Mar 14, 2012

CBF, Europa, Adriano e outras questões.

(El Greco. “Frei Hortensio Felix Paravicino”, 1609)

Jogar na Europa

Essa discussão de que jogador brasileiro deve ir pra Europa para ganhar “aprimoramento” e “visibilidade” sempre dá o que falar.
O jogador Neymar diz que não e, pelo que diz a mídia o técnico Mano Menezes, aprova esta ideia. Não sei se esta Europa em crise, financeira e de futebol, seria um lugar de aprimoramento. É certo que ir para um outro país sempre trará ganho a qualquer pessoa. Nova língua, nova cultura, novos amigos, tudo faz com que o craque cresça. Mas isso vale para todo mundo: técnicos, médicos, preparadores etc.  Agora tenho muitas dúvidas se este é o principal problema do futebol brasileiro. Por outro lado, depende para que Europa vai o jogador. E, principalmente, para que Clube.
Há países e clubes europeus em grande precariedade. Ir para estes é retroceder.

Triunvirato?

A Folha, de ontem (terça), diz que com a saída de Ricardo Teixeira da Presidência da CBF a entidade será dirigida por um triunvirato. Seriam o presidente formal, José Maria Marin, o craque Ronaldo e o Diretor de Futebol da CBF, Andrés Sanches.
Não sei. A Folha deve ter lá suas fontes de informação. Mas, pelo que ouço, o primeiro embate será entre os descontentes (as Federações e o Rio) e o novo Presidente.
Será uma luta dura, valendo tudo. Tudo mesmo!
Consolidado o poder (por um ou outro grupo), este passará a dar as cartas. Podendo até ocorrer uma composição de interesses entre os dois.
Mas não haverá triunvirato nenhum.

60 dias ? É muito.

O Estadão de hoje diz que o Diretor de Futebol Andrés Sanches decidirá, em 6o dias,  se fica na CBF. É muito tempo. Como já disse aqui, ele deveria não ter aceito o cargo. Diretor da CBF é para cartola de clube médio. Que faz composições e acordos o tempo todo. No DNA de cartola do Timão não deve ter este vírus.
O Corinthians, pelo seu tamanho, pela enorme inveja que atrai, é Clube de confronto. E não dá para ficar fazendo média com Vasco, São Paulo, Palestra, Flamengo etc. O Andrés deveria demorar 6 segundos e largar este cargo.
Não ganha nada ficando lá.

Adriano, caninha e bebedeira.

Os jornais de hoje, de forma discreta, mas persistente, dizem que o jogador Adriano teria saído do Corinthians por “bebedeira”, ou “caninha” como falam, reservadamente os Diretores do Timão.
Não deveriam falar nada. O problema de Adriano já era sabido e o Clube, quando o contratou, acreditava que poderia recuperá-lo. Não deu certo.
Pronto. Vamos para outro. Não devemos ficar querendo atacar o jogador para contrabalançar as notícias que sempre aparecem do “prejuízo” que o Clube teve.
A UOL chega a dizer que o atleta custou 12 mil por minuto ao Corinthians. Que ganhou 4,2 milhões etc. Deu errado. Deu prejuízo. Mas poderia dar certo? Poderia.
A falha do jogador já era conhecida. E a do Clube ficou clara em todo o período. Agora, ficar falando em bebedeira é um equívoco. O que poderia fazer o Clube é começar a promover palestras aos jogadores sobre o problema do alcoolismo. Especialmente aos jovens atletas, que aprendem que “uma cerveja” não faz mal. Para isso devem contratar especialistas de bom nome. Não vão querer fazer isso com nosso Departamento Médico. Aí não vai dar certo.
Como não deu com o Adriano.

Tostão

” Adriano só tem chance de jogar futebol, em bom nível, quando tratar, para valer, de seus problemas psíquicos e sociais, por quem entende muito do assunto. Não adianta apenas dar conselhos nem tapinhas nas costas “. Tostão, na Folha de hoje. Escreveu tudo em uma frase curta. Craque no campo e no computador. Viva !

6 Comments

  • Citadini, parabéns pelo texto e pelas opiniões contidas nele! Não conhecia seu blog mas a partir de agora sempre que puder darei uma passada por aqui pois achei muito interessante.

    Deve ser por isso que você mesmo sendo corinthiano é respeitado por outras torcidas, além de ser direto em suas opiniões, tomara que o clube do Pq São Jorge volte um dia a lhe dar uma oportunidade maior quem sabe até a Presidência, que muitos já disseram o desejo de vê-lo lá mas que o Sr sempre desconversa.

    Já sobre Adriano, o Sr está de parabéns! O Corinthians errou sim, mas não deve também ficar atacando o jogador, mesmo que este não tenha se doado como deveria, pois se tivesse dado certo ninguém tocaria no assunto e o alvinegro ficaria com os louros, deu errado e segue a vida. Assim como outros atletas por um motivo ou outro também não deram certo e portanto os clubes não ficaram neste embate e viraram a página, parabéns pela análise.

  • Pode parecer forçado, mas raciocinem o seguinte: O prêmio para o campeão brasileiro foi de 8 milhões de reais. Não fosse aquele gol do Adriano, o corinthians perderia a liderança para o Vasco ano passado, como perdeu ano retrasado a liderança ao empatar com o Vitória. Questiono: não fosse o gol do Adriano, com a consequente manutenção na liderança, o corinthians recuperaria o posto de líder?

  • Parabéns pelo novo endereço!!!!

    O endereço é novo, mas a dor de cotovelo continua!!!!

    Diferentemente dos jogos do corinthians a torcida do Palmeiras não precisa ficar até o final dos jogos sofrendo!!! Liquidamos nossos adversários logo no primeiro tempo!!! Ai, podemos assistir uma boa Ópera, Discovery Channel, etc…. Essa é a diferença da torcida e do resultado do IBOPE. hahahahahaha Só mudou de casa!!!!!

  • Caro Citadini, parabéns pelo seu novo espaço. Ficou de muito bom gosto. Parabéns também para quem criou o logotipo. Retrata bem aquilo que o blog se propõe. Quanto ao fato dos atletas irem para o exterior ou não isso depende de cada um. Há muitos que foram e deram certo e um monte que por saírem muito novos, acabaram caindo no esquecimento. O atleta tem que ter um preparo a mais do que apenas técnico para poder sair e aumentar suas chances de sucesso. Tem que haver disposição para desafios como uma nova língua, alimentação, relacionamentos sociais (em muitos países as pessoas naturalmente são bem menos receptivas como nós brasileiros), senão o sujeito enfrentará várias dificuldades que irão refletir fatalmente em seu desempenho em campo. Quanto ao Adriano, só posso lamentar por ele não conseguir sair dessa situação. Por mais que coloquem a sua disposição os melhores profissionais na área técnica, médica, psicológica ele não conseguirá sair dessa enquanto ele não querer. Caso isso não ocorra rapidamente a tendência é que as coisas piorem e que tudo o que já fora construído (inclusive financeiramente) seja perdido. Concordo com o Tostão, mas ainda falta um start por parte do Adriano. Uma vontade mínima de querer se ajudar.

  • Citadini,

    Seja bem vindo á BLOGSfera… Já o sigo no TWITTER.

    Gosto dos suas participações, mesmo quando não concordo com elas…

    Em breve estarei lançando o Blog “www.blogdoracional.com.br”… Está em fase de testes…

    SE me permitires, colocarei o teu como LINK

    Um abraço @alcindo_junior Mossoró-RN.

  • Citadini, orienta essa diretoria e tentar ver se eles o ouvem. Voce é necessario apesar de ser oposição, concordo plenamente com seu ponto vista em relação ao Adriano.

    ABS

    VAI CORINTHIANS

Leave a comment