Feb 28, 2013

Corinthians vence

 

Em 90 minutos de silêncio, Corinthians passa fácil pelo Millonarios

 

Helder Júnior e Marcos GuedesSão Paulo (SP)
O Corinthians enfrentou o Millonarios, nesta quarta-feira, com os portões do Pacaembu fechados. Foram 90 minutos de silêncio por conta da morte do garoto boliviano Kevin Espada, atingido por um sinalizador na partida anterior do Timão na Copa Libertadores, contra o San José, na Bolívia.

No Pacaembu vazio, a vitória alvinegra por 2 a 0 lembrou muito um jogo-treino. Não havia público – ou, por outra, havia quatro pagantes, que ultrapassaram os portões com uma liminar – e um time era muito superior ao outro, como é comum nas atividades de preparação realizadas em centros de treinamento.

Guerrero e Alexandre Pato marcaram os gols, no início de cada tempo, e definiram o tranquilo triunfo, que não esteve ameaçado em nenhum momento. Os colombianos não mostraram força na marcação para segurar os campeões mundiais nem criatividade para superar a defesa adversária.

Assim, com boa movimentação na frente e uma atuação animadora de Gil na zaga, o Timão voltou a vencer após cinco empates seguidos. A equipe agora tem quatro pontos e está na segunda colocação do Grupo 5 da Copa Libertadores, liderado pelo Tijuana, com seis. O Millonarios, lanterna, ainda não pontuou.

Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Guerrero, diante de um Pacaembu vazio, abre o placar no tranquilo triunfo do Timão sobre o Millonarios

A superioridade do Corinthians ficou clara logo no início, em uma troca de passes inteligente que terminou em finalização de Guerrero e defesa de Delgado. Em cinco minutos, Renato Augusto já havia concluído livre, de dentro da área, por cima do gol, e Paulinho, da meia-lua, obrigara ogoleiro a trabalhar. 

Era sempre em toques rápidos que o Timão desmontava a defesa do Millonarios, protegida apenas por Robayo e Blanco e frágil pelos lados. Alexandre Pato, buscando o jogo, participava ativamente desses lances, uns dos quais resultou em escanteio pela direita. Renato Augusto bateu, Paulinho desviou e Guerrero completou, aos nove, para festa de quatro pessoas apontadas pelo peruano na comemoração.

O Alvinegro não diminuiu o ritmo imediatamente após o gol. Com um esquema diferente do habitual, o campeão mundial apostava em um 4-4-2 com os meias Renato Augusto e Danilo abertos e bastante movimentação entre os atacantes Pato e Guerrero.

A marcação não perdeu força na nova formação, e uma roubada de bola seguida de passe de Danilo deixou Pato na cara do goleiro. Um leve toque do atacante tirou a bola de Delgado e a desviou também do gol por poucos centímetros. Ainda houve mais uma chance com Guerrero, após passe de Pato, e outra com o próprio Pato, que parou em Delgado, antes que o Corinthians pisasse no freio.

Nada houve de relevante até o fim do primeiro tempo, mas o Timão voltou do intervalo disposto a matar o jogo e não demorou. Aos três minutos, Danilo sofreu falta na meia direita, e Ralf aproveitou a vantagem para cruzar no segundo pau. Pato apareceu bem, bateu de primeira e marcou apesar do desvio em Delgado.

Pato e Guerrero ainda criaram uma boa oportunidade em tabela antes que o Timão repetisse o roteiro da etapa inicial e reduzisse o ritmo. A equipe adotou um posicionamento mais recuado e contou com um desarme atrás do outro do zagueiro Gil.

O Millonarios só teve uma oportunidade, mas Otálvaro bateu mal após um corte em Alessandro dentro da área. E qualquer chance de reação acabou com a expulsão de Martínez, aos 31, por duas faltas mais duras. Se o Corinthians apertasse, golearia. Não apertou.

www.gazetaesportiva.net

2 Comments

  • Parabéns aos torcedores corintianos que entraram na justiça e assistiram ao jogo. A conmebol, uma instituição com sede no Paraguai, não pode se sobrepor à soberania do Estado Brasileiro, ao Código de Defesa do Consumidor e ao direito adquirido (constitucional) de quem havia pago por assistir a um jogo. E como não foi o corinthians quem deu causa à ação judicial, se a Conmebol pensar em punir o clube por isso, deve ele (corinthians) ingressar na justiça comum contra a entidade sul americana. Minha opinião.

  • Ainda sobre os torcedores que entraram no estádio. No blog do Perrone há informações que a Conmebol autorizou entrada de representantes da Federação e CBF. A meu ver, cabe medida judicial contra a entidade. Se a entrada vale para alguns, têm de valer para todos que possuiam ingresso.

Leave a comment