Mar 15, 2013

Vamos ganhar este Paulistão

Chicão, titular no Mundial de Clubes, é um dos que terão chance pelo Camp. Paulista

Chicão, titular no Mundial de Clubes, é um dos que terão chance pelo Camp. Paulista

 

Folga na Libertadores reabre disputa pelo time titular no Corinthians

Gustavo Franceschini
Do UOL, em São Paulo

O Corinthians repetiu sua formação titular nas últimas três rodadas da Libertadores e Tite fechou a primeira série de jogos do torneio em alta. Agora, no entanto, o cansaço deve tirar boa parte das principais estrelas alvinegras dos próximos jogos, reabrindo, com isso, a disputa pelas vagas no time principal.

Atualmente, Tite considera como seu time titular aquele que fez 3 a 0 sobre o Tijuana na última quarta. Cássio, Alessandro, Paulo André, Gil, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Danilo, Renato Augusto, Alexandre Pato e Guerrero enfrentaram o Millonarios no Pacaembu e o Tijuana em duas oportunidades.

  • Apesar da derrota por 1 a 0 no México, o saldo foi positivo. Na entrevista coletiva após o jogo da última quarta, Tite elegeu as duas vitórias dessa série e o empate por 0 a 0 diante do Santos como as melhores atuações do Corinthians no ano.

Só que nas próximas duas semanas a Libertadores não estará nos planos da comissão técnica. Até o dia 3 de abril, o Corinthians faz cinco jogos seguidos pelo Campeonato Paulista, sendo o último deles o clássico diante do São Paulo. Nesta “maratona” caseira, vários titulares terão de descansar, abrindo espaços para seus concorrentes diretos.

A posição mais delicada é a de Paulo André. Com uma fratura na mão esquerda, ele ficará de molho por pelo menos duas partidas. Chicão, recuperado após uma artroscopia no joelho, deve assumir seu lugar e deve criar uma dúvida na cabeça de Tite. Quando seu antigo capitão voltou, o treinador admitiu que se não fosse a lesão ele não teria perdido a vaga para Gil, que começou o ano em alta.

Nas duas laterais, Edenilson e Igor terão a chance de mostrar que podem, sim, ocupar os lugares de Alessandro e Fábio Santos, por exemplo. Guilherme e Guilherme Andrade devem ocupar as vagas de Ralf e Paulinho. Se não ameaçam os titulares, podem brigar entre si para, daqui a alguns meses, pleitear uma vaga caso um deles seja negociado.

No setor ofensivo, antigos titulares terão novas chances de convencer Tite. Jorge Henrique e Emerson começaram o ano entre os 11, mas suas lesões, problemas extracampo (no caso de Sheik) e a boa fase de Renato Augusto e Pato custaram caro. Nestes jogos, eles podem novamente tentar impressionar Tite.

Além deles, o treinador ainda analisará melhor Douglas e Romarinho, outros velhos conhecidos da torcida, além de jovens como Léo e Paulo Vitor. Até no gol, onde Cássio é titular absoluto, Julio Cesar e Danilo Fernandes podem ao menos disputar a posição de reserva imediato, que ficou com este último no início do ano.

“Valorizo muito olhar para o banco e ver jogadores que a qualquer momento vão ser titulares, por lesão ou por estarem em um melhor momento. A gente tem sentido na pele a dificuldade no mini coletivo. Os treinos aumentaram muito de qualidade, porque o time de baixo vai ser muito difícil de jogar”, disse Alessandro.

“Pô, deixar Chicão no banco, tirar o Jorge. Acha que é fácil pra mim? E o Douglas? Não é fácil, é muito difícil, fiz esse reconhecimento a eles ontem [terça]. Tem essa busca do técnico, que tem de avaliar”, disse Tite na última quarta, após o jogo.

Resta saber agora quando cada um desses suplentes terá sua oportunidade. Nesta sexta, por exemplo, uma avaliação física definirá quais titulares enfrentarão a União Barbarense no próximo sábado. Este deve ser o mesmo critério para todos os jogos em seguida. De todos os titulares, só os lesionados Cássio e Paulo André têm uma folga mais longa já definida.

www.uol.com.br

1 Comment

  • Bem que o Tite poderia escalar o Zizao…rs. Abraços

Leave a comment