Chute no valor
(Reprodução)
O inverno chegou ontem, à noite, no Pacaembu, no jogo do Corinthians contra o XV de Piracicaba.
Frio, vento e uma partida sem grandes emoções. O Corinthians fez o básico e venceu. Bom para alguns jovens que começam a ganhar experiência de jogo. Ruim para outros jogadores que, já no terceiro mês da temporada, estão em precárias condições física. Outros, que vivem querendo ser titulares, mostraram que o técnico está certo. O melhor é continuarem na reserva. Além do frio e do jogo pouco criativo, o destaque foi o enorme policiamento. Parecia final de campeonato com policiais, cavalos e viaturas por toda parte. Parabéns. Mas acho que esta mobilização foi em jogo errado. Tudo bem.
Vamos ver nos próximos.
Dinheiro mais dinheiro
A mídia gosta de especular sobre o valor dos contratos que o futebol gera para os Clubes.
Os marketeiros também gostam de ficar vazando valores aqui e acolá. O Corinthians – pelo seu tamanho – é o preferido dos jornalistas. Agora, a respeito do novo contrato de publicidade de sua camisa, já se falou de tudo. Sobre valores e empresas. Um jornalista afirma que “está 99% fechado” com a empresa X, pelo valor “tal”. Logo depois, desaparece o noticiário, retornando em seguida, com outra suposta empresa e novas cifras. Estes dias a bola da vez é o contrato do Timão com uma montadora, por 50 milhões ao ano.
Vamos aguardar, porque nem sempre o que é falado na assinatura corresponde ao valor real. E isso ocorre em todos os Clubes. Veja-se o caso da contratação da TV.
Tudo o que se divulgou foi inflado, pelos Clubes em geral! Hoje sabemos que a TV paga quase 1/3 menos do que se propagandeou. E aí estão todos os Clubes. Os marketeiros gostam de dizer que os grandes contratos são obra de suas “jogadas”. Não é bem assim.
Quem define valores, patamares, tetos, limites é o mercado. Veja-se que todos os Clubes têm aumento de seus patrocínios quase em conjunto. Obviamente, respeitando-se o tamanho comercial de cada um.
Nos últimos anos, foi isso que ocorreu. Todos os contratos melhoraram, até de Clubes que não tinham Departamento de Marketing. É este movimento (das empresas e da economia) que aumenta ou reduz os valores.
Por esta razão é bom acompanharmos (todos os Clubes) para vermos para onde vai o mercado.
3 Comments
Leave a comment
Postagens Recentes
Arquivo
- September 2023
- January 2023
- September 2022
- August 2022
- January 2022
- November 2021
- April 2020
- December 2019
- November 2019
- January 2019
- February 2018
- January 2018
- December 2017
- November 2017
- October 2017
- September 2017
- August 2017
- July 2017
- June 2017
- May 2017
- April 2017
- March 2017
- February 2017
- January 2017
- December 2016
- November 2016
- October 2016
- September 2016
- August 2016
- July 2016
- June 2016
- May 2016
- April 2016
- March 2016
- February 2016
- January 2016
- December 2015
- November 2015
- October 2015
- September 2015
- August 2015
- July 2015
- June 2015
- May 2015
- April 2015
- March 2015
- February 2015
- January 2015
- December 2014
- November 2014
- October 2014
- September 2014
- August 2014
- July 2014
- June 2014
- May 2014
- April 2014
- March 2014
- February 2014
- January 2014
- December 2013
- November 2013
- October 2013
- September 2013
- August 2013
- July 2013
- June 2013
- May 2013
- April 2013
- March 2013
- February 2013
- January 2013
- December 2012
- November 2012
- October 2012
- September 2012
- August 2012
- July 2012
- June 2012
- May 2012
- April 2012
- March 2012
- 0
Categorias
- 2000
- 2012
- 2013
- 2014
- 2016
- Audiência
- Campeonato Brasileiro
- Campeonato Paulista
- CBF
- COB
- Confrontos Históricos
- Copa
- Copa do Brasil
- Copinha
- Corinthians
- Cultura
- Discursos na história
- Educação
- Esportes Olímpicos
- FIFA
- Futebol
- Gestão pública
- Legislação do Esporte
- Libertadores
- Marketing
- Mercado da Bola
- Mídia
- Música
- Opera
- Pesquisas
- Seleção Brasileira
- Torcidas Organizadas
- TV
- Uncategorized
- Violência
o jogo foi chato mesmo. Pelo menos teve o golaço do Ramon. Eu sou fã do Douglas, mas realmente passou da hora dele emagrecer, e também perdeu um gol por preciosismo. O William tá mal, tá merecendo a ripa, o Ramirez é muito ruim, muito ruim!!! E o Elton.. talvez um cone faria melhor o seu trabalho.
Com relação ao marketing, os demais clubes devem agradecer ao corinthians, porque todos foram beneficiados com melhores contratos com a globo, após o corinthians ter sido o primeiro a sair do Clube dos 13.
Citadini, seu blog esta REALMENTE MUITO BOM! parabéns pela mudança!