Sep 11, 2012

Sem Zizao, China não resiste e é goleada.


(Reprodução)

A seleção da China foi goleada, ontem à noite, 10/9, em Recife, pela Seleção Brasileira por 8×0.
Tivemos de tudo na partida, inclusive “dancinha” para comemorar os importantes gols . Este tipo de comemoração é importante, pois mostra (segundos os psicólogos do esporte) o nível mental de amadurecimento do atleta.
Tudo bem.

Mas o que teria faltado ao time chinês para conseguir um bom resultado?
Tudo. A China já está fora do próximo mundial  e, no ranking da Fifa de Seleções, ocupa uma posição próxima (mas não muito melhor) do Butão.

Lamentavelmente, o treinador chinês  não convocou o astro Zizao, jogador do Timão.
Se o fizesse, a festa seria outra.

Não seria igual à apresentação do Corinthians no início do ano, já que aquela é inigualável.

Como evento, a  festa de apresentação do Zizao só perdeu para a chegada de Ronaldo (o fenômeno). Perdeu, não.
Em alguns quesitos  (como coreografia), foi superior. Afinal, segundo marketing do Timão, ele abriria as portas do “mercado chinês” para o alvinegro.
Entendi!

Uma pena! Se Zizao tivesse com aquela camisa vermelha da China, a coisa seria diferente.
Muito diferente.

 
Vai, Colintias! 
(Reprodução)

Mistificação ou fraude

No início do ano, um pouco antes das eleições no Clube, uma notícia ocupou a mídia por todo lado: o Corinthians teria um novo patrocínio na camisa.
Seria uma empresa coreana (ou japonesa, para alguns mais ousado) e seria o maior contrato já visto no futebol tapuia.

Mas o ponto alto daquela ofensiva de notícias vazadas pelo marketing corinthiano foi uma foto que provocou o maior barulho na internet (em blogs, sítios etc) e, em seguida,  nos jornais,  rádios e TVs.

A foto – com definição muito ruim – “mostrava” um coreano (ou japonês) com uma camisa do Timão e a propaganda da montadora Hyundai.
Era a prova que faltava do negócio realizado.

Foi um alvoroço só.
Falavam que o Corinthians estaria com um contrato fechado (na mão, como dizia um Diretor) de publicidade na camisa para o ano de 2012, e a mídia trazia inclusive os números do acerto.
Pelo que afirmavam, os Diretores do Marketing do Timão  seriam 50 milhões por ano, em contrato de 3 anos.

Não houve quem não tivesse aplaudido.
Os membros da “Republica”, que reúne do pessoal de aplauso fácil (e caro)  até jornalistas “independentes”, parabenizavam o Corinthians por tão grande proeza.

A foto do tal coreano provaria o acerto conseguido.
Muitos se preocuparam em dar o nome ao tal empresário que a foto borrada trazia.

O resto da história é conhecido de todos.
O tal “acordo” acertado não existia, embora o marketing corinthiano tivesse espalhado por todo lado notas da bombástica contratação.

Estamos chegando ao final do ano e o Clube ainda vive sem publicidade na camisa.
Ficou apenas a foto escura da área Vip do Pacaembu.

Ainda bem que a Globo chamou os Clubes para aditar o contrato de transmissão de jogos  (até 2017,18 ou 19?).
Com grana adiantada, pela TV,  está sendo possível tocar o barco.
E o tal marketing nada tem com a venda da TV.

31 Comments

  • Citadini, não tenho dúvida nenhuma de que o nosso setor de Marketing não é bem visto pelas grandes multinacionais. Ninguém vai querer se unir a uma instituição em que sua direção não inspira seriedade e confiança. Quando o Corinthians anuncia uma parceria, seja ela qual for, o Sr. Rosemberg aparece tentando promover a si próprio e a sua suposta esperteza ao invés de tentar valorizar a própria empresa que está investindo. Isso não cai bem.
    A empresa, ao invés de ser enaltecida, fica em segundo plano e — pior ainda — passa por má negociante, pois em situações como essas, ele declara aos quatro ventos que “fez um negócio sem precedentes na história do futebol”, dando a impressão de que a empresa pagou mais do que deveria pagar e que ele sim é um ótimo negociante. Só que ele se esquece que estas empresas possuem orçamento, conselheiros e presidente. Quando este tipo de notícia chega à mídia, tanto o presidente quanto os conselheiros obviamente lêem e o diretor de Mkt da empresa, que é a pessoa responsável pelo acordo, acaba passando por incompente ao pagar mais do que deveria. Consequentemente, as pessoas que são responsáveis por negociar a exposição das empresas ficam ressabiadas de assinar um acordo com um lunático egocêntrico.

    • Fato !

    • Não exagera também, né !?
      A contratação do Zizao foi correta, ele não é pior do que muitos que vestiram a camisa do Timão. Além disso, fosse um clube europeu que o tivesse contratado, todos estariam aplaudindo a iniciativa. Com relação ao patrocínio, acho que já poderíamos ter um parceiro, porém, o Corinthians deve valorizar sua marca e manter a calma.

      • Ele pode ser melhor ou pior. O problema é que nunca vimos nada.

        • Mas ele se machucou… Não tem culpa, vamos aguardar.

          • Marcos,

            Também não sou contra a ideia de ter contratado um Chinês.

            Mas já que ia contratar um, teria que ser titular da Seleção chinesa… Um jogador que os orientais acreditassem que ele ia jogar no time corinthiano.

            Não entendi o critério da escolha.

    • O problema é que o marketing faz promoção dele. Mais do que o clube. Por esta razão fica lançando qualquer coisa para ocupar espaço na mídia.

  • Talvez a Carla Dualib possa voltar e melhorar o marketing corintiano.

    • Não seria uma boa. Mas poderia encontrar muito de seus “colaboradores” por lá.

  • Será verdade que ESSA Seleção chinesa perdeu só de 1 a 0 para a ESPANHA ?

    É difícil acreditar. Ridículo. Só não foi mais vergonhoso que ver o Neymala querendo fazer ‘gracinhas’ com os coitados chineses… Tipo, bater em bêbado !

    Mais ainda aquela ‘caretinha’ que ele fez mostrando os dentes para as câmeras, como que a provocar os críticos ao péssimo jogo do último domingo.

    Gostaria de ver ele dando uns ‘rolinhos’ nos africanos… Mas ele é fanfarrão mas não rasga dinheiro.

    Quanto ao Marketing do Timão, também concordo contigo, Citadini: parece que é só espuma…

    • Acho que este placar de 1×0 com a Espanha precisa ser melhor explicado ( ou entendido).

      • Já pesquisei… Jogaram contra o Brasil com apenas quatro titulares… Mas mesmo assim, é inacreditável.

  • Putz… o Perreira deve estar emdepressão profunda… Ele não apareceu nem pra comentar a espetacular manchete do post…

    • Só na próxima segunda.

  • Quanto ao Zizao, todo mundo quer ver o cara jogar, independente de ele ser bom ou ruim, o cara têm carisma. Precisa dar uma chance à ele, pela torcida, pelo menos. Quanto ao patrocínio, o clube amarga 6 meses sem… tá na hora de arruma um. E afinal, quem era aquele senhor coreano no pacaembu?

    • No caso além de carisma precisa ser bom jogador.

  • Sempre falam que faltam quatro semanas para anunciar o novo patrocínio.

  • Tem caboclos vestindo camisas de grandes clubes brasileiros que não prestam nem para reservas dos chineses de ontem à noite. Só dar uma olhada que, sem muito esforço, será fácil identificá-los.

    • Será? Mas o time deles é muito ruim.

  • Há, segundo o Marcelo Damato da coluna De Prima (Lancenet), um “monumento” de 4 toneladas em forma de camisa reproduzindo a camisa usada na final da Libertadores que seria entregue quando da assinatura do contrato de patrocínio, pelo que pude entender estavam até agora negociando e só agora chegou-se a um impasse e as negociações acabaram. O tal monumento parece-me será entregue de qualquer forma.
    Achei ótimo, assim alguns poderão sempre lembrar das lambanças e da incompetência cronica, esse monumento deve ficar no andar do marketing, mas não esquecer de colocar uma réplica na sala da presidência, aliás o presidente ainda existe???

    • Não foi isso que falaram para o mundo. Disseram que tinham o contrato.

  • o Rosemberg tem que sumir do Corinthians. Ele é o principal motivo pelo qual o Timão não tem contrato de patrocínio. Sai o Rosemberg e chega o patrocínio, a coisa funciona assim.

    • Sou contra sumir ou aparecer. Devemos apontar, com clareza, o que achamos incorreto.

  • Tudo bem, mas vender por valor merreca, acho que a pancadaria seria muito maior.
    Então fica assim. Se não fecha, ruim. Se fecha péssimo.

    Porém acho que patrocinio master, estádio devem caminhar juntos. Isso é fato.
    Uma beleza para os criticos o estádio chamado “Hyunday” e a camisa da ” Iveco”.

    Um prato cheio não é?

    Imaginem o “Emirates Stadium” , e a camisa patrocinada pela “Korean Air Lines”

    Calma e caldo de galinha ajudam a sossegar os ânimos exaltados, embora os antis estejam soltando rojões porque o Timão ainda não fechou patrocinio,

    Soltavam rojões porque não tinhamos a kukaratcha, e tambem porque eramos “sem estádio”.

    Deixe que soltem e nos arrumem um novo titulo ” Sem patrocinio” .

    É o que sobrou!

    • Também não acho que a marca deva ser vendida por merreca. Mas o caso não é esse.Martelaram ,por todo lado, que tinham “na mão” um bruta contrato. E, pelo visto, não tinham nada. Estamos quase no final do ano.

  • A melhor coisa que fiz ontem foi ir dormir antes do jogo… faz algum tempo que o Brasil, ou melhor, a seleção da CBF me causa Asco… hj pela manhã quando vi as dancinhas que mais pareciam brincadeira do horário do recreio da APAE, e o resultado do jogo, tive absoluta certeza que fiz a coisa certa… ganhei algumas preciosas horas de sono a mais e me poupei de um espetáculo circense, feito para acalmar o público pouco exigente do país do futebol…

    Quanto ao ZIZAO, esse sim seria capaz de me fazer perder o sono na frente da TV para enfim ver ele estrear em terras tupiniquins… e digo mais, iria torcer para ele e para a China, sem a menor sombra de dúvida!!! Ao menos a audiência do jogo aumentaria consideravelmente com a curiosidade do Corinthiano em saber quem é de fato esse cara!!!

  • Citadini. Acredita que dependendo do prefeito eleito, o nosso estádio possa ser prejudicado em beneficio do retorno no Morumbi para a Copa?

    Ou você não acredita que a “guerra” chegou a esse ponto, de ter candidato planejado para esse fim.?

    Explico. Parece que essa história que plantaram sobre o apelido do estádio (quem você acha que colocou o nome Itaquerão?) está dificultando ou na verdade prejudicando a nossa instituição seriamente.

    O que acha disso?
    Abraços

  • Não quero saber de futebol!!! Gostaria de saber o que acharam do US OPEN vencido pelo Murray???? Lindo Não???? Quase cinco horas de tênis. Parabéns Murray, Djokovic e Serena Willians !!! Embora torça muito para o Federer!!!!! Zizao ??? Nossa o que é isso??? hahahahahahahahahahahahaha

    • É isso aí, Pereira…

      Do jeito que vão as coisas lá na Pompéia, só mesmo mudando de esporte…

    • é isso ai, e se depender do seu “time”, não vai vai ficar um bom tempo sem querer saber…

  • Não se discute um 8×0. Futebol não é basquete: no futebol, nem sempre o melhor ganha; no futebol, as vitórias são, quase sempre, por diferenças muito perquenas no placar (isso, quando não ocorre empate); e uma diferença de oito gols (ou pontos) é considerável até no basquete…

    8×0 é um placar de exceção, que causa espanto e admiração, inesquecível. Mesmo que a seleção campeã européia e do mundo, a Espanha, fizesse oito gols e não sofresse nenhum de nossa invicta seleção medalha de ouro na Paralimpíada, ainda seria um 8×0.

    Aqueles que torcem contra o Brasil (porque não gostam de Mano Menezes, ex-técnico do Corinthians, e de Andrés Sanchez, ex-diretor do Corinthians, e queriam que na CBF estivessem um técnico e um diretor oriundos de outros clubes) têm que curtir calados o gosto amargo que sentem pela quarta maior goleada aplicada pela Seleção em todos os tempos. Contestar os 8×0 é passar por ranzinza e ingênuo; ou chato e bobo, na linquagem pura das crianças; ou mala e otário, em reto e cru linguajar.

    Como dito, só três vezes, em toda a história, a Seleção Brasileira fez mais que oito gols em uma partida:10×1 (Bolívia, 1949), 9×1 (Equador, 1949) e 9×0 (Colômbia, 1957). Ou seja, só por duas vezes, a diferença foi superior a oito gols. O placar de 8×0 só havia sido alcançado em duas oportunidades: contra a Bolívia (1977) e contra os Emirados Árabes (2012).

    8×0 é 8×0, seja sobre quem for. E a China não é um “Íbis”. No século XXI, a maior goleada sofrida pela China foi contra o Uruguai, um nada anômalo 0x4, em 2010… Naquele mesmo ano, os chineses ganharam da França, na França, por 1×0. A China enfrentou a Alemanha em 2005 (perdeu por 1×0) e em 2009 (emapte, 1×1). Antes do atual e escandaloso 8×0, o Brasil teve os 4×0 (igualando a recorde uruguaio) da Copa de 2002 e um 0x0, em 2003. Mas o que parece causar particular incômodo para os “do contra” é o fato de, ha poucos meses, a Espanha campeã européia e do mundo ter enfrentado a mesma China que goleamos por 8×0 e haver ganho por um simples e econômico 1×0…

    Um 8×0 não acontece toda hora em nossa vida. Considerando o time mais vitorioso da atualidade, o Corinthians, atual campeão brasileiro e – invicto – da Libertadores: quantas vezes os corinthianos vivos viram seu time aplicar goleadas semelhantes? Não muitas: a quase totalidade dos corinthianos vivos viu o 10 x 1 sobre o Tiradentes (1983, Campeonato Brasileiro), o 8 x 2 sobre o Guarani (1997, Campeonato Paulista), outro 8 x 2, sobre o Cerro Porteño (1999, Libertadores da América), o 8 x 1 sobre o Flamengo-PI (2001, Copa do Brasil), e o 7 x 1 sobre o Santos (2005, Campeonato Brasileiro). Só.

    Portanto, Brasil 8×0 China é um jogo que passa a figurar com destaque na história da Seleção. Seleção que ganha tranquilidade e moral para os dois próximos jogos, contra a Argentina, o Super Clássico que confrontra as duas maiores escolas de futebol do mundo, entre dois países sul-americanos e vizinhos. Confrontos nos quais tudo pode acontecer, e quaisquer resultados serão normais, e não deverão abalar a trajetória de Mano Menezes (e de Andrés Sanchez) no comando da Seleção: sejam empate,vitória ou derrota do Brasil. Normal será até uma goleada – mas não um 8×0; porque um 8×0 não ocorre todo dia…

    Mas, até lá, o que tem para hoje é mais uma rodada deste Brasileirão em que a melhor equipe do Brasil não compete (focado que está o Corinthians na busca do bi mundial, transformando o campeonato nacional em pré-temporada para o grande torneio de dezembro próximo). Resta acompanhar a briga para ver quem será sagrado campeão (mas não o melhor) do Brasil… Resta, principalmente, se divertir com o desespero de algumas agremiações outrora arrogantes desesperadamente tentando fugir do rebaixamento… Faz lembrar aquela passagem bíblica, que o grande Marcelinho Carioca citava: “os humilhados serão exaltados”… E vice-versa, como se vê.

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