Nov 7, 2012

E a Força Nacional de Segurança ? Cadê?

Estado de SP e governo federal vão criar agência para combater violência

Alckmin e ministro da Justiça anunciaram seis medidas para conter crime organizado em SP
<br />
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao lado ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do secretário estadual de segurança, à direita, Antônio Ferreira Viana<br />
Foto: Michel Filho / O Globo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao lado ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do secretário estadual de segurança, à direita, Antônio Ferreira Viana MICHEL FILHO / O GLOBO

SÃO PAULO – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciaram nesta terça-feira seis medidas conjuntas para tentar conter a onda de violência que atinge o estado. Desde o começo do ano, 90 policiais militares já foram mortos.

Alckmin e a cúpula da segurança pública do estado receberam nesta terça-feira à tarde, no Palácio dos Bandeirantes, Cardozo, representantes da Polícia Federal, da Secretaria Nacional de Segurança Pública e da Polícia Rodoviária Federal.

— Quero dizer da nossa disposição permanente em São Paulo de combate a organizações criminosas, inclusive cortando fluxo de dinheiro dessas organizações. Essa é uma tarefa que não é fácil, quanto mais se age, mais reação às vezes têm. Mas não é possível retroceder um milímetro — afirmou Alckmin.

— Somando esforços: a inteligência da área federal e o serviço de inteligência da área estadual nós teremos relatórios precisos que orientarão as ações das nossas policias — afirmou Cardozo.

Também ficou acertada a transferência de presos de São Paulo para os presídios federais de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e de Porto Velho, em Rondônia. Alckmin disse que os presos envolvidos em mortes de policiais serão os primeiros a serem transferidos. Não há data para a transferência, nem quantidade de detentos que serão incluídos no programa.

Foi definido a realizações de blitzes conjuntas das forças de seguranças federais e estaduais em estradas, portos e aeroportos. Outra aposta é a criação de uma central especial de perícias em São Paulo. Os dois governos definiram ainda a implantação conjunta de um programa de combate ao crack. Haverá uma reunião para detalhar esse ponto acontecerá na segunda-feira. Por fim, prometeram uma central conjunta de monitoramento de operações.

www.oglobo.com.br

1 Comment

  • Finalmente, o Governo do Estado de São Paulo saiu da penumbra, admitindo que existe uma crise de segurança pública no Estado. Parabéns ao Governador por reunir forças com o governo federal nesta empreitada. Vamos acabar com esta “metralhada” que está enojando a sociedade paulista. Lugar de criminoso é trancado numa cela. Direitos humanos e mordomia é para quem trabalha honestamente. Alckmin acaba de ganhar um crédito comigo, mas ainda é pouco. Continue assim… Sorte para todos nós!

Leave a comment