Nov 28, 2012

É o Mundial chegando.

David Luiz revela ter sido corintiano e alerta Chelsea sobre futebol solidário do time

Fernando Duarte
Do UOL, em Londres

David Luiz torcia pelo Corinthians na infância. O sentimento ficou para trás devido ao profissionalismo, conta o agora zagueiro do Chelsea. Concorrente ao título do Mundial de Clubes, o atleta diz orientar o elenco do clube inglês sobre as virtudes da equipe do Parque São Jorge.

Foto 1 de 50 – 25.nov.2012 – David Luiz (esq.), zagueiro brasileiro do Chelsea, pula e disputa a bola de cabeça com o atacante Dzeko, do Manchester City, no clássico do Campeonato Inglês Kerim Okten/EFE/EPA

O jogador do Chelsea acredita que o campeão da Libertadores tem como maior virtude o futebol coletivo, intenso nos 90 min e sem uma grande estrela em campo.

“Qualquer campeão de Libertadores já seria um adversário e tanto, mas o Corinthians tem algo especial. Sua força é o espírito do clube e o resultado de um grupo que ganhou a Libertadores jogando um futebol solidário, com todo mundo correndo por todo mundo. Todo time pode aprender um pouco com esse tipo de atitude”, explica o brasileiro.

Luiz vê similaridades na maneira como as duas equipes abriram caminho até o Japão, apesar de a jornada dos londrinos na liga europeia foi mais conturbada que a dos paulistas – nas oitavas de final da Liga dos Campeões, por exemplo, o Chelsea foi dado como morto depois de perder a partida de ida para o Napoli por  3  a  1.

“Chelsea e Corinthians jogaram com uma filosofia parecida, em que a força do grupo, dentro e fora do campo, foi fundamental para os títulos que conquistaram”, explica o zagueiro, que ao lado dos também brasileiros Ramires e Oscar têm se dedicado à tarefa de conversar com os companheiros de equipe sobre a equipe brasileira.

“Não falo só de jogadores, embora o Paulinho, por exemplo, já seja mais conhecido aqui na Europa por ter feito uma ótima temporada e jogado pela seleção. Mas a gente tem trazido informações sobre o que é o clube no Brasil e especialmente a torcida. Avisei que haverá um bando de corintianos no Japão’’, brinca Luiz.

Paulista de Diadema, o zagueiro cresceu torcendo pelo Corinthians. E embora afirme “que agora torce pelo Chelsea’’, é inegável que a possibilidade de uma final contra o time brasileiro no Japão mexa com Luiz.

“Por mais que a tendência seja o campeão europeu e o sul-americano se enfrentarem na decisão, nenhum dos dois passou pela semifinal ainda. Taí o Oscar, que já me falou de como não quer passar de novo pelo que passou com o Inter em 2010’’, diz o brasileiro, referindo-se à derrota dos gaúchos para o congolês Mazembe, nas semifinais.

 

www.uol.com.br

Leave a comment