Dec 7, 2012

Trabiju lidera ranking de desenvolvimento de municípios brasileiros

Interior de São Paulo lidera ranking de desenvolvimento

Entre os 10 municípios com melhor desempenho no País segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, 7 são paulistas

VITOR HUGO BRANDALISE – O Estado de S.Paulo

Cidades do interior paulista lideram o novo ranking de desenvolvimento social dos municípios brasileiros da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado ontem. Dos 556 municípios que apresentam melhor desempenho do País, 55,2% ficam no interior – entre os dez primeiros, sete são paulistas.

A cidade líder do ranking foi Trabiju, de 1.544 habitantes na região de Araraquara, com nota 6,28 na escala de 0 a 10, acima da média nacional (nota 5). No total, 619 dos 645 municípios paulistas (ou 96%) receberam notas acima da média. Apesar de apresentar desempenho superior à média nacional, a capital recebeu avaliação inferior à média do Estado – 5,71 para o Estado todo e 5,64 para a capital – e ficou em oitavo no ranking nacional de capitais, atrás de cidades como Rio, Goiânia, Vitória, Curitiba e Florianópolis.

O estudo levou em conta o desempenho em habitação, renda, trabalho, educação, saúde e segurança desses municípios, utilizando dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos Ministérios da Saúde e da Educação. “O objetivo é indicar as cidades com menor índice de desenvolvimento, para incentivar a elaboração de políticas públicas”, disse André Portela, coordenador do estudo.

A pesquisa apontou também que o ritmo de melhorias sociais em São Paulo diminuiu na comparação entre 2000 e 2010.

Estadão, http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,interior-de-sao-paulo-lidera-ranking-de-desenvolvimento-,969402,0.htm, 5/12/2012

Leave a comment