Nov 5, 2012

Faturar ! Quanto?

Sabor Corinthians

Corinthians: produtos licenciados

Perto de disputar o Mundial de Clubes, o Corinthians não para de faturar. Nos próximos dias, serão lançados refrigerantes oficiais do time — o Guaranação, o guaraná do Timão e a tubaína Timãobaina.

Por Lauro Jardim

www.veja.com.br

1 Comment

  • A relevância econômica de se realizar os jogos como mandante em um estádio de grandes dimensões foi reafirmada, mais uma vez, ontem, no moribundo estádio do Jardim Leonor.

    Mais de 52 mil pagantes garantiram a marca de maior público do campeonato à fria e inconstante torcida 5a0-paulina.

    Fria e inconstante torcida 5a0-paulina que, graças a 3 ou 4 jogos de exceção, com grande público como mandante, tem a terceira melhor média de público deste Brasileirão.

    Vale lembrar que o gigantismo do Maracanã garantiu, em muitos anos, a melhor média de público no Brasileirão para os flamenguistas. Sem o Maracanã, o público médio do Flamengo despencou – nessa última rodada, a “massa rubro-negra” foi a responsável pelo pior público: apenas 4.532 pagantes, que proporcionaram a ridícula renda de R$ 61.780,00.

    Com o advento do Fielzão de Itaquera, o Corinthians – detentor do melhor público médio do atual Brasileirão – passará a ter, inevitavelmente, uma das melhores médias de público de todo o mundo.

    Mas é fato a se lamentar que, por circunstâncias várias (exigências da FIFA, custos e excesso de moderação dos dirigentes corinthianos), o Fielzão foi hipodimensionado, com seus aproximadamente 66 mil lugares. A Fiel corinthiana não é só a mais apaixonada torcida do Brasil. É também a maior torcida da maior cidade do Brasil (uma das 5 maiores do mundo), com cerca de 11 mihões de pessoas (ou 19 milhões, se considerada toda área metropolitana).

    A título de comparação: Dortmund, com 580 mil habitantes, tem um estádio com capacidade para 80 mil pessoas, onde o Borussia manda seus jogos; em Manchester, com 440 mil pessoas (ou 2,5 milhões, considerando-se toda área metropolitana), o United manda seus jogos em um estádio com capacidade para 56 mil pessoas – mas encomendou o projeto de um novo estádio com capacidade para 80 mil pessoas. Um exemplo mais próximo: na mesma São Paulo do Corinthians, o 5a0 Paulo, dono de fria e inconstante torcida, manda seus jogos no moribundo estádio do Jardim Leonor, com capacidade de público semelhante à que terá o Fielzão de Itaquera.

    O Fielzão de Itaquera, novo estádio corinthiano, será uma jóia do futebol nacioanal. Mas, considerando-se a grandeza da Fiel, deveria ter capacidade de público superior, na casa dos 100 mil, ou mais, expectadores.

Leave a comment