Mar 16, 2013

Avançar

 

Em pausa na Libertadores, Timão terá conhecidos contra o Barbarense

Diante do vice-lanterna, Julio Cesar, Chicão, Douglas e Sheik formam base que joga neste sábado. Time de Santa Bárbara tenta reagir

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo

Sheik Emerson Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
Sheik volta ao time neste sábado, no Pacaembu
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

Faltam 20 dias para o próximo jogo do Corinthians na Taça Libertadores, dia 3 de abril, contra o Millonarios, na Colômbia. Até lá, o técnico Tite tem cinco jogos do Campeonato Paulista para cumprir alguns objetivos, a começar pelo jogo deste sábado, contra o União Barbarense, às 18h30m (horário de Brasília), no Pacaembu. Nessa sequência até o retorno da competição internacional, o Timão espera recuperar bem seus titulares, somar pontos suficientes para garantir a classificação no estadual e voltar a contar com “velhas caras novas” que estarão no time.

Neste sábado, por exemplo, o Corinthians terá os retornos de Julio Cesar, Edenílson, Chicão, Douglas, Jorge Henrique, Emerson Sheik e Romarinho, que já foram titulares em diferentes momentos da equipe no ano passado. Coincidência ou não, os sete formaram o banco de reservas na vitória por 3 a 0 sobre o Tijuana, quarta-feira passada. Da equipe principal, apenas Gil, Fábio Santos e Ralf estarão à disposição de Tite.

A entrada dos velhos conhecidos serve para dar tratamento a alguns titulares “baleados”, casos do goleiro Cássio e do zagueiro Paulo André, que conviviam com lesões, e do atacante Alexandre Pato, que não vai jogar para se preparar melhor e evitar problemas no futuro.

O Timão tem 18 pontos na tabela e espera utilizar a sequência no Paulistão para arrancar e buscar a classificação sem sustos. Por outro lado, o União Barbarense está na zona de rebaixamento. A equipe não vence há oito jogos (seis derrotas e dois empates), sendo que a única vitória foi há quase dois meses, quando bateu o Mirassol, por 2 a 1, fora de casa, ainda pela segunda rodada. O Leão da Treze vem de empate, por 0 a 0, contra o Bragantino e, com apenas seis pontos, ocupa a  penúltima colocação.

A arbitragem será de Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Miguel Ribeiro da Costa. O PFC transmite o confronto para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real a partir das 18h30.

header as escalações 2

Corinthians: o técnico Tite utilizará apenas três titulares na partida deste sábado: o zagueiro Gil, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o volante Ralf. Alessandro e Danilo sequer foram relacionados para o banco de reservas. De olho em subir na tabela do Campeonato Paulista, o Timão começa a partida com a seguinte formação: Cássio; Edenílson, Chicão, Gil e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Jorge Henrique e Douglas; Romarinho e Emerson.

União Barbarense: a dúvida de Claudemir Peixoto está no esquema tático: 4-5-1 ou 3-6-1. Em ambos, o treinador pretende “tumultuar” o meio de campo e complicar as chegadas do Corinthians. Assim, o zagueiro Júnior Goiano e o volante Guilherme Batata disputam a última vaga entre os titulares. O Leão da Treze deve começar com: Walter; Alex, Juliano, Camacho e Cesar; Cláudio Britto, Guilherme Batata (Junior Goiano), Edilson Azul, André Cunha e Cleverson; Caihame.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Corinthians: o goleiro Cássio (edema na coxa direita), o zagueiro Paulo André (problema no punho e nos dedos da mão esquerda) e o atacante Alexandre Pato (poupado após mialgia na coxa direita) foram vetados pelo departamento médico. O lateral-direito Alessandro e o meia Danilo acabaram poupados devido à sequência de partidas.

União Barbarense: o time tem sete desfalques confirmados. Os zagueiros Bruno Pires, Hélio e Rafael Silva, e também o atacante Cesinha cumprem suspensões. Outros dois jogadores desfalcam o Leão da Treze por conta de lesões: o volante Diogo Melo e o atacante Bachin. Já o goleiro Vanderlei pediu rescisão de contrato e não defende mais o clube na temporada.
header fique de olho 2

Corinthians: o atacante Emerson está “mordido”. Após errar duas cobranças de pênaltis consecutivas, perder a vaga para Alexandre Pato e sequer ser utilizado como opção do banco de reservas na vitória sobre o Tijuana, na última quarta, o Sheik tem tudo para desencantar neste fim de semana. Via redes sociais, o atacantes já avisou que “a chapa vai esquentar”. Até agora, ele marcou apenas um gol na temporada.

União Barbarense: o volante Cláudio Britto, capitão do time na campanha do acesso ano passado, fará sua primeira partida nesta temporada. Contratado antes o início do Paulistão, ele ficou impedido de estrear por conta de problema muscular. Recuperado, ele é um dos trunfos do Leão da Treze diante do Timão.

header o que eles disseram

Tite, técnico do Corinthians: “O São Caetano tem apenas cinco pontos, é o último colocado, e nós sofremos para empatar com eles. Espero que isso tenha servido de lição para o time, para que o nível de concentração seja bem mais alto. Quero me livrar para, lá na frente, estar em uma situação confortável”

Claudemir Peixoto, técnico do União Barbarense: Temos que congestionar o meio de campo e dar boa proteção à zaga. O Corinthians é uma equipe qualificada e que toca muito bem a bola, principalmente quando estão perto da área. Já alertei o grupo que isso não pode acontecer. O objetivo é fechar os espaços e conquistar um bom resultado”.

header números e curiosidades

* O último encontro entre Corinthians e União Barbarense no estádio do Pacaembu foi em 2003, pelas quartas de final do Campeonato Paulista daquele ano. O Timão levou a melhor, vencendo por 2 a 1, e posteriormente ficou com o título, superando o Palmeiras na semifinal e o São Paulo na decisão.

* O primeiro e único triunfo até aqui do time do interior sobre o Corinthians foi em 1999. Recém-promovido à primeira divisão naquela oportunidade, o União Barbarense venceu o Timão por 3 a 1 no estádio do Canindé.

* Após ficar longe da elite estadual desde 2005, o União Barbarense não faz boa campanha no Campeonato Paulista deste ano. Atualmente ocupa a 19ª e penúltima posição, com apenas seis pontos ganhos em 11 rodadas. O Corinthians é o sexto, com 18.

* O jogo com maior número de gols entre as duas equipes foi União Barbarense 3 x 4 Corinthians, no estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães em 31 de março de 2001.

header último confronto v2

No dia 26 de março de 2005, pela primeira fase do Campeonato Paulista, o Corinthians venceu o União Barbarense por 3 a 1 no estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães, a Toca do Leão. Naquela oportunidade, o Timão ampliou a série de invencibilidade sobre o time do interior para cinco partidas. Seria a última temporada do Leão da Treze na primeira divisão até este ano.

 

www.g1.com

Leave a comment