Nov 2, 2012

Está chegando a hora

Sem Giovanni, Tite fica entre Weldinho e Felipe para fechar lista

Lateral-direito e zagueiro disputam a última vaga no Mundial. Decisão dependerá das atuações de Guilherme Andrade e Polga como volantes

Por Carlos Augusto FerrariSão Paulo

A pouco mais de um mês do Mundial de Clubes, o técnico Tite guarda em sigilo quase absoluto a lista dos 23 jogadores que levará ao Japão no dia 4 de dezembro. Depois de abrir mão do meia Giovanni para a seleção brasileira sub-20, o treinador decidiu usar a última vaga para reforçar o setor defensivo. A disputa agora está entre o lateral-direito Weldinho e o zagueiro Felipe.

Como a competição internacional tem apenas cinco dias entre a semifinal e a decisão, o treinador quer contar com dois jogadores para casa posição. Desde o ano passado, o grande problema do elenco é encontrar um reserva imediato para Ralf, o volante de maior poder de marcação.

Treino corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Grupo do Corinthians: lista quase fechada para o Mundial (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Tite vem testando duas opções nos treinamentos no CT Joaquim Grava para ocupar o posto. A primeira delas é o veterano Anderson Polga, de 33 anos. Volante no início da carreira no Grêmio, o jogador passou à zaga por orientação do mesmo treinador e chegou à Seleção que foi pentacampeã mundial na Copa de 2002. Caso se adapte novamente à função, tem grandes chances de ser o escolhido como reserva imediato.

Assim, abriria uma vaga para mais um zagueiro. Os titulares Chicão e Paulo André, além do reserva Wallace, estão garantidos. Felipe é o preferido. O jogador atuou diante do Bahia e recebeu muitos elogios do técnico, superando Antônio Carlos na disputa. Ele chegou a ser a última opção para a posição, quase foi emprestado ao Flamengo, mas ganhou pontos nas últimas semanas.

A outra possibilidade é Guilherme Andrade, de 23 anos. O lateral-direito emprestado pela Ponte Preta agrada à comissão técnica por poder atuar como primeiro volante e lateral-esquerdo. No entanto, pesa contra ele a falta de experiência para, em caso de necessidade, assumir tamanha responsabilidade de substituir um titular absoluto como Ralf.

Caso ele vença a disputa com Polga, o espaço vago ficará na lateral direita. O treinador não tem muitas alternativas neste setor. Weldinho, que fez bons jogos quando chegou do Paulista em 2010, mas caiu de rendimento em 2011, herdará o lugar. O volante Edenílson é outro que pode atuar no setor, mas já tem vaga assegurada entre os 23.

A possibilidade entre os dois defensores se abriu depois que Tite aceitou liberar o meia Giovanni para a disputa do Sul-Americano sub-20, em janeiro na Argentina. Ele só vetará a saída do armador caso algum outro atleta que atua na linha de três entre o meio-campo e ataque se machuque. As opções são muitas: Romarinho, Emerson, Martinez, Jorge Henrique, Danilo e Edenílson.

Tite vai usar os últimos cinco jogos do Brasileirão e as semanas de treinamentos para decidir a última vaga. As outras 22 estão decididas. No entanto, o treinador já avisou: não divulgará a lista com antecedência. A Fifa exige que os nomes sejam entregues no dia 26 de novembro.

– A lista? Só no dia – disse o técnico.

www.g1.com.br

1 Comment

  • Que BELEZA!!!!! como diria o Corinthiano Milton Leite…

    O que vemos é o Chelsea muito mais preparado para esse mundial do que o Coringão… O time inglês, tem vergonha na cara e trata da atual temporada com respeito, lutando para ganhar as várias competições que disputa… perde umas, ganha outras, mas joga pra valer, o elenco ganha ritimo de jogo, vai se conhecendo com as novas contratações e vai ganhando conjunto!

    Já o pouco profissional Corinthians (assim como todos os brasileiros) abandonam 1 semestre inteiro da principal competição nacional, com a disculpa de que não conseguiria chegar ao título. PURA MENTIRA CRIADA POR VAGABUNDOS. Ao término da liberta, estávamos a 10 pontos do lider. Hoje estamos a mais de 20 pontos. Pois é, se foi possível o lider aumentar em 10 pontos a vantagem sobre o Timão, tambem seria possivel o timão tirar estes 10 pontos se tivesse vergonha na cara!!!

    Agora, mesmo depois de poupar os vagabundos, aparecem jogadores cortados, posições carentes de reservas, como a lateral esquerda, um substituto a altura para o Ralf, entre outros…

    Já o Chelsea, que vem jogando com dignidade e brio os campeonatos que disputa, mesmo não sendo invencível, chegará ao mundial muito mais preparado técnica e emocionalmente do que a vagabundagem Corinthiana!!!!

Leave a comment