Apr 8, 2012

Mentirinha ou mentirona?

“A mentira é condenável em sua natureza” diz a Igreja Católica no seu Código ( §  2485).
Acrescenta ainda que “a culpabilidade é maior quando a intenção de enganar acarreta o risco de consequências funestas”. Mas a própria Igreja, conhecendo a natureza humana, afirma que  “uma simples mentira é um pecado venial”,  isto é, pode ser perdoado mediante arrependimento e rezas. Dante Aleghieri, em sua notável obra,  A Divina Comédia,  coloca  a mentira no segundo círculo do inferno, dando-lhe um caráter grave. Mas há situações onde aparece uma mentira piedosa – quase sempre dizendo proteger a pessoa envolvida- vítima do pecado. É o caso do médico de Violeta, na ópera La Traviata,  quando seu médico diz que a cura do seu mal está próximo – embora ela estivesse às portas de falecer. Sentencia a “dama das camélias”, na ópera de Verdi: ” os médicos tem direito  de dizer mentiras piedosas”.

Tudo vem à tona quando os médicos anunciam a “repetição” da cirurgia do jogador Adriano. O atleta será operado pelo médico José Luiz Ronco, que trabalha no Flamengo e na Seleção Brasileira e convidará para participar da intervenção o médico do Corinthians que fez a anterior. E que será agora repetida! Justificam, tanto um, quando outro,que o atleta “não cumpriu” as regras pós-operatórias. Curioso a conduta destes médicos. Parecem lembrar o médico de La Traviata, ou até coisa pior. Ninguém disse, nestes meses todos, que havia problema na recuperação da cirurgia. Todo problema era o peso. Peso… balança… peso… balança.
Uma centena de vezes isto foi afirmado sem que nunca tenham dito, como diz agora o médico do Corinthians, que já havia “programado essa cirurgia para o fim do ano”.

O melhor a  ser feito nesta situação seria contratar médicos que não vivem o futebol, (e há tantos especialistas na matéria)  e deixar que eles resolvesse (ou tentasse fazê-lo) os problemas do jogador. Mas isso é sonho no mundo do futebol. Os médicos que atuam por aí -na maioria- são boleiros. Vivem sendo endeusados em programas de futebol. Tratam jogadores e jornalistas o tempo todo. Também, na sua maioria, não tem qualquer respeito acadêmico. Isto é, grandes Escolas e professores falam cobras e lagarto desse pessoal do futebol. Mas o prestígio na área esportiva é grande, embora na maioria, não tenham publicado uma apostila de suas “especialidades”. Este caso do Adriano marca bem a situação. Tudo será resolvido entre os mesmos, com todo corporativismo que já marca a profissão. Não nos esqueçamos do tal “dr. Roger” famoso em “reproduções” que vivia nas páginas e programas como estrela. Embora muitas pacientes tenham – por longos anos- reclamado do dito cujo- os órgão de controle da profissão ficaram mudos. Mudos não, na moita. Quando a Justiça denunciou o médico, os fiscais da medicina reuniram as denúncias velhas e expulsaram  o ex- famoso doutor.

Neste caso do jogador Adriano – independente do seu problema no tendão- não é este o caminho para sua recuperação. Os ” doutores” mentem ( de forma piedosa ou não), mas seu problema é outro. Como já foi dito, por um sem -número de gente séria, é alcoolismo e depressão. Mas convenhamos, alguém acha que estes médicos de clubes citados são especialista no tratamento de tais doença? É quase um escárnio o fato da mídia ficar ouvindo, entrevistando, badalando médicos que não tem nenhuma condição de resolver tais problemas.

Mas afinal, será que a mídia não sabe disso?  Sabe e é conivente.

19 Comments

  • Bom dia Citadini :
    Parabéns pelo post de hoje. Aliás, parabéns por trazer o blog de volta às origens, onde sempre encontramos profundidade nas abordagens dos temas sobre nosso GLORIOSO TIMÃO. Há muito tempo deixei de perder meu tempo ouvindo “as mesmices” dessa mídia conivente, burra e que só sabe achincalhar o Corinthians para ter “IBOPE”. Na verdade, depreciam a “INSTITUIÇÃO CORINTHIANS”, mas se derretem em demagogia e “lambem” as botas de seus amiguinhos.
    FELIZ PÁSCOA !

    • Um abraço. Feliz páscoa.

  • Citadini,

    Como ou sem corporativismo o alcoolismo e a depressão (se isso é constatado mesmo) influenciam na recuperação pelo simples fato do atleta não se dedicar como deveria a fisioterapia e sessões de tratamento. Diz o Corinthians que ele falou a mais de 60 destas durante o ano. Cada um então tem que assumir a sua parcela: Adriano de não ter comparecido e o Corinthians de não tratar estes 2 problemas citados por você.

    Abraço!

    • Se problema é alcoolismo e depressão esses médicos não são indicados. Nesses meses todos o que foi dito é que ele precisava perder peso. E ninguém falou que havia sido programado outra cirurgia.

  • Primeiramente, feliz páscoa à todos, apesar de já ser final de domingo quando leio o post. No mais, eu reitero minha opinião de outro dia. O Corinthians não pode ter medo da Ação Trabalhista que os advogados do jogador “ameaçam” promover. O próprio médico do flamengo isentou o corinthians na entrevista de ontem (eu como advogado lamento que colegas venham à mídia dizendo que vão processar o clube. Advogados não têm que usar a mídia para isso. Se quer processar, reclamar, agir, discutir os fatos, que façam no processo, não na imprensa).

  • hahahaha!!!!! De alcoolismo, tem médico “ortopedista” que entende!!!!!!hehehehe

  • hahahaha!!!!! De alcoolismo, tem médico “ortopedista” que entende!!!!!!hehehehe Feliz Páscoa !!!!!!

  • o que voce acha do fascista do Mauro Cezar Pereira, Citadini?

    • Não li. Onde é ?

      • Ele é da ESPN, Citadini. Parece que ODEIA o Corinthians. É o mais anti de todos, mais que o Milton Neves. Chama nosso estadio de Isentão. Incrivel é uma empresa seria bancar um profissional desses.

        • Vou dar uma olhada.

  • tite é retranqueiro demais, Cita… ta beirando o insuportavel

    • Calma! O time está organizado. E ele precisa de jogadores.

      • Mas temos um bom time… a retranca é que é demais!

        • Calma! Este não é o problema.

  • Belo texto:esclarecedor e contudente. Passou da hora deste moço ter um tratamento com profissionais sérios. Alcoolismo é uma doença gravíssima. Abraço.

    • Mas a mídia não acha isso. Vc viu o tanto que os tais médicos são elogiados ? E o jogador criticado.

  • Citadini. Me lembro o que você escreveu sobre um “famoso refis” badalado, e que convém reavivar, bem a propósito deste post:

    “Nota de 19/11/2007

    Comentário do Blog do Citadini:

    Depois dizem que vivo pegando no pé deste pessoal. A mídia nada fala, como se o fato não existisse. O SPFC colocou como primeiro objetivo de seu Centro de recuperação atrair ricos e famosos – em qualquer situação – como meio de promover os aparelhos que tem, como permuta de uma Empresa da área. Como já disse várias vezes, em algumas situações, seus aparelhos são de qualidade inferior aos do Corinthians, e até aos do Palmeiras.
    Mas vamos ao caso Adriano. O jogador não foi submetido a qualquer cirurgia no joelho, ou no tornozelo, ou até num dedão. Não sofreu distensão em qualquer músculo. Seu problema é outro, e se for verdade o que diz a mídia italiana, é alcoolismo e depressão. Fico pensando qual é o aparelho em que fará exercício para livrá-lo do alcoolismo? Torço pela recuperação do jogador, mas o que ele precisa mesmo – para o caso de alcoolismo – é de uma clínica, e não um conjunto de aparelhos de musculação. Só o oportunismo sem freios do SPFC é que explica a luta por trazer um atleta nestas condições. Ou aquilo ali não é mais Refis, mas um departamento do AAA um tal AAF (Associação de Alcoólicos Famosos).”

    http://blogdocitadini.blog.uol.com.br/arch2009-04-05_2009-04-11.html

    • O texto é correto e atual.Só mudaram os nomes dos “doutores” oportunistas.

Leave a comment