Mar 23, 2013

Um pesadelo continuado

A notícia da morte do oligarca russo Boris Berezovsky, neste sábado, em Londres é mais um capítulo de uma história que parece sem fim. Berezovisky só apareceu para o futebol do Corinthians quando surgiu a parceria com a MSI  no meio do ano 2004. Ele era um oligarca russo inimigo- até a medula-  do presidente Putin.  Tornara-se rico ( riquíssimo) após o fim da União Soviética especialmente no processo de privatizações de empresas. Vivia em Londres como refugiado político e tinha um número alto de ações judiciais  por vários paises.

Era dono de uma grande fortuna e  de muitos problemas policiais pesados ( e põe pesado nisso). Atuava com outros oligarcas como Badra,  outro citado na MSI, e morto há alguns anos.

A proposta da parceria com o Corinthians tinha dois problemas básicos. O primeiro era a condição  de silêncio imposta pelo gerente do grupo ( Kia joorabichian) que a mídia local-erradamente- passou a chama-lo de “bilionário”  embora ele não tivesse essa condição.O  problema era o sigilo dos investidores que colocaria o clube numa situação de associar-se com uma sombra qualquer. Em um mundo onde as complicações financeiras são comuns ter como sócio alguém que não pode revelar a face ( para o sócio) é complicado.

Muitos no clube não viam problema nisso. Diziam por todo lado que o futebol é assim mesmo e que não se deve perguntar “que grana é essa”  ou  ” de onde vem”  e o nome dos donos do dinheiro.  Outros foram contra isso por motivos simples: nosso clube é uma patrimônio de gerações e não pode trabalhar com investidores clandestinos.

Se os sócios tivessem problemas eles passariam para o clube.

Ai ficava o segundo grande problema. Sem querer julgar os investidores, quando eles foram descobertos,  ficou claro que eram- todos- gente com muitas complicações. Algumas maiores e outra menores mas todas poderiam cair no clube.

Os demais passos da novela são  conhecidos inclusive a brutal crítica da Fifa ao Corinthians por ter feito aquela parceria.

A morte de Boris é mais uma página em uma história trágica em que o Corinthians não deveria ter entrado.

 

3 Comments

  • Citadini. Esse pessoal, hoje em dia, tem feito negócios com outros clubes brasileiros?
    Se tem, quais são?

  • A crítica da FIFA não deveria também mirar o Chelsea, por exemplo?

  • E a Espn não deveria nunca, comprar o campeonato inglês.
    Se o Corinthians disputasse lá, com certeza não transmitiriam, em sinal de ” protesto”.

Leave a comment