Oct 24, 2012

Olha o Chelsea

Ao som de hit do momento, Shakhtar bate Chelsea com autoridade e lidera

‘Gangnam Style’ embala comemoração dos gols de Alex Teixeira e
Fernandinho em triunfo por 2 a 1. Juve empata com Nordsjaelland

Por Cahê MotaDireto de Donetsk, Ucrânia

207 comentários

O Chelsea chegou a Donetsk com força máxima, embalado pela campanha arrasadora no Campeonato Inglês, mas em campo esteve irreconhecível e inofensivo. Levou um banho de bola do Shakhtar Donetsk na Donbass Arena, nesta terça-feira, em partida válida pela terceira rodada da Liga dos Campeões da Europa. Senhor da partida, o time ucraniano chegou a fazer 2 a  0, gols dos brasileiros Alex Teixeira e Fernandinho, e teve chances de ampliar. No fim,Oscar descontou.

Ao som do hit do momento a cada vez que balançava as redes – “Gangnam Style”, do coreano Psy -, o Shakhtar dominou os atuais campeões europeus durante os 90 minutos e assumiu a primeira colocação do Grupo E, com sete pontos. Menos mal para os Blues que o Nordsjaelland montou na zebra e arrancou um empate com o Juventus, 1 a 1, na Dinamarca. Assim, os ingleses permanecem na segunda colocação, com quatro pontos, seguidos pela Velha Senhora, com três. Os escandinavos têm apenas um.

comemoração do Shakhtar Donetsk contra o Chelsea (Foto: Agência Reuters)Shakhtar Donetsk venceu por 2 a 1 e assumiu a liderança do Grupo E (Foto: Agência Reuters)

Na próxima rodada, dia 7 de novembro, os confrontos desta terça-feira se repetem. O Chelsea recebe o Shakhtar, no Stamford Bridge, e o Juventus enfrenta o Nordsjaelland em Turim.

Em Donetsk, foram nove brasileiros em campo, incluindo o ex-corintiano Willian. Além dele, o Shaktar contou com Alex Teixeira, Luiz Adriano, Fenandinho, Ilsinho e Douglas Costa. O ex-Timão Dentinho não foi relacionado para a partida. Do lado do Chelsea, Ramires, David Luiz e Oscar representaram o Brasil.

Com direito a ‘Gangnam Style’, Shakhtar abre o placar

Mosaico, trilhas sonora, casa cheia e apitaço. O Shakhtar criou uma atmosfera de pressão para receber o Chelsea na Donbass Arena. Sabia que em campo a equipe estava arrumada e não seria presa fácil para os atuais campeões europeus. A invencibilidade em 2012, com 31 vitórias e dois empates garantia isso. E a conexão entre time e arquibancada fez com que os Blues sofressem uma verdadeira avalanche preta e laranja na primeira etapa. Ao ponto do 1 a 0 no intervalo ter sido muito pouco para os ucranianos, que tiveram 54% de posse de bola e massacraram com incríveis 15 finalizações contra apenas quatro dos ingleses.

Com os ídolos Lampard e Terry de volta, o Chelsea bem que tentou se mandar para o ataque logo na saída de bola, mas sofria com uma vaia ensurdecedora e errava passes bobos. E o entusiasmo dos torcedores de Donetsk se transformaria em loucura logo aos três minutos, graças ao brasileiro Alex Teixeira. Após disputa com David Luiz na entrada da área, Luiz Adriano ficou com a bola e chutou forte. A bola desviou na mão de Terry e sobrou limpa para o ex-vascaíno tocar de primeira e deslocar Cech: 1 a 0. Festa ao som de Gangnam Style, hit do momento no mundo inteiro, do coreano Psy.

Em vantagem e confiante, o Shakhtar passou a ser o senhor do jogo. Sem pressa, trocava passes no meio-campo à espera de espaços, sempre bem utilizados pela dupla Willian e Mkhitaryan. Antes mesmo dos 15 minutos, o ex-corintiano e Fernandinho já tinham assustado novamente em chutes de fora da área. E a situação ficou pior para o Chelsea aos 16, quando Lampard sentiu lesão muscular e deu lugar a Hazard.

Alex Teixeira, Shakhtar Donetsk e Chelsea (Foto: Agência AFP)Alex Teixeira comemora o primeiro gol do Shakhtar Donetsk (Foto: Agência AFP)

Ao lado de Mata e Oscar, o belga tem formado um trio ofensivo veloz e arrasador no Campeonato Inglês, mas diante dos ucranianos a formação acabou deixando a defesa vulnerável. Com apenas Obi Mikel fixo na frente da área, uma vez que Ramires é peça-chave nas saídas para o ataque, o time se expunha demais, e por várias vezes David Luiz e Terry se viam no mano a mano com os rivais.

Pressionados, os zagueiros até conseguiam proteger bem a área, mas ficavam de mãos atadas diante das jogadas pelas laterais e, principalmente, os chutes de meia distância. E assim o Shakhtar chegou uma, duas, três, inúmeras vezes. O Chelsea, por sua vez, não conseguia levar perigo. Estabanado e em determinados momentos fominha, Fernando Torres não vivia boa noite, enquanto o trio de apoiadores também custava a achar seu espaço em campo.

Assim, restava ao Chelsea se defender e evitar descer para o intervalo com um desvantagem maior. Em série de três escanteios consecutivos, o Shakhtar martelou, empurrou todo o time azul para dentro da área, mas parou em Petr Cech. Na melhor oportunidade, Hubschman aproveitou bobeada de Oscar, que tentou dominar com o peito dentro da área, e emendou da pequena área. O goleiro tcheco voou para defesa espetacular e garantiu o placar magro.

Hazard vacila, e Shakhtar amplia com mais um brasileiro

Alex Teixeira e Juan Mata, Shakhtar Donetsk e Chelsea (Foto: Getty Images)Alex Teixeira e Juan Mata disputam bola em Donetsk
(Foto: Getty Images)

Na volta para o segundo tempo, o Chelsea até se mostrou mais organizado. Com a marcação adiantada, não dava tantos espaços para o Shakhtar, e as triangulações entre Hazard, Mata e Oscar começavam a sair do papel. O brasileiro e o espanhol até arriscaram de fora da área nos minutos iniciais, mas um vacilo do belga colocou tudo a perder.

Segundos após voltar de atendimento médico, Hazard recebeu no meio-campo e demorou muito para agir. Esperto, Fernandinho deu o bote, desarmou, e a bola sobrou limpa para Luiz Adriano puxar o contra-ataque. Mano e mano com Terry, o ex-colorado arrancou até a meia-lua e serviu ao próprio Fernandinho, que dominou e chutou forte e cruzado para vencer Cech. Era a senha para o DJ soltar mais uma vez o “Gangnam Style”.

O gol brecou o ímpeto do Chelsea, e o Shakhtar passou a administrar o resultado. Sem a menor pressa, conduzia o jogo no meio-campo e espetava no ataque em saídas rápidas. Na base do abafa, os ingleses até chegaram ao ataque. Fernando Torres, por sua vez, errava tudo e dificultava ações bem sucedidas. Seguro de si, o time da casa era bem mais incisivo e obrigou Cech a trabalhar duro em finalizações de Fernandinho e duas de Mkhitaryan.

Oscar desconta, mas Shakhtar mantém série invicta

Aos 32, o zagueiro Hubschman quase ampliou o placar ao concluir de canela na pequena área após bate-rebate em cobrança de escanteio. Pego no contrapé, Cech já estava fora da jogada, e David Luiz acompanhou a bola sair rente a trave. Sem muito o que perder, o Chelsea se jogou no contra-ataque e conseguiu seu gol.

Depois de fazer defesa sensacional em chute de Hazard cara a cara, o goleiro Pyatov viu Oscar completar livre na pequena área boa jogada de Ivanovic pela direita e descontar, marcando o terceiro gol brasileiro de partida, aos 42. Nada que impedisse ou diminuísse a merecida vitória do Shakhtar: 2 a 1. Agora, os ucranianos estão há 34 partidas invictos (32 vitórias e dois empates) e ainda não sabem o que é derrota em 2012.

Nordsjaelland faz história e empata com Juventus

Laudrup e Pirlo, Nordsjaelland e Juventus (Foto: Agência Reuters)Laudrup e Pirlo (Foto: Agência Reuters)

No outro jogo do Grupo E, o Nordsjaelland fez história. Com o empate em 1 a 1 com o Juventus, no Farum Park, os dinamarqueses, que participam pela primeira vez da fase de grupos da Liga dos Campeões, conseguiram seu primeiro ponto no torneio.

Atual campeão italiano, o Juventus segue sem vencer e em situação delicada, com apenas três pontos, atrás do próprio de Chelsea (4) e Shakhtar Donetsk (7). O Nordsjaelland, com um, amarga a lanterna.

Os dinamarqueses saíram na frente com o primeiro gol do Nordsjaelland na história da Liga dos Campeões. Aos cinco da etapa final, Beckmann cobrou falta com perfeição na entrada da área. Buffon ainda tocou na bola, mas não evitou o gol. Quando a partida se encaminhava para o fim, Vucinic empatou para os talianos, aos 36.

www.g1.com.br

2 Comments

  • Pé no chão. O Chelsea não passou pelo Barcelona a toa… E temos que ter cautela no primeiro jogo para não ter surpresa.

  • De fato. Mas não é menos verdade que a campanha do Chelsea no inglês já estava levando muita gente a acreditar que a missão do Timão é impossível. Nem tanto ao mar nem tanto à terra!

Leave a comment