Dec 11, 2012

Vamos lá, Romarinho.

‘Ele será decisivo de novo’, diz irmão de Romarinho sobre o Mundial

Moradores da pequena Palestina, berço do craque corintiano, estão eufóricos, mas familiares mantêm rotina de antes da fama

Por Marcos LavezoPalestina, SP

O orgulho de ver um morador da cidade com a camisa do Corinthians e a ansiedade pela chegada do Mundial de Clubes já não cabem mais na pequena cidade de Palestina, interior de São Paulo, terra do atacante Romarinho. Os moradores do município, com 11 mil habitantes, estão eufóricos com a possibilidade de ver o filho querido da cidade jogar no Japão.

Não apenas jogar, mas brilhar. Romarinho foi decisivo para o Timão estar no Mundial, com o gol que empatou o jogo contra o Boca Juniors, na Argentina, na primeira parte da decisão da Libertadores. Ronaldo da Silva, irmão de Romarinho, acredita que o caçula será novamente fundamental, assim como foi na Libertadores, mas agora do outro lado do mundo.

– Ele será decisivo de novo, assim como foi contra o Boca Juniors. O Romarinho é uma pessoa calma, não sentirá a pressão. Se na decisão da Libertadores, na Bombonera, contra o Boca, ele foi lá e no primeiro lance dele fez o gol, pressão é uma coisa que não passa por ele – afirma o irmão.

Ronaldo, irmão de Romarinho, do Corinthians (Foto: Marcos Lavezo/Globoesporte.com)Ronaldo continua lavando carros em Palestina (Foto: Marcos Lavezo/Globoesporte.com)

Ronaldo diz que o nervosismo para ver o irmão no Mundial de Clube é muito grande. Mas, segundo ele, a ansiedade é mais da família e até da cidade, de ver um representante chegar tão longe assim no mundo da bola.

– Quando ele vem para cá eu evito um pouco de falar sobre o Mundial com ele, pergunto só como estão as coisas lá no clube e em São Paulo. Mas quando surge o assunto ele não mostra nenhum nervosismo. Acho que para ele é como estar jogando em um campinho aqui em Palestina – diz o irmão.

Mas ver o irmão disputando a final do Mundial de Clubes no Japão terá de ser apenas pela televisão para Ronaldo. Segundo ele, Romarinho poderia levar duas pessoas para acompanhar os jogos no Japão, mas o atleta deverá ir “sozinho”, já que ninguém da família tem passaporte.

– Eu não vou poder ir, até porque tenho o meu trabalho aqui e não tenho passaporte. Mas se alguém for, devem ser os meus pais mesmo. Com a correria que foi depois da Libertadores de arrumar um lugar para ele em São Paulo e outras coisas, não tivemos tempo de ir atrás disso – conta o irmão.

A mesma vida

Trabalho, sim. Ronaldo mantém o emprego de antes da fama repentina do caçula, de lavador de carros em um posto de gasolina. Mas ganhou uma “atribuição” extra: seu gerente, Eurico Fernandes Matos, além de cobrar dele capricho no serviço, exige também uma boa atuação do irmão em campo. Corintiano fanático, Eurico diz que comemorou muito quando Romarinho acertou com seu time de coração.

– Eu vi o Romarinho crescer aqui nas ruas de Palestina e, agora no Corinthians, é uma emoção muito forte para mim. Ver que um menino bom como ele conseguiu chegar longe é um motivo de orgulho. Quando ele estava no Bragantino ele também recebeu proposta do Santos, mas torci demais para ele ir pelo Corinthians. Agora torço em dobro, agora mais pelo Romarinho do que pelo Corinthians – afirma Eurico, que mora a dois quarteirões da onde o jogador morou.

Eurico, chefe do irmão de Romarinho, do Corinthians (Foto: Marcos Lavezo/Globoesporte.com)Eurico ganhou um presente e tanto de Romarinho (Foto: Marcos Lavezo/Globoesporte.com)

Além de guardar na memória o gol que Romarinho fez na final da Libertadores, Eurico também guarda com carinho a camisa comemorativa da conquista do título: presente do atacante, com direito a autógrafo.

– Ele sempre quando vem aqui acaba trazendo uma camisa para os amigos. Esta ele trouxe para mim, logo depois do título. O Ronaldo sempre ganha uma camisa dele, mas acaba tendo de dar para os amigos, que vivem pedindo. Dá última vez que ele veio me deu um short, que usou na goleada contra o Coritiba – diz.

Agora Eurico espera outro presente, este um pouco mais difícil de conseguir: o título de campeão do mundo. Corintiano, ele quer ver o filho de Palestina trazer para o Brasil o principal título da história centenária do Timão, batendo o Chelsea na decisão.

– Nem no maior dos sonhos poderíamos imaginá-lo disputando o Mundial de Clubes. Agora que ele está lá, queremos vê-lo ganhar o título, entrar para a história do Corinthians. E do jeito que ele é tranquilo e tem estrela, é capaz dele entrar no meio do jogo e fazer o gol do título. E se possível, guardar a camisa para mim – brinca o torcedor.

Ele disse que com o tempo quer me ajudar a montar um negócio em Palestina, para eu e nossa outra irmã cuidarmos. Mas não vejo problema, enquanto isso, em continuar lavando carros”
Ronaldo, irmão de Romarinho

Nada mudou

Ronaldo ainda vive em Palestina, mas agora sozinho. O pai e a mãe, assim como o outro irmão, Bruno, moram em São Paulo com Romarinho para ajudá-lo a se adaptar à cidade grande. A mãe e o pai o ajudam a não sentir falta da família e a cuidar da casa, e o irmão colabora nas tarefas do dia a dia, como levá-lo aos treinos e quebrar um galho nos serviços de banco.

Mesmo tendo um irmão ganhando a fama, conquistando títulos e já buscando a independência financeira da família, Ronaldo prefere continuar lavando carros, mesmo tendo ficado famoso e respondendo o tempo todo a perguntas sobre o irmão craque.

– Nas últimas semanas ele estava muito feliz por conseguir comprar uma casa para a minha mãe, é um sonho que a gente tinha. Em São Paulo ele já está sendo bem cuidado pelos meus pais e meu irmão. Ele disse que com o tempo quer me ajudar a montar um negócio em Palestina, para eu e nossa outra irmã cuidarmos. Mas não vejo problema, enquanto isso, em continuar lavando carros – afirma o irmão, que lava, em média, cinco carros por dia.

Com a vida corrida de viagens, jogos e treinos, Romarinho voltou pouco para Palestina desde a contratação pelo Corinthians. De lá para cá, foram apenas quatro viagens para sua terra natal, uma delas após a goleada aplicada no Coritiba por 5 a 1, no último dia 10.

– Quando ele vem, fica por pouco tempo. Da última vez que veio visitou alguns amigos e participou de um pagode, que ele gosta bastante. Ele é de ficar em casa. Agora que ele ficou mais conhecido ele prefere ficar perto da família e dos amigos – diz o mano.

‘Palestina’ vai a São Paulo

E se Romarinho, sempre que pode, vai para Palestina, pelo menos parte da cidade também vai à capital. O jogador, desde que chegou ao Corinthians, vai tentando realizar o sonho dos corintianos de conhecer o centro de treinamento do clube e acompanhar jogos do Timão.

O casal Tiele Moreira e Edcarlos José de Oliveira tem um bar em Palestina e estamparam em uma parede o dia em que conheceram o CT do Parque Ecológico e vários jogadores do Corinthians, como o volante Ralf e os goleiros Cássio e Júlio César. Tiele diz que sempre acompanhou a carreira de Romarinho, principalmente na época do Bragantino, e acredita que o jogador ainda pode ir muito longe.

– O Romarinho é uma pessoa humilde, que não esqueceu suas origens. Ele nem precisava nos levar lá, mas fez questão. Ele realizou o sonho do meu sobrinho, que acabou morrendo de câncer há algumas semanas, de conhecer os jogadores do Corinthians. Ele é iluminado e aposto que ele vai fazer um gol na final do Mundial – afirma Tiele.

Romarinho - Palestina - Edcarlos e Tiele, amigos do craque do Corinthians (Foto: Marcos Lavezo/Globoesporte.com)Edcarlos e Tiele com os presentes do amigo craque (Foto: Marcos Lavezo/Globoesporte.com)

O bar tem em uma parede as camisas do Corinthians e do Bragantino autografadas pelo atacante e virou um ponto de concentração não apenas de torcedores do Corinthians, mas torcedores de Romarinho. O casal espera que o jogador vá comemorar lá o título do Mundial, quando retornar para Palestina.

– Independentemente do time de coração, acho que todos os moradores da cidade torcem pelo sucesso do Romarinho. Ele quando vem aqui tenta dar atenção para todo mundo, é um menino ainda, mas tem uma cabeça feita. Em menos de um ano a vida dele mudou completamente, e ele segue humilde. Merece todo o sucesso que está tendo – diz Edcarlos.

 

www.g1.globo.com.

7 Comments

  • Eu começaria com Sheik e Romarinho…

  • esse romarinho é uma enganação..é o jogador relâmpago..faz 2 joguinhos medianos qdo ng sabia qm era..e agora nao é nada..em compensação o SOBERANO tem o CRISTIANO OSVALDO, menino cearense. joga mta bola e é um dos nomes q felipão tem na cabeça pra convocar..

    • Chora. Chora muito.

    • enganação é o tal de lucas! acho que o Terto era melhor!

      • O Alan assumiu o lugar do Pereira aqui no blog no papel de bobo da corte, mas não serve para a função. Ele é muito tontinho, quase infantil.
        Além do nosso melhor freguês é claro, tem coisa melhor na Vila Sônia para nos entreter e nos fazer rir.
        Bobos de plantão que não tem time para torcer e que estejam interessados na vaga, favor enviar CV para o Blog do Citadini.

  • Vai, Romarinho!! Tite, pelo amor de Deus, põe o Romarinho!! Vai meter dois gols no Chelsea!!

  • Pra mim o time perde muito sem ele.

Leave a comment