Sep 17, 2012

O gol e o craque

 


Quando Romarinho entrou, como um Corisco, por trás da defesa do Palestra, tomou a bola e marcou o primeiro gol do clássico de ontem,16/9, no Pacaembu, pensei em desligar a TV.
O domingo estava completo e acabado. O que viesse após seria quase sem importância.

O craque só ganha fama quando marca gols importantes contra um adversário igualmente expressivo.
É o caso deste Romarinho.

Nenhum torcedor vive dizendo por aqui: “que beleza aquele gol contra o XV na partida de ontem”. Atacante que quer ser importante tem que marcar gols que a torcida (adversária) não esquece.
São estes tentos que criam sua fama e consolidam o nome do atleta.

Neco só é esta legenda no Corinthians por ter sido impacável contra o Palestra.
Embora tenha jogado nos anos 1910 e 20, o torcedor fala até hoje com respeito pelo craque, que virava uma fera quando enfrentava o  Alviverde. E há tantos outros. Teleco e Servílio  também atormentaram os adversários prediletos. Sócrates jogava tudo contra São Paulo, Palestra e Santos, e, em partidas contra adversários menores, quase sempre andava em campo. No que fazia muito bem. Neto, Baltazar, Carbone, Marcelinho, Tevez, todos têm gols narrados até hoje pelos fãs. Gil não podia ver a camisa do Tricolor e destruía o adversário, assim como também fazia Casagrande contra este e em clássicos contra o Palestra.

Não sei se o Romarinho virará um grande ídolo do futebol brasileiro. Para nós corinthianos já é figurinha carimbada inesquecível.
Porque marca gols contra o Palestra e fez aquele genial gol contra o Boca, no jogo de Buenos Aires, na Libertadores de 2012.

Não tem a mesma fama de jogadores que são falados nos dias atuais. Contra ele funciona o anti-corinthianismo dos adversários e de parte da mídia. Tanto que ontem, após o gol, e numa atitude normal, beijou a camisa e houve uma explosão de ódio contra a “provocação”. Calma! O que agrediu foi o gol e a bela jogada que fez.
Nada mais.

Este esporte é paixão e nada apaixona mais um torcedor que seu atleta marcar um gol relevante em um jogo importante.
É isso que faz o futebol.

18 Comments

  • Há muito tempo eu digo que ele é o nosso atleta mais lúcido em campo. Ele tem um domínio de bola incrível e não é surpresa nenhuma que ele estoure em jogos importantes. Quando ele aprender a finalizar corretamente, terá vaga cativa no ataque titular da seleção.

  • Já houve um tempo em que Corinthians e palmeiras era um clássico, hoje em dia é mais difícil ganhar da ponte.

  • Lamentável caro Roque é assistir a transmissão no Premiere (Sportv/Globo) e ter que ouvir o “narrador” JOTA JUNIOR secando o Corinthians. Simplesmente ridículo.

    • Tem razão. O comentarista, um de tal ‘Vila não sei o que’, foi pior ainda. Parecia que o cara queria entrar em campo para defender o Guarani !

      Será que um dia teremos concorrência ao PFC ? Aí eu quero ver eles terem que baixar a cabeça para garantir seus empregos…

  • Romarinho é melhor do que o Messi…hahahaha, deu dó da cara do Luan reclamando com o juiz…( ALA SEU JUIZ, O ROMARINHO ZUOU NÓIS) hahaha VAI PARMERA!!!

  • hahaha Quem não se lembra do Gol do Galeano na libertadores e do Marcos na defesa dos pênaltis!!!! rsrsrsrssrsrs É isso, jogador importante faz gol importante que a torcida nunca mais esquece!!!! rsrsrsrsrs Juizinho!!!!!

    • É o que sobrou pra vcs né Pereira do Palmeirasssssss… pq nos dias atuais sem chance kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,

    • Ah, Pereira… Imagem desbotada, gravada em ‘fita magnética’…. AHAHAHAHAHAHAHA ! ! ! ! ! ! !

  • O que se seguiu ao gol (mais um!) do menino cabeça-fresca Romarinho contra o Palmeiras foi de um despropósito absurdo: um desequilibrado Luan, seguido por vários jogadores do decadente clube da Turiassu, partiu para interpelar violentamente o jogador corinthiano.

    Por, absolutamente, nada. O “pecado” de Romarinho foi fazer um gol (mais um!) em cima do time que está cada vez mais perto da segunda divisão (rebaixamento que será a vergonha das vergonhas, pois, como se sabe, time grande não cai duas vezes). A justificativa para a reação desmedida dos palmeirenses foi que Romarinho teria “provocado a torcida do Palmeiras”… Provocado de que jeito, oras? Só porque comemorou o gol? “Ah, mas ele comemorou o gol correndo na direção dos palmeirenses!” E daí? Qual é o problema? Jogador, quando faz gol, corre para qualquer direção. Nem precisava, mas Romarinho ainda justificou, com sinceridade (seu temperamento e seu histórico corroboram isso) que “se enganou, porque está acostumado” com a Fiel ocupando, tradicionalmente, aquele espaço (aliás, a Fiel já nem se surpreende mais quando, no mesmo Pacaembu, qualquer jogadorzinho adversário faz um gol e corre em sua direção, colocando um dedinho na boca (exigindo silêncio…) ou fazendo uma provocação ainda maior).

    Não satisfeito, o alucinado Luan partiu para cima do árbitro (esse, um banana), advertindo-o (na verdade, impondo-lhe) para que advertisse Romarinho. O banana não deu um cartão para Luan (jogador que, naquela altura, já havia levado um cartão amarelo, e deveria ter sido expulso – o que acabou por ocorrer depois, com merecimento, mas com atraso). Pior: deu um cartão amarelo para Romarinho!

    O árbitro (um banana) inovou, ao instituir a proibição de se comemorar um gol. Não inovou ao prejudicar o Corinthians – disparado, a maior vítima de decisões equivocadas da arbitragem, cada vez mais frequentes e absurdas.

    O lance fez lembrar um outro ocorrido, também, em um Corinthians x Palmeiras, naquele que ficou conhecido como “o jogo das embaixadinhas do Edilson”. Foi em 1999, finalíssima do Paulistão, quando, já no final da partida, título corinthiano já garantido, Edilson começou a fazer embaixadinhas, para festejar e tripudiar do rival. A reação dos jogadores do Palmeiras foi selvagem, desproporcional, partindo para a agressão física a Edilson, iniciando uma batalha campal, para manchar a festa do título.

    A selvageria e falta de desportividade dos palmeirenses ficou em segundo plano e foi justificada, pela maioria da imprensa, como uma “reação natural às provocações do Edilson”… Edilson foi julgado e condenado como o culpado pela briga! Inverteu-se completamente a ordem das coisas : não foi o Palmeiras que não soube perder, foi Edilson (o Corinthians) que não soube ganhar… A pressão da opinião pública forçou a desconvocação de Edilson da Seleção Brasileira (técnico: Vanderlei Luxemburgo).

    Ali, naquele acontecimento, institucionalizou-se um novo “codigo de honra” do futebol brasileiro, segundo o qual a irreverência, a firula e o olé são condenáveis, são “falta de respeito”… Alegria, não – “Seriedade”. Luizinho (o “Pequeno Polegar”), Garrincha, Cafuringa: R.I.P.

  • Estava de corpo presente…que beleza de treino …de gol….saudades do passado…. tinhamos um grande rival…para eles só restam lembranças…já viraram peça de museu….é da vida….um abraço. ..boa segunda a todos….

  • Romarinho é um novo Tupazinho. Não é craque, mas decide jogos importantes, na hora certa. Valeu corinthians.

  • Vou discordar de todos (ou quase!)! Para mim o jogo de ontem foi empate! Entreguemos dois pontos ao time da Turiassu, por que só 2×0 contra um time que tem Luan, Ubina e outros quetais para mim não é vitória!!!

  • É Pereira, o santo ficou marcado pelo penalti do Marcelinho,o gol do Galeano saiu porque nosso beque (AB) é comprade do Felipão, e do frango contra o Manchester vc não fala. Ontem o Coringão ficou com dó de vcs, era para ser um monte. E a lanterna como vai, faz frio ou calor ai embaixo, nos veremos em 2013, para mais vitórias (nossas) e depois vcs vão curtir a serie B. Tudo bem nessa Segunda. Vai Corinthiansssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  • O que vimos ontem no Pacaembu é proprio de time que nao sabe perder, aquela atitude do Luan, querendo agredir o Romarinho Gol de Letra, foi simplismente fazer media com a torcida, como quem diz….olha ai…o culpado da nossa desgraça é o Romarinho….E o Valdivia heim?…Alguem reparou nas simulaçoes dele , rolando no chao?…o que pretendia esse Chileno porco? Bem disse um amigo, q a unica coisa q presta no Chile é o vinho.

  • Boa tarde amigos do blog, uma ótima palmeiras – feira… OPS!!!… Quero dizer segunda – feira a todos nós… HEHEHE… Ah!!! ganhar é sempre bom, e do “parmeras” é melhor ainda… Bom, é como diz o folclórico narrador Silvio Luiz: ” pode fechar o caixão e beijar a viuvá”… HAHAHAHA esse timinho já era. Eles terão de inaugurar o novo chiqueirão na abertura da serie B 2013, enquanto o glorioso CORINTHIANS terá na sua arena a abertura da Copa de 2014.

    Por falar em arena, um dos fatos lamentáveis que ocorreram no clássico foram os atos de vandalismo praticados por parte da torcida do palmeiras no Pacaembu. Onde várias cadeiras foram destruídas e arremessadas no gramado. Se estes bandidos tiveram a coragem de depredar o patrimônio público, imaginem o que estes vândalos poderão fazer na Arena CORINTHIANS em um futuro clássico!?!?!? Eu sempre fui contra a ideia de clássicos serem realizados com torcida unica, mas depois dos ocorridos de ontem eu mudei de opinião. Agora eu faço parte do time dos que defendem clássicos com apenas a torcida do time mandante. Desta forma não teríamos o risco de ver futuramente o nosso estádio sendo destruído por esses marginais. Eu não acho uma boa ideia esses vagabundos frequentarem o estádio corintiano a partir do ano que vem.

  • hahahah olha a pequenez..comparar o craque gil com casagrande..rivelino..ai é de dar dó..
    ahh e o tal romarinho marcou um gol dado pelo combalido palmeiras,,qdo romarinho encontrou o M1TO pela frente, tremeu!!

    • Vc esta devendo a informaçao de quantos gols ja levou do Corinthians.

      • Alan!!! Vc voltou? kkkkkk Só aparece quando seu time ganha? Por isso que gostamos do Pereira! Não foge da dividida!Está sempre presente!

Leave a comment