenho meu candidato! é coronel telhada na cabeça!quero ver bandido morto!!

    • Vc não disse quantos gols tomou.

    • Depois de tamanha demonstração de espírito cívico e inteligência me lembrei de Wittgenstein: “do que não se pode falar, se deve calar”…

  • O Emerson, que sempre vai estar na história do Corinthians pela importancia que teve na conquista da libertadores, pegou o chinelinho e ficou dez dias sem jogar. Quando voltou, fez um gol, parecia que ia arrebentar, e depois desandou a perder gols e escolher jogadas erradas.. Eu penso o seguinte: o salário da libertadores já foi pago, e agora o que ele está recebendo é pra jogar o brasileiro, então ele tem que jogar bola, e voltar a ser decisivo.

  • * correção: onde eu disse dez DIAS sem jogar, leia-se dez JOGOS sem jogar.

  • O que falta ao Corinthians são jogadores decisivos. Aqueles que encaram a defesa adversária em jogadas individuais e concluem para as redes. É muita gente boazinha…

Leave a comment