Apr 6, 2012

Aumenta o ódio

A Folha de hoje ( sexta-feira santa), no caderno de esporte, publica um extensa entrevista com o jornalista Chico Malfitani, sobre o problema das torcidas organizadas em São Paulo. O título- “os cartolas se provocam, e a Gaviões que é violenta? “- é furado. Nada disso é relevante no  conjunto da reportagem. O jornal esclarece que o Chico é um dos 15 fundadores da Gaviões da Fiel , em 1969. Pode ser, embora tenha conhecido milhares, que digam o mesmo. Mas o jornalista diz coisas da maior importância sobre o atual conflito, sendo o principal ponto o “aumento do ódio” contra o Corinthians, que vem sendo manifestado, por todo lado, nos últimos anos. Esta aí o ponto que deveria ser a manchete. Nas últimas décadas há um generalizado ataque ao Timão. E este pode ser a motivação para os atuais conflitos.

É fácil conferir na mídia em geral (jornais, rádios, tv e internet) o aumento dos ataques contra o time do Parque São Jorge. Nesse ponto o jornalista Chico Malfitani está certo. Infelizmente, o jornal perdeu uma boa oportunidade de discutir tal questão. Ficou no periférico e não entendeu o principal. Divirjo de algumas afirmações do jornalista. Ao tentar falar do último conflito, dá uma explicação que é de difícil aceitação. Como também erra ao falar das ligações da diretoria do clube com as Gaviões. Mas tudo isso é de menor importância diante da identificação de um problema maior (“o ódio contra o Timão”) . E o jornal quase nada destacou as afirmações de Malfitani. Sobre as relações com a polícia, o entrevistado sai por uma discussão politico-partidária. Não é o caso, pois torcidas organizadas e clubes têm relações com todo  o mundo  politico-partidário. A proposta de uma UPP é um equívoco, até porque, esta fórmula tem muito apoio de mídia, mas pouca melhoria nos números da criminalidade. Todavia, foi uma boa entrevista onde o mais importante foi escondido pelo jornal. Por último, fez bem o jornalista ao não colocar- como já se tornou comum- as organizadas como grandes instituições que lutaram contra o regime militar. Não foram. Aquela faixa no estádio, pedindo anistia politica, já nos meses finais do regime, foi obra do MR8 e não teve boa acolhida na direção das torcidas. A Folha – que esta meio perdida na área do esporte- poderia ter aproveitado melhor as opiniões do jornalista. Só quem lê tudo, e em detalhes, vai encontrar.

De novo a UOL

O portal UOL (do Grupo Folha) volta com noticias sobre o estádio do Timão. Notícia nova e assunto velho. Agora antecipando novas ações- segunda após a páscoa- proposta por adversários do Timão. Vão discutir o já discutido e, em alguns casos, até julgado. Vamos aguardar nos próximos dias. A UOL está pronta pra qualquer aventura jurídica. Contra o Timão vale tudo.

15 Comments

  • É verdade que a intolerância sobre o corinthians têm aumentado. E sabem o motivo? Existe um grupo de pseudo jornalistas que instigam isso. Têm um babaca trabalha na mídia aí em São Paulo que inventou um termo “apito amigo” sempre que há dúvida quanto a erro de arbitragem, correto ou não, que envolve o corinthians. Sujeitos como esse não podem ter a prerrogativa de falar à milhares de pessoas, pois instiga uma situação que é tomada por um sentimento pessoal, que não traduz a realidade das coisas.

    • Vc tem razão. A campanha é forte.

    • A imprensa tem um peso grande nesta campanha.

  • Concordo com a opinião do João Ricardo. Infelizmente existe um pseudo jornalista em São Paulo o qual ganha a vida através do CORINTHIANS, porém no caso dele, falando mal do TIMÃO. Gente desse tipo deveria ser banida do jornalismo!
    Outro motivo para o crescente ódio ao ALVINEGRO DE PARQUE SÃO JORGE é o fato de o mesmo hoje ser um clube estruturado, o que mais fatura com patrocínios, marketng, TV, possui uma audiência gigantesca, e é claro, de 2009 pra cá O TODO PODEROSO briga por todos os títulos que disputa. Por tudo isso sitado o ódio dos rivais e de algumas pessoas da crônica esportiva aumentou e tende a aumentar.

  • O ódio começou a aumentar porque, a partir da década de 1990, o Corinthians passou a ganhar títulos com bem mais frequência, e os adversários não suportam que a gente ganhe nem campeonato de bolinha de gude… No Mundial 2000, conheci dois palmeirenses e um são-paulino que se suicidaram depois que o Timão ganhou o título.

    • Vc tem razão. Neste 20 últimos anos a raiva dos adversários vem aumentando.

  • Infelizmente a maioria que esta por trás do coritnhians e uma corja de bandidos, pior que os torcedores da gaviões da fiel!

  • sim, o grande promotor do anti-Corinthianismo é o pseudo-jornalista milton fezes, que é seguido por uma grande corja que percebeu a audiência que é gerada ao falar mal do Timão. uol, bRogueiros (alguns até que se dizem Corinthianos), record (magoada por não ter conseguido direitos de transmissão), enfim, são muitos.

    mas, como dizem, ninguém chuta cachorro morto….. o que entristece é vermos um ídolo como o neto servindo de escada para o show de humor (horror?) promovido na tv bandeirantes. lamento também pelo dr. osmar que faz o mesmo papel.

    • Tem muita gente na mídia que fala do Corinthians o tempo todo….prá esculhambar. É uma situação pior do que aquela dos que não falam.

  • Além de tudo já falado aqui, acrescento, no âmbito nacional, o ódio à São Paulo. Todos se unem contra nossa cidade e Estado, vítimas que são de suas próprias grandezas.

    Atacar o Corinthians é uma maneira de atacar São Paulo, sem o ônus de causar a indignação de todos paulistas; pelo contrário, recebem apoio aqui mesmo.

    E, enquanto todos vivem tecendo loas às suas origens, não vejo ninguém que nos defenda. Deve ser resquício de 1932…

    • Pode ser. Mas o ódio pelo Corinthians supera tudo.

  • Milton Fezes, Juca “demagogo” Kfouri, Flávio “bastardo” Prado, todos fazem parte da corja que “comem” às custas do Timão ( não às minhas – porque parei de dar audiência a essa cambada de vagabundos).
    Sugestão aos Corinthianos: Informem-se pela “net” e desliguem os rádios. Que morram de fome !!!
    Abraços

    • Não concordo com sua afirmação sobre o Juca. Ele pisou na bola naquele papo de defender o Morumbi. Mas é um jornalista de qualidades. O Flávio tem o problema de grande paixão pela….Ponte. Ai o assunto fica difícil.

  • Sempre tive a impressão que a pauta dessa parte da imprensa citada pelos comentários, parte de um lugar só.
    Ou seja, é bem orquestrada e organizada, e os “meios”, seguem a risca essa orientação.
    O objetivo é desqualificar o Corinthians sempre, mesmo nas mínimas coisas.
    Por outro lado, o que a gente constata.
    Por exemplo, jogadores recem lançados em outra equipe, subitamente endeusados, e valorizados para serem vendidos na maior cara de pau.
    Teve um jornalista que disse sobre um volante: “Está entre os cinco maiores do mundo”.
    Como? Até colocação em ranking???(quem votou???) de jogador que subiu “ontem”.?
    A cara de pau, extrapola.

    • É elogio demais prá pouco futebol.

Leave a comment