Feb 26, 2013

Não seria melhor o silêncio

A posição do departamento jurídico
A principal reivindicação do Corinthians é de direito à defesa e investigação dos envolvidos na morte de Kevin. A maneira com que a Conmebol tratou o caso incomodou a diretoria, que não aceita se curvar à punição sem provar que o clube não tem qualquer parcela de culpa no disparo do sinalizador marítimo que vitimou o jovem, ainda que este tenha partido do setor da arquibancada destinado aos alvinegros no estádio Jesús Bermúdez.

Aproximadamente 85 mil ingressos já haviam sido vendidos de forma antecipada através do sistema Fiel Torcedor para os jogos contra Millonarios (da Colômbia), Tijuana (do México) e San José, cerca de 30 mil deles para a primeira partida do Corinthians no estádio do Pacaembu na Libertadores 2013. No ano passado, somente na fase de grupos, o clube arrecadou R$ 5,3 milhões em bilheteria.

O clube tem plena confiança na reversão da decisão. Tanto é que o departamento jurídico sequer estudou uma possível logística para devolver o dinheiro pago pelos torcedores. Caso a Fiel seja impedida de comparecer aos jogos no Pacaembu, a diretoria já tranquilizou os alvinegros: todos os sócios serão ressarcidos.

A partida contra o Bragantino, neste domingo, pelo Campeonato Paulista, foi assunto praticamente deixado de lado no CT Joaquim Grava. As bandeiras a meio-mastro no local mostravam o clima de luto, assim como a postura séria do presidente Mário Gobbi, do gerente de futebol Edu Gaspar e dos diretores Roberto Andrade e Duílio Monteiro Alves, que compareceram ao treino deste sábado.

Convicto de que, independentemente das punições impostas pela Conmebol, o maior prejudicado será o Corinthians enquanto instituição, Luiz Alberto Bussab promete agilidade e bom senso na decisão da diretoria.

– É um caso muito delicado para fazermos decisões imediatas e ausentes de razão. É preciso rever tudo o que aconteceu. O Corinthians não pode sair prejudicado desta maneira. Com o posicionamento da Conmebol, vamos nos reunir sob o comando do nosso presidente e anunciar o que acontecerá na sequência – completou.

Cientes de que podem ficar sem acompanhar o Timão de perto na primeira fase da Libertadores, torcedores já organizam, por meio de redes sociais, maneiras de apoiar a equipe mesmo do lado de fora do estádio. Campanhas pedindo telões na Praça Charles Muller, em frente ao Pacaembu, e invasão da torcida nos arredores do local da partida são veiculadas desde a decisão da Conmebol.

www.g1.com.br

Blog do Citadini : Falar que o clube não teve direito de defesa e que quer a apuração da morte do jogador não é uma tese brilhante para o Corinthians. Dizer que é preciso “rever tudo”  também parece  chover no molhado. Talvez o melhor caminho fosse o silêncio. E um pouco de informação mais adequada.

16 Comments

  • Engraçado alguns “jornalistas” dizerem que o corinthians não deveria recorrer da decisão. Na ótica desses sujeitos, o clube têm de admitir sua culpa. Engraçado, será que eles pensam a mesma coisa quando há processo que os envolve ?! Eles estão sugerindo que o Corinthians não exerça o seu direito de defesa, aí é o fim…

    • No caso do Corinthians, e sempre, só em casos onde o Corinthians está envolvido, a recomendação de praxe sempre será: ” Sejam mansos como o Carneiro, que morre chorando e não berra”

      Aceite a culpa, fique quieto, e cala a boca. Sempre existe o temor de que ele seja bem sucedido em qualquer situação, mesmo porque, a pauta sempre foi a de estigmatizar nosso pobre clube, como beneficiário institucionalizado de falcatruas, desonesto, promiscuo, enfim todos os adjetivos possíveis depreciativos, com a intenção de mantê-lo sempre na defensiva.

      Então isso já virou rotina e, formadores de opinião, como assistimos ontem na Espn, o excelente jornalista Trajano, suspeitar que o Corinthians armou essa situação do garoto, para se livrar. E acrescentou: ” Isso está cheirando mal”.

      Em que se baseou para ” suspeitar” senão pela ” fama” apregoada diária, sistemática, e repetitiva de que somos um clube de malandros, picaretas e desonestos, e detentores eternos do apito amigo, dono e que deita e rola, nos tribunais, manda na Cbf, e talvez tenha financiado o Bin Laden também.?

      Campeonatos não ganhamos nenhum honestamente, e por incrível que pareça ficam até ao lado de um juiz que confessou manipular resultados em 2005.

      Queriam, defendem até hoje, que jogos manipulados não deveriam ser anulados. Porque?
      Por que o Corinthians ganhou. Então para eles, um clube sujo,não pode se beneficiar por ações de um Juiz de Tribunal, que também rotulam de sujo por desmascarar um arbitro jogador e manipulador que levava vantagens financeiras com seu trabalho ilícito.

      Resumindo, se formos condenados nesse caso, ótimo, lição de moral, para os Corinthianos aprenderem, como se eu, você e muitos outros precisamos aceitar passivamente punições, para ” exemplificar” quem?

      Se por outro lado, ganharmos a alforria, será por obra de uma jogada, onde já decidiram que, o Corinthians é capaz, por seu histórico, de inclusive atribuir responsabilidades criminais a um menor de idade, (tem crime mais grave que esse?), de tão desonestos que são os seus dirigentes. Ora bola. Acham que somos todos idiotas de entrar nesse papo revanchista.

      E não faltarão aqueles, que atribuirão a intervenção da Presidenta ( como gostam de usar), junto ao seu ” cumpanheiro” revolucionário, Presidente Boliviani.

      Isso já passou de qualquer limite. Estão usando um cadáver de maneira absurdamente suja, para subjugar um clube, além de jogarem na lata do lixo, todas as doutrinas do direito.

      Fim da picada. Fechem as redações para balanço e se reciclem, se forem sensatos.

      • Sobre 2005 é interessante notar que os antis não se tocam que naquela oportunidade anularam 11 partidas e não apenas as do Corinthians, que da mesma forma que o Corinthians teve a oportunidade de conquistar os pontos que havia perdido, o time do Convênio Médico também o teve e que nas duas partidas em questão, o Corinthians foi prejudicado por erros de arbitragem. Aqui também é interessante o argumento dos antis que dizem que o tal juiz foi apitar a favor do Corinthians. Tão a favor que no jogo da Vila Belmiro expulsou um jogador do Corinthians e deixou de dar dois penaltis em cima do Jô. Tão a favor que no jogo contra o Vila Sonia, deixou de marcar várias faltas em cima do Carlitos e marcou um penalti bastante duvidoso a favor do clube imaculado no finalzinho da partida. Como os antis não são iditos, afinal são cultos, ilustrados, letrados, eu só posso chegar a uma conclusão.

  • Era só o que faltava, o clube não poder se defender.

    • Pode e deve defender-se. Mas com melhor qualidade.

  • agora vai ser meio estranho o time da rede globo jogar sem torcida..a globo transmitindo o time dela jogando com estadio às moscas….acho q essa punição é o minimo q poderia ocorrer…
    ahhh e olhem a tabela do paulistão e vejam qm é o líder…

    meu coração tem 3 pontas como diz o mestre publicitário RUI BRANQUINHO

    • O time da globo é o flamengo… aqui em sp o time da emissora é o spfc, a maioria dos comentaristas da emissora são torcedores do clube da vila sônia, só não declaram amor abertamente pq o clube não dá audiência, lucro e sustento a emissora, logo ela se curva ao clube do povo!

      coração de 3 pontas, coitado!!!

  • É uma vergonha o Corinthians e os Gaviões quererem se defender, pois todo mundo já sabe que eles são culpados e devem receber uma punição exemplar.

    Acrescentando, uma hora a impunidade em competições da Conmebol tinha que acabar, então que seja com o Corinthians.

    • O final do seu comentário revela bem seus interesses…..Eu penso que tem gente aqui no Brasil, mum bairro chique também comemorando….O Nicolalau é bambi confesso. Apoiava a candidatura do estádio do Clube Imaculado e Exemplar do Jardim Leonor como sede da Copa do Mundo….O José Lacaio da Ditadura e Afanador de Medalhas Marim também o é. Tem uma briga política ai no meio…e vc sabe qual é….

  • Agora a Conmebol parece ter dito que sequer o jogo poderá ter a presença da imprensa!!! Assim não teremos a transmissão da partida pela TV! Só saberemos o resultado pelo relatório do árbitro depois do jogo? Por que não proibir também a presença dos jogadores?! Acho que a Conmebol está extrapolando e retirar-se do torneio volta a ser uma hipótese plausível!!!

    • Está esclarecido. A imprensa estará presente;

  • Se há a punição de exclusão de três competições da conmebol, mais as multas, penso que abandonar a libertadores não é a melhor opção. O certo então é o TODO PODEROSO TIMÃO priorizar a conquista do Paulistão e depois o Campeonato Brasileiro, deixando a libertadores para dar ritmo de jogo aos jogadores que não têm entrado em campo regularmente.

  • só sei q o spfc tem uma equipe mais qualificada q o sccp.. do goleiro ao atacante..o spfc leva a melhor..foi campeão da sul americana campeão do segundo turno do brasileirão.é lider do paulistao chevrolet.. é uma equipe bem montada pelo NEY SANTANA FRANCO

    • Campeão de um torneio que um dirigente do próprio clube chamava de Cucaracha Genérica, em cima de times vagabundos (o que é até normal porque na Cucaracha também foi basicamente assim). Títulod e turno conta agora?

  • Bom. O próprio dono do blog disse certa vez que o dia em que o Cornthians conquistasse o Nicolausão, o torneio mais valorizado seria o Maria Quitéria….Eu ainda tenho a opinião que a entidadede sulamericana foi arbitrária, injusta e movida por interesses que não são preferencialemnte os moralizadores, pois fosse assim teria dado uma punição aos bolvianos. Não estou dizendo que devesse ser punido na mesma intensidade que o Corinthians (cuja pena, repito, considero injusta), mas por não ter oferecido condições de segurança em seu estádio deveria ser punido. Mas voltando ao Maria Quitéria, se ficar bem claro que a intenção da nefasta entidade está surtindo efeito: que é eliminar o Corinthians da competição, que o clube entre de corpo e alma nos torneios nacionais.

  • http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2013/02/26/torcida-do-real-madrid-atira-sinalizador-em-torcedores-do-barcelona-durante-classico.htm
    E agora? Felizmente ninguém morreu ou se feriu. Mas isso aconteceu lá em Barcelona, primeiro mundo! Será que deveria o Real ser banido do futebol?

Leave a comment