Dec 3, 2012

Alerta !

Corinthians vai ao Japão com alerta ligado

Antero Greco

Não sou chegado em autoajuda – assim como não tenho nada contra quem recorre a ela. Também não sou um otimista de carteirinha. Por isso, afirmo com tranquilidade que a derrota por 3 a 1 para o São Paulo pode ser ótima referência para o Corinthians, na disputa do Mundial de Clubes, dentro de alguns dias, no Japão. Basta que Tite e seus rapazes tirem lições do que aconteceu na tarde deste domingo no Pacaembu.

O resultado foi desastroso? Sim, sobretudo do ponto de vista da rivalidade. E pelo fato de o São Paulo ter entrado com reservas e jogar muito mais, enquanto o Corinthians optou por força máxima e jogou bem menos. A vitória tricolor foi merecida, pois dominou praticamente o jogo todo, com um senão: o juiz anulou erradamente gol de Jorge Henrique, que deixaria o primeiro tempo terminar no empate por 2 a 2.

O Corinthians ensaiou um bom começo, quando até ficou em vantagem, com o gol de Paolo Guerrero. Mas foi o peruano quem passou apreensão para os companheiros, ao sofrer contusão e sair de campo antes do intervalo. Teve jogador alvinegro que claramente passeou em campo, com receio de se machucar e fora fora do Mundial. Na boa, não condeno, pois o medo é sentimento humano e muitas vezes incontrolável.

O São Paulo não tinha nada a perder, já que os titulares viram o clássico das numeradas ou do banco de reservas. Por isso, foi à frente, forçou, teve ânimo para virar, com gols de Douglas e Maicon, duas vezes. Envolveu o Corinthians e estimulou o torcedor a gritos de olé!, a partir da metade da etapa final.

Para o Corinthians, o que importa, agora, é ver onde errou. Wallace, por exemplo, jogou mal, e merece uma boa conversa de Tite. Outro que pode ouvir conselhos (só não sei se vai acatá-los) é Jorge Henrique para evitar bobagem no Japão. Costuma ser catimbeiro que só, mas desta vez se deu mal ao levar vermelhor por chutar Casemiro. (Eu daria amarelo, mas a maioria dos árbitros interpretaria como agressão para expulsão.)

Enfim, bom que o Corinthians embarque com a guarda alta, com alerta ligado, do que sair de casa descontraído e leve demais. Adrenalina na medida certa pode ajudar no Mundial. E melhor tomar olé! agora, em casa, do que no Oriente.

 

www.eatadoa.com.br

7 Comments

  • Jogo que não valia nada para o Corinthians, deve ser esquecido.

  • Ontem o SOBERANO voltou aos velhos tempos..lembrou aquele tempo do MESTRE TELÊ SANTANA..O EXPRESSINHO TRICOLOR..enqto os craques descansaram o EXPRESSINHO tratou de mostrar oq sabe e deu uma aula nos titulares do SCCP..ontem foi SHOW..acordaram o SOBERANO.. e oMAESTRO GANSO deu uma palhinha doq será em 2013..e freguês bom é freguês fiel.aquele q depois de algum tempo nao aguenta de saudade e volta

    • Tenho certeza que ganhar do Coringão é realmente muiiiito bom mesmo, imaginem então ganhar com o time reserva depois da gazelada titular amarelar, temendo disputar uma final depois de uma possível derrota para o time do povo ou mesmo quebrar uma unha e ficar fora da final…

      Parabens para os reservas do spfw, sinal que ainda existem homens no elenco do jd leonor, poucos mais existem… a maior prova disso é que teve até bambizinho chorando em
      entrevista dentro de campo depois do jogo e afirmando,”sou homem, sou homem”…

      Sugestão do dia, coloquem as gazelinhas para disputar a final da sulamerica…

      Já quanto ao Coringão, é isso ai, deveriam ter jogado com o elenco titular o campeonato todo, esse papo de poupar jogador para competição X ou Y é coisa pra bambi, o Time do Povo, ganhando ou perdendo, tem que jogar com titulares até em amistosos…

  • Perder nunca é bom. Ainda mais para elas, que, pela sensacional decadência porca, são hoje o nosso maior rival. Mas perder é do jogo, ainda mais quando esse jogo é o futebol, e mesmo para um time que está desacostumado das derrotas, como esse Corinthians atual.

    O Corinthians é, faz tempo, a equipe que menos perde no Brasil. Mas estamos falando de futebol, e, no futebol, o imponderável, mais do que em qualquer outro esporte, se manifesta: primeiro gol delas em posição duvidosa; um gol legítimo nosso mal anulado (sim, isso nem devia mais ser destacado, porque erros graves de arbitragem contrá nós já virou regra…); a expulsão rigorosa do Jorge Henrique; uma pixotada no terceiro gol delas…

    O fator chave do que foi a partida de ontem, no entanto, foi outro: a acertada decisão da diretoria delas, imposta ao seu técnico, de escalar um time reserva. Uma decisão pragmática, baseada em medo, em covardia. Blefaram que iam “entrar para valer” (assim como blefaram que “a procura pelos ingressos era muito grande”, e que o estádio ia lotar…), e, quando sentiram que o Corinthians “ia encarar”, e que o jogo se transformaria em uma decisão, correram, para se preservar para a final da série B da Libertinha.

    O Corinthians, que, ao contrário, vinha tendo uma conduta que deve servir como exemplo a todos os outros clubes, de, mesmo que focado no Mundial e sem chance de título no Brasileirão, se aplicar nas rodadas finais, ficou desconcertado com a artimanha bambi. Preparado para encarar o adversário completo e em atitude desafiadora, tinha diante de sí uma equipe inteiramente reserva, formada em sua maioria por garotos (as)… E deu no que deu, o time não encontrou o tom certo entre “jogar leve” e “entrar para rachar”, o que se somou aos lances fortuitos, redundando na derrota.

    O resultado teve muito mais importância para elas, que fizeram um carnaval, principalmente virtual, nas redes sociais (porque de festa de verdade, na real, elas são fraquinhas, por mais que se esforcem e nos copiem). Festa compreensível: ganharam do Corinthians, o maior rival, o clube que todos sempre invejaram, ainda mais agora, que começa a manifestar profissionalmente a sua grandeza incomparável; ainda mais agora, que conquistou o maior título da história da Libertinha (que elas tanto veneram), de maneira invicta, em 14 partidas, ganhando do Boca na final consagradora.

    Para nós, foi uma derrota, em um jogo que não decidia nada. Uma derrota desagradável, mas que pode produzir bons frutos. A letra foi dada pelo Professor: “Nós vencemos o primeiro jogo do Mundial, eu estou falando. Guarde a resposta que estou dando”, bradou (http://esportes.terra.com.br/corinthians/tite-ve-reves-no-classico-como-primeira-vitoria-do-timao-no-mundial,e5ddc752eb75b310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html). É por aí mesmo. A essa altura, o maior adversário do Corinthians no Mundial, tanto pela nossa inquestionável competência, quanto pela má fase do Chelsea, parecia ser o excesso de confiança.

    Nada como uma derrota para um time de menininhas para fazer subir a adrenalina na hora de encarar o Mundial. Nada como a festinha debochada das moças no Pacaembu para deixar os nossos jogadores “no veneno”, com vontade de mostrarem no Mundial o que já mostraram quando tiveram que ganhar um Brasileirão e uma Libertinha (para nós é Libertinha mesmo) .

    Vamos para o Japão. Vamos buscar o bi. Vamos invadir!!

  • Que a derrota de ontem sirva de alerta para o primeiro jogo do mundial. Não dá para brincar…

  • Uma pergunta: por onde anda nosso amigo Pereira? Há tempos que não o vejo por aqui. Será que ele está bem?

    • Douglas, ouvi dizer que anda lá pelo Leblon, tomando chopp e discutindo com o Tirone a volta do Marcos e do Kebler para hoje (2ª).

Leave a comment