Oct 2, 2012

Vamos mudar

Gustave Courbet (1819-1877) “Nuvens sobre o lago Geneva” (Reprodução)

O Ministro Aldo Rabello tem defendido o fim destes mandatos eternos dos dirigentes de Clubes, Federações e Confederações.
Está certo o Ministro. Isso só muda com o aperfeiçoamento da lei. E com a cara feia de alguns dirigentes.

Veja o caso do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) do Sr. Carlos Nuzman.
Há 20 anos no cargo, ele é candidato a continuar até a eternidade sobre a falácia de que foi um ótimo administrador.

Não há dúvidas que somente com a intervenção do Estado esta situação mudará.
Um ou outro Clube poderá fazer alterações neste quadro caótico, mas ainda é pouco.

O Corinthians, por exemplo (e exemplo mesmo!) estabeleceu o fim das reeleições, o mandato de 3 anos e a proibição de retorno em dois períodos subsequentes. É um bom caminho e deveria ser adotado como lei e obrigatório para todas as entidades de esporte.
O Palestra está promovendo algumas mudanças, ainda de todo indefinidas.

Mas será a intervenção do Governo que vivará o jogo.
E quanto antes vier melhor será.


Sem patrocínio 

O marketing do Corinthians, com larga tradição em auto promoção, já anunciou tudo.
Um contrato monstruoso com uma montadora coreana (com direito a foto – fria – e tudo o mais), apoio de bancos, empresas aéreas e de uma fila de “pretendentes”.
E nada de chegar o tão falado patrocínio master.

O que falta?
O Clube é o mesmo que sempre esteve à frente no mercado; a torcida também é a mesma, que ocupa a liderança para o mercado publicitário; o time ganhou tudo o que poderia ganhar num curto período, mas … nada de patrocínio master.

O que o marketing não quer falar (e nem a mídia) é que aumento ou diminuição de contratos no mercado ocorrem por regras do próprio mercado.
E não por “jogada” genial do setor de marketing.
Anunciar cemitérios, navios, chaveiros etc gera um certo barulho na mídia, mas não dá dinheiro.

Ocorre que o mercado “puxou” o breque de grandes investimentos na área desportiva e não há elogios de mídia que ajudem a encontrar anunciante.

E ficamos na mesma.
Ou melhor, cada dia pior: os tais patrocínios da “Loja Poderoso Timão” e do “Chute Inicial” que estamparam (e espantaram…) a camisa no último domingo, 30/9, entraram no critério de benemerência ou foi critério comercial?
Assim a AACD vai ficar brava.

Ah! Por último, não nos esqueçamos: embora não pareça, o Presidente Lula é ex-Presidente, e o craque Ronaldo está em outra.

13 Comments

  • Caro Citadini
    Teça algum comentário sobre o desempenho do goleiro Wilson do Figueirense contra o Palmeiras ali em Floripa.

    Teça tambem algum comentário sobre o desempenho de um zagueiro da Ponte Preta que ao invés de cabecear para frente para afastar o perigom cabeceia paar atras no meio da area.

    E tambem um comentário do outro zagueiro da Ponte Preta que “entrega” no maior sinismo a bola para o atacante do Palmeiras cruzar a bola para o meio da area e fazerem o gol.

    FUTEBOL BRASILEIRO NAO É PARA GENTE SÉRIA !!!!

  • Neste caso de patrocínio, a culpa é toda do Rosemberg, que é bambi.

  • Citadini,

    Sempre aprecio seus comentários mas seu blog esta muito contraditório. Você vive metendo pau no marketing do Corinthians que querendo ou não foi o melhor de todos os tempos valorizando nossa marca desde a segunda-divisão.

    Se você mesmo reconhece que o cenário mundial esta difícil não sei porque você força a barra para fecharmos um patrocínio que não esta ao pés da marca Corinthians.

    É claro que todo dinheiro é bem-vindo mas concordo plenamente com o nosso marketing de não vendermos nossa camisa por troco de banana para satisfazer uns e outros.

    Caro Citadini meter pau no marketing não esta dando certo…. já comentei isto em blogs anteriores … para mim é ciúminho de sua parte.

    Abs

    Seu leitor de sempre Rubens RNT

    • O que valoriza o clube são suas conquistas dentro do campo. Achar que uma ou outra jogada de marketing resolve tudo é bobagem. E a situação atual prova isso. Com o clube ganhando tudo estamos sem patrocínio.
      Agora não faltam elogios .E são muitos.

  • Ultimamente o departamento de marketing do CORINTHIANS, sobretudo o senhor Luis Paulo Rosemberg está “atirando no próprio pé”. Devido a ganancia de tal individuo o TIMÃO continua sem patrocínio master. Uma vez que os responsáveis pelo marketing corintiano exigem que a empresa interessada em estampar sua marca na camisa do alvinegro pague cerca de 50 milhões. Valores absurdos se levarmos em consideração a crise econômica mundial. Outro fato que não foi “digerido” pela fiel torcida é a contratação do chinês Zizao. Que até o momento não estreou e dificilmente jogará. Segundo L.P.R. esta contratação daria visibilidade para o CORINTHIANS na China e, abriria as portas para possíveis investidores do mesmo país. Até o momento o Zizao tem sido um baita mico. Com todo respeito ao atleta e pessoa. Mas não da para engolir uma publicidade furada desta!

    Eu espero que o fanfarão do Luis Paulo Rosemberg não pense em candidatar-se para presidente do CORINTHIANS nas próximas eleições… Se isto acontecer torcerei para que ele não vença a disputa presidencial, pois do contrario temerei pelo futuro do CORINTHIANS.

    • Renato,

      Concordo com você na questão no Zizão. Para mim a estratégia de um jogador chines foi boa porém erraram no jogador. Deveriam pelo menos trazer um jogador + competitivo.
      Mas não entendo o porque do brasileiro ter memoria curta. Esquecem do que foi feito desde a segunda divisão. Antes não tinhamos absolutamente nada de marketing.
      Acho que temos que entender que erra quem tenta fazer algo e na minha opinião acertamos muito mais que erramos.
      Se podemos sobreviver sem ter que leiloar nossa camisa ótimo e se tivermos que colocar um patrocinador que ele pague pela visibilidade.

      Abs
      Rubens

  • Antes do Andrés e desta equipe de mkt o Corinthians não tinha o maior faturamento do Brasil. A torcida era a mesma e o potencial também. Como explica isso?

    • Vc está equivocado. Sempre o Corinthians teve os maiores patrocínios. E inovadores. Empresas que iniciaram seus investimentos no futebol sempre procuraram o Corinthians . Como o caso da Pepsi. E também da Nike que já está no clube há quase dez anos. O que temos de diferente é o valor do contrato de TV . Pela entrada da Record no jogo os contratos aumentaram ( e muito ). E para todos.

      • Nem sempre Citadini, foram vários anos de Kalunga, depois a Parmalat, com a Batavo, que pagava menos do que pagou ao Palmeiras. Independente de posição política, o que foi feito desde a série B é impressionante, seja com Lula ou Ronaldo, o fato é que hoje temos centro de treinamento, um estádio em construção, e o preço pago por tudo isso é do tamanho da capacidade da oposição em fiscalizar. Vale lembrar que nas eleições o Sr. Paulo Garcia, defendia melhorias para o estádio, e não discutiu a forma. Só para não esquecer, quando da contratação do Zizao foi dito que ele não era jogador de seleção, pois estes tinham preço de jogador europeu, por isso optou-se por um jovem.
        Não gosto da postura do MKT, nem da diretoria, mas nem tudo é assim tão ruim.

      • Estou falando de faturamento. Antes desta equipe de marketing o Corinthians não era o líder nacional. O São Paulo arrecadava mais que nós. E sempre teve torcida menor. Pesquisas comprovam o fato. Equivocado está você.

      • CItadini,

        Pelo amor… Proporcionalmente, nesta época os valores eram rídículos comparados aos de hoje !

        Abs

  • Essa do patrocínio está de matar… será que não dá para ver o óbvio, ou seja, o clube está deixando de receber nesse período? Caramba, se não tem valor alto, vai um mais ou menos, o que não pode é ficar sem receber…

  • Saiu no Lancenet:

    http://www.lancenet.com.br/corinthians/Corinthians-ranking-transparencia-Brasil-estudo_0_785321517.html

    RANKING DE TRANSPARÊNCIA DOS CLUBES BRASILEIROS
    1) Corinthians – 97
    2) Santos – 89
    3) Fluminense – 81
    4) Palmeiras – 63
    5) Coritiba – 57
    6) Atlético-PR – 53
    7) Vasco – 51
    8) Botafogo – 48 9) São Paulo – 45
    10) Grêmio – 44
    10) Paraná – 44
    12) Avaí – 40
    12) Vitória – 40
    14) Internacional – 35
    15) Flamengo – 33
    16) Cruzeiro – 30 16) Figueirense – 30
    18) Atlético-MG – 28
    19) Portuguesa – 25
    20) Atlético-GO – 20
    20) Náutico – 20
    20) Ponte Preta – 20
    23) Santa Cruz – 15
    24) Goiás – 10 24) Sport – 10
    26) Remo – 5
    27) Fortaleza – 3
    28) Bahia – -5
    28) Guarani – -5
    28) Paysandu – -5
    28) Vila Nova – -5
    32) Ceará – -15

    Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Corinthians-ranking-transparencia-Brasil-estudo_0_785321517.html#ixzz28G8eRSpY
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