Nov 7, 2012

Que interessante notícia no O GLOBO!

União cortou 21% do orçamento em segurança, diz estudo

A maioria dos estados aumentou o investimento na área. São Paulo foi o que mais investiu

GUILHERME VOITCH

  • SÃO PAULO – Entre 2010 e 2011, o governo federal reduziu o investimento em segurança pública em 21%. Os dados são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira pelo Fórum Brasileiro de Segurança.

 

No mesmo período, 20 estados da Federação mais o Distrito Federal aumentaram o investimento na área. O estado que mais investiu foi justamente São Paulo, que, neste ano vive uma onda de violência com uma série de assassinatos em série. São Paulo aumentou o orçamento na área em 63%. Mato Grosso do Sul e Bahia também são destaques por ter ampliado seus gastos em segurança em 37% e 30,8%. O Rio aumentou em 16%. Na contramão, Piauí e Rio Grande do Sul diminuíram os gastos em 17% e 28%.

Nesta terça-feira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reuniu-se com o secretário de segurança de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, para tratar da cooperação entre os governo federal e estadual no combate ao crime em São Paulo.

O estudo também trouxe dados sobre homicídios. Alagoas continua sendo o estado com o maior número de homicídios no país, com 74,5 mortes em 100 mil habitantes. O número é 9,3% superior ao do ano anterior. São Paulo permanecia como o estado com menor taxa, com 10,1 mortes por 100 mil habitantes.

Segundo Renato Sérgio de Lima, coordenador do estudo, o estado vive uma “crise” em 2012.

– São Paulo vive uma crise recorrente, como viveu em 2006, como o Rio já viveu e como Minas vive. Minas teve um recrudescimento da violência depois de ser um exemplo no combate aos homicídios.

www.oglobo.com.br

Leave a comment