Futebol – também – não é brincadeira?
Zizao é mais um brinquedinho dos corintianos
por Robson Morelli
Entendo a paixão da torcida em querer ver o chinês Zizao jogando pelo Corinthians. De tanto ser cobrado Tite, num gesto gentil e nada mais do que isso, acabou por mandar o gringo a campo em jogo que já estava perdido por 2 a 0 contra o Cruzeiro. Fico aqui imaginando o que o ‘professor’ pediu ao chinês quando ele ainda estava sentado no banco. E lamento que a estreia não tenha acontecido no Pacaembu, diante daquela fanática e empolgante torcida gritando seu nome: Zizao! Zizao! Zizao! Teria sido histórico.
Os gozadores de plantão, que perdem amigo, mas não perdem a piada, se apressam em dizer que nem Pelé, quando estreou pelo Santos, fez grande apresentação. Por que então Zizao teria de fazê-lo. O chinês viveu seus 15 minutos de fama ao tentar dar uma pedalada que acabou dando em nada, mas que arrancou suspiro dos corintianos que estavam em Varginha e dos milhares que assistiam a partida pela tevê. Ocorre que Zizao não passa de produto de marketing do clube, cuja única intenção é abocanhar um novo mercado no mundo. Não vai jogar nunca pra valer no Corinthians. Não deve nem estar com o grupo no Japão para o Mundial de Clubes da Fifa. Trata-se de um brinquedinho dos dirigentes e também da torcida. Tite talvez seja o único que o leve a sério, respeitoso que é com seus comandados.
O técnico enche o chinês de elogios. Mas para por aí. Futebol competitivo é outra coisa, sabe disso. Zizão tem uma única função aqui no Brasil: propagar o nome do Corinthians na China e naquela região do planeta, se der. Ele poderá ser em breve o maior vendedor de camisas do time. Se somente os familiares, pertos e distantes, comprarem o uniforme do Corinthians, o clube arrebentará de ganhar dinheiro. Está é a aposta. A diretoria imagina que com Zizao o clube atinja boa parte da população daquele país, contada em 1,3 bilhão de pessoas. Zizao é a ponte para o dinheiro chinês. Não é jogador para o Corinthians.
Ele virou uma espécie de mascote corintiano. O time tem gavião, mosqueteiro, São Jorge e agora Zizão. É isso. Ninguém no clube, e agora nem mesmo Tite, espera que o jogador chinês decida uma partida. Mas como a fase é ótima, de estádios abarrotados e títulos importantes, o Corinthians pode nesse momento se dar ao luxo de ter um chinês no elenco, ganhando salário e aprendendo a jogar futebol. Zizao já entrou para a história do clube e deve ser o chinês mais conhecido no Ocidente, o que o torna diferente diante dos seus. Se ainda aprender a jogar futebol, daqui a alguns anos poderá dar voos maiores na China, ensinando lá o que viu aqui. Se conseguir, certamente se dará por satisfeito e todo esse esforço no Parque São Jorge terá valido a pena.
1 Comment
Leave a comment
Postagens Recentes
Arquivo
- September 2023
- January 2023
- September 2022
- August 2022
- January 2022
- November 2021
- April 2020
- December 2019
- November 2019
- January 2019
- February 2018
- January 2018
- December 2017
- November 2017
- October 2017
- September 2017
- August 2017
- July 2017
- June 2017
- May 2017
- April 2017
- March 2017
- February 2017
- January 2017
- December 2016
- November 2016
- October 2016
- September 2016
- August 2016
- July 2016
- June 2016
- May 2016
- April 2016
- March 2016
- February 2016
- January 2016
- December 2015
- November 2015
- October 2015
- September 2015
- August 2015
- July 2015
- June 2015
- May 2015
- April 2015
- March 2015
- February 2015
- January 2015
- December 2014
- November 2014
- October 2014
- September 2014
- August 2014
- July 2014
- June 2014
- May 2014
- April 2014
- March 2014
- February 2014
- January 2014
- December 2013
- November 2013
- October 2013
- September 2013
- August 2013
- July 2013
- June 2013
- May 2013
- April 2013
- March 2013
- February 2013
- January 2013
- December 2012
- November 2012
- October 2012
- September 2012
- August 2012
- July 2012
- June 2012
- May 2012
- April 2012
- March 2012
- 0
Categorias
- 2000
- 2012
- 2013
- 2014
- 2016
- Audiência
- Campeonato Brasileiro
- Campeonato Paulista
- CBF
- COB
- Confrontos Históricos
- Copa
- Copa do Brasil
- Copinha
- Corinthians
- Cultura
- Discursos na história
- Educação
- Esportes Olímpicos
- FIFA
- Futebol
- Gestão pública
- Legislação do Esporte
- Libertadores
- Marketing
- Mercado da Bola
- Mídia
- Música
- Opera
- Pesquisas
- Seleção Brasileira
- Torcidas Organizadas
- TV
- Uncategorized
- Violência
O Zizao têm carisma, as pessoas querem vê-lo jogar um pouco. Quanto ao marketing, está certo o jornalista, o objetivo fazer o nome do corinthians na China. Só acho que o jornalista errou na seguinte frase: “Não vai jogar nunca pra valer no Corinthians”. Só DEUS sabe disso. O mundo dá voltas, o jogador têm o direito de aprender, de amadurecer, de evoluir. Por isso, não diga “nunca”. Não sabemos o dia de amanhã, ainda mais que o jogador conta com o técnico competente, que pode auxiliá-lo no seu amadurecimento.