Dec 15, 2012

Está chegando a hora

Luta pelo título em Yokohama

Luta pelo título em Yokohama

© Getty Images

Neste domingo acontecerá um verdadeiro duelo de gigantes no Estádio Internacional de Yokohama. Chelsea e Corinthians disputarão a final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Japão 2012 em uma partida que vem sendo cercada por muita expectativa. O retrospecto recente está a favor do clube londrino, já que as últimas cinco edições do torneio foram vencidas por equipes do Velho Continente. Mas os brasileiros querem finalmente levar o título de volta para a América do Sul.

O jogo
Corinthians x Chelsea, Estádio Internacional de Yokohama, domingo, 16 de dezembro de 2012, 19h30 (horário local)

Em cena
Desde o início do torneio, as duas equipes vêm sendo consideradas favoritas para chegarem à final. O caminho do Corinthians foi mais difícil. O clube encontrou bastante dificuldade contra o Al Ahly do Egito, principalmente no segundo tempo, mas acabou vencendo pelo placar mínimo. O gol da vitória do atual campeão da Libertadores foi marcado de cabeça pelo peruano Paolo Guerrero.

O Chelsea conseguiu a vaga na decisão com bem menos esforço. O atual campeão da UEFA Champions League derrotou o Monterrey por 3 a 1 sem grandes dificuldades e presenteou os torcedores com belos lances, principalmente através de Juan Mata, Eden Hazard, Oscar e Fernando Torres. O atacante da seleção espanhola marcou cinco gols nos seus últimos três jogos e é a grande esperança dos Blues.

Analisando as estatísticas históricas, no entanto, o Corinthians ganha um motivo para renovar as suas esperanças. Nos dois confrontos anteriores entre clubes brasileiros e ingleses na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, o representante da América do Sul ficou com a vitória.

O número
— Esta é a terceira vez que o técnico do Chelsea Rafael Benítez comanda uma equipe na final do Mundial de Clubes. Em 2005, ele foi derrotado com o Liverpool por 1 a 0 contra o São Paulo. Em 2010, o treinador espanhol foi campeão do torneio com a Internazionale, que venceu o Mazembe por 3 a 0 na decisão.

O que eles disseram
“Se a final fosse contra o Monterrey, a pressão pesaria muito sobre nós devido à grande expectativa dos nossos torcedores. Contra o Chelsea, por outro lado, existe um equilíbrio maior nas chances e na pressão. Mas mesmo assim eu preferiria enfrentar o Monterrey, porque o Chelsea é muito forte técnica e fisicamente.”
Tite, técnico do Corinthians

“Os jogadores já sabem o que fazer. Eles estão confiantes e voltaram a se divertir jogando futebol. Mas precisamos melhorar em alguns detalhes. Estou muito insatisfeito, por exemplo, com o gol que sofremos na semifinal. Essas coisas podem fazer a diferença na final. Precisamos permanecer concentrados durante os 90 minutos. O Corinthians será um adversário difícil. Os clubes brasileiros são sempre fortes, mas estamos prontos e temos condições de ganhar.”
Rafael Benítez, técnico do Chelsea

 

www.fifa.com

Leave a comment