Iveco, Hyundai, BMG ….
Corinthians tem propostas de patrocínio
Três empresas querem estampar a marca na camisa no Mundial, mas o clube ainda considera os valores baixos
- PAULO GALDIERI , VÍTOR MARQUES – O Estado de S.Paulo
O Corinthians analisa três propostas de patrocínio master de camisa para os dois jogos do Mundial de Clubes, no Japão, em dezembro. Uma das interessadas é a Iveco, empresa que patrocinou o time nas finais da Libertadores, mas que não apresentou a proposta mais alta. Outra empresa ofereceu R$3,5 milhões pelo patrocínio pontual. O clube, no entanto, considera o valor baixo. A Hyundai voltou a se interessar pelo espaço.
O Corinthians está sem um patrocínio master de camisa desde abril e tem feito contratos pontuais de publicidade. Fará um novo para o Mundial apenas se não fechar um acordo mais longo.
O último patrocinador master de camisa foi a Hypermarcas, que pagava ao clube cerca de R$ 35 milhões por ano. Esse contrato, no entanto, foi assinado ainda como estratégia de marketing vinculada ao jogador Ronaldo, que parou de atuar em 2011.
Sem Ronaldo, mas embalado pela conquista da Libertadores deste ano, a diretoria viu a possibilidade de manter o patamar de R$35 milhões, embora o objetivo fosse vender o espaço por cerca de R$45 milhões.
Divergências. A demora para acertar com um patrocinador principal de camisa causou divergências no clube. Uma ala dos dirigentes acredita que propostas de valores mais modestos, na casa dos R$ 30 milhões, deveriam ser aceitas. O São Paulo, que assinou contrato com a Semp Toshiba, por R$25 milhões/ano, é utilizado como exemplo.
“Se eu tiver de perder dinheiro agora para conseguir um contrato mais vantajoso lá na frente, vou perder”, disse ao Estado o vice-presidente do Corinthians, Luis Paulo Rosenberg. “Tenho total apoio da diretoria.”
Depois da conquista da Libertadores, o ex-presidente Andrés Sanches disse à atual diretoria que o banco BMG estaria disposto a pagar R$28 milhões por um contrato de 18 meses.
“Essa proposta não chegou”, disse Rosenberg. “Mas nesses valores não interessaria.” Ele justifica que o clube ganharia apenas R$1,5 milhão por mês por esse acordo e ficaria no patamar de clubes como o Santos.
Se esse acordo vantajoso como sonha Rosenberg não surgir em breve, a melhor solução será o clube assinar um contrato pontual, apenas para o Mundial e, depois, negociar outro vínculo.
“Até o final do ano, teremos um novo patrocinador master”, afirma Rosenberg.
www.estadao.com.br
Blog do Citadini: O final do ano está chegando e o marketing do Corinthians consegue uma proeza. O Timão ainda não tem contrato de patrocínio na camisa mas já anunciou, uma dezena de vezes, empresas que estariam negociando. Essas três de hoje , no Estadão, são conhecidas “virtual patrocinadora ” do Corinthians. Ah! só faltou aquela companhia de aviação àrabe que está em todas as noticias. E fora de qualquer contrato.
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Particularmente acho Citadini, que as criticas ao marketing por não ter fechado o patrocinio master, estão completamente equivocadas, e baseadas em uma realidade do passado.
As criticas não levam em consideração, infelizmente, uma particularidade básica que é a diferença de anos anteriores.
A meu ver, salvo melhor juizo, erro crasso seria fecharem um patrocinio master agora, sem vincularem essa marca com o “naming rights” do estádio.
Acho que o marketing tem isso em conta corretamente. Se for levado a fechar alguma coisa açodadamente, ou por pressão, ou por medo de criticas, como essa por exemplo, estaria cometendo simplesmente um erro imperdoável.
Você tem que considerar isso, pelo menos.
E mais, quanto a divulgação de nomes de empresas, o que a gente sabe é que todos os nomes citados não passam de especulação da imprensa, ávida por furos que nunca acontecem.
A propósito me lembro muito bem, quando “especulou-se” sobre o Ronaldo, uma grande revista (que publicou matéria ofensiva ao grande meia Ricardinho), saiu com uma manchete depreciativa ao Timão, e teve que recolher as pressas, no sábado, todos os exemplares das bancas.
Lembram como engoliram? :
http://2.bp.blogspot.com/_VCaOHvMcJZE/SoSRjP9H-aI/AAAAAAAAAs8/dd45S0Fl7as/s1600-h/jornal-placar-2711_Page_1.jpg
Então é evidente, que negociações de patrocinio, contratações de jogadores, só prosperam se houver sigilo.
Revelar antecipadamente, é desmerecer a empresa que está negociando.
Então, sabendo disso, os inimigos do corinthians da imprensa, soltam todos os nomes possiveis, e claro alguns podem estar no meio, e com isso prejudicar o timão.
Isso é mais velho do que andar prá frente.
Anderson,
Estou completamente de acordo com você !!!
Infelizmente as pessoas são movidas a pressão. Não tenho dúvidas que o Corinthians só fechará contrato se o valor for muito bom.
Abs
Se os “marketeiros” palmeirenses/são-paulinos/santistas são mais competentes, sorte deles. O tempo que já se passou barganhando (se é que houve alguma proposta) já representa um prejuízo que nem mesmo assinando um contrato absolutamente ótimo vai conseguir sanar. Se não há competência para se conseguir um contrato “top”, que se assine pelos tais $28M. Números são números. Se o clube fosse a empresa do Sr. Rosemberg, certamente o contrato já teria sido assinado há tempos. O prejuízo não é dele e sim dos sócios.
Lamentável ter feito do nosso manto de jogo um abadá de micro marcas , conseguio desvalorizar o patrocinador master.
Agora no japão a FIFA só permiti o Master na camisa , pelo menos a FIFA preserva sua imagem.
Espero que em 2013 o Corinthians mantenha o padrão FIFA do uniforme, só permitindo o patrocinador master em sua camisa de jogo , e assim preservando nossa imagem intacta , sem poluição visual de micro marcas (no suvaco , barra da camisa , ombros …) .
O clube está perdendo muita grana com patrocínio, já são 6 meses sem um patrocínio master (tá, temos que considerar os patrocínios pontuais da libertadores, ok), mas espera aí, e todo o período sem patrocínio, olha só quanta grana o clube deixou de ganhar….