Apr 25, 2013

Dr. Cretino

É mais fácil organizar uma Copa com menos democracia, diz Valcke

Dirigente espera menos problemas para a Copa na Rússia, em 2018, com o presidente Putin

Reuters

ZURIQUE – Democracia demais pode ser um obstáculo na organização de uma Copa do Mundo, disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, nesta quarta-feira. Ele afirmou que uma das razões das dificuldades que a Fifa enfrentou nos preparativos para o Mundial de 2014, no Brasil, são os vários níveis de governo no país. O dirigente espera menos problemas para a Copa na Rússia, em 2018, com o presidente russo, Vladimir Putin.

 

Valcke em visita ao Brasil - Washington Alves/Reuters
Washington Alves/Reuters
Valcke em visita ao Brasil

 

“Eu vou dizer uma coisa que é loucura, mas menos democracia às vezes é melhor para organizar uma Copa do Mundo”, disse ele num simpósio sobre o torneio. “Quando você tem um chefe de Estado muito forte que pode decidir, como talvez Putin possa fazer em 2018 … É mais fácil para nós, organizadores, do que um país como a Alemanha … Onde você tem que negociar em diferentes níveis.”

“A principal batalha que temos (é) quando entramos em um país onde a estrutura política é dividida, como no Brasil, em três níveis: federal, estadual e municipal”, explicou. “(Há) diferentes pessoas, diferentes movimentos, interesses diferentes e é muito difícil organizar uma Copa do Mundo nessas condições.”

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, em seguida disse à plateia que ficou aliviado que a anfitriã Argentina tenha conquistado a Copa do Mundo de 1978, que foi realizada sob um governo militar opressor. “Eu lembro que a primeira Copa do Mundo que eu estava diretamente envolvido foi a da Argentina e eu diria que fiquei feliz que a Argentina venceu”, disse.

“Foi uma espécie de reconciliação do público, do povo da Argentina, com o sistema, o sistema político, o sistema militar na época. Eu acredito que, e esta é a minha opinião sobre esse assunto … não sei o que poderia ter acontecido se tivessem perdido aquela final, e eles estiveram perto de perder, porque os holandeses acertaram a trave nos últimos minutos do tempo regulamentar”, acrescentou. “O esporte e o mundo mudaram, esta era a minha sensação no momento.”

A Argentina venceu a Holanda por 3 a 1, após a disputa de uma prorrogação. Blatter descreveu a Fifa como sendo conservadora, liberal e socialista, tudo ao mesmo tempo. “Somos conservadores, como os católicos, quando se trata das regras do jogo e arbitragem. E somos liberais quando vamos ao mercado”, disse ele, referindo-se às relações comerciais da entidade que controla o futebol mundial. “Somos Marx e Engels quando se trata da distribuição do dinheiro, 70 por cento de toda a renda é distribuída para as associações nacionais para programas de desenvolvimento.”

www.estadao.com.br

 

Blgo do Citadini: Lamentável que um dirigente de um órgão importante como a Fifa fale coisas com esta. É claro que em uma ditadura é mais fácil para…… assassinar, mentir, enrolar, roubar, tapear, engambelar, furtar, torturar, lesar,esconder, apagar, etc. Deplorável o que disse o secretário-geral da Fifa. 

5 Comments

  • Alguém pode me explicar porque os blogueiros que tanto defendem o SPFC não fizeram um comentário sequer sobre a notícia abaixo?

    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/04/clubes-acusam-sao-paulo-de-roubo-de-atletas-de-base-e-armam-boicote.html

  • Eu achei que ele foi irônico, aqui no Brasil pensamos que bagunça é democracia.

  • Com a bandalheira que tem sido feita na CBF e Federações Estaduais nos últimos anos. Com os estádios custando muito mais do similares em outras partes do mundo. Com estádios feitos em cidades sem futebol profissional, como Cuiabá e Manaus e ele ainda vem com essa? Dá para imaginar como vai ser a Copa na Russia…Dr. Cretino é até um elogio a esse cara de pau…

  • Caro Citadini, totalmente off-topic, mas vamos rir e zoar mais um pouco os antis – de preferência, os carinhas decadentes da Vila Sônia. Olha que pérola que achei no globoesportes.com sobre a “importância” (KKKKKKKKKK) que é dada à antiga Copa Intercontinental européia-sulamericana que aqui, só aqui no Brasil, ganhava a alcunha, meio debilóide e totalmente ignorante, de mundial: http://tinyurl.com/intercontinentalignorada
    Digo isso pois ando ouvindo DEMAIS na imprensa absurdos, e a MENTIRA sendo oficializada, com pessoas dizendo coisas como “Flamengo campeão mundial de 1981”, ou “Renato jogou muito na final do mundial de 1983, quando o Grêmio foi campeão…”, etc. Ontem, eu ouvi algo muito legal, na transmissão da ESPN, antes da partida entre Borussia Dortmund e Madrid. O narrador Rogério Vaughn – que nem é dos meus preferidos-, mostrou-se um profissional correto e que NÃO MENTE, dignificando a sua profissão… Lembrou que o time alemão estava correndo atrás de seu bicampeonato na Champions League, pois havia vencido em 1997, ano inclusive em que venceu a TAÇA INTERCONTINENTAL contra o Cruzeiro! Veja só, o nível da imprensa e da mídia em geral é tão baixo que nos impressiona quando um Profissional com “P” maiúsculo apenas fala a verdade, e chama as coisas pelo nome certo. Parabéns ao Rogério Vaughn! Subiu em meu conceito ao não repetir como papagaio a MENTIRA que a maioria persiste em divulgar.

  • Citadini, o caso SPFC / aliciamento de jogadores está merecendo um post. Hoje o tal diretor do marketing da purpurina defendeu seu clube da forma menos inteligente possível, acusando o vasco de falta de higiene… é mole?

Leave a comment