Oct 20, 2012

Vamos lá, Corinthians

 

Com rival de olho, Corinthians encerra testes em duelo contra Bahia

 

Luiz Ricardo FiniSão Paulo (SP)
 

técnico Tite já avisou que escalará a equipe mista do Corinthians pela última vez nesteCampeonato Brasileiro na partida deste sábado, diante do Bahia, às 18h30 (de Brasília), no estádio do Pacaembu. Portanto, esta é a chance final para os reservas mostrarem serviço, justamente no confronto que tem o interesse do rival Palmeiras, concorrente direto dos baianos na luta contra a degola.

A partir da próxima rodada, diante do Vasco, Tite colocará força máxima até o fim do Nacional, pois tem a intenção de embalar antes do Mundial de Clubes. “Vamos fazer um direcionamento dos jogadores (contra o Bahia). Depois, todos estarão à disposição na sequência”, afirmou o técnico, que busca a reação depois da derrota para o Cruzeiro, na rodada passada.

Diante do clube de Salvador, o treinador ainda não escalará Alessandro, Fábio Santos e Ralf, que acabaram de voltar de um período de folga. O trio faz agora reforço muscular antes de voltar a atuar. Já Paulinho está liberado dos treinos até segunda-feira, também para repousar.

Fernando Dantas/Gazeta Press

Técnico Tite escala a equipe mista do Corinthians pela última vez neste Campeonato Brasileiro

O treinador segue sem contar com Emerson, em recuperação de um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito. Paulo André é mais uma ausência, pois será poupado do confronto. Da mesma forma, Danilo será preservado. 

Por outro lado, o atacante Jorge Henrique está liberado pelos médicos e fica à disposição de Tite, mas começa no banco. Quem também aparece entre os suplentes é o chinês Zizao, que estreou no jogo anterior.

O argentino Martínez e o peruano Guerrero retornaram de suas respectivas seleções e serão titulares. Há ainda outras duas novidades na formação inicial: o zagueiro Anderson Polga e o lateral esquerdo Denner serão titulares pela primeira vez. Já Edenílson foi escalado como lateral direito, enquanto Guilherme Andrade foi deslocado para o meio-campo, desbancando Willian Arão.

Apesar de não ter qualquer pretensão no Brasileirão, o Corinthians será observado atentamente pelo rival Palmeiras, que é concorrente do Bahia na briga contra o rebaixamento e vai precisar torcer pelo Timão neste sábado.

“Não estamos preocupados com nenhum time do Campeonato Brasileiro, com quem vai ser campeão ou com quem vai cair. A única preocupação é com o nosso planejamento”, minimizou Edu Gaspar, gerente de futebol alvinegro. Sem entrar em polêmica, o técnico Tite prometeu jogar com dignidade no estádio do Pacaembu.

Com 43 pontos, o Corinthians ocupa o nono lugar na competição. Já o Bahia tem 35 e é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, no 16º lugar. Assim como o Timão, o clube de Salvador também busca a recuperação nesta rodada, pois perdeu para o Palmeiras no meio de semana.

O técnico Jorginho, porém, tem problemas para escalar a equipe. O volante Hélder e o atacante Souza seguem entregues ao departamento médico, enquanto Lulinha não pode jogar por ser ligado ainda contratualmente ao Corinthians. Jones completa a lista de ausências, por acúmulo de três cartões amarelos. A boa notícia é o retorno do atacante Elias, recuperado de lesão muscular.

Arte GE.Net

Sem vencer há quatro partidas, Jorginho deve escalar um time mais defensivo, com quatro volantes no meio-campo: Fahel, Fabinho, Diones e Kleberson. Independentemente da escalação, o lateral direito Neto cobra a reação de sua equipe. 

“Temos de manter a cabeça focada de novo e mostrar aquela postura de antes, que todo mundo estava elogiando, com um time aguerrido, de pegada e vibração. Se voltarmos a fazer isso, com certeza as vitórias voltarão”, ponderou.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X BAHIA

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 20 de outubro de 2012, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago e Guilherme Dias Camilo (ambos de Fifa-MG)

CORINTHIANS: Cássio; Edenílson; Anderson Polga, Wallace e Denner; Guilherme Andrade, Guilherme e Douglas; Romarinho, Guerrero e Martínez
Técnico: Tite

BAHIA: Marcelo Lomba; Neto, Titi, Danny Morais e Jussandro; Fahel, Fabinho, Diones e Kleberson; Gabriel e Elias
Técnico: Jorginho

www.gazetaesportiva.net

4 Comments

  • Temos de jogar para ganhar. Aqui é Corinthians!

  • Opa…. Citadini, hoje (20/10) saiu nova pesquisa do ranking das torcidas na globo.com. Veja o resultado:

    http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/10/18/a-pesquisa-ipsos-marplan-sobre-as-torcidas-brasileiras-parte-i/

    • Obrigado. Vou colocar no blog.

  • O Palmeirinha da Turiaçu tem hoje mais uma partida de vida ou morte, em sua tragicômica luta contra mais um rebaixamento. E a imprensa, de modo canalha, volta todos os holofotes para o jogo do Corinthians.

    Corinthians que, mesmo sendo o melhor time do Brasil,´faz figuração no Brasileirão – ocupado que estava, no início do torneio, com a campanha do título invicto da Libertadores; e focado que está, faz tempo, na preparação para a disputa do Mundial em dezembro.

    Cobra-se do Corinthians “empenho”, “luta”, “dignidade”… Insinua-se “corpo mole”, “entrega”, “facilitação”… Nas redes sociais e comentários da internet, alguns “corinthianos” sem rosto falam “tem que entregar mesmo!” (significativamente, não se vê reportagens em que sejam mostrados corinthianos reais declarando que vão torcer contra o seu time – ao contrário do que ocorreu, nos anos recentes, sempre que a facilitação de partidas seria em prejuízo do Corinthians, quando anticorinthianos, explícita e desavergonhadamente, se mostraram em campanha para seus times amolecerem para os adversários, chegando a ameaçar os jogadores que se empenhassem para valer).

    Assim, mesmo que a Fiel marque presença no estádio, apoie o Timão, o Corinthians lute, e ainda assim o time perca, surgirão as acusações caluniosas de “entrega” – como aconteceu naquele jogo contra o Flamengo, em 2009.

    Ainda que o adversário seja escandalosamente ajudado pela arbitragem – como aconteceu naquele jogo contra o Flamengo, em 2009.

    Ainda que time e torcida irritados com a derrota e com a arbitragem facciosa – como aconteceu naquele jogo contra o Flamengo, em 2009.

    O Corinthians, vítima da escandalosa campanha do “entrega”, em 2010 – que, devido a seu sucesso, resultou na festa recalcada dos anticorinthianos, pelo que chamaram de “Cem ter nada” – terá que
    jogar hoje, mais do que por si, pelo maior rival (aquele que melhor expressa o difuso sentimento anticorinthiano – não é à toa que “a inveja é verde”).

    O Corinthians, condenado ao rebaixamento, em 2007, pela “Vergonha do Serra Dourada”, o infame jogo entre Goiás e Entregacional – rebaixamento que resultou na explosão de júbilo anticorinthiano pelo que consideraram um golpe de morte na instituição que tanto invejam e odeiam – terá que
    jogar hoje, mais do que por si, pelo maior rival. (aquele que melhor expressa o difuso sentimento anticorinthiano – não é à toa que “a inveja é verde”).

    É o fim da picada.

    Pois o Corinthians tem é que jogar, hoje, única e exclusivamente por si. Se ganhar, será mais uma vitória do Timão, razão de viver de tantos fiéis. Se não ganhar, a Fiel continuará a apoiar o Coringão, como sempre fez, e como faz especialmente no presente, em reconhecimento a um time que é campeão brasileiro e das Américas – invicto, é sempre importante que se ressalte – e que joga e luta como os melhores times corinthianos em mais de 100 anos de história.

Leave a comment