Oct 27, 2012

Gente fina

Fernando Lázaro coordena setor responsável por analisar rivais do clube

Fernando Lázaro coordena setor responsável por analisar rivais do Clube

27/10/2012 – 06h00

Filho de ex-lateral Zé Maria vira arma de Tite para desvendar segredos do Chelsea

Bruno Thadeu
Do UOL, em São Paulo

Tite recebe relatórios e vídeos periódicos do Chelsea, principal concorrente ao título do Mundial de Clubes. A ordem é separar tudo sobre o clube inglês e também de possíveis adversários da estreia do Mundial de Clubes. O material preparado pelos funcionários do Corinthians tem Fernando Lázaro como um dos integrantes. Há sete anos no clube, Fernando é filho do ex-lateral Zé Maria, ídolo corintiano nos anos 70 e 80.

Filho de Zé Maria via espião eletrônico de Tite para o Mundial de Clubes
Foto 3 de 5 – Equipe voltada a colher informações do Chelsea e possíveis adversários do Corinthians no Mundial. Integram o setor os funcionários Fernando Lázaro, Felipe Batista, André Dias, Thiago de Rose e Robson Soares Bruno Thadeu/UOL

Em uma sala no CT Joaquim Grava, o responsável pelo setor de Tecnologia Esportiva do Corinthians intensificou a análise dos concorrentes no Mundial.

  • Campeão europeu, o Chelsea deixou de atuar em função do centroavante (Drogba saiu), explorando a agilidade dos meias Mata, Hazard e Oscar. Mas as informações mais específicas são guardadas pelo setor de inteligência do Corinthians.

“Separamos vídeos de jogos, de posicionamento em faltas e características dos atletas. É um processo gradual e que também é acrescentado com as informações vindas da Inglaterra [o auxiliar técnico Geraldo Delamore foi assistir aos jogos do Chelsea]”, disse Fernando.

Nos jogos da Libertadores, o setor de tecnologia e inteligência dissecou as principais estrelas rivais, entre eles Riquelme e Neymar.

O campo de atuação do argentino foi analisado. Tite soube que Riquelme atuava numa faixa esquerda de ataque. Dias antes das finais, Ralf treinou caindo pela faixa preferida pelo ex-camisa 10 do Boca.

Das informações colhidas em jogos anteriores de Neymar, Cássio sabia que o santista costumava finalizar com mais costume pelo lado direito, da meia altura para cima. Tite, inclusive, usou esses dados em sua palestra para o mercado corporativo.

“O Tite tem esse interesse de ter muitos detalhes dos adversários. Mas o trabalho não fica apenas na análise dos vídeos. Temos pessoas que vão a campo acrescentar informações. Não dá para dizer que isso ganha jogo. Mas o Tite sabe que quanto mais dados pegamos, maior é o conhecimento sobre o rival, evitando surpresas”.

www.uol.com.br

Comentário do Blog do Citadini: Bela matéria. Só há um pequeno equívoco: ele está há mais de 7 anos no Clube.

1 Comment

  • A matéria é bacana, e o trabalho mostrado também… mas eu acho errado ficar tornando público essas coisa, e outras do tipo, interesse em jogador, etc… sempre que se vaza uma informação, tudo se dificulta. Já quando os trabalhos ocorrem em silêncio, os resultados são melhores (vide a história do Ronaldo Fenômeno no clube). Já as contas do clube, essas sim, devem ser transparentes.

Leave a comment