Mar 31, 2013

Campeão contra todos.

Corinthians comemora título do Paulista-2003 sobre o São Paulo

Corinthians comemora título do Paulista-2003 sobre o São Paulo

30/03/2013 – 14h00

Há 10 anos, Corinthians e São Paulo viam fim de era de provocação no futebol

José Ricardo Leite
Do UOL, em São Paulo

A rivalidade entre Corinthians e São Paulo, que jogam no próximo domingo, às 16h, pelo Campeonato Paulista, teve momentos acirrados nas décadas de 1990 e 2000 por vários encontros em mata-matas, além de provocações e tabus de ambos os lados.

Há dez anos, o Corinthians levava a melhor sobre o rival em jogo válido também pelo Estadual. No dia 22 de março de 2003, o time do Parque São Jorge bateu o rival por 3 a 2 na final do Campeonato Paulista, a última decidida entre clubes do chamado trio de ferro (corintianos, palmeirenses e são-paulinos). O triunfo alvinegro sacramentava um período de quatro anos com ampla vantagem sobre o rival em confrontos eliminatórios.

“Tivemos uma fase não muito boa naqueles clássicos. Tínhamos um time melhor em algumas situações, mas dávamos oportunidades algumas vezes, e o Corinthians jogava melhor ou tinha sorte. Às vezes até uma expulsão beneficiava o time deles. Alguma coisa sempre prejudicava. Todo mundo ficava descontente”, relembra Julio Baptista, que defendia o São Paulo.

“Aquela final do Paulista foi mais uma [das vitórias]. Vencemos por 3 a 2, com gols de Jorge Wagner e Liedson. A gente costumava levar a melhor. Mas eram jogos difíceis, sempre foram jogos difíceis”, diz Vampeta, um dos grandes volantes da história do Corinthians.

Naquela era, inclusive, o pentacampeão mundial abusou de seu jeito falastrão e popularizou o apelido de “bambis” para os são-paulinos, em referência ao personagem de desenho animado. Depois, a provocação virou mania entre torcedores. Mas Vampeta se defende. Diz que o apelido já existia.

“Já tinha esse negócio de bambi, eu acho que já existia antes disso. Eu brinco que eu só acordei o gigante adormecido ao falar aquilo. Mas eu acho que já existia, hein”, falou.

O que Vampeta alegou para ter se referido aos rivais como “bambis” foi o fato de ter visto os então são-paulinos Kaká e Julio Baptista, seus amigos, em uma sorveteria na época dos confrontos. “A história foi que eu passei e os vi  em uma sorveteria lá da Avenida Sumaré”, brincou. “Mas sempre fui amigo do Julio e de outros jogadores do São Paulo.”

  • FolhapressJúlio Baptista tenta lance sobre o Corinthians na final de 2003

Julio Baptista desconversa. “Isso aí é mentira do Vampeta, sabemos como ele é, ele gosta de brincar. É um tirador de sarro nato .Tenho carinho por ele.”

O hoje jogador do Málaga diz que até pediu para o amigo que maneirasse um pouco nas brincadeiras na época.  “É, num princípio foi tranquilo, mas depois começou a gerar turbulência, porque todo mundo queria brincar com negócio de bambi, começou a virar polêmica, mas um dia nos encontramos e falamos pra ele parar um pouco, pois poderia incitar os torcedores e ter problemas”, disse Baptista. “Ah, não lembro dessa história não”, rebateu Vampeta, bem humorado.

Fato é que depois da partida de dez anos atrás, houve reviravoltas. Após aquele momento, o São Paulo viveu grande fase e venceu três Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial, além de um Paulista. Passou quatro anos sem perder do rival, que nesse meio tempo foi rebaixado para a Série B do Brasileiro.

“É, a gente ganhou aquela última [em 2003] e depois eu me machuquei e fui embora do Corinthians. Ficamos quatro anos sem ganhar deles. Mas depois, na minha volta, em 2007, ganhamos”, comentou Vampeta.

E de 2007 até 2011 foram quatro anos sem vitórias são-paulinas sobre os rivais. Até que o São Paulo ganhou por 2 a 1, em Barueri, também pelo Campeonato Paulista, em jogo que marcou o 100º gol de Rogério Ceni.

Depois disso, novo tabu, já que a equipe do Morumbi ficou dois anos sem ganhar e só foi vencer dois anos depois, em 2012. Venceu as duas do Brasileiro, uma com time reserva sobre a equipe corintiana que embarcaria um dia depois para a conquista do Mundial de Clubes da Fifa.

Ampliar

Vampeta

Vampeta em treino no Corinthians Fernando Santos/Folha Imagem
Blog do Citadini: A Federação queria ( porque queria) ver o São Paulo fosse campeão. Há tempos os tricolores não ganhavam nada. Corinthians e São Paulo tinham grandes times. O regulamento do campeonato era confuso. Nós do Corinthians entendiamos que jogávamos com vantagem. A Federação, o São Paulo e todos mais queriam a vantagem para o tricolor. O Timão brigou com a Federação ( muitos diretores  alvinegros  roeram a corda e queriam acordo) mas, o Departamento de futebol ( mesmo em minoria) na diretoria, tocou a briga. Primeiro recorreu da decisão da Federação que apoiou o SPFC. Na Comissão do Campeonato foi batido com o Palestra fazendo um papelão e se abraçando aos tricolores. Recorremos ao Tribunal da da CBF. Ainda sem decisão vem o primeiro jogo e o Timão vence por 3×2.  A primeira parte do título estava conquistada. Dois dias antes da partida final sai a decisão do Tribunal da CBF: a vantagem era para o Timão. No domingo o Corinthians vence por 3×2 e conquista o título. Vampeta, como sempre , foi perfeito. Antes do primeiro jogo -quando garantimos que venceríamos a guerra jurídica- se encarregou de turbinar o elenco. Na véspera do jogo final -quando recebeu a noticia da vitória no Tribunal-se encarregou de ligar para jogadores do tricolor dando a decisão da CBF ( e os saompaulinos ainda não sabiam ). Ricardinho – agora no SPFC- contestou. Disse que tinha a palavra dos diretores tricolores  de que a vantagem seria do SPFC. Em poucos horas a noticia era conhecida por todos. A raiva sampaulina foi total. No jogo final , com Morumbi lotado, havia um acordo da Federação/Governo Federal/ Corinthians e São Paulo, dos times entrarem juntos com o lançamento da campanha Fome Zero  que seria iniciada pelo governo Lula. Tomado por intensa raiva os tricolores entraram em campo 20 minutos antes da partida e deixaram aos jogadores do Timão a faixa do Fome Zero. Estavam em surto de raiva e caminharam para outra derrota. Dois resultados iguais : 3×2.   

5 Comments

  • Você é do tempo do jogo das garrafadas, decisão do Paulistão de 57, vencida pelo Tricolor?

    São Paulo foi campeão com: Poy, De Sordi, Mauro – Sarará (no lugar do Dino Sani), Vítor, Riberto – Maurinho, Amauri, Gino,Zizinho, Canhoteiro. Téc. Bella Gutman.

    ERA UM TIMAÇO! E o técnico era o revolucionário húngaro Bella Gutman, e o time regido sob a batuta do mestre Zizinho. Ganhar de vocês é sempre um prazer e tradição.

  • Lembro como se fosse ontem. Como sempre, o SPFW amparado pelos poderosos. Corinthians, contra tudo e contra todos!

  • ANTES DESSE MUNDIAL ESSE CORINTHIA SO VIVIA DE RESULTADOS EXPRESSIVOS COISA QUE OS OUTRO TIMES NEM DAO IMPORTANCIA!!!!! COMO PODE!??

  • Roque, estou inconformada com a ignorancia dos torcedores adversarios,,, xingar o Tite, um cara maravilhoso, e os jogadores do Timão de assassinos.. mostra que infelizmente essas mentes inferiores estão gostando da morte do Moleque para ter o que falar do Corinthians, não entendo como a imprensa não detona esse tipo de torcedor, seria porque é contra o Timão…. Ignorancia total… não me conformo… é Contra tudo e contra todos messssmo..

  • Parece que a turma do SPFW, que sempre se amparou no poder para sobreviver, ainda continuam naquela de ficarem rosas de inveja da conquista alheia, foi assim com estadio alheio na decada de 40, e assim vem sendo com o TIMÃO nestes anos. Agora estão purpura porque o CORINTHIANS é o unico CLUBE, latino americano com dois titulos mundiais FIFA e Campeão da Libertadores INVICTO. Esta semana promete, o juiz neste domingo ajudou-os em duas oportunidades e ainda assim elas se sentem prejudicadas, concordo, onde se viu tirar o direito do mito de dar patada no Pato!!

Leave a comment