Mar 31, 2012

Vida dura

A crise econômica que atingiu a Europa ( e não chegou ao fundo,ainda) já esta batendo no futebol. A Espanha é a maior vítima. Durante anos e anos os clubes espanhóis receberam todo tipo de ajuda dos governos. Direta ou indireta, com empréstimos  ou doações, os vistosos clubes ibéricos resolveram seus problemas de grana nos cofres do Estado. O novo orçamento do Estado anunciado ontem (com cortes brutais em todas  áreas) mostra o tamanho das dificuldades. Nunca tiveram um orçamento tão apertado nos últimos 30 anos. O mesmo ocorre na Itália, ainda que os italianos façam um ar de pouco caso. Portugal é um caso desconcertante. Uma crise sem tamanho que a única saída é a porta da rua (isto é, sair da comunidade econômica européia). Outros países, também, em menor ou maior grau  estão no buraco. Inglaterra, França, Alemanha e a quebrada Grécia, todos, vivem o drama de uma crise sem rumo. O grande problema é que esta crise não é só dos Estados. Já seria preocupante se assim fosse pois, como já foi dito, são os governos que socorrem os clubes sem grana. Mais difícil, é a situação das empresas. Grandes bancos( que tradicionalmente apoiam o futebol) estão -claramente – quebrados. Só ficam em pé porque o Euro está sendo impresso dia e noite para socorro bancário. Empresas, com tradicional presença no futebol, estão com grave dificuldade de caixa. E os clubes europeus já estão vendo que o mar não está prá peixe. Na última porta para contratações , quase não houve negócios. Só escambo. Troca de um jogador por outro, perdão de dívida (com liberação de pagamentos futuros), enfim, negócios de quem está sem grana. O futebol sul-americano, que sempre é vendedor de jogadores para a Europa, já esta sentindo o tamanho do problema. Exceto um ou outro clube inglês,onde reinam aqueles oligarcas, ninguém contrata ninguém. Pelo contrário. Clubes espanhóis vivem oferecendo jogadores em troca de não pagarem os atuais contratos. Esta problema  não é de todo negativo para os clubes brasileiros, argentinos e uruguaios. Com saída menor de craques, com suas economias crescendo, poderemos ter um novo quadro no futebol mundial. E a América do Sul pode tornar-se um pólo mais importante do que é para o futebol.

Interessante

O vice-presidente de futebol do São Paulo Futebol clube, conseguiu uma proeza. Ontem e hoje, a Folha de São Paulo publicou, na seção Painel do Leitor, duas extensas cartas do dirigente. Ele protesta contra nota do Painel FC,  que teria publicado nota errada, sobre declaração feita num clube de São Paulo. As cartas ocuparam mais de 20% de toda seção num procedimento pouco comum. Ao final, numa nota de rodapé, o jornal confirma que o dirigente tricolor não estava no clube, e, portanto, não poderia ter feito aquela declaração. Acho justo que um dirigente queira que suas palavras editadas de forma correta. Mas eu , em todo tempo que ocupei cargo no futebol, jamais procurei enviar carta cobrando retificações. Conhecendo o futebol( e o jornalismo)  e, se tivesse o mesmo procedimento, ficaria escrevendo carta o dia todo. Por esta razão não dou crédito absoluto pra tudo que leio. E não desminto nada. O tempo se encarrega de retificar as inverdades .

2 Comments

  • ah essa fAlha de sp…. o ilustre vp tricolor reclamou com a dona ombudsman e foi de pronto atendido. meses atrás um grande número de Corinthianos reclamou com ela sobre o uso de termo “crackerão” em reportagem sobre consumo de crack nas proximidades da obra da Arena Corinthians e embora ela tenha nos dado razão, inclusive respondendo email de minha parte, não houve nenhum tipo de retratação por parte do jornaleco. ficou apenas como uma infelicidade do reporter.

    é a bambipress em ação!

  • E agora que o SPFC está no “comando” da CBF, a gente vai ver cada coisa…

Leave a comment