Apr 12, 2012

Quarta de gols e de garfos



O Corinthians venceu, na noite de ontem, o Nacional do Paraguai e está classificado para a próxima fase da Copita (ou será Copaça?) Libertadores.

Agora o empenho do Timão deve ser por ficar numa classificação cada vez melhor. E acho bem possível. Mas, enquanto assistia nosso jogo do Alvinegro, recebi um sem número de mensagens, SMS, emails etc sobre o que ocorria na famosa Feira de Santana, onde o Bahia II (local) enfrentava o SPFC. Após o jogo, vi os lances. Foi uma garfada geral. Pênalti, cartão e expulsão. Hoje a mídia trata o  ocorrido de forma discreta. Não fica bem dizer que seu “queridinho” eliminou o forte adversário com substancial ajuda da arbitragem. Juiz erra. E muito! Mas para os dois lados.
Quando o erro é evidente, e somente para um dos times, a coisa fica confusa.

Cem anos I

A comemoração dos cem anos do Santos foi lembrada, hoje, por dois artigos de fôlego: Wagner Villaron, no Estadão (“Sempre Santos”); e Juca Kfouri (com o “Santos 100 Pelé”), na Folha.
É justo que os jornais falem de um clube quando ele chega aos 100 anos. É fato pouco comum no Brasil. No artigo do Wagner ele diz  que o time é um orgulho pelo “futebol ofensivo e goleador”. Está certo, mas precisa tirar um longo período de sua  história  e muitos jogos (como este último com o Barça). Juca centra (os técnicos e jogadores diriam “foca”) seu comentário no centenário santista numa partida. O jogo contra o Milan, em 1963, no Maracanã, na partida final da Copa Intercontinental. Fala da raça santista, da virada etc.  Não deveria lembra desta partida. Juca diz apenas que Almir Pernambuquinho, dez anos após o jogo, revelou que jogou dopado prática, segundo Juca, “habitual… na Itália.” Não é bem isso que Almir revela no seu livro. Fala do doping e de muito mais. Cita a direção santista e afirma que o jogo estava comprado. Quer dizer, o juiz argentino  Juan Regis Brozzi  (creio) estava “na gaveta”. Nunca esqueci desse jogo. Era um piá (12 anos) e já sabia que era um corinthiano “casca grossa”. Nunca tive  qualquer simpatia pelo Milan. Prefiro a Juve, o Napoli ou Catânia. Mas, naquela noite, torci para o Milan. E vi o submundo do futebol. Uma arbitragem deplorável. A imagem em branco e preto (com chuvisco)  da TV não deixava dúvidas. Era assalto! Quando li o livro de Almir, uma década após, fiquei com uma sensação de orgulho de torcedor. Eu não caí nesta bobagem de torcer por time brasileiro, especialmente numa armação como essa.
E nunca mais me esqueci do que ocorreu.

Cem anos II

Há um filme do centenário do Santos que segundo Juca Kfouri está muito bom.
Ótimo, para ser preciso. Pode ser. Não vi e não vou ver. Mas, diz ainda Juca, que o pecado do filme “está em fazer permanente contraponto com o Corinthians”. Esqueça, Juca . Isso é doença de todos. A bronca com o Timão é ampla, geral e irrestrita. Viva!
E não vai mudar.

16 Comments

  • Eu também li o livro do Almir. O negócio todo é escancarado, mas ninguém da imprensa comenta. O assalto na vitória do clube do Jd. Leonor ontem também foi completamente suprimido das matérias. Em ambos os casos, se fosse o Corinthians…

    • Nós não esquecemos. E basta. Só não devemos acreditar nestes papos da mídia.

  • a cobertura diário da imprensa no time do litoral é puro oba-oba. talvez seja a brisa marítima que deixe todos tão relaxados. e o endeusamento do tal rei então… questões legais e morais são esquecidas.

    de outro lado se alguém com qualquer ligação com o Corinthians atravessar a rua fora da faixa é motivo de manchete sensacionalista.

    é o preço de ser o maior!

    • O contraponto de todos é o Corinthians.

  • Será que aquele pseudo jornalista que vive instigando o público contra o corinthians vai falar que o SPFC foi beneficiado com a arbitragem do jogo de ontem? E se fizer, será que vai ser com a mesma ênfase?

    • Não falaram e não falarão.Estão na muda.

  • Meu Deus, mas é um recalcado mesmo hien citadini. Em vez de focar na vitoria do seu time, na liderança, no futebol apresentado, prefere falar de um suposto erro no jogo do São Paulo. Mais recalcado impossivel. Agora pega as imagens da ESPN e veja se foi penalti ou não. Veja a analise no PVC no lance e fala de foi penalti ou não. Bota um carimbo de recalque ai citadini. Ridiculo.kkkkkkk

    • De tudo que vi foi garfo.

  • De fato, o Bahia de Feira de Santana foi ROUBADO! O que me deixa mais indignado nesse fato é que a tal da crônica esportiva não fala nada.Nesse momento o “gato comeu a linguá de vários jornalistas”… Ah! mas se fosse o CORINTHIANS a conversa seria outra. Hoje teríamos um verdadeiro batalhão de jornalistas dizendo que o TIMÃO ganhou com ajuda do “apito amigo” e coisas do gênero.
    Com relação ao centenário ( SEM TER NADA ) do s4n7os e o seu medíocre filmezinho. Eu defino o s4n7is74 como uma criatura frustrada, pois os mesmos gostariam de ser corintianos. Porém, devido a própria incompetência de não conseguirem tal proeza, hoje essas criaturas passam os dias a ofender e tentar diminuir a grandeza do SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA ( E DO BRASIL ).

    • Temos mais torcida do que eles até na Baixada.

  • Citadini,
    Meu falecido pai sempre falou desse jogo suspeito do santos contra o Milan, porém o sr. Milton Neves passa a vida inteira falando em apito amigo…
    As vezes é complicado ser corinthiano. Contra tudo e contra todos ! !!

    • Mais isso que é bom. Lutar o tempo todo.

  • E pra imprensa o Corinthians jogou em casa contra o fraquíssimo Nacional do Paraguai. Enquanto que o Bahia de Feira de Santana é voluntarioso, competitivo… Agora na última rodada vai jogar contra o fraquíssimo Deportivo Tachira. E o Santos então? Tomou um chocolate quente do Barcelona, mas continua sendo o melhor time do planeta.. Deixa estar.. estou confiante que este ano vamos levantar o caneco da libertadores.

    • A mídia esta muda. Ou fingindo que está morta.

  • Citadini,
    Veja a diferença do centenário do Corinthians para o dos outros clubes. E olha que é o Santos, heim… Aliás, tende jogar 1910 no bicho. Nenhum banqueiro aceita, pois acabaria com a banca.
    Quanto ao Juca, não perco meu tempo lendo sua “coluna lambe-botas” e não me surpreende sua demagogia.
    VIVA O TIMÃO E O RESTO QUE SE DANE !!!!!!!!

    • Eles precisam esquecer do Timão.

Leave a comment