Apr 11, 2012

Líbia tropical

(Tarsila do Amaral)(Reprodução)

Após a renúncia do ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira,  e sua mudança para os Estados Unidos, a principal entidade de nosso futebol ficou numa situação de “caos do poder”.
Caos similar ao vivido na Líbia, desde o final do governo Kadafi  aos dias atuais. Há um número incalculável de grupos brigando, cada um defendendo seu espaço. Os órfãos do ex-presidente juraram fidelidade ao novo dirigente (Marin), com o anterior afirmando que tudo continuaria tranquilo e bem. As Federações dividiram-se entre os nomes, mas todas continuam querendo manter seu status. Os clubes, que nunca apitaram muito, passaram a lutar por um espaço maior. Poucos acreditavam que o presidente Marin conseguiria sobreviver por algum tempo. A Folha, por exemplo, dizia que a entidade seria dirigida por um triunvirato.

O novo presidente – que não é nenhum iniciante – sentiu a insegurança de todos os grupos e passou a compor com cada um. Sua meta é equilibrar o barco e navegar com pouca velocidade. Mas não significa que esteja parado. Compõe com todos, mas não satisfaz (em 100%) a nenhuma das pretensões. Começou, aos poucos, trocando nomes, aproximando-se de Federações, agradando clubes, enfim, pretendendo acalmar a todos.
Em suma só quer uma coisa: continuar no cargo.

Esta política de aparente pacificação cancelou todos os projetos futuros de vários grupos do futebol brasileiro.
Com isso os clubes jogaram a Liga para o espaço; arquivaram a reconstrução do Clube dos 13. Nada mudará! Nenhuma mudança no futebol brasileiro até a Copa do Mundo. Nada de revolucionário virá, somente se tocará o barco até chegar 2014. Mas o futebol é um esporte que apresenta surpresas (nos campos e nos escritórios).
A Seleção Brasileira, e seu sucesso ou fracasso, é o motor para todo tipo de festa ou choro. E nossa Seleção está numa situação pior do que o quadro herdado com a saída de o ex-presidente Teixeira. E aí mora o perigo.  O novo presidente “não vai com a cara” do técnico atual, Mano Menezes. Não vai demiti-lo por qualquer motivo. Mas, se algum motivo aparecer (uma derrota), ele dança.
O artigo do Antero Grecco (“Fogo Brando”), no Estadão de hoje, 11/4,  mostra bem este quadro. E uma mudança de técnico sempre traz turbulências. Maiores ainda, se estiver próxima a Copa do Mundo.
É esse o problema do novo presidente da CBF: mudar devagar, sem fazer barulho, para não provocar a ira de vários grupos de nosso futebol.

Consultor Jurídico?

Sempre que posso dou uma olhada no blog do Birner (www.blogdobirner.net).
Ele tem muitas fontes no São Paulo e – principalmente – no Corinthians (basicamente em sua Diretoria). Por esta razão, traz boas matérias. Mas confesso que, esta semana, tomei um susto. Seu blog só tem notícias jurídicas. Advogados falam, Juízes declaram, Desembargadores afirmam, Ministros despacham etc. Tudo pela luta judicial, que ocorre entre  São Paulo-Oscar-Inter. Parece um suplemento do Consultor Jurídico.
É bom, mas inusual.

Sem sigilo

Fez bem a Odebrecht em concordar com o Banco do Brasil e abrir o sigilo bancário do contrato de financiamento do BNDES para a construção do estádio do Corinthians.
Não é comum, para ser mais preciso, nunca vi isso. Mas é o melhor caminho. O Banco empresta para todos; a linha de crédito é conhecida; os juros são os cobrados em qualquer contrato similar e a forma de pagamento também é usual. O Banco do Brasil é somente um agente obrigatório para este tipo de contrato. Seu ganho é seguro e seu risco é nulo. Imagino com que dor no coração o UOL colocou esta nota no seu portal na manhã de hoje (11/4/12). Veja que diferença: quando falavam da reforma do Morumbi o São Paulo apresentou o Banco que participaria da operação. Sinceramente, não me lembro nem do nome. Era um Banco de internet, que trabalha com câmbio em lojas da cidade. Mas isso não significa nada.
Vão continuar falando aos borbotões, porque a dor é muito grande.

14 Comments

  • Não entendo essa cisma do uol/Folha com o Timão.

    • Eu entendo.

      • então explique para o povo a causa desse campanha do uol contra o Corinthians por que já passou dos limites faz tempo…..

        • Não dê bola. Vamos em frente.

  • quanto ao sr. birner o que ele faz é trabalho de porta voz da diretoria do time que ele torce.
    gostaria de saber qual a formação desse rapaz visto que tempo atrás fez até previsão sobre explosão de dutos na obra em itaquera (seria engenheiro?) e no mesmo texto orou pela vida dos trabalhadores (pregador?). enfim, é um “multi-tarefa”

    • Ele defende o SPFC. Mas é muito bem relacionado no Timão. A diretoria, é claro.

  • Creio que, mais do que o Mano, quem está cozinhando neste fogo brando é o Andres. Verdade seja dita, ele não é figura com alto grau de empatia. Nem eu, que sou corinthiano, consigo suportá-lo. Acontece que bem o mal, ele conseguiu tirar o doce da boca do Juvenal, que também não prima pela simpatia, mas pelo menos parece ser melhor articulado com a maioria das pessoas que integram a cartolagem. O Sanchez era melhor articulado somente com quem tinha mais poder na época.
    Isso tudo gerou uma revolta na mídia colorida e, principalmente, na cúpula são-paulina, pois com toda sua diplomacia e polidez, eles viram a mesma montanha de dinheiro público que inundaria seus cofres migrar do Jardim Leonor para Itaquera justamente por conta de um homem incapaz de conjugar verbos corretamente e que prefere um espetinho com cerveja a uma cordeiro com um vinho. Isso humilha toda essa gente.
    Se o Corinthians tivesse conseguido o estádio para a Copa com outra diretoria, talvez a revolta não tivesse sido tão grande.

    • È uma visão interessante. Não concordo muito porque sei que muito das brigas com o São Paulo são meramente para a imprensa. As deles . As minhas ,não.

  • Citadini,
    Sou seu leitor assiduo. Admiro os seus posts, até porque muitas das suas colocações vão de encontro com o que eu penso.
    Apenas para relatar, hoje o grupo UOL colocou uma matéria com o titulo; “Corinthians deve 12 milhões em projetos sociais”.
    No corpo da matéria diz que o timão ja disponibilizou o R$ só está aguardando o aval da prefeitura. NÃO SÃO UNS FDP MESMO????
    Na verdade não é o Corinthians que deve é a prefeitura que não fez a parte dela, mas quem lê o título, tira conclusões precipitadas…

    • Naõ dê bola. Eles estão em estado de sofrimento.

  • Sobre o blog do birner. Acho ele um sujeito sério. Mas ultimamente ele vêm atuando como defensor do SPFC, e suas opiniões não possuem cunho jornalístico, mas de torcedor do SPFC. Quer um exemplo? Essa defesa da questão dos moradores do bairro ao redor do estádio morumbi. Por acaso o birner têm filho pequeno que não consegue dormir por causa do barulho? O dia que tiver, vai entender a insatisfação da vizinhança…

    • Esta fase jurídica do blog dele está interessante.

  • As expectativas para a copa de 2014 são as piores possíveis. Eu só rezo para que o Brasil não faça tão feio na organização e nos estádios (pq feio vai fazer, e a Globo vai tentar esconder). Agora, a seleção… Penso que não chega nem nas semifinais, ou se chegar, vai ser com muita ajuda da arbitragem. Eu cravo a final de 2014: Espanha e Alemanha – e a Alemanha vai levantar o caneco.

    • Calma! Podemos fazer um bom papel.

Leave a comment