Dec 10, 2012

Corinthians e a Nike

 

CORINTHIANS CONFIRMA ACORDO DE 10 ANOS COM A NIKE: ‘UM DOS MAIORES DO MUNDO’, DIZ GOBBI

 

 

 

Do Japão, aonde nos próximos dias participará doMundial de clubes, o Corinthians anunciou que assinou um novo contrato milionário para continuar tendo seus uniformes fornecidos pela Nike.

O vínculo agora se estende até 2022 com valores superiores aos R$ 15 milhões do acordo anterior. Segundo o blog do jornalista da ESPN Brasil Juca Kfouri no UOL, o Corinthians pode embolsar R$ 300 milhões pelos dez anos de contrato entre material esportivo, porcentagem de vendas de camisas e ações de marketing.

‘É o maior patrocínio do Brasil e um dos maiores do mundo’, disse o presidente Mario Gobbi, que acompanha o time no Japão. Ele não quis confirmar os valores.

O Corinthians recebe além da verba da Nike R$ 31 milhões de patrocínio da Caixa Econômica Federal, R$ 9 milhões da Fisk e outros R$ 2 milhões da Tim.

www.meutimao.com.br

 

Blog do Citadini:

 O Corinthians anunciou a renovação do contrato com a Nike  pelo período de 10 anos. A diretoria- como é natural- falou da alegria do clube em renovar com a maior empresa de material desportivo do mundo. O contrato – também como é natural – será o maior do Brasil. Recordo – com grande alegria- a luta que foi a chegada da Nike ao Corinthians há mais de 10 anos. Era vice de futebol e havia um grande movimento para a manutenção no clube ( especialmente na parte social) do contrato com a empresa  que lá estava. A Nike procurou o Corinthians  e disse que gostaria de apresentar sua proposta. Foi organizada uma Comissão de diretores para analisar as propostas  e decidir quem seria a contratada. Foi uma guerra . Todas as maiores empresas da área apresentaram proposta. Mas era voz corrente que venceria a empresa que estava há anos no Parque São Jorge e tinha grandes vínculos com várias áreas do clube. A Nike já era a maior do mundo e seu objetivo  era o Corinthians. Na última reunião dos diretores o voto do Departamento de Futebol decidiu a questão : o melhor para o clube era a Nike embora as proposta (todas boas) estivessem quase em situação de empate. Diretores da empresa adversária invadiram a reunião para protestar e dizer que eram os melhores. Foi uma discussão aberta e por todo lado. Só isso garantiu a vitória da Nike. Marcamos uma reunião com a direção da Nike para comunicar o resultado e discutir os   detalhes do contrato. Na séde da empresa , em  Alphaville, estavam os diretores da Nike do Brasil e da América Latina. Quando comunicamos aos gringos que eles haviam ganho a reação foi de surpresa e alegria. Tinham certeza que iriam perder a disputa. Mesmo sendo a Nike a super empresa que  era achavam que outras empresas tinham melhores contacto no clube e que a Nike que não conhecia ninguém no Timão.  Ligaram para a séde nos EUA e deram a noticia entre vivas e champanhe. Quase não acreditavam que chegavam ao clube mais importante do Brasil numa disputa limpa,  sem qualquer arranjo.Venceu porque era melhor para o Corinthians e -como dizia  o Departamento de futebol- era- também- melhor para o futuro. 

25 Comments

  • O único problema da Nike no Timão é que, em geral, as camisas ela lançou até hoje são muito descaracterizadas, principalmente o uniforme 2. Tomara que com o novo vínculo a multinacional americana comece a elaborar uniformes que tenham mais a cara do Corinthians.

  • Indubitavelmente é um baita contrato, sem contar a possibilidade da internacionalização da marca Corinthians, vide ação da Nike em Londres, embora tenha como objetivo atingir a Adidas, a ação leva nosso CORINGÃO em seu bojo. Mas o que realmente gostei, foi a história contada, na verdade Citadini, é isso que esperamos por aqui, saborosas histórias de bastidores do Timão. Muito legal.

    • Foi esta visão de grandeza que levou a Nike a vencer. É primeira em todos os esporte e agora no futebol também.

  • De um gigante que é amado por milhões de pessoas, não se pode esperar outro resultado.
    Maior contrato de tv.
    Maior contrato de patrocínio camisa.
    Maior contrato de fornecimento de material esportivo.

    Acho que temos muito a crescer ainda, só espero que o ciúmes de alguns poucos, não atrapalhe o meu Coringão.

    • Desde que foi autorizado propaganda nas camisas o Corinthians é o primeiro. Inovou em vários momentos. Como no contrato com a Pepsi e com a Nike.

  • Gostei muito da diretoria, que respeitou a parceira de tantos anos, a tratou como devia, e não fez leilão.

    Parceria é pra ser tratada assim, sempre.

    • Esta certo. Lamentável foi a diretoria anterior que ficou meses plantado notas contra a Nike nos jornais. Só para justificar esse acordo com esta Poá Textil.

  • é mentira! minha fonte garantiu q nao passa de um balão de ensaio.. os valores nao sao esses.o corinthians receberá 20 milhoes anuais..e nao 30 anos..esta fazendo a mesma coisa q o palmeiras q dizia receber 25 milhoes da kia..e nao ta recebnedo nem 15 milhoes…

    • Não estou discutindo valores. Mas lembro que a Nike só queria o Corinthians.

  • Citadini, não existe uma história de que naquela época o SPFC queria levar a Nike para lá, e não conseguiram?

    • Queria. A Nike não queria. Era o Corinthians ou nada.

  • Muito interessante o relato sobre o início da parceria Corinthians-Nike!

    Mas algo que merece consideração são as notas – se com fundamento ou simplesmente delirantes, ainda não se sabe – sobre a “proposta” da Adidas ao Flamengo, que ultrapassaria as cifras da anunciada renovação da Nike com o Corinthians.

    Não se concebe uma maior remuneração para o Flamengo, tendo em conta que o “valor da marca” Corinthians é muito superior, assim como o poder de consumo da Fiel em relação aos simpatizantes rubro-negros.

    Vamos aguardar para ver o desenlace da tal “proposta” para o Flamengo.

    • Como foi dito pela Nike , há dez anos, o importante é o Corinthians e a Seleção ( hoje acho que não colocariam a canarinho nisso). O resto é conversa de bar.

  • Alguns pontos importantes:

    – Assim como na sua época, me parece apropriado que o clube chamasse as principais fornecedoras do mundo e abrisse uma concorrência para ver quem ofereceria melhor custo benefício para o clube. Independente da parceria de longa data com a nike, isso seria o certo. Assim o clube poderia ganhar mais.

    – As camisas da nike em geral são horriveis!!! parece que fazem aula para contratar estilista ruim… rasgam a nossa história e não tem o mínimo de noção do que é o Corinthians. Não podemos usar modelagem\design padrão da nike para os outros times e seleções do mundo. Temos que ser únicos!

    – Segundo a mídia noticia, o flamengo negocia com a adidas 38 milhões de reais. Se isso for verdade, é um absurdo o maior time do país receber menos que o segundo time.

    – O torcedor não tem prefência por nike, adidas, topper o penalty… pagando bem e fazendo um bom trabalho, pode ser até a “finta”! É isso que importa!

    • Que deveria receber proposta de todas, não há dúvida. Como foi feito há dez anos. Camisa horríveis ? Não concordo. Podem ser caras, isto sim. Mas a própria Nike procura criar várias opções. Que a marca Nike valoriza o clube , também não há dúvida. Não acredito nesses números que estão por ai.

  • queria so o corinthians…kkkkk pelo q sei o coritiba,santos e internacional tbm sao nike..o soberano fechou com a penalty por 25 milhoes…imagine qdo chegar a nike..ai é 50 milhoes

    • Calma. Muita calma. O mundo não acabou.

    • Alan, os times citados por você não têm relação com a Nike, são contratados pela Netshoes, a Nike só garante o fornecimento de material. Mas sem relação direta com os clubes.

      • O louco. Que vexame.

  • Maiores contratos…

    Maiores conquistas…

    E, se não bastasse (ou por isso mesmo), é o time da FIEL!

    Vai, CORINTHIANS!

  • Citadini,
    por falar em dinheiro, gostaria de saber sobre o processo de R$ 5 milhões movido pelo Corinthians contra o Bayer Munique, ainda sobre o Carlos Alberto.
    Por que nunca mais se falou nisso ? Sabe alguma coisa ?
    Abraços

  • Todos no TIMÃO tem que ser parabenizados. Vcs. por terem trazido essa empresa para o PSJ, os atuais por conseguirem tirar com essa parceria o melhor para o CORINTHIANS. E que continuemos assim, sempre em frente, como exemplo ao futebol nacional.

  • Eu acho que deveria ser feita uma concorrência. No entanto, uma coisa que considero muito importante ninguém falou: ter a Nike como parceira dá outro status à instituição. Toda a instituição que tem contrato direto com a Nike está no topo e é encarada com outros olhos quando estiver em qualquer negociação. Por isso, acho que, em caso de empate ou diferença pequena, vale mais manter o vínculo, respeitando a já histórica parceria.
    Quando o Corinthians faz negócio com outro clube do exterior, este clube olha e vê que estamos há 10 anos com a Nike, com o maior contrato do país. A confiança é maior.

    • Vc tem toda razão. Esta foi umdos motivos porque a Nike venceu há 10 anos. O que significa um contrato com a Poá Textil ? Pouca coisa. Quase nada. Tanto que o clube nem divulga sua contratação.

Leave a comment