Mar 3, 2013

Corinthians e Santos

Peixe ‘pesado’ enfrenta Timão ‘leve’ em clássico alvinegro no Morumbi

Focado só no Paulistão e com Muricy contestado, Santos precisa mais da vitória do que o Corinthians, que está com a cabeça na Libertadores

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo

Neymar e Pato, Seleção Brasileira (Foto: Reprodução / Instagram)
Amigos, Pato e Neymar são atrações do clássico
(Foto: Reprodução / Instagram)

Dois pesos, duas medidas. O clássico entre os alvinegros Santos e Corinthians, neste domingo, às 16h, no Morumbi, pela décima rodada do Paulistão, é o retrato perfeito de um confronto de rivais com objetivos distintos. Qualquer resultado terá repercussão maior para o lado dos santistas, seja positivo ou negativo.

Único time entre os grandes de São Paulo totalmente focado no Paulistão, pois está fora da Taça Libertadores, o Peixe precisa de uma vitória e, sobretudo, de uma atuação convincente. Contestado, o técnico Muricy Ramalho admite o futebol ruim nos últimos jogos, mas minimiza as críticas. Uma derrota contra o arquirrival, porém, pioraria o ambiente dele no clube. A vitória por 2 a 1 sobre o XV de Piracicaba, no último domingo, não foi suficiente para amenizar a situação.

Mais leve, o Corinthians de Tite se encaixou com os reforços Renato Augusto e Alexandre Pato. A prioridade é buscar o bicampeonato da Taça Libertadores. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia, no Pacaembu, na última quarta-feira, a equipe teve pouco tempo de preparação. Com o clássico em segundo plano, o assunto no clube é a tentativa de dar fim à punição de atuar com portões fechados, imposta pela Conmebol, por conta da morte do garoto boliviano Kevin Espada. Logo após enfrentar o Santos, a delegação viajará para Tijuana, no México, onde enfrentarão a equipe local.

O Peixe levou a partida para o Morumbi por que perdeu o mando por conta das moedas atiradas por sua torcida em Paulo Henrique Ganso, no clássico contra o São Paulo, no dia 3 de fevereiro, na Vila Belmiro. A punição dada pelo Tribunal de Justiça Desportiva caberia um efeito suspensivo, não usado pela diretoria santista.

O árbitro Guilherme Ceretta de Lima apitará o clássico mais antigo do futebol paulista, auxiliado por Alberto Poletto Masseira e Maria Nubia Ferreira Leite. A TV Globo transmite a partida ao vivo para o estado de São Paulo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

header as escalações 2

Santos: o técnico Muricy Ramalho só deixou uma dúvida: Galhardo ou Bruno Peres na lateral-direita? Galhardo é favorito. No meio de campo, Marcos Assunção volta a ser titular, enquanto Neymar retorna ao ataque depois de cumprir suspensão contra o XV de Piracicaba, pelo cartão vermelho contra a Ponte Preta. Assim, o Peixe vai a campo com: Rafael; Galhardo (Bruno Peres), Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Marcos Assunção, Cícero e Montillo; Neymar e André.

Corinthians: Tite vai mandar a campo um time quase completo. A base é a escalação que venceu o Millonarios, quarta-feira passada, no Pacaembu. Poupados apenas os laterais Alessandro e Fábio Santos. Edenílson e o garoto Igor serão os substitutos. Renato Augusto está garantido no meio e Pato segue ao lado de Guerrero no ataque. O Timão terá: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Paulinho, Renato Augusto e Danilo; Alexandre Pato e Paolo Guerrero.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Santos: o volante Renê Júnior (suspenso) e o atacante Miralles (lesionado)

Corinthians: o zagueiro Chicão e o meia-atacante Jorge Henrique, lesionados. Os laterais Alessandro e Fábio Santos, poupados.

header fique de olho 2

Santos: com uma “fome incrível”. Assim Muricy definiu a vontade de Neymar para o clássico deste domingo. O craque teve atuações discretas nas derrotas por 3 a 1 para Paulista e Ponte Preta, quando foi expulso. Com sete gols, ele é o artilheiro do time na temporada. Agora, o camisa 11 retorna para enfrentar o rival, no Morumbi, onde comandou o título de tricampeão Paulista do Peixe em 2012, contra o Guarani.

Corinthians: este será o primeiro clássico de Alexandre Pato como titular do Timão. Ele entrou no segundo tempo do empate por 2 a 2 com o Palmeiras e foi fundamental no gol de Romarinho, que evitou a derrota de sua equipe. Em clara evolução, o camisa 7 acumula três gols em sete jogos disputados – três deles iniciando a partida na formação principal. Seu estilo ágil deve dar dor de cabeça à defesa adversária.

header o que eles disseram

Muricy Ramalho, técnico do Santos: “Quando o cara entra em campo, não pensa em se poupar. No ano passado, nós tínhamos Libertadores e Paulista, e perdemos o Ganso em um jogo, pois atuávamos fortes nas duas competições. Não acredito em time colocando o pé no breque pensando na viagem”.

Paolo Guerrero, atacante do Corinthians: “Eu nunca joguei no Morumbi, não conheço o campo, mas se é um clássico, não existe favoritismo. Vai ganhar o melhor. Tenho certeza de que será difícil enfrentar o Santos, mas o Corinthians está preparado para isso. Temos um grupo grande e preparado”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem?

* A história de Corinthians x Santos é recheada de grandes goleadas. A maior pertence ao Timão: vitória por 11 a 0, aplicada no Campeonato Paulista de 1920. A segunda maior também é do time do Parque São Jorge: 7 a 0, novamente pelo estadual, em 1942.

* Por outro lado, sob a batuta de Pelé, o Santos permaneceu nada menos que 23 jogos sem perder para o rival, entre 1956 e 1968. É o maior tabu da história do clássico. O Corinthians só quebraria com uma vitória por 2 a 0, em uma das partidas mais emocionantes do clube: gols de Paulo Borges e Flávio, ambos no segundo tempo.

* No ano passado, Corinthians e Santos se encontraram também pela Taça Libertadores da América, quando disputaram uma vaga à final. O Timão venceu por 1 a 0 na Vila Belmiro, gol de Emerson, e garantiu seu lugar na decisão ao empatar por 1 a 1 no Pacaembu – gols de Neymar e Danilo. Depois, a equipe do Parque São Jorge garantiria o título inédito contra o Boca Juniors.

* Nos últimos quatros, Timão e Peixe decidiram o Campeonato Paulista em duas oportunidades. Com Ronaldo, o time da capital levou a melhor em 2009, mas o Santos de Neymar deu o troco em 2011. Ambas as equipes conquistaram diversos títulos nos últimos anos – incluindo também, em comum, Libertadores e Copa do Brasil.

* Há sete anos que Corinthians e Santos não se encontram no estádio do Morumbi. A última vez foi no dia 12 de fevereiro de 2006, quando o Peixe levou a melhor, vencendo por 1 a 0, gol de Geílson. A partida também era válida pelo Campeonato Paulista.

header último confronto v2

Corinthians e Santos se enfrentaram pela última vez no dia 24 de novembro de 2012, no estádio do Pacaembu, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão já vivia a expectativa do Mundial de Clubes, enquanto o Peixe encerrava o torneio nacional sem pretensões. Felipe Anderson abriu o placar para o time da Baixada no fim do primeiro tempo, mas o zagueiro Wallace buscou o empate para os donos da casa aos 34 minutos da etapa complementar. O Santos aumentou o tabu para quatro jogos sem perder contra o rival no Brasileiro.

 

www.g1.com.br

5 Comments

  • hj haverá classico entre dois times mais ou mneos no nosso SACROSSANTO MORUMBI,o melhor estádio PARTICULAR do brasil ..estádio construido com dinheiro do SOBERANO..e o SACROSSANTO passsará por algumas melhorias e se tornará uma arena multiuso de dar inveja a todos os clubes do mundo..e terá uma cobertura de impressionar..
    vcs deveriam agradecer pq jogando no SACROSSANTO a bola rola melhor..temos instalações de primeiro mundo e os torcedores terão conforto pra acompanhar a partida

    • os bambis reluzem esfuziantes quando o Maior de Todos joga lá

    • Existe um time que ganhou da prefeitura e do governo do estado na época negra da ditadura um terreno e estádio. A maioria de seus torcedores vivem alegres como “Alices in Wonderland” e dizem desconhecer o fato. Preferem pensar que a pureza e a probidade são a marca deles, “nobres tupiniquins”, torcedores e diretores que trocaram a Portuguesa de Desportos por um clube repleto de falcatruas (Marcelo Portugal Gouveia, Marco Aurélio Cunha, João Jesus Lopes, Juvenal Juvencio… kkk kkk kkk kkk só tem luso nesse time).

      No final do ano passado o gramado desse estádio foi invadido pela sua torcida sem nenhuma punição da Conmebol (houve solução de conchavo: multinha e mudança de local de jogo em que o réu escolhe local e data para mudança; isto não considero punição).

  • kkkkkkkkkkkkkk Há anos ouço falar em um puxadinho nesse lugar! Como não tem mais grana do governo do estado – utilizado em sua construção, quando uma ditadura militar impunha uma mordaça na imprensa e em todos, parece que o negócio não sai do projeto! Durante anos viveram às custas dos grandes jogos (Corinthians sempre à frente!) que eram lá realizados. Agora dependerão da realização de alguns shows ao longo do ano para a manutenção do espaço (recentemente entraram na rota das enchentes)! Quem sabe um Rock’n’Rio em SP? Contradição em termos! kkkkk

  • Na Fazendinha caberiam todos os torcedores do jogo, e sobrariam lugares.
    E nós é que somos ” pequenos”.

Leave a comment