Sep 9, 2012

Corinthians coloca pimenta no campeonato

 

O Corinthians, que por razões conhecidas e repetidas, não teve um bom desempenho no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
Mas é o time que está dando o ritmo na disputa. Enfrentando os tais “favoritos”, vem batendo um a um.
Ontem, no Pacaembu, foi a vez do Grêmio gaúcho dançar. Poderia ter sido um placar maior se o juiz não estivesse, digamos, numa noite infeliz. Mas, deixa para lá.
O Corinthians vem dando o tempero nesta disputa arrastada, onde ninguém é favorito de nada. Não há uma grande equipe disputando o título.
O destaque é o Corinthians, que vence os fortes de forma indiscutível, como diria Mário Moraes.

TV e Grana

Neste domingo, no Estadão, o jornalista Paulo Vinícius Coelho, reclama da divisão de dinheiro da TV.
Segundo ele, os dois grandes (Timão e Fla) estão ficando cada vez com mais dinheiro. Agora, com os aditivos ao contrato de TV, a diferença entre o primeiro grupo e os outros estaria aumentando mais ainda. Diz o jornalista em estado de alerta: ” Criar um grande campeonato não inclui apenas contratações ou manutençao de grandes craques. É preciso dividir o dinheiro de maneira mais igualitária”.
Ficaríamos assim, no quadro do PVC: um traz a audiência e os anunciantes e os outros ficam com o cofrinho para receber a divisão (igualitária , é claro).
É uma proposta simples, que revoga as leis de mercado. Só.

A cada um segundo seu trabalho, como diziam os marxistas. Nada de fazer um “socialismo” de araque. Neste quadro quem pode mais chora menos. E quem quiser mais dinheiro faça como fez o Timão. Comece num bairro simples, lute muito (contra tudo e todos), fique grande e aí a conversa é outra.
Ou sejam participantes secundários .

44 Comments

  • O PVC tá de brincadeira! Mas infelizmente as coisas aconteceram conforme ele quer por muito tempo aqui no futebol brasileiro. Mudando um pouco de assunto, é lamentável não termos um patrocínio este ano. Este Rosemberg devia ir logo pro time do coração dele (SPFW) e deixar q o Corinthians evolua cada vez mais.

  • O PVC está é apavorado. A torcida do Corinthians cresceu quando não ganhava nada. Imagina o que vai acontecer agora quando está ganhando? Espero que os outros cresçam com pouco dinheiro. Porque é que a gente que enche estádio e dá o maior Ibope tem que dividir com quem não dá nada? Eles que se virem. O Flamnengo não está sabendo aproveitar a “espanholização” do futebol brasileiro. A gente está. Azar o deles. Vai Corinthians.

  • Talvez no artigo do próximo domingo ele proponha também que se divida a renda das partidas, já que o único clube que tem médias superiores a 20.000 pagantes por jogo (sem promoção e sem desconto no preço do ingresso) seja o Corinthians.
    Quem traz audiência e anunciantes para a tv e público pagante aos estádios deve pagar a fatura dos pequenos e dividir os lucros com os incompetentes e sem torcida. Só o desespero para justificar esse tipo de opinião. Já fizemos isso por décadas, agora chega. Quem é grande de verdade não precisa passar o pires para pedir uns trocados a mais. Vai lá e consegue o que é seu de direito.

  • Caro Roque,

    Na minha opinião, esse é o grande dilema do Brasil: a dúvida entre o Capitalismo e o Comunismo…

    É preciso decidir !

    • Puxa; será fácil assim? Eu escolho o socialismo!! Será que o resto do país concorda comigo? Ás duras penas algumas conquistas sociais fazem o Brasil de longe parecer um país na trilha do “estado de bem-estar social”; um capitalismo domesticado… Domesticado? Nem tanto, mas com alguns direitos dos trabalhadores conquistados e preservados. Mas isso não deixa de ser muito, muito discutível. No campo do futebol, no entanto, esses bravos rapazes – que jamais haviam defendido uma divisão do dinheiro embolsado por seus clubes em tempos de vacas gordas; vêm agora defender uma divisão igualitária ou mais “justa” do dinheiro conquistado por Corinthians e Flamengo de acordo com seu tamanho. “Espanholização” do futebol brasileiro! É o novo demônio a ser combatido! Poderiam começar assim algum manifesto: “Um fantasma ronda o Brasil, é o crescente poderio do Corinthians”!! kkkk

  • MUITO BOM CITADINI!!!! CADA UM TEM Q RECEBER O Q VALE P/ O MERCADO! É JUSTO!!!!

  • Boa tarde amigos do blog. Que vitória maravilhosa a de ontem sobre o grêmio… Poderia ter sido uma goleada histórica se o arbitro tivesse marcado dois pênaltis claros que existiram a favor do TIMÃO. O primeiro aconteceu em cima do Romarinho, que recebeu uma tesoura do zagueiro gremista. A segunda falta dentro da área ocorreu minutos antes do termino da partida, quando Danilo avançava a meta dos gaúchos e foi claramente empurrado. Nas minhas contas poderíamos ter ganho pelo placar de 5×1. Porém, o que chamou a minha atenção foi a atuação do garoto da base Giovani e o seu belíssimo golaço… Não foi apenas no jogo de ontem que ele fez boa atuação. Na partida de quarta-feira contra o figueirense ele teve uma boa atuação. Espero que o técnico Tite e a atual diretoria corintiana deem mais oportunidades a ele e a outros garotos da base que tenham potencial. O CORINTHIANS por ser um gigante precisa revelar os seus próprios craques! O gol do Giovani foi tão espetacular que compensou os dois pênaltis não marcados a favor do TIMÃO.

    Sobre o assunto dos diferentes valores da cota de TV que os clubes recebem, eu discordo da opinião do jornalista do Estadão Paulo Vinicius Coelho. CORINTHIANS e flamengo possuem torcidas em todos os cantos do país e dão mais audiência na mídia que os demais clubes. Por isso os dois devem receber um valor maior que os demais. Ora! por que motivo o s4n7os deveria receber o mesmo valor que o TIMÃO recebe??? Se isso ocorresse seria uma grande injustiça… Se os demais clubes querem mais dinheiro é só economizar, reduzindo a sua folha salarial, quitar suas dividas e investir pesado nas divisões de base. Além disso, receber um bom dinheiro da TV não significa que o clube será “imbatível”. Basta olharmos a situação do nosso “co-irmão” (como a mídia adora falar) carioca. Eles recebem os mesmos valores que o TIMÃO ganha da Globo, e estão vivenciando uma terrível crise financeira e técnica. É de suma importância que os clubes sejam administrados por pessoas serias, e que estejam preparadas para tal responsabilidade.

  • Por essa tese do PVC, então deveria existir também uma distribuição equitativa de salários entre jogadores, e a CBF distribuiria proporcionalmente os ‘craques’ aos variados times. Tudo para ficar igualzinho… Pára, que isso… O Corinthians dá à Rede Globo os maiores índices de audiência, e deve receber igual aos que dão menos? que isso…

  • Grande jogo (com grande atuação do Corinthians).

    Grande público (e sem ingressos a preços promocionais, ao contrário do que precisam fazer os rivais paulistas).

    Grande vitória corinthiana (contra o Grêmio e contra a arbitragem, que mais uma vez teve um erro escandaloso que prejudicou o Corinthians – pênalti claro em Romarinho, aos 8 min. do 2° tempo – e foi claramente tendenciosa, durante todo o transcorrer desse 2° tempo).

    Até pelo fato de o Corinthians não estar competindo no Brasileirão (por ser o atual campeão brasileiro e sul-americano, e por estar focado na busca de seu segundo título mundial), as suas partidas no campeonato se constituem em celebrações puras de alegria e paixão futebolísticas.

    Assistir aos jogos do Corinthians proporciona a compreensão do porquê o Corinthians ser “O Time do Povo” e mais importante clube do Brasil, e do porquê o futebol ser o “esporte das multidões”, que apaixona e integra culturalmente os povos de todo o mundo.

    Viva o futebol!

    Vai, Corinthians!

  • Quanto à remuneração pelos direitos de transmissão televisiva: é realmente injusta.

    Mais do que injusta, é absurda, porque nada justifica que o Corinthians, clube mais importante e dono da maior e mais apaixonada torcida do Brasil, ganhe a mesma coisa (ou até um pouco menos) do que o Flamengo, um clube com mais simpatizantes do que torcedores (estes, inconstantes, como comprovado pelos pouco mais de 2 mil gatos pingados que apareceram no estádio para prestigiá-lo no jogo do meio de semana).

  • Engraçadinho esse PVC. Quer dizer então que o CORINTHIANS é obrigado a sustentar esses “clubinhos” que vira-e-mexe se julgam iguais a nós. Como diz o velho ditado: cresçam e apareçam!
    Eu não leio nada do que esses imbecis escrevem, mas é fácil perceber que trata-se de “piriri”, por ver o TIMÃO cada vez maior.
    Abraços e VIVA O TIMÃO

  • Se continuarmos assim, seremos campeões do brasileirão.
    Com relação à divisão do dinheiro de transmissões, é coisa de quem gosta de ganhar dinheiro às custas dos outros.
    Este PVC e meia dúzia de patetas querem que os clubes cobrem R$ 5,00 o ingresso mais caro, querem intervenção governamental no futebol – usam as imbecilidades de sempre, como futebol é patrimônio nacional – queriam até que o governo “bancasse” os salários do Neymar, coisa de tapados metidos a socialistas. Mas, quando pedimos para mudarem para um país socialista, de preferência Cuba, dão desculpas das mais ridículas que já ouvi e nunca pensam em depositar metade dos seus salários nas contas de instituições de caridade. São socialistas desde que não peguem deles.
    Os panacas usam como argumento o campeonato inglês, mas não fazem a relação clube população.

  • Bom jogo, mas tomamos um sufoco que não precisaríamos, ontem ficou mais claro que nunca, temos mais futebol do que jogamos. Uma pena nosso começo, pois o bi seria perfeitamente possível.
    PVC, Juca e quase toda ESPN defendem esta tese puramente casuísta, ou o salário de jornalista é o mesmo em todas as empresas, o valor do tempo das TV`s é o mesmo???

  • Bom, quando o tema socialismo entre em discussão a confusão é geral!!! Melhor deixae a discussão para outros fóruns! Por aqui basta insistir que o livre-mercado é a última forma da história e tal, por que o que importa é a disputa futebolística, não o futuro humano! Tenho uma amiga palmeirense -sindicalista e socialista – que usa um exemplo nada bom a favor desse argumento igualitário: é assim no centro do capitalismo mundial! A tal da NBA! Não sei se ela tem ou não razão nisso, mas argumenta que a liga de basquete americano tem mecanismo para impedir que um clube tenha um poder econômico muito maior que outro!! È vero? Alguém sabe disso?

    • Altamir,

      É impressão minha ou o Sr está querendo ‘pautar’ os temas a serem discutidos neste Blog ? Salvo melhor juízo, quem teria essa prerrogativa é o DONO deste espaço, o que não ocorreu até o momento…

      Pelo pouco que entendo, cabe aos participantes exporem suas opiniões, sem impedirem que os demais façam o mesmo…

      Tenha um bom dia.

      • Engano seu, meu caro!!! Não quero pautar nada! Apenas dar meus palpites! Quando digo que a discussão socialismo x capitalismo é mais complicada é por que é mesmo! Se existe alguma coisa que nos aproxima aqui é nossa paixão pelo Timão! Nossas paixões políticas não vêm ao caso! É o que eu penso. Mas não fujo delas não. Se for o caso quebremos o pau em torno disso! Será que é isso que interessa ao dono do blog? Perguntemos para ele.

        • Então de seus palpites no que é ‘proposto pelo post do blogueiro’. E não reaja de forma deseducada contrapondo a participação dos demais.

          E já que estamos no assunto, a colocação ‘socialismo X Capitalismo’ coube muito bem no contexto da discussão em pauta. Basta um pouco de senso cognitivo…

          • Parece que agora não sou mais eu a pretender dar a “pauta” do blog, afinal, devo dar palpites apenas no que é proposto pelo blogueiro. Devo entender então que o que está em pauta é a oposição “socialismo x capitalismo”? Bom, se é assim deveríamos então começar pela discussão dos clássicos do assunto. Digamos, Locke, Marx, Lenin, Hayek, Adam Smith, Walt Disney, Lukacs, Gramsci, Olavo de Carvalho e sei lá quem mais! Bom, do meu “mal-educado” ponto-de-vista acredito que essa discussão foi colocado de maneira algo irônica pelo blogueiro. Quero dizer, arautos do livre-mercado travestem-se em socialistas de carteirinha do partido quando se trata de avançar no dinheiro que, segundo as leis do mercado capitalista, cabem ao Corinthians! A meu ver é esse o ponto-de-vista do blogueiro. Não me sendo permitido daí extrair o corolário de que o socialismo é impossível, o capitalismo que é bom, ou, por outro lado, o contrário disso. Não se trata de, no caso específico do futebol, pretender substituir a justiça produzida pelo mercado. Pelo menos é o que meu pouco senso cognitivo ou entendimento dialético posto ao nível básico do senso-comum me permite entender.
            Agora não quis, sr., Honorè, de modo nenhum, ironizá-lo fazer troça ou censurar suas afirmações. Mas continuo achando que, embora possamos escolher o “partido”, o lado que acharmos mais conveniente neste embate, por ele ser mais do que uma discussão acadêmica, infelizmente não é uma “escolha” simples que possa ser feita e posta em prática ao nível da realidade social em que nos encontramos.
            Enfim, só mais uma coisa… Quando escrevi que a disputa (teórica, de salão!) deveria ser deixada para outros fóruns não foi com a intenção de determinar que outros assim agissem, mas como um conselho para mim mesmo, ainda que colocado de um modo , digamos, “universal”… Ou seja: para quê ficar discutindo -num blog no qual é tão divertida a manifestação de nós corintianos em torno dos assuntos de nosso time-, questões de natureza filosófico-políticas e tão cruciais no destino humano? Se assim não lhe parece não tem problema nenhum. Darei meus palpites também. O dono do blog que se manifeste moderando e bloqueando o que lhe parecer inconveniente.
            Saudações corintianas!!!

  • olha, pontos perdidos pros bambis, baiacus… figueirense… e outros ai que deixamos em jogos que jogamos melhor… com um pouco mais de pontos a gente ia buscar mais um brasileiro.

    flu so tem jogada mandando bola no fred.

    atletico, so tem o ronaldinho.

    o gremio, é esforçado, tem o luxa… mas o time é bem mediano.

    nao é tao dificil ser campeao com o nosso time…. mas faz parte.

    e bem, eu gosto do pvc e acho que aki ficando na mao de dois times tambem seria chato como é o espanhol… mas ai, os times tem que se virar…

  • Perfeito… esse jornalista parmerense quer esta divisão agora que o timeco dele está por baixo né… se o importante é dividir tambem o dinheiro ele deveria na época da parmalat, brigar para que o dinheiro da multinacional fosse tambem para outros times, afinal de contas, tb é importante dividir a grana… ou será que a divisão que ele quer é só de cotas de tv pq o time dele não dá mais audiência….

  • Esqueça o PVC,

    Ele esta querendo fazer tipo de jornalista intelectual !

    Cidadini, você disse tudo … “Comece num bairro simples, lute muito ( contra tudo e todos), fique grande e ai a conversa é outra. Ou sejam participantes secundários .”

    Na verdade o Corinthians será o maior artista deste teatro que é o futebol brasileiro.

    ABS

    Rubens RNT

  • Melhor deixar um São Paulino, explicar direitinho para o PVC.

    http://www.youtube.com/watch?v=sG_FJOMvR9s

  • eu trabalho na rádio itapipoquense AM e quero que o sr. pvc me repasse parte do salário para que ocorra uma justa e necessária equiparação.

    como dizia aquele velho mosaico: HA HA HA para ele e para o quase ex-time que torce.

    • Xeque-mate ! ! Navegante, você acaba de estripar o “rei” PVC, “el-hipócrita”.

  • Boa Cita!

    Por essas e por outras que eu acompanho os jogos do Coringão – quando não posso ir ao estádio – pela internet (link que passa o jogo ao vivo) e pelo Twitter através de uma conta que eu abri exclusivamente seguindo e seguida por Corinthianos,

    na tal da crônica esportiva, TODOS são torcedores travestidos de jornalistas imparciais,
    esse PVC, além de parecer o grilo falante, é só mais um porcolino apavorado.

    Fui ao jogo no sábado, não gostava do horário, mas foi um programa muito agradável: jogo lindo num estádio lindo numa noite linda (palavras da patroa)…que eu concordo plenamente!

  • Cabe lembrar que na época da Parmalat, praticamente só o Palmeiras tinha dinheiro; e contratou os principais jogadores dos adversários, inclusive Rivaldo, que começava uma carreira muito promissora no Corinthians, apos passar por um início dificil.

  • Ótimos a maioria dos comentários feitos aqui no Blog sobre essa questão da ‘justiça’, no Futebol.

    Muito bom, mesmo.

    E cabe lembrar que o planeta que vivemos, nunca foi, não é, e nunca será ‘justo’… Por mais que alguns achem que podemos mudar isso.

  • o pior mesmo é ouvir a torcida gremista cantar hino do RS , no meio do hino nacional…

    coisa de provicianismo de fazenda e completa falta de educacao

    • O pior é que esse hábito se avizinha do fascismo mesmo, sendo mais do que um simples provincianismo…

      • Ué… Não é você que disse que devemos falar ‘somente sobre Futebol’ ???

        • Ok, Sr. Honorè… O senhor venceu! Jogo a toalha!!! kkkkkkk Só me manifestarei aqui nesse blog quando o senhor me autorizar! Tudo bem assim?

          • Mais uma resposta ‘fora do contexto’, sr. Altamir…

            Estou apenas lhe cobrando ‘coerência’ com suas próprias exigências, com as quais, aliás, não concordo. Tudo pode ser discutido aqui; a menos que o dono do blog não concorde…

        • Sr. Honoré….
          Me falta coerência então, segundo seu juízo? Pois que falte! Não disse que não se deveria dar pitacos com conteúdo político por aqui. Apenas disse que a discussão capitalismo x socialismo não deveria ser enfrentada por aqui nos termos em que foi colocada. …uma escolha pura e simples! Por que falta peso histórico nessa visão. Fiz ironias com relação a divisão do valor das verbas da televisão. Me posiciono francamente numa posição socialista se valer a pena discutir alguma coisa aqui com o senhor ou com quem quer que seja. Acho que não vale. Distribuir equitativamente as verbas da televisão entre os clubes não é promover o socialismo. Isso só pode ser encarado como ironia. Não sou favorável à distribuição nesses termos. Não vou perder mais o meu tempo com isso. Nem acho que ele (meu tempo) é tão precioso assim. Acho que vale a pena expor as ideias em que acreditamos nos fóruns que quisermos. Posso mudar de ideia a hora que me aprouver. Não acho isso frívolo. Não acredito em duendes nem em tolices. E viva o Corinthians!

          • Como a posição do Sr. é um tanto confusa (diz, depois desdiz o que disse, aí diz novamente…), e em respeito ao blogueiro e demais participantes, dou por encerrada essa discussão ‘de surdos’, que já virou turra…

            Fique feliz. O Sr. venceu.

          • Sr. Honoré…
            Não leve tudo por demais a sério… Talvez minhas colocações tenham parecido confusas ao senhor. A mim não parecem. Mas não existem “vencedores” em debate de surdos. Saiba que respeito muito suas opiniões aqui no blog e sempre as leio. Talvez por isso já o tomava por alguém que não se importaria com uma observação que fiz acerca de seu comentário. Não deveríamos continuar alimentando o que parece turrice; o que cansa a leitura do dono do blog e demais frequentadores daqui? Quase estou de acordo! Mas não consigo deixar de responder seu post para tentar apaziguar qualquer ânimo que possa ter se exaltado (francamente não, não é?) e tentar dissuadi-lo da convicção que minha posição seja “confusa”, que eu “digo” e depois “desdigo”… É que não sou muito cartesiano. Mas deixa para lá… Aceite tudo como demonstração de apreço pelo blogueiro, pelo sr. mesmo, pelo gosto bacana da dialética, e pelo nosso amor ao Timão! grande abraço!

      • pior isso, RS cada vez mais fica provinciano, e o eixo RJ/SP cada vez mais moderno, mais antenado no mundo..

        Basta uma visita às capitais.

        • É esse tipo de postura que faz com que o Brasil seja um país madiocre… cantar o hido do estado no lugar do hino nacional mostra toda a mediocridade de um povo que se acha superior ao resto da nação… enquanto isso os governantes se aproveitam desta mediocridade para usar a população como massa de manobra… é um atrazo só…

    • Caro Marco, (Ai meu deus, acho que vou arrumar outra confusão…)

      Embora essa atitude separatista de grande parte do povo gaúcho seja reprovável para muitos brasileiros, acredito que deva ter seus motivos. Justos ou não, dependendo do ângulo de visão ou de interesses regionais…

      Eles parecem não estarem muito satisfeitos com nosso Pacto Federativo, assim como eu, também não.

      Sou paulista. Não posso estar feliz sendo o meu Estado, o maior contribuinte para os cofres da União e tendo a maior população do País, sendo sub-representado no Congresso Nacional; nos principais Tribunais Superiores, e, salvo melhor juízo, até nos Comandos Das forças Armadas…

      Assim como eu, eles também devem ter suas ‘razões’…

      Sou brasileiro sim, mas magoado com meu País. É difícil saber que o voto de alguns ‘irmãos’ meus, vale VINTE VEZES MAIS que o meu…

      A impressão que tenho é que São Paulo é um Estado ‘ocupado’. Desde 1930.

      Ou não ?

  • É isso aí, Citadini! Tudo deve ser proporcional, quantitativa e qualificativamente. Não há razão alguma para o Corinthians aceitar uma divisão mais igualitária do dinheiro da televisão se nós é que damos mais audiência. Não há razão alguma para financiarmos adversários, não faz sentido! Sofremos muito tempo mandando jogos no estádio da Vila Sônia e colaborando, diretamente, para o bem dos cofres daqueles caras lá, e eu nunca entendi porque as diversas direções que passaram pelo Timão nunca haviam tomado a atitude de não jogar mais lá, como o Andrés decidiu. Somos maioria absoluta nos mercados mais importantes do país, como Grande São Paulo, interior de São Paulo, norte paranaense e sul de Minas Gerais. Então, é mais natural que fiquemos com a maior parcela dos direitos de transmissão de TV e patrocínios. É algo lógico e natural, que não apenas não vai acabar, como vai se intensificar nos próximos anos. Pelas leis de mercado, é cada um por si. Quem tem o melhor produto vende mais, cobra mais caro e define os parâmetros.

  • Correção: Qualitativamente, não qualifificativamente. Sorry, hehehe…

  • Bem, o PVC poderia consertar tudo dando o grande exemplo, que tal ele dividir o salário com os que ganham menos na empresa onde ele trabalha, teriamos um mercado consumidor muito mais forte com mais pessoas comprando.

  • Citadini,

    Engraçado que quando vc era dirigente lá, não conseguia nada agora tem que vibrar com as conquistas dos outros.
    abs

    • Se não me falha a memória o bi-campeonato do brasileirão de 98-99 e o Mundial de 2000; além da Copa do Brasil, do Rio-SP, de alguns campeonatos paulistas foram durante a gestão do Citadini…

  • Que eu me lembre o Citadini nunca ocupou uma posição ‘executiva’ no Corinthians. O que não lhe oportunizou fazer muita coisa…

    Corrijam-me se estiver errado, mas, que eu saiba, ele só foi diretor de Futebol e presidente do Cori (ainda é ?).

    Lembro-me também que ele tinha bastante proximidade com Tite, em sua primeira e ótima passagem pelo Clube, quando este pegou o time em situação desesperadora, e nos livrou de um rebaixamento quase certo…

    Lembro-me também que o discurso dele sobre ‘como tornar o Corinthians grande’, tinha propostas parecidas com as melhores que parecem estar vigorando nos tempos atuais…

    Mas eu sabia que o discurso era ‘muito sincero’, para que agradasse a maioria com direito a voto para eleger um Presidente…

    Perdoem-me se falei alguma besteira, pois acompanho o Timão ‘de longe’, apenas pela mídia esportiva…

Leave a comment