Feb 27, 2013

Apertem o cinto.

Clube apresenta dossiê contra Conmebol

LIBERTADORES
Corintianos acusam entidade de conivência e cogitam acionar Fifa se sua punição for mantida

DE SÃO PAULOO Corinthians cogita acionar a Fifa caso a Conmebol mantenha a punição de vetar a entrada de torcedores na Libertadores em sua decisão final, que sairá em até 60 dias. E fez disparos contra a entidade máxima sul-americana.

Roberto de Andrade, diretor de futebol, apresentou ontem um dossiê que o clube fez, acusando a Conmebol de conivência com infrações cometidas por outros clubes.

“O regulamento [da Libertadores] tem validade até a página dois. Depois, as decisões são políticas na Conmebol”, disse o dirigente, contando que o Corinthians havia já apontado à entidade que Oruro não poderia receber o jogo pela falta de estrutura do aeroporto local.

“Recebemos uma resposta muito mal-educada de que teríamos de jogar lá. Quando começa errado, a chance de acabar errado é grande.”

Atrás dele, imagens de outros jogos desta mesma edição da Libertadores mostravam milhares de sinalizadores nas arquibancadas e até o episódio em que um bandeirinha foi atingido por uma pilha em jogo do Millonarios.

“E o que aconteceu com os outros clubes? O Millonarios só seria punido se o bandeirinha morresse? O Corinthians exige que a Conmebol cumpra o regulamento para todos. Até quando vamos suportar essas coisas e ficarmos quietos?”, afirmou Andrade.

Ontem, a Conmebol confirmou a decisão preliminar de vetar a entrada dos corintianos. O clube prepara agora a defesa para o julgamento. “É uma possibilidade [recorrer à Fifa], mas vamos aguardar.”

Tite também esbravejou. Afirmou que, a partir de agora, vai denunciar todo e qualquer tipo de hostilidade e violência que vir a sofrer.

“Não podemos deixar que situações iguais aconteçam. Isso eu vou fazer, vou denunciar qualquer situação que seja ruim, como pimenta nos olhos, como já sofremos contra o Emelec [em 2012], ou outras situações. Vou abrir a boca mesmo, não vou aguentar cusparada no pescoço.”

O Corinthians, por nota, pediu que os torcedores não tentem ir ao Pacaembu -a Conmebol prevê punição ao clube em caso de problemas com a torcida mesmo fora do estádio. Também em nota, as principais torcidas organizadas informaram que não pretendem seguir até a arena.

Jogos da Libertadores com portões fechados não são novidade. Em 1989, o Sport Marítimo, de Caracas, recebeu Bahia e Inter sem torcedores. O motivo, porém, foi a turbulência política à época. (LR)

www.folha.com.br

Leave a comment