Apr 4, 2013

Questão boliviana I

Em Brasília, Gobbi pede ajuda do Governo a torcedores presos

Presidente se reúne com o ministro das Relações Exteriores para solicitar apoio na liberação dos corintianos que seguem detidos em Oruro

Por Fabrício MarquesBrasília

Mário Gobbi Filho Corinthians (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)
Ministro Antônio Patriota recebe Mario Gobbi no
Itamaraty (Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians)

O presidente do Corinthians, Mário Gobbi, viajou a Brasília para pedir uma maior participação do Governo Federal na tentativa de libertar os torcedores presos em Oruro, na Bolívia, acusados da morte do garoto Kevin Beltrán, no jogo entre San José e Corinthians, dia 20 de fevereiro. Ele se reuniu nesta quarta-feira com o José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça, e Antônio Patriota, ministro das Relações Exteriores. O encontro com Cardozo foi rápido: durou apenas 15 minutos. Em seguida, seguiu para o Itamaraty, onde conversou por cerca de 30 minutos com Patriota.

– Vim aqui cumprir uma missão como cidadão. Não podemos achar justo a prisão de inocentes, sejam eles quem forem. E, no caso, são torcedores do Corinthians. Veja que não queremos a liberação de culpados. Pedimos o contrário: para que pessoas que não tenham envolvimento com o ocorrido não tenham negado o direito de liberdade – comentou Gobbi.

O dirigente lembrou as ações tomadas pelo clube logo após a tragédia e afirmou que volta de Brasília tranquilo, pois recebeu a garantia de que o Governo vai ajudar.

– A ação do Corinthians desde o ocorrido foi planejada e executada. Primeiro cuidamos para que o clamor público não acarretasse ao clube punição exagerada e que fosse retirado do Corinthians o direito de defesa. No segundo momento, tratamos de prestar solidariedade à família do jovem Kevin, em um processo que não é simples, respeitando o luto da família e com auxílio e participação direta do consulado brasileiro. Com essas duas questões resolvidas, é hora de cuidar para que os inocentes sejam protegidos pela lei – completou.

Governo garante suporte

Após a reunião com o presidente do Corinthians, o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, garantiu que todos os esforços possíveis estão sendo feitos pelo governo brasileiro para resolver a situação dos 12 torcedores detidos na Bolívia.

– Desde que houve a tragédia, o Itamaraty está empenhado não apenas em garantir que os direitos dos brasileiros presos em Oruro sejam respeitados dentro das condições mais dignais possíveis, como também velando para que haja uma boa cooperação judiciária com o governo boliviano, mantendo diálogos abertos, para que seja dado o encaminhamento mais celere à questão e, apuradas as circunstâncias, caso verificada a inocência dos torcedores, eles possam ser liberados – afirmou o ministro, que tratou do caso com o presidente Evo Morales no início de março.

Antônio Patriota também destacou a atuação da embaixada brasileira na Bolívia, que tem enviado representantes constantemente à cidade de Oruro para prestar o apoio necessário aos torcedores presos.

Nossa embaixada em La Paz já paz já realizou 20 visitas aos detentos, tentando dar o maior apoio possível”
Antônio Patriota

– Nossa embaixada em La Paz já paz já realizou 20 visitas aos detentos, tentando dar o maior apoio possível a eles de cunho humanitário. Hoje, inclusive, foi deslocada uma médica para atender os que estejam em situação de necessidade. Quero expressar minha solidariedade aos familiares de todos e assegurar que estamos plenamente empenhados para garantir os direitos deles e o desenlace rápido dessa questão – concluiu o ministro.

Em uma tentativa de contribuir para a investigação realizada na Bolívia, o Ministério da Justiça enviou à promotoria de Oruro, na última semana, cópia da reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, em que peritos analisam as imagens do momento em que o sinalizador que atingiu Kevin é disparado. Também foi remetido às autoridades bolivianas o depoimento do menor que assumiu a autoria do disparo prestado à Vara da Infância de Juventude de Guarulhos, em São Paulo, além dos atestados de antecedentes criminais dos 12 presos.

O Ministério da Justiça explicou que o envio da documentação foi uma ação espontânea, já que, em nenhum momento, houve solicitação da Promotoria de Oruro.

Parlamentares atentos ao caso

Representantes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados também mostraram atenção ao caso dos torcedores detidos na bolívia. Na próxima semana, a Comissão de Direitos Humanos da Câmara enviará representantes a Oruro para conferir a situação dos presos.

Na última terça-feira, o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), esteve em Oruro e disse que ficou impressionado com a situação que encontrou.

– A situação lá é extremamente preocupante. As condições do local em que eles estão é precária e há riscos à integridade física dos torcedores. Aqui em Brasília, já estive com os ministros da Justiça e das Relações Exteriores e pedi que aumentem os esforços para que seja resolvida o quanto antes essa questão – afirmou o senador.

 

www.g1.com.br

1 Comment

  • Os que defendem que os 12 devem ficar presos, só se esquecem de uma coisa. E se houvere(m) inocente(s) no meio daqueles ?! Alguém aí já entrou numa cadeia para saber a nojeira que é aquilo? Faz muito tempo que eu não advogo na área criminal, mas quando fui na delegacia vi o âmbiente sub humano que é aquele lugar. Ninguém pode ser submetido a um ambiente daquele, menos ainda se for uma pessoa inocente. Portanto, vamos ter certeza da culpa dos 12 dos doze, antes de qualquer coisa…

Leave a comment