Feb 22, 2013

Um lamentável acontecimento

Diretoria do Corinthians ‘nem cogita’ possibilidade de jogar sem torcida

Segundo assessor da presidência, clube acredita que decisão será revertida na Conmebol

  • Denise Bonfim – O Estado de S.Paulo

SÃO PAULO – Reunida na manhã desta sexta-feira para decidir quais passos serão dados após tomar conhecimento da punição imposta pela Conmebol, a diretoria do Corinthianschegou a conclusão que já se esperava segundo suas primeiras manifestações após a morte do torcedor na Bolívia. Segundo o ex-diretor jurídico e atual assessor da presidência, Sérgio Alvarenga, o clube diverge da resolução da entidade que controla o torneio e que prevê a exclusão da torcida de todas as partidas até o fim da competição.

 

Momento em que o sinalizador atravessa as arquibancadas - Reprodução
Reprodução
Momento em que o sinalizador atravessa as arquibancadas

 

“O Corinthians discorda da punição dada pela Conmebol. Ainda mais sendo tomada em caráter preventivo. Acreditamos no bom senso, que o tribunal vai reformar a decisão, e os 35 mil torcedores que compraram seus ingressos poderão assistir a partida. Nem cogitamos a possibilidade da decisão não ser reformada”. O Corinthians entrará com um recurso na Conmebol. “O ofício já está sendo redigido pelo advogado especializado e será enviado ainda hoje (nesta sexta)”, completou Alvarenga.

A penalidade valerá até que se tome uma decisão final sobre o caso, o que deve ocorrer nos próximos 60 dias. Em nota oficial, o Corinthians afirmou que “lançará mão de todos os recursos legais para reformar a decisão”. A medida foi tomada após a morte do torcedor do San José, Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, atingido por um sinalizador lançado pela torcida corintiana no Estádio Jesus Bermúdez, em Oruro, na Bolívia, na última quarta-feira, em jogo pela Libertadores.

Confira a nota na íntegra:

“A direção do Sport Club Corinthians comunica aos seus torcedores que lançará mão de todos os recursos legais para reformar a decisão imposta pela Conmebol, nesta quinta-feira, dia 21 de fevereiro.

O Corinthians avalia que a punição imposta é injusta, na medida em que prejudica diretamente o direito de inocentes. A medida fere não só o clube, mas, principalmente, os mais de 80 mil torcedores que perderão o direito, já adquirido de forma antecipada, e que não merecem tal pena.

A direção do Corinthians faz questão de deixar claro que confia na Justiça, no bom senso da Conmebol e nos seus órgãos disciplinares.

Por fim, aos torcedores que compraram os bilhetes antecipados, a Diretoria acredita na reforma da pena e pede que todos esperem até a próxima quarta-feira (27) por novas informações.”

PRÓXIMO JOGO O Primeiro jogo do Corinthians em casa será contra o Millionários (COL), na próxima quarta-feira, e cerca de 28,5 mil ingressos já haviam sido disponibilizados pela internet. Os torcedores já adquiriram antecipadamente 83,5 mil entradas para todos os confrontos da fase de grupos em casa, segundo números divulgados pelo próprio clube.

www.estadao.com.br

7 Comments

  • a meu ver o SCCP deveria se sentir aliviado..essa pena de jogar sem torcida é mto branda ..deveria ser excluido sumariamente do torneio..pq graças a um corinthiano uma vida foi tirada..e nao venham dizer q foi sem querer..ele fez isso de maldade.pra lesar o torcedor do san jose..uma vida se foi.. portanto teria q excluis o SCCP do torneiro

    • Olha Alan, vou repetir o que escrevi à você no post anterior, e ao final vou acrescentar mais um detalhe. Como é que você pode tratar sobre a morte de uma pessoa tomado por uma paixão clubística? Me parece uma estupidez da sua parte. O Corinthians é uma instituição, uma pessoa jurídica, e o sujeito que fez o que fez não é preposto desta instituição. A punição têm de recair sobre os culpados, que são os agentes criminosos. Nem você, nem ninguém pode generalizar a culpa sobre quem não deu causa ao resultado. E agora digo. Tudo o que você mencionou sobre a tristeza da vida perdida do rapaz está correto, exceto o fato de você tratar de um assunto movido por sentimento pessoal, porque fica a nítida impressão que o seu sentimento de justiça não está atrelado ao sofrimento da família do rapaz (que imagino queira ver o criminoso julgado), mas sim, sobre a punição do clube.

    • No caso do jogo com o Tigres, seguranças do Spfc agrediram jogadores da equipe visitante, dentro dos vestiários, ( membros ligados e remunerados pelo clube mandante)

      E isso não é grave? Descer o cacete no time rival pode.?
      Hipócritas.

  • acho q tem q punir com mais rigor..tbm concordaria se todos os times brasileiros fossem excluidos dessa libertadores pq o futebol ta virando algo mto acima do bem e do mal..pessoas estao se matando por causa de 11 marmanjos q nao estao nem ai pra torcedor..e futebol é diversão e entretenimento…o corinthians teria q ser excluido..mas se excluisse SPFC,CAM,SEP,FLUMINENSE E GREMIO, tbm estaria de ótimo tamanho e seria mto justo

  • http://www.ricaperrone.com.br/2013/02/me-engana-que-eu-gosto/

    Você ai, sentado em seu PC, está realmente pensando em justiça ou querendo que o Corinthians se foda? Vamos falar a real, sem viadagem. Não tenho censura de editor, posso falar com você as vezes nesse tom. Somos íntimos, nos vemos todos os dias por aqui, podemos ser honestos um com o outro.

    Teu problema é o Corinthians, o corintiano ou a “justiça”? Se fosse do seu clube, um incidente, como tudo indica ter sido, você acharia justo seu time ser punido por um erro isolado?

    Vamos separar as coisas de forma clara.

    Quando se pune um clube de futebol por sua torcida é na tentativa de evitar que camuflados no meio de tantos eles façam algo coletivamente sem controle. Quandos se identifica o torcedor que atirou um copinho no campo o clube não é punido, mas sim o torcedor. Porque? Porque acharam o culpado e portanto não precisam mais fazer “terrorismo” para impedir que outros façam igual.

    Uma situação é “justiça”, a outra é pra causar medinho. Clube de futebol não tem que ser punido por ação nenhuma de torcedor nenhum. Existe uma lei e ela precisa ser seguida. Ela diz que o cidadão que comete um crime responde por ele. Ponto. Se ele torce pro Vasco, pro Osasco ou pro Manchester é problema dele.

    Se um sujeito nervoso porque brigou em casa quebra tudo na rua e machuca alguém, a mulher dele vai presa por tê-lo irritado? Não. Então, o clube não tem que pagar por atos de violência isolados, ainda mais fora de seu estádio, onde sequer a segurança é de sua responsabilidade.

    Até onde sabemos, foi um incidente. O rapaz não teve intenção de machucar ninguém e errou o disparo do sinalizador. Permitida a entrada de fogos no estádio, ele errou, vai responder, e deve responder. Mas entre cometer um erro fatal e ser criminoso existe uma diferença.

    Na praia, no ano novo, se seu pai errar o rojão e acertar alguém ele é responsável, não um criminoso. E o rapaz que fez isso ontem, pelo que todos relataram, é responsável, não um marginal afim de machucar alguém.

    Sendo preso, como foi, não tem nada que o clube ser punido. Se querem justiça, vamos questionar porque tinha 20 mil fogos dentro do estádio? Vamos falar sobre segurança, sobre polícia, revista, regras do que pode ou não entrar no estádio. Mas não vamos falar em assassinato, Libertadores, Corinthians.

    Que importa o time do sujeito? Que diferença faz se ele é corintiano ou se vendia pipocas? Ele errou, vai responder, foi identificado, ponto. Levar isso até o clube e tentar atrelar uma coisa a outra me parece mais uma forma de torcer pro rival ser eliminado de um torneio do que por justiça.

    Injustiça seria um erro, ou mesmo se fosse um crime brutal, individual condenar 30 milhões de pessoas a pagar por ele.

    Justiça? É isso mesmo que estamos discutindo? Ou é clubismo barato em busca de foder o rival?

    A pessoa foi detida. O estádio é fora do Brasil, ao que tudo indica não foi um ato de vandalismo, mas sim um incidente.

    Cadê a justiça em tirar um clube de futebol de um torneio por isso?

    Sejamos honestos, e menos burros.

    Amanhã, meu caro, se o Joãozinho atirar um copinho e acertar a testa do jogador adversário, quem não vai mais ao jogo ver seu time é você. Porque ao invés de pedir justiça, estamos cobrando atitudes de grande impacto.

    São coisas diferentes.

    Que se faça justiça com o responsável pela morte do garoto. Seja ele corintiano, judeu, negro, nordestino ou alemão.

    Mas justiça é quando o responsável é identificado e responde pelo que fez. Não quando na falta de um culpado resolvem culpar todos que estavam em volta.

    Isso é covardia, não justiça.

    abs,
    RicaPerrone

    ———————————————————————-

    obs 1: Rica Perrone é São Paulino, (coerente e justo)

  • se isso tivesse ocorrido com o spfc eu seria o primeiro a dizer q tem q excluir o time da competição…pq a vida vale mil vezes mais doq futebol…futebol é apenas diversão e as pessoas estao em guerra por causa de times,..entao puna-se os clubes oras..

    • É mesmo? O Ronaldo fenômeno deu uma declaração há muito tempo de que na semifinal do Paulistão/2009 no jogo de volta no Morumbi, os torcedores atiraram pedras no ônibus do corinthians. Não seria também um caso de punição ?!

Leave a comment