Mar 23, 2012

Louco ou gênio?

É sempre difícil saber se uma ideia é genial ou uma loucura pura.
Numa fase inicial ocorre  – quase sempre – o mesmo quadro. Caminha-se para uma mudança. Forte, estrutural e rompendo com o presente. Foi o “Caso dos pardais”, na China maoísta dos anos 1950.
Com crise na agricultura e fome generalizada, um grupo de Economistas apresentou a Mao Tse Tung  um caminho “genial”: os pardais comiam mais de 30% da produção agrícola chinesa. Era preciso acabar com esta praga. Mao mandou e a China eliminou, numa campanha nacional, todos os pardais. Resultado: a produção agrícola chinesa no ano seguinte caiu quase 60%, levando a uma fome infernal. Sem os pardais, as plantações tiveram que conviver com todo tipo de praga de insetos (que os pobres pardais comiam).
Mao consertou aquela ideia “genial” e “louca” com duas medidas: mandou fuzilar todos os Economistas que fizeram a proposta de eliminação dos pardais; e decretou uma importação dos pássaros da União Soviética.

Esta tragédia maoísta  lembra – um pouco – a proposta de “adaptar o calendário de futebol do Brasil ao europeu”.
Aqui também acho que não há nada de “genial”, é “loucura pura”. O que propõem nossos “iluminados” é uma mudança no clima: o Inverno passa a ser Verão; o Outono, Primavera. Como sabemos, os povos – desde que o homem tomou a direção do mundo – organizam suas atividades de acordo com as estações do ano. No Verão, com Sol e tudo mais, é um tempo para descanso. Os trabalhadores (ou não) viajam, descansam e recomeçam o trabalho no início do Outono. Desde os anos 1930 – do século passado – quando a esquerda francesa inovou e  estabeleceu as férias remuneradas – isto vem sendo feito. E toda atividade do país segue este caminho: os governos e as empresas programam tudo obedecendo às estações do ano. As fábricas, as escolas, os restaurantes, todos seguem os períodos climáticos. E os eventos (esportivos, culturais etc) fazem a mesma trilha. Por esta razão, os campeonatos europeus e americanos começam com o início do Outono (quando tudo começa a funcionar), vivem seu auge no Inverno, e vão se encerrando na Primavera.
O que propõem nossos “gênios” (ou “loucos’) é fazer com que o Brasil mude de Hemisfério. O auge dos nossos campeonatos seria em janeiro e fevereiro (com aquele sol na cabeça, que Deus nos deu), e descansemos no Inverno (na neve, que Deus não deu).

Esta ideia está mais para loucura e é uma vingança contra Policarpo Quaresma. Desqualifica totalmente o País, submetendo-nos ao regime das estações do hemisfério diverso do nosso. Lembra a ideia de outro gênio (aquele que inventou a Correção Monetária), Roberto Campos, que nunca se conformou com o fato de o Brasil não obrigar a todos  falar inglês. Esta aí uma ideia para complementar a mudança das estações: falando inglês ganharíamos mercados  e ficaríamos iguais aos europeus, como querem os “gênios” da mudança do calendário do futebol.

E mais interesssante é que esta ideia retorna quando o Brasil (pelo crescimento ecônomico das últimas décadas) tornou-se a “joia da coroa” das empresas que por aqui atuam. E que – com maior poder econômico – tendem a tornar os clubes locais mais fortes e concorrentes diretos dos europeus. Ou será que não acreditam que seremos a quinta (ou quarta) economia do mundo nos próximos anos? E que isso terá impacto no futebol? Como, aliás, já vem ocorrendo. Vejam o caso do Neymar (que não acho que seja tudo isso que a mídia diz) que continua jogando no Brasil. Com o Brasil crescendo e a Europa em queda livre são eles (os europeus)  que deveriam pensar em mudar suas estações.

Grande Xico

Há motivos para termos fé na nossa mídia esportiva. Não muito, é claro. O  artigo de hoje, na FolhaFé no Casagrande do Xico Sá, é um deles. Chama de mística furada este papo de time “com cara de Libertadores”. Faz bem o Xico de dizer que este papo de “competição diferente”  é “mistificação pura”.
Infelizmente não é só a mídia que martela esta bobagem. Até torcedores e jogadores do Timão entram neste papo furado. Xico diz – com razão –  que por este critéro de “cara de Libertadores” o Barcelona de Messi seria um exemplo de covardia, que nunca ganharia Copita. Está certo o Xico. Este papo de que a  Copita “Libertadores” é diferente é só para cutucar o Timão. É um torneio igual. Inclusive com um monte de times de segunda ou de terceira categoria (como este “poderoso Juan” que o Santos venceu ontem). Seu endeusamento é, também,  para pagar pouco aos clubes pela transmissão da TV. O Corinthians – não fosse a bilheteria – teria prejuízo em jogar esta “Copita”.  
Vencendo o Corinthians esta competição, a mídia se encarregará de retorná-la ao lugar de quinta, onde esta Copita fica bem.

6 Comments

  • Parabéns!!!! Exemplo de bom senso de humor, agregado a cultura e conhecimento dos fatos, com exceção da matéria relacionada a “Copita” que é típico daqueles que nunca ganharam!!!!! hehehehehehe

  • Essa história de libertadores, de tão repetitiva, fez com que os piadistas virassem piada. Sim, porque sem argumento para atacar o corinthians, utilizam-se desse ridículo subterfugio. Alguém aí já viu assassino dar tiro em cadáver? Por óbvio que não, porque é uma ação sem objeto. É a mesma coisa aqui, usam da libertadores, porque não tem argumento melhor para fazer piada. De tão redundante que a coisa ficou, a piada é próprio piadista.

  • Excelente essa postagem. Concordo na integra com todos os tópicos levantados.
    E o pior de tudo é que o “gênio” que sugere essa aberração “se acha o rei da cocada”.
    Coitado! ou Coitados, não se sabe, as vezes alguem assoprou.

  • Citadini, é muito bom ler suas opiniões!!! Seu novo blog está de parabéns!!!

  • BOA, CITA

  • Concordo! Não tem nada q mudar o calendário por aqui. Tem q ter um calendário mai humano sim, mas não, nunca, mudar as estações do ano.

Leave a comment