Oct 27, 2012

Sem muito esforço

Timão derrota o Vasco no primeiro teste pré-Mundial

TimãoNet 

Bom para as observações de Tite, ruim para o sonho do Vasco de chegar à Libertadores. A atuação de Paolo Guerrero ainda pode não ter sido a esperada, mas o peruano fez o único gol da vitória do Corinthians e deixou o time cruzmaltino cada vez mais distante da “América” na próxima temporada. O grupo de Marcelo Oliveira não consegue se reaproximar do G-4 e segue em queda: esta é a quinta derrota seguida da equipe.

O grandalhão que herdou a camisa 9 de Liedson no Timão ainda está longe de convencer, porém, cumpriu no segundo tempo a missão para qual foi contratado ao pegar rebote na área e soltar uma bomba, indefensável a Fernando Prass. Pontos para quem briga com Romarinho, Emerson, Martinez e Jorge Henrique por uma vaga de titular no Mundial de Clubes, em dezembro, no Japão.

O Timão continuará seu período de experiências diante do Atlético-GO, no próximo domingo, às 17h, provavelmente em Brasília, pois o adversário perdeu mando de campo e ainda está escolhendo o local. A classificação no campeonato, pouco importante para quem não briga pelo título ou contra o rebaixamento, mostra o clube paulista em oitavo, com 47 pontos.

O Vasco, que dominou o primeiro tempo e carimbou o travessão adversário em falta batida por Felipe Bastos, está cada vez menos forte. Em crise dentro e fora de campo, amargou a quinta derrota seguida e poderá ver o São Paulo abrir ainda mais vantagem na luta pela Libertadores. De quebra, já foi superado pelo Inter e caiu para sexto lugar, com 50 pontos. Domingo, pega o Sport, às 17h, em São Januário.

O Vasco ignorou o mau momento no campeonato, a crise e o forte calor em São Paulo para minar as forças do Corinthians no Pacaembu. Com uma marcação muito eficiente nas principais peças do Timão, a equipe carioca controlou praticamente todo o primeiro tempo, mas não teve forças para ficar em vantagem. Faltou qualidade ofensiva para se impor diante de um campeão da Libertadores sonolento e disperso.

Nilton e Felipe Bastos foram leões na marcação de Douglas e Paulinho, respectivamente. Marlone e Eder Luis seguraram Alessandro e Fábio Santos pelos lados. Trancados, os corintianos perderam toda a criatividade e viram os visitantes comandarem a partida desde o início. A estratégia, porém, não apresentou resultados ofensivamente. Carlos Alberto e Juninho, os melhores tecnicamente, pouco produziram.

O Corinthians só acordou a partir dos 28 minutos, quando Guerrero, em tarde ainda discretíssima, obrigou Fernando Prass a fazer boa defesa em chute no canto direito. No mais, o peruano, aposta para ser titular no Mundial, apenas reclamou, seja de faltas ou de um pênalti inexistente. Martinez foi outro muito aquém do esperado para ameaçar a vaga de Emerson, machucado. Apenas Romarinho conseguiu levantar parcialmente a Fiel com alguns lances de efeito.

Os principais lances ficaram para o fim, cada um com uma oportunidade de marcar. Felipe Bastos carimbou o travessão em cobrança de falta de longa distância, enquanto Douglas, livre de marcação na área, errou o chute no canto direito e perdeu grande chance de salvar a exibição corintiana.

A bronca de Tite no intervalo acordou o Corinthians. Ou, pelo menos, deixou a equipe mais rápida no ataque para sair da forte marcação adversária. Paulinho apareceu mais vezes e, dos pés dele, surgiu a primeira grande chance dos paulistas na etapa final. Alessandro recebeu do volante nas costas da defesa e cruzou. Martinez cabeceou entre a zaga e Fernando Prass fez um milagre.

Depois de um primeiro tempo sem aparecer muito, Paolo Guerrero finalmente mostrou seu poder de centroavante para abrir o placar, aos 13 minutos. Após cobrança de escanteio e confusão na área, o grandalhão pegou o rebote e soltou a bomba no canto esquerdo, sem chances de defesa.

O Vasco não teve forças para reagir. Carlos Alberto ficou enfiado entre os zagueiros e praticamente não apareceu. Marcelo Oliveira ainda tentou com a entrada de Jhon Cley no lugar de Marlone, mas não teve resultado. Os cariocas aceitaram a desvantagem e permitiram que o Timão continuasse melhor. Os paulistas reclamaram muito de um pênalti em Romarinho após choque com Renato Silva na área. Vuaden ignorou.

Nos minutos finais, sem ser sufocado em nenhum momento, o Corinthians passou a administrar a vantagem. Tite ainda colocou Jorge Henrique, Edenílson e Guilherme Andrade em campo para reforçar a marcação e ganhar velocidade. No primeiro “teste” antes do Mundial, o Timão mostrou que ainda precisa melhorar. Sem muito interesse no próprio time, os torcedores corintianos resolveram provocar os rivais palmeirenses, que lutam contra o rebaixamento, cantando “você vai cair, porco” nas arquibancadas.

www.timaonet.com.br

Leave a comment