Apr 18, 2012

Mudanças: sim ou não

 

(Juan Miró)(Reprodução)

Para a  maioria dos Dirigentes de Clubes e Federações não devemos discutir qualquer mudança no futebol brasileiro: tudo ficaria para depois da Copa de 2014.
A renúncia, e mudança para Miami, do ex-presidente Ricardo Teixeira desorientou  todo mundo. Liga, novo Clube dos Trezes, projetos A, B, C foram todos para o arquivo. Dirigentes que eram inimigos (na maioria das vezes só para efeito público) voltam a sorrir e a se abraçar. É hora de curar as feridas, pois a renúncia atingiu todo mundo. Fica apenas a esperança de  que as coisas continuem no mesmo lugar, sem grandes solavancos.

Mas já aparecem dois fatos que podem antecipar as mudanças no futebol brasileiro, desrespeitando a trégua até o final da Copa .

O primeiro fator preocupador é o governo com sua ideia de editar  uma nova legislação para o esporte. É uma mudança que atingiria em cheio o “poder” nos Clubes, Federações e Confederações. A declaração do Ministro Aldo Rebelo, ontem no Estadão, provocou urticária em muitos Dirigentes. Uma nova legislação pode democratizar os Clubes e Federações e trazer uma dose grande de transparência na gestão esportiva.  Os dirigentes pouco podem fazer , além de figa. Se o Governo for em frente será um transtorno – e grande- para a cartolagem.

O segundo ponto que preocupa é esta disputa por um vice na CBF. O que parecia pacífico, sem problemas, pode tornar-se numa sinalização do novo poder no futebol. Embora todos digam que as decisões ficam para o pós- Copa, as pedras no tabuleiro estão sendo colocadas agora. E haverá reações. Quais e de onde nós veremos mais claramente nas próximas semanas.
Mas a consolidação do poder “Marin” nesta gestão pode ser, também, uma reeleição fácil de seu grupo em 2014.

Fritando

As declarações do presidente Marin – no início discretas, agora quase públicas -,  sobre o técnico da Seleção, Mano Menezes, são constrangedoras.
O novo presidente da CBF não esconde – de ninguém – que não gosta de Mano. Por enquanto o técnico está “fingindo-se de morto”, mas, se vierem maus resultados e a campanha continuar, não terá como não falar. Neste caso, o presidente Marin não se mostra nada discreto e cordial.
É crítica o tempo todo.

Caso Oscar

Quem acha que teremos emoções somente no “Caso Cachoeira” é porque não está acompanhando a confusão Oscar-SPFC-Inter-Bertolucci.
Já apareceu de tudo: gravações, traições, contratos frios, comissões, participações, decisões judiciais  e tudo mais. Não perco nenhum lance, acompanhando a mídia, inclusive o www.blogdobrirner.net. Este vive um momento raro: parece o Consultor Jurídico, com decisões, sentenças, opiniões de juristas etc.
E vêm mais emoções por aí.

O UOL fraquinho

Hoje pela manhã fui dar uma olhada no UOL para ver a notícia do dia sobre as “dificuldades” do estádio do Corinthians.
A matéria do dia está fraquinha: “Para MP, lista de obras sociais do Corinthians não preenche padrão de acordo judicial”. Fraca, não? Estava esperando que anunciasse que o foguete da Coreia do Norte, lançado recentemente, estava se dirigindo para Itaquera e o choque destruidor estava por ocorrer. Bom, menos mau.
Vamos aguardar a matéria de amanhã.

Publicidade na camisa

Nos últimos meses foram publicados notas e notas sobre o novo patrocinador da camisa do Timão.
Há um mês o assunto esquentou e a mídia – praticamente toda – garantia um contrato do Clube com uma montadora coreana. Números, prazos e estratégia de marketing, tudo foi anunciado em jornais, rádios, TVs e blogs. Passados alguns dias o assunto desapareceu. Hoje ninguém fala mais nada. É possível que a atitude certa seja a dos dias atuais. Bico calado até terminar a negociação. Aquela divulgação prévia – de que tanto o marketing gosta – não ajudou em nada ao Clube.
Só as empresas ganham com as divulgações antecipadas.

 

19 Comments

  • Sobre o UOL: os caras estão tão fraquinhos que não divulgaram a nota MP, segundo blog do Paulinho, que desmentiu a reportagem do UOL de 2 dias atrás. Agora, para não contrariar a negativa do MP (estranho heim…), publicaram que o MP não está concordando com as contra partidas do corinthians. Disso tudo, só dá para soltar uma risada, porque a “rotina” do UOL está começando ficar engraçada.

    • Eles estão meio perdido em tudo isso.

    • Interessante que mesmo após o MP informar que todos os grandes não confirmaram as contra partidas, o UOL continua batendo só no Corinthians.
      Ou seja, o descumprimento dos outros pouco importa.
      E mais, o SPFC construiu em 1951, o Palmeiras em 1916 (sei lá), o Corinthians vence em 2014, e já estão massacrando?
      Se isso não for discriminação jornalistica, que leva até a suspeição de interesses ocultos, não dá prá saber o que é, mas que tem todos os indicativos não resta dúvida.
      A primeira nota, omitindo a situação dos outros clubes grandes, já denunciou a má intenção.
      Incrivel. Imprensa esportiva trabalhando contra um time de futebol, seletivamente.
      Será que não se envergonham desse papel?

  • Sobre o caso Oscar. Olha, eu nunca vi o Birner estar advogando tanto para o SPFC igual está ultimamente. E não é só no caso Oscar não… têm aquele caso dos moradores ao redor do estádio. O Birner “encarnou” espírito de defesa, tá parecendo aquele pessoal dos partidos políticos radicais, que fazem oposição ferrenha (mas no caso dele é defesa)…

    • Ainda teremos muitas emoçoes nesta briga.

  • Imagina que maravilha a transparência nos clubes? Os dirigentes não querem isso de jeito nenhum!! Já pensou eles terem que explicar a chuva de comissões que acontece a cada contratação ou venda de jogador? Qto ao comentário da publicidade, concordo com a sua brilhante colocação.

    • No item transparencia os clubes e federaçoes precisam melhorar muito

  • Nossa, como o TRIcolor dá Ibope! KKKKKKKKKKKK
    Se o Sr ficasse mais antenado no próprio time, que teve parcerias excusas com KIA, Dualib, Andrés, ou seja time obscuro de São Paulo, não perderia tempo com coisas alheias, aliás que não tem nada a ver com o time da marginal S/N.
    A propósito, o Gil ainda está jogando? Que coisa né!!

    • O Gil não está jogando. Só jogou em 2002 e 2003. Vc lembra o que ele fez com o SPFC ?

      • Nossa, deve ter feito muito, inclusive deve ter ido prá Europa que nem o Kaká (que segundo o Sr. era pior que o Gil).
        TRIcolor, o mais invejado!

        • Não queira distorcer. Nunca disse isso. Disse que o Gil ganhou mais pelo Corinthians, no período em que os dois jogavam nas equipes (Timao e SPFC) e nos mesmo campeonatos. E não foi?

          • “Gil é melhor que Kaká. A imprensa defende o São Paulo, por isso fala essa bobagem”. Essas foram suas palavras. ipsis litteris. Vc naõ falou que o Gil está numa fase melhor nem nada. Falou que era melhor do que o Kaka, ponto. Quem está distorcendo o q? Quem não tem hombridade pra assumir o que falou?

          • Eu não tenho nenhum problema em assumir o que falo. Nunca fiz esta comparação nos termos citado. Disse que a mídia tornara obrigatório elogiar o Kaká. E que eu não entrava nessa. E continuaria a elogiar os jogadores do Timão. Vc poderia fazer o que ja tentaram um monte de pessoas. Procure encontrar o tal programa onde eu disse isso. E coloque por aqui a gravação.

  • Mais do que depressa o Pravda da Vila Sônia divulgou mais uma “vitória” do SPFC sobre o jogador Oscar na justiça.
    Quanto ao uol, já está ficando vexatório de tão evidente…

    • O pessoal da UOL está nervoso.

  • Hahah, blog do birner é uma fonte de noticias totalmente parcial, na verdade é quase um blog oficial do spfw… certo dia quando o Rivaldo cometeu a loucura de manchar sua carreira brilhante jogando pelo spfw o tal blog citou todos os clubes que ele havia jogado e sido campeão e o cara simplesmente não citou o Corinthians. Agora fico me perguntando se pessoas assim podem ser chamadas realmente de jornalistas??? Notem que uma coisa é um blogueiro emitir opiniões em seu blog sem se denominar jornalita. Neste caso são opiniões são pessoais e sem qualquer compromisso com a parcialidade. Outra coisa é um jornalista contratado de um grande veículo de comunicação emitir uma nota, mesmo que seja em seu blog particular, no mínimo mentirosa, ao omitir o primeiro grande clube onde o Rivaldo foi campeão e apareceu realmente para o Brasil,como um jogador brilhante, e não mais como promessa.

    • Eu vejo o blog exatamente por isso.

  • Prezado Citadini, o UOLixo perdeu até o pouco de compostura que tinha. Está com uma verdadeira campanha contra o estádio e contra o clube. Eles não se conformam de ter perdido a guerra. O clube precisa reagir a isso, precisa responder à altura, até proibir essa canalha de frequentar as dependências do CT e do futuro estádio. É guerra, meu caro. E guerra é guerra.

    • O noticiário sobre o estádio esta equivocado. Ficam perdendo o tempo com picuinhas e esquecem das questões principais.

Leave a comment